Estudantes de Medicina da Unijuí visitam o sistema de saúde de Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Os estudantes da primeira turma de Medicina da Unijuí realizaram visitas ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Rosa, na tarde de quinta-feira (13). Recebidos no auditório do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) pelo prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, e pela equipe diretiva da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), os alunos foram apresentados ao Sistema e ao formato de gestão desenvolvido no município.

De acordo com o professor do curso de Medicina Luís Antônio Benvegnú, a construção do projeto do curso de Medicina da Unijuí foi pensada para os futuros médicos serem inseridos no Sistema Único de Saúde. “Desde o início do curso os estudantes conhecem e convivem com as mais diferentes áreas da saúde, que engloba o SUS e sua organização, a rede de postos, a atenção primária, a rede de urgência, rede hospitalar e a estrutura de gestão. Dessa forma, realizando essas visitas inicialmente em Ijuí e nesse momento tendo uma segunda visão em Santa Rosa, os acadêmicos estão conhecendo essas estruturas na prática”, ressaltou.

Os estudantes também visitaram uma Unidade Básica de Saúde, o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), o Hemocentro, o Laboratório de Análises Clínicas e a FUMSSAR, estruturas que envolvem todos os serviços disponibilizados à população.

“Esse contato inicial é importante para os acadêmicos perceberem que a saúde não é uma coisa isolada, é uma política pública importante e que precisa ser priorizada pelos gestores dos municípios. Quando a nossa unidade de aprendizagem é voltada às políticas públicas de saúde, englobando o histórico e a organização da rede, essas visitas proporcionam uma vivência aos estudantes, para que possam refletir sobre o conteúdo teórico estudado em sala de aula e construir o seu próprio conhecimento, que posteriormente será utilizado para o resto de suas vidas como médicos”, destaca Luís Antônio.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.