Dois dias para docentes da Unijuí discutirem e debaterem as metodologias de ensino e aprendizagem. O Programa de Formação Continuada Docente reuniu dezenas de professores para uma conversa com a professora doutora Neusi Berbel, autora de livros sobre metodologias de problematização. A atividade formativa teve início na tarde desta terça-feira, 09, e segue nesta quarta-feira.
De acordo com a Neusi, Metodologias da Problematização, tema do mini curso ministrado aos professores, é uma metodologia de ensino apropriada para pesquisa, extensão universitária e outros formatos de formação. “A necessidade dessa complementação pedagógica constante se dá para que eles (docentes) possam aliar o conhecimento profundo na área que atuam profissionalmente com a parte do ensino, para que seja cada vez de maior qualidade” comenta a professora.
O Programa de Formação Continuada de Docentes desenvolve atividades durante o ano todo com professores do ensino superior da Unijuí. Para a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, as atividades visam qualificar ainda mais as salas de aula. “Estamos falando de atividades que dão suporte ao fazer docente a partir desta capacitação, atualização e discussão de temáticas afeitas à metodologia, à avaliação e ao contexto da educação superior como um todo” salienta a professora.