Na última quarta-feira, 05, a turma C91, novo ano da EFA, acompanhada pelas professoras Eduarda Burckardt, Carla Dal Molin e Rubia Hermmann, foi até a sala de metodologias múltiplas do DCEEng para mais uma ação voltada para a Jornada de Pesquisa do ano.
A tarde foi destinada ao estudo das pontes de palito, momento em que professores e estudantes do curso de Engenharia Civil da Unijuí falaram sobre a construção de pontes e os conceitos técnicos envolvidos nesse processo.
Em um segundo momento, a tarefa foi desafiar os alunos a construir a estrutura de uma ponte com palitos de picolé e, posteriormente, sujeita-la ao teste de ruptura de ponte para analisar quantos quilos cada estrutura suporta.
A atividade foi organizada e contou com a colaboração dos estudantes pesquisadores do Núcleo de Estudos em Construção e Sustentabilidade de Santa Rosa, sob a coordenação do professor Éder Claro Pedrozo.
“Essa ação foi pensada como forma de enriquecer os estudos da turma para a Jornada de Pesquisa EFA pela cultura: revitalizar e construir, que está analisando os possíveis pontos turísticos do município”, conta a professora Eduarda Burckardt. Nesse contexto, a Ponte de Ferro do Itaí é foco de estudo para esta turma que investiga formas de revitalização para possíveis empreendimentos turísticos no local.
A atividade ainda não foi encerrada, outros momentos vão acontecer em breve para que as pontes sejam testadas e premiadas.