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Pesquisa feita pela Unijuí revela comportamento do comércio de Santa Rosa

A Unijuí, a partir do curso de Administração, realizou uma pesquisa voltada ao comportamento do comércio em Santa Rosa. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 5 de julho e teve como objetivo entender o atual momento do comércio no município e verificar o possível impacto da chegada de novos investimentos, em especial das lojas Havan. 

Ao todo, 59 empresas dos setores de roupas, vestuário e calçados (35,6%); eletroeletrônicos e eletrodomésticos (22%); bazar, presentes e decoração (22%) e cama, mesa e Banho (20,3%) foram entrevistadas. A pesquisa feita presencialmente nas lojas por meio do contato direto aos gerentes, proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos. A pesquisa que foi coordenada pelo professor Ariosto Sparemberger e contou com o apoio do analista de negócios da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Lucas Escher, e das jovens aprendizes Milena Gabrieli de Mattos e Everlin Kauany Conte.

Como resultados, a pesquisa revelou que 66% dos lojistas discordam que o faturamento da sua empresa reduziu mais de 50%. “Esse é um fato positivo que pode estar associado à implementação de estratégias e de inovações que o comércio realizou no período crítico de vendas físicas.”, destaca Ariosto. 

Sobre o faturamento, a pesquisa apontou que a maioria dos entrevistados (52%) concordam que o resultado está superior em relação ao ano de 2023. Outros 37,3% ressaltam que está menor, enquanto os demais não apontaram diferença. Isso significa que o comércio vem tendo resultados positivos e que os comerciantes estão conseguindo manter seus negócios atuais. 

A pesquisa também avaliou a expectativa do comércio de Santa Rosa para os próximos seis meses. Conforme os dados coletados, 71,2% concordam positivamente que a situação vai melhorar. Com essa expectativa de melhoria, há possibilidade de novos investimentos em estoque, contratação de pessoas, melhorias na infraestrutura, entre outras ações do empresário local.

Para 62%, dos entrevistados, não houve redução de movimentação de clientes na sua loja, com a chegada da Havan em Santa Rosa. Já 20,4% perceberam redução. Os demais se manifestaram indiferentes. E referente ao faturamento, 84,7% dizem que não houve alteração. Da mesma forma, a maioria dos empresários não alterou o horário de atendimento.

O resultado da pesquisa também mostra que 74,5% dos lojistas têm feito mudanças e inovado em termos de aquisição novos produtos, novas linhas, diversificação política de preço mais competitivo, treinamento de funcionários. O levantamento evidencia, ainda, que 76,34% não pretendem mudar a atividade e/ou desistir do negócio da empresa.

“É possível afirmar que o comércio de Santa Rosa percebeu o impacto da Havan. Porém, dentro da normalidade do que geralmente acontece nesta situação. Cabe destacar que a maioria está otimista e realizando inovações e estratégias competitivas para manter o negócio e até ampliá-lo”, avaliou o professor Ariosto. 


Semana Acadêmica dos cursos de Gestão e Negócios da Unijuí discute as Inteligências Artificiais e sua inserção nas organizações

A Unijuí deu início, na noite desta segunda-feira, 20 de maio, à Semana Acadêmica dos cursos de Gestão e Negócios, no campus Panambi. A atividade contou com grande público formado por estudantes dos cursos de graduação e de Ensino Médio de cinco escolas de Panambi e uma de Condor, além de empresários locais. Ao todo, mais de 180 pessoas participaram da atividade. 

A Semana Acadêmica conta com o tema “Inteligência Artificial aplicada na Gestão de Negócios", e ocorre em parceria do Sebrae-RS e da Receita Federal do Brasil, de forma itinerante nos três campi de atuação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Em Panambi, a atividade foi marcada pela palestra “Desvendando a I.A: Como Aproveitar oportunidades e Inovar em seu Negócio”,  que foi ministrada pelo consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS, Douglas Pereira. 

Conforme o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné, a Semana Acadêmica é uma possibilidade importante de conhecimento, levando em conta o tema proposto para esta edição. “A Inteligência Artificial está impactando em todos nós, seja no meio particular ou nos lares das pessoas. Há coisas que eram inimagináveis disponíveis e isso também está se inserindo nas nossas organizações, por isso resolvemos trazer essa temática para que todos possam conhecer um pouco mais sobre as IAs”, detalha. 

O coordenador do curso de Administração, professor Martin Ledermann, complementa, afirmando que o tema é muito importante, pois pode gerar consequências para a vida de todos e para todas as profissões. Também deu as boas-vindas aos participantes e saudou a presença das escolas na atividade. 

Já o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, que foi o mediador da palestra, salienta as inúmeras opções que a Unijuí possui para os estudantes que estavam presentes e que podem ingressar no Ensino Superior no próximo ano, como intercâmbios, possibilidades de ingresso, bem como a importância da pesquisa feita na Instituição. “Sejam todos muito bem-vindos e que essa atividade seja muito bem proveitosa. Estamos aqui há 16 anos em Panambi ofertando conhecimento, e é isso que queremos proporcionar a todos vocês”, comenta. 

O diretor do campus Panambi, professor Paulo Cesar Mayer, agradeceu a presença de todos os estudantes e destacou o quanto a Universidade, em especial no município, tem buscado desenvolver atividades integradas com a comunidade. 

A Semana Acadêmica teve, na noite desta terça-feira, 21 de maio, mais uma atividade. Foi promovida a palestra “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”, conduzida pelo auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e membro da equipe regional de fiscalização de PIS e Cofins, Rafael Henrique Visentini, com mediação do professor Giovani André Plentz. 


Semana acadêmica dos cursos de Gestão e Negócio ocorre na próxima semana no campus Panambi

Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de maio, o campus Panambi vai promover a Semana Acadêmica dos Cursos de Gestão e Negócios da Unijuí. A atividade conta com o tema “Inteligência Artificial aplicada na Gestão de Negócios", e ocorrerá em parceria do Sebrae-RS e da Receita Federal do Brasil, no auditório do campus Panambi. 

Na segunda-feira, 20 de maio, será realizada a palestra “Desvendando a I.A: Como Aproveitar oportunidades e Inovar em seu Negócio”, a qual será ministrada pelo consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS, Douglas Pereira. Ele é psicólogo graduado pela Universidade de Passo Fundo e possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC-RS.

Já na terça-feira, 21 de maio, haverá a palestra “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”. A atividade será conduzida pelo fiscal da Receita Federal e membro da equipe regional de fiscalização de PIS e Cofins, Rafael Henrique Visentini Auditor, que é bacharel em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bacharel em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), e especialista em Direito Tributário e Auditoria Fiscal.

A participação ocorre mediante inscrição, que pode ser feita pelo site uniui.edu.br/eventos. Durante o evento será feita a arrecadação de 1 litro de leite entre os participantes, que serão doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. 


Madp inova e apresenta proposta em visualização de peças em realidade aumentada

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) está com uma programação especial em comemoração à Semana Nacional dos Museus. Diversas atrações estão sendo promovidas e projetos colocados em prática. Um dos projetos teve início nesta quarta-feira, 15 de maio, foi o “Você se conecta com a nossa história”, o qual apresenta o acervo disposto à comunidade de uma forma inovadora, a partir do uso da realidade aumentada. 

A proposta consiste na visualização de peças expostas no Museu em três dimensões, a partir da leitura de um QR Code, que leva até um filtro manipulável no Instagram. Conforme explica o assistente do Madp, Fabrício de Souza, o projeto faz parte de uma série de ações que vêm sendo implementadas, as quais buscam conversar com a virtualidade e se adequar aos novos tempos, impulsionando, assim, o uso de novas tecnologias que incentivam a interação com o patrimônio cultural de maneiras criativas e significativas.

“Deve-se considerar que cada instituição é única, tem suas limitações e suas finalidades, porém observa-se que Museu também é local de futuro e a atualização permanente dessas instituições se faz necessária. Ao mesmo tempo, existem desafios para romper discursos comuns que subjugam estes espaços como ultrapassados e que se centram unicamente no objeto, ignorando toda a história, sua materialidade e imaterialidade, sua carga simbólica e de comunicação que os artefatos carregam”, ressalta Fabrício. 

A produção do projeto de realidade aumentada foi feita pelo estudante do curso de Design Digital, Diego Azambuja, que comenta que tudo foi pensado no início deste ano, a partir da ideia de mostrar os objetos expostos no Madp e possibilitar que a comunidade possa conhecer e visualizá-los de uma maneira diferente. “A ideia é que todos possam ver como são esses materiais, possam visualizar em outros espaços e, a partir disso, atrair mais visitantes e pessoas para o Museu”, detalha. 

Na noite de quarta-feira, os primeiros a conhecerem o projeto e interagirem com as peças de forma virtual foram os estudantes do curso de Design Digital, sob coordenação da professor Diane Johann, na disciplina de História da Arte e do Design. Além de aprenderem um pouco mais sobre a história local, os acadêmicos visualizaram como era feito o trabalho de Design no passado e tiveram uma visita guiada para ver como era a implementação de marcas e propostas gráficas ao longo do tempo. 

Segundo a professora Diane, aproximar o Museu da sala de aula é importante para que os acadêmicos tenham um contato e saibam da importância do espaço, do propósito e da história. “A iniciativa busca fazer com que eles conheçam a parte gráfica que existia em Ijuí e na região. Todo material que há no Museu é muito importante para eles refletirem como será a partir de agora”, salienta. 

A docente destaca que ao verificar os conteúdos, os estudantes possam compreender e como propor produtos que possam comunicar de forma digital e alcançar o público em uma era onde a internet tem acesso rápido e em qualquer local. “Penso que isso também vem de encontro com o que o Museu está fazendo e que terá de fazer para também estar no digital, como expor e se adaptar a essa nova realidade”, completa.  


Estudante da Unijuí desenvolve projeto inovador de motor semi-jato em seu TCC

Gustavo Ritterbusch, estudante do curso de Engenharia Mecânica, no campus Panambi da Unijuí, apresentou recentemente seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que consistiu no desenvolvimento de um motor semi-jato. 

O tema do TCC foi selecionado com a intenção de enfrentar um desafio técnico e contribuir com uma solução inovadora. Gustavo procurou desenvolver um motor a jato de pequeno porte capaz de gerar empuxo usando um motor elétrico e gás de cozinha como combustível. A escolha desse tema demonstra sua busca por novos horizontes e seu desejo de criar soluções que possam impactar positivamente a indústria.

Para a realização de seu projeto, Gustavo fez uso de recursos como pesquisas bibliográficas, consultando autores para adquirir conhecimento na área de motores a jato e informações técnicas sobre equipamentos e motores a jato já existentes. Esse embasamento teórico foi fundamental para o desenvolvimento do projeto.

O processo de produção do trabalho envolveu uma fase inicial de pesquisa bibliográfica para desenvolver a metodologia. “Após a pesquisa,  foi possível desenvolver o projeto em 3D do semi-jato, realizar a construção do protótipo para os testes e obter resultados”, disse.

Os principais desafios enfrentados por Gustavo durante o desenvolvimento do projeto foram relacionados à criação de uma metodologia para construção, uma vez que se tratava de um projeto inovador. Embora haja bibliografia sobre outros tipos de motores a jato, foi necessário buscar alternativas para a realização bem-sucedida do projeto.

Apesar dos desafios, Gustavo obteve resultados significativos. “O projeto atingiu seus objetivos, gerando força de empuxo para deslocar o motor a jato na bancada de testes, porém este empuxo foi pequeno, pois possui uma redução na vazão de ar, sendo interferida por algum fator que interferiu nos resultados”, explicou.

Após a formatura que ocorreu em março deste ano, Gustavo planeja continuar sua carreira na área de vendas, atuando como consultor técnico. Sua formação em engenharia abrirá portas para novos projetos e oportunidades de contribuição para a inovação tecnológica em sua área de especialização.


Unijuí oferta curso de Pedagogia na modalidade de Ensino a Distância (EaD)

Com foco em preparar futuros profissionais para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o curso de Pedagogia da Unijuí é a formação certa para quem busca ingressar e atuar na área da Educação. O curso, além do presencial, também  é ofertado pela Universidade na modalidade de Ensino a Distância (EaD). 

O curso de Pedagogia EaD privilegia diferentes situações de aprendizagem, que inclui atividades práticas, estagiários obrigatórios e voluntários, seminário temático, ciclo de estudos, entre outros. A formação é organizada em 12 trimestres, com três disciplinas ofertadas por trimestre, e busca a capacitação de profissionais capazes de atuarem reflexivamente em relação à educação de crianças, jovens e adultos por meio de estudos que visam a formação pedagógica, humanista e inclusiva. 

Os estudantes têm aulas por meio do Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem, interativo e com material dinâmico que facilita a aprendizagem. Quanto ao sistema de avaliação, o curso é focado na aprendizagem, de forma diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa.

Tanto os acadêmicos da modalidade presencial quanto do EaD têm a possibilidade de utilizar espaços de aprendizagem no seu processo de formação para fortalecer a interlocução dos estudantes e professores e com as Escolas da Educação Básica, por meio do Laboratório de Ensino e Aprendizagem (Leap), organizado em dois ambientes: Laboratório de Práticas Pedagógicas e a Brinquedoteca; e Laboratório Virtual.

Os estudantes também contam com o Núcleo de Formação de Professores, cujas disciplinas que o estruturam são distribuídas entre os diferentes âmbitos de formação. Mais detalhes e informações sobre matrículas, o curso e outras formações ofertadas na modalidade EaD podem ser acessadas no site da Unijuí.


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