Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Biomedicina (Bacharelado)

Em parceria com o Poder Público, curso de Biomedicina da Unijuí promove palestras no interior de Ijuí

Através do Projeto Integrador Metabolismo, Toxicologia e Alimentos, o curso de Biomedicina da Unijuí está realizando uma série de palestras em parceria com a Administração Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí para os moradores e agricultores do interior da cidade. A ação, iniciou no dia 18 de abril, no distrito do Itaí, onde acadêmicas do 5º semestre do curso de Biomedicina abordaram o tema “O potencial da contaminação da água em nascentes e patologias associadas”. 

Segundo a professora coordenadora da atividade, Caroline Brandão Quines, o evento teve como objetivo destacar a importância da qualidade da água na saúde da comunidade. “Abordamos a prevenção de doenças, destacando a importância de uma fonte protegida para tratar a água de consumo dos agricultores, animais e cultivo da região, toxicidade bioacumulativa e uso inadequado de agrotóxicos. Além disso, foram sugeridas alternativas mais seguras relacionadas ao uso de agrotóxicos para o cultivo da região e incentivado o uso de bioinsumos e tecnologias menos tóxicas e bioacumulativas. Os agricultores foram bastante receptivos e demonstraram interesse no assunto”, explicou a professora.

Ao todo, oito distritos serão visitados no decorrer do Projeto Integrador: Itaí,  Alto da União, Santana, Chorão, 6 Norte, Parador, Barreiro e Sede.


Estudantes de Biomedicina da Unijuí realizam visita técnica à CCGL

Estudantes do 5º semestre do curso de Biomedicina da Unijuí realizaram na terça-feira, 23 de abril, uma visita técnica à Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL). A visita aconteceu por meio do Componente Curricular Disciplinar de Análises Toxicológicas ministrada pela professora Brenda da Silva. 

A turma foi recebida no auditório da Cooperativa, onde as acadêmicas assistiram uma apresentação das unidades da CCGL pela gerente de Recursos Humanos, Carina Reichert, que abordou as oportunidades de estágio e emprego disponíveis na CCGL.

Na sequência, as estudantes foram conduzidas em uma visita à indústria da CCGL, onde acompanharam o processo de produção da cooperativa e o controle de qualidade aplicado no processo industrial. Além disso, conheceram o Laboratório de Leite, que foi apresentado pela gerente de Controle de Qualidade, Roberta Passinato, proporcionando uma compreensão mais abrangente das atividades realizadas pela cooperativa.

Para a professora Brenda da Silva, a visita proporcionou uma oportunidade de aprendizado prático. “A visita se concentrou na indústria de lacticínios onde a turma pode vivenciar a rotina de funcionamento da empresa com foco no controle de qualidade, desde a chegada do leite até o envasamento do produto final - leite em pó, leite condensado, creme de leite, achocolatado e leite pasteurizado. Além de conhecer toda a linha de produção, as estudantes conheceram o processo de controle de qualidade envolvendo entre outros testes: análise físico-química e microbiológica de todas as etapas do processo de produção”, destacou.

A professora explica ainda que a área da Toxicologia, estudada na disciplina, inclui a Toxicologia de Alimentos e as Análises Bromatológicas, que estão entre as 33 habilitações do biomédico. “Estas áreas são de extrema importância para garantir a qualidade e segurança dos alimentos e produtos consumidos pela população, bem como para prevenir e controlar problemas relacionados à toxicidade de substâncias”, explicou Brenda reforçando a importância da visita técnica. 


Calouros do curso de Biomedicina são recepcionados com cerimônia de entrega dos jalecos

O curso de Biomedicina da Unijuí promoveu um evento especial para recepcionar os estudantes do primeiro semestre. Pela primeira vez o curso realizou a cerimônia de entrega dos jalecos aos novos acadêmicos, como uma forma de marcar o momento de ingresso na graduação. Além dos calouros, estiveram presentes os veteranos do curso, bem como familiares dos novos estudantes e professores. 

Em um primeiro momento foi realizada a palestra “A História do Jaleco”, ministrada pelo biomédico, Jonatas Zeni Klafke, que abordou o surgimento, a importância do uso e por que é imprescindível de os profissionais da área da Saúde utilizá-lo, tanto para a sua segurança, quanto para a dos pacientes. Após, foi a vez dos estudantes do 7º semestre do curso fazerem a entrega dos jalecos aos calouros. 

De acordo com o coordenador do curso de Biomedicina, o professor Vitor Antunes de Oliveira, o evento foi emocionante e marca o começo de uma jornada de todos os estudantes do primeiro semestre da graduação. “Com imensa satisfação e entusiasmo que dou as boas-vindas a todos. Este é um momento especial, onde não apenas celebramos o início da caminhada na vida acadêmica, mas também é o começo de uma viagem incrível rumo ao conhecimento, descobertas e excelência na profissão biomédica.”

O professor complementa que o ingresso na Biomedicina é uma abertura de possibilidades e oportunidades. Comenta, também, que esta é uma profissão fascinante e uma das mais promissoras da área da Saúde e que a opção dos acadêmicos pela Unijuí é, de fato, uma boa escolha, pelo reconhecimento do Ministério da Educação com o conceito de excelência, e pela qualidade do ensino que o curso oferece. “Incentivamos cada um a passar por aqui com paixão e comprometimento. A Biomedicina é vocação, que faz diferença na vida das pessoas, e a nota 5 de excelência reflete o quanto estamos preocupados com a qualidade de ensino ofertada”, relata.

Sobre a importância de valorizar o uso do jaleco desde o início do curso, o professor Vitor Antunes salienta que a cobrança pela biossegurança é imprescindível. “Todos os estudantes sabem que no decorrer da formação há a cobrança pela roupa branca, a utilização do jaleco. Todos os cuidados são importantes. Por isso salientamos sobre o seu uso e a cerimônia de entrega. Isso está dentro da qualidade que buscamos para o nosso curso, para as aulas, momentos”, completa. 


Unilab e curso de Biomedicina abordam em palestra o diagnóstico e a prevenção de ISTs na saúde da mulher

O Laboratório de Análises Clínicas - Unilab e o curso de Biomedicina da Unijuí promoveram na noite desta terça-feira, 12 de março, um evento alusivo ao Mês da Mulher, que abordou o tema “Diagnóstico e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na saúde da mulher”. Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a palestra aconteceu no Centro de Eventos, reunindo médicos, professores e estudantes.

Durante a abertura, o coordenador técnico do Unilab, professor doutor Matias Nunes Frizzo, falou sobre o trabalho desempenhado pelo Laboratório, especialmente após o início da pandemia de Covid-19, quando novos investimentos foram realizados, possibilitando ampliar a oferta de testes para detecção da doença. “O investimento que foi realizado pelas prefeituras, pelos consórcios e pela Universidade se reverteram em testes, ao longo da pandemia, e toda essa tecnologia está, hoje, à disposição da comunidade e da saúde pública de Ijuí e região”, destacou o professor, reforçando que a parceria com a Mobius, empresa que comercializa kits para diagnóstico molecular, também permitiu ampliar a detecção de microrganismos no Unilab, para um rol superior a 50 patógenos, incluindo Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HPV, temas debatidos no evento.

Dois profissionais foram convidados para abordar a temática: o professor do curso de Medicina e médico ginecologista e obstetra, Dario Gervasio Ronchi, discorreu sobre o diagnóstico e a prevenção das ISTs. Já a professora do curso de Biomedicina e bióloga responsável pelo Setor de Biologia Molecular do Unilab, Larissa Paim Bernardo, abordou a estrutura e toda a capacidade do setor de Biologia Molecular do Unilab. 

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dia, em todo o mundo, há mais de 1 milhão de novos casos de ISTs curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos. Isso equivale a mais de 376 milhões de novos casos anuais das infecções mais comuns: clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis. Muitas vezes assintomáticas, essas infecções têm forte impacto na saúde de adultos e crianças já que, não sendo tratadas, podem levar a efeitos graves e crônicos como doenças neurológicas e cardiovasculares, infertilidade, prematuridade e aumento do risco de HIV.

“A Unijuí, como uma universidade comunitária, trabalha com o compromisso de fazer com que todo o investimento realizado no Unilab volte à sociedade, em serviços que melhorem o diagnóstico de doenças, tornando mais assertivos os tratamentos encaminhados pelos serviços de saúde”, completou o professor Matias, lembrando que, hoje, o desafio é divulgar todos os serviços e tecnologias disponíveis no Laboratório, que podem ser utilizados pelos municípios e suas redes de saúde.


Infraestrutura ampla e alta avaliação do MEC são diferenciais do curso de Biomedicina ofertado pela Unijuí

Com conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso de Biomedicina da Unijuí é destaque pela formação qualificada e infraestrutura disponibilizada aos acadêmicos. O curso busca preparar o estudante para atuar em diversos segmentos, em especial na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e empreendedora.

A formação é ofertada pela Universidade no campus de Ijuí, no turno da noite, e tem duração de quatro anos. As inscrições para ingressar no curso estão abertas no Vestibular Contínuo 2024, as quais podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular

Entre os diferenciais, o curso possui uma formação ampla. Ele prepara o acadêmico para atuar na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com ênfase para atuação na área de Patologia Clínica. Nesta área, o profissional habilitado tem competência para coletar amostras biológicas humanas e realizar todos os tipos de exames de Análises Clínicas Humanas e Animais, que incluem os exames de hematologia, citologia, microbiologia, imunologia, bioquímica e parasitologia, bem como, exames moleculares, entre outros. 

O profissional também pode emitir e assinar os respectivos laudos, e assumir responsabilidade técnica e gestão de laboratórios de análises clínicas. “São inúmeras as vantagens de se cursar Biomedicina na Unijuí. Aqui o estudante encontra professores altamente qualificados, aulas diferenciadas e a possibilidade de atividades e vivências práticas junto a laboratórios de alta tecnologia, em especial o Unilab, que é o laboratório que atende toda a comunidade da região e realiza cerca de 260 mil exames por ano”, comenta o coordenador do curso, professor Vítor Antunes de Oliveira. 

O docente destaca que além das práticas, o estudante pode vivenciar a pesquisa e ingressar na Iniciação Científica, devido à proximidade com o mestrado em Atenção Integral à Saúde, o que facilita e incentiva uma continuidade nos estudos. 

Outro destaque é que as práticas nos laboratórios podem ser feitas desde o primeiro semestre, seja como voluntário ou nos estágios curriculares. Ambas permitem que o acadêmico possa vivenciar de perto o mercado de trabalho ainda no início da graduação, possibilitando a execução de exames nas mais diversas áreas de atuação do biomédico patologista clínico de forma integrada na Rede de Atenção à Saúde da região. 


Conselho de Biomedicina coloca-se à disposição para novas parcerias com a Unijuí

Na última quinta-feira, 14 de dezembro, o Conselho Regional de Biomedicina da 5ª região participou da cerimônia que empossou a nova reitoria da Unijuí para a gestão 2023/2027. Estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Biomedicina, Renato Minozzo e a conselheira, Simone Rossetto.

O presidente do CRBM, Renato Minozzo destacou a importância do Conselho estar presente no evento e disponibilidade para novas parcerias com a Instituição. “Foi com grande satisfação que participamos da posse da nova reitoria da Unijuí, que é considerada uma das melhores Universidades  gaúchas. O Conselho de Biomedicina  da 5ª região fica à disposição  para colaborar e para desenvolver parcerias que visam contribuir para a melhoria da saúde,  educação  e pesquisa”, pontuou.

Para a conselheira Simone Rossetto, ter uma biomédica como integrante da reitoria mostra aos profissionais as múltiplas faces de atuação da profissão. “Foi um ato importante para todos os biomédicos, mostrando que a gestão também faz parte das nossas atividades, visto que a vice-reitoria de Graduação ficou à cargo da biomédica e professor, Bruna Comparsi.  Desejo um excelente trabalho a toda a equipe na condução da Unijuí nos próximos quatro anos”, destacou.

Segundo a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, o CRBM desempenha um papel ativo ao apoiar as Instituições de Ensino Superior, cursos de Biomedicina, estudantes e professores. “Essa colaboração é essencial para fortalecer a qualidade do ensino, promover o desenvolvimento acadêmico e aprimorar a atuação profissional. Para a Unijuí e o curso de Biomedicina, é muito importante poder contar com o suporte, presença constante e a atuação ativa do CRBM - 5ª Região. Essa parceria tem sido fundamental para valorizar a profissão estimulando uma formação acadêmica de excelência, alinhada com as demandas do mercado. Nosso propósito coletivo é preparar indivíduos éticos, competentes e capacitados a contribuir de maneira significativa para a saúde e a ciência no Brasil”, finalizou.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.