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Educação Física (Bacharelado)

Estudantes de Educação Física e Pedagogia promovem atividades com deficientes visuais em disciplina

A partir da disciplina de Bases da Motricidade Humana, estudantes dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Unijuí realizaram atividades com ênfase nas habilidades motoras fundamentais, coordenativas e condicionais, com deficientes visuais de duas associações: a Apadevi - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ijuí e a Adevica - Associação de Deficientes Visuais de Cruz Alta.

De acordo com a professora responsável pela disciplina, Fabiana Ritter, o objetivo da atividade foi oportunizar aos acadêmicos experiências práticas com o futuro campo de atuação profissional, a partir da inclusão de pessoas com deficiência visual. “A disciplina oportuniza estas vivências teórico-práticas entre estudantes e pessoas com deficiência visual, a fim de potencializar as habilidades, competências e atitudes desenvolvidas durante o semestre”, reforçou a professora. 

Na avaliação da presidente da Apadevi, Camila Blocker, as atividades propostas foram muito produtivas, demonstrando criatividade por parte dos estudantes. “Todas foram atividades sensoriais, que são muito importantes para pessoas cegas. Agradecemos à Unijuí por proporcionar ações como esta aos alunos, e por dar a eles a oportunidade de se prepararem para trabalhar com vários públicos no futuro”.

Para o presidente da Adevica,  Ilson Willers, as atividades desenvolvidas foram de grande relevância e essenciais para a formação de profissionais capacitados para atender pessoas com deficiência. “A prática de incluir pessoas com necessidades especiais em programas de atividades físicas não só promove uma sociedade mais justa e igualitária, mas também enriquece a formação dos futuros profissionais. Neste ponto, vale ressaltar que a formação de profissionais preparados para atender pessoas com deficiência é um passo crucial para garantir uma educação acessível e de qualidade para todos”, destacou, lembrando, ainda, da importância de promover trocas de experiências entre os acadêmicos da Unijuí e os membros das associações. 

“Os alunos tiveram a oportunidade de compreender os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual, ampliando sua visão sobre a importância da inclusão. Por outro lado, pudemos participar de atividades físicas adaptadas, nos sentindo valorizados e incluídos”, completou. 


Curso de Educação Física promove Semana Acadêmica no campus da Unijuí em Ijuí

O curso de Educação Física da Unijuí promoveu na noite desta terça-feira, 21 de maio, a abertura da Semana Acadêmica no campus de Ijuí. As atividades acontecem no Miniauditório 4, localizado no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques (Bumom), a partir da organização do Diretório Acadêmico de Educação Física Brendon Hermann.

Representando a coordenadora do curso, Eloísa Bohrer, a professora Fabiana Ritter Antunes deu as boas-vindas aos estudantes e agradeceu a presença do convidado, o egresso da Unijuí, Leandro Corrente, que compartilhou detalhes da sua atuação na Clínica Conex de Ijuí. “Valorizamos muito essa parceria com os nossos egressos e essa troca de experiências com quem ainda está na universidade”, destacou a professora. 

Leandro abordou o tema “Exercício Físico na reabilitação de lesões e dores crônicas”, e compartilhou com os estudantes o propósito do seu trabalho, como é feita a abordagem do paciente, como são realizadas as primeiras avaliações, prescrição dos primeiros exercícios e como é realizado o treinamento e acompanhamento.

Nesta quarta-feira, às 19h10, o curso recebe o convidado Mathias Ribeiro, que vai abordar o tema “Eu, um profissional da Educação Física. Despertando o seu potencial”. Na quinta-feira, ocorrerá o vôlei de integração. 


Professores da Unijuí integram nova gestão do Conselho Municipal de Esporte e Lazer

Na última semana, foi realizada a posse da nova gestão do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (Comel), que conta com dois representantes do curso de Educação Física da Unijuí: professores Paulo Carlan, titular, e Fabiana Ritter, suplente. De acordo com a portaria emitida pelo Executivo Municipal, os conselheiros terão mandato de 2 anos. O Comel é composto por oito membros titulares e oito membros suplentes, representando órgãos governamentais e não governamentais.

A diretoria do Conselho foi reconduzida por mais dois anos, tendo como presidente Jarbas Oliveira, vice-presidente Paula Betina Prass e secretária Áurea Bigolin.

Conforme destacou o professor Paulo Carlan, ele e a professora Fabiana Ritter integram o Conselho desde o ano de 2022, que tem como principal atribuição a proposição e a análise de projetos nos campos do esporte e do lazer, a exemplo do projeto Bolsa Atleta, que representou grande demanda nos últimos anos. O Conselho também tem a missão de fiscalizar, apreciar e opinar sobre a execução orçamentária e financeira dos recursos do  Fundo Municipal de Desporto e Lazer - FUMDESP, mediante a avaliação de relatórios de prestações de contas feitas por entes recebedores de recursos.





Estudantes de Educação Física e Pedagogia realizam viagem de estudos à UFSM

Na última semana, no dia 30 de abril, estudantes dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Unijuí, dos campi de Ijuí e Santa Rosa, que integram a disciplina de Bases da Motricidade Humana, participaram de uma viagem de estudos à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O grupo, que também contou com acadêmicos de Educação Física da modalidade Ensino a Distância (EaD), foi organizado pelas professoras Eloisa Bohrer e Fabiana Ritter Antunes.

De acordo com a professora Fabiana, esta foi uma viagem de estudos teórico-prática para o aprofundamento das pesquisas na área do desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controle motor, e que também buscou mostrar aos estudantes o que há de mais moderno em equipamentos na área da avaliação motora. 

Os alunos estiveram no Centro de Educação Física e Desportos - CEFD e visitaram o Laboratório de Desenvolvimento Motor (LDM); o Laboratório de Performance em Ambiente Simulado (Lapas) e o Laboratório de Cineantropometria, Biomecânica/Fisiologia do Exercício - LABCINE.

“A viagem permitiu ampliar o repertório conceitual sobre pesquisas inovadoras na área do desenvolvimento motor, da biomecânica e da fisiologia relacionados ao campo de atuação profissional da Educação Física e da Pedagogia. Além disso, os estudantes também tiveram vivências em alguns equipamentos disponíveis”, frisou a professora Fabiana. 




Aula inaugural do curso de Educação Física aborda as diferenças do ensino na área no Brasil e no Uruguai

O curso de Educação Física da Unijuí promoveu, nessa quinta-feira, a sua aula inaugural. A atividade foi realizada no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e contou com a participação de estudantes da graduação e professores do curso, além do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio. 

A aula inaugural teve a presença das docentes Cecilia Ruegger Otermin e Ana Torrón Preobranyenski, que atuam como professoras adjuntas do Departamento de Educación Física y Prácticas Corporales, do Instituto Superior de Educación Física, Universidad de la República, no Uruguai. Elas ministraram palestras aos acadêmicos abordando as diversas diferenças existentes no ensino da área entre os dois países, como funciona o ensino da Educação Física no Uruguai e todas as particularidades que envolvem a formação no ensino superior no país 

Um dos temas abordados foi sobre “Um Panorama da Educação Física Escolar no Uruguai: Avanços, Desafios e Perspectivas”, que foi conduzido pela professora Cecília. O outro tema foi “Pelas Águas Charruas: Um Olhar Sobre as Práticas Aquáticas na Cultura e Profissão no Uruguai”, detalhado pela professora Ana. 

Conforme a coordenadora do curso de Educação Física da Unijuí, professora Eloísa Bohrer, a aula inaugural é um momento importante que abre o ano aos estudantes, com muito aprendizado e experiências significativas. “A aula inaugural é uma tradição na vida acadêmica. Um momento que tentamos trazer uma experiência diferenciada daquelas que temos no dia a dia das aulas. Neste ano, buscamos realizá-la em um espaço diferente e com profissionais que não há a possibilidade de ter um contato tão recorrente, como as professoras convidadas”, ressalta. 

Já o vice-reitor, professor Daniel Baggio, deu as boas-vindas aos estudantes para o semestre e enalteceu a proposta do curso em trazer pessoas de fora do país e a internacionalização.  “Desejo um ótimo semestre a todos os estudantes, e que seja um ano de muito aprendizado, com todos vindo com força para estimular nosso curso e contribuir com a sociedade ao longo do tempo, o que é muito importante”, completa. 


Curso de Educação Física da Unijuí oferta estrutura ampla e formação qualificada aos estudantes

Com uma estrutura completa que permite que o estudante desenvolva competências e habilidades teóricas e práticas, o curso de Educação Física da Unijuí é a opção certa para as pessoas interessadas por assuntos relacionados à saúde, atividade física e qualidade de vida, e que estejam dispostas a conhecer e aprender diferentes práticas corporais. 

A formação em Educação Física tem ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo, as quais podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular até o dia 19 de fevereiro.  

Com cinco anos de duração, o curso é ofertado nos campi de Santa Rosa e Ijuí, no turno da noite, e desdobra-se em duas etapas, sendo uma a Etapa Comum, focada na formação geral, considerando saberes necessários tanto aos licenciados quanto aos bacharéis em Educação Física, e outra etapa Específica, que aborda saberes específicos do bacharelado ou da licenciatura, considerando a escolha que os acadêmicos devem fazer ao final da primeira etapa do curso. Cada etapa corresponde a 50% da carga horária total da graduação. 

No bacharelado, o estudante aprende a atuar com práticas corporais, na atenção à saúde coletiva e individual, em educação em saúde, na orientação de atividades de lazer, na gestão de serviços públicos e privados de atividades físico-esportivas, entre outras áreas. Já na licenciatura, o foco é em preparar os acadêmicos para atuar na formação humanista e crítico-reflexiva, com capacidade empreendedora e inovadora, na sua carreira e na sua área de atuação, no ensino nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, em instituições educacionais não-formais. 

A coordenadora do curso,  professora Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer, destaca que o curso possui diferenciais que possibilitam uma formação completa. Segundo ela, a Universidade oferece aos estudantes uma infraestrutura que permite desenvolver conhecimentos teóricos e práticos desde o início da graduação. “Nossos espaços são amplos e diversificados. Possuímos ginásio de esportes, salas para práticas expressivas, musculação e ginástica, pista de atletismo, campo de futebol, laboratórios completos de anatomia e fisiologia. Outro diferencial é que temos um acervo bibliográfico extenso, garantindo um conhecimento amplo da área durante o curso”, ressalta. 

A docente comenta que outro diferencial é que o curso possibilita a inserção em estágios remunerados. “O curso da Unijuí é referência para muitas empresas que estão buscando estagiários, então é uma forma de eles ingressarem no mercado já enquanto graduandos. Outro caminho que o estudante pode se aventurar é na área de pesquisa e extensão, em projetos em que o curso atua, além disso é possível participar de grupos de estudo vinculados ao mestrado e doutorado”, completa. 




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