Na FIDENE nos preocupamos com a privacidade dos membros das comunidades acadêmica, mantidas e da comunidade externa. Esta Política de Privacidade descreve os tipos de dados pessoais que coletamos, como podemos usá-los e com quem podemos compartilhá-los. Também descreve as medidas que tomamos para proteger os dados pessoais, quais são os direitos dos seus titulares e como eles podem entrar em contato conosco para saber mais sobre as nossas práticas de privacidade. Nesta política, a expressão “dados pessoais” designa informações relacionadas a você e que permitem a sua identificação, como, mas não se limitando a: nome, endereço, e-mail, provedor de serviços de internet, histórico de relacionamento com a FIDENE ou qualquer de suas mantidas, telefone ou outras informações pessoais que possam ser fornecidas por você ou coletadas de acordo com a legislação local aplicável. Esta Política de Privacidade aplica-se a quaisquer dados pessoais tratados pela FIDENE e suas mantidas, a seguir denominadas apenas de FIDENE.
Princípios e Fundamentos
A FIDENE realiza o tratamento de seus dados pessoais de acordo com os princípios da boa-fé, finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade de dados, segurança, prevenção, não discriminação e, mais importante, transparência. Todo tratamento de dados realizado pela FIDENE está baseado em fundamento legal e se dá de forma adequada com a finalidade da sua coleta.
Dados que Coletamos
Podemos coletar certos dados pessoais a seu respeito neste site, como: informações de contato (nome, endereço de e-mail); usuário e senha; ou outras informações pessoais contidas no conteúdo que você escolher enviar pelo site; Além disso, quando você visita o site, podemos obter certas informações por meios automatizados, como cookies, registros do servidor da web e web beacons. As informações coletadas dessa maneira podem incluir endereços de IP, tipo de sistemas operacionais, tipo de navegador, domínio e outras configurações do sistema. Também podemos coletar informações quando você interage com alguma propaganda ou anúncio em nosso site. A FIDENE poderá usar esses dados obtidos para mandar-lhe informações ou outras propagandas que acreditamos serem relevantes ou de seu interesse com base no seu acesso.
Como Usamos os Dados que Coletamos
Utilizamos seus dados pessoais em razão de obrigação legal ou regulatória, execução de contrato ou medidas que a antecedem, para proteção do crédito e/ou em decorrência do legítimo interesse que possuímos, neste último caso alinhado com as suas expectativas, e, quando necessário, mediante a obtenção de seu consentimento livre e expresso.
O tratamento de seus dados pessoais poderá, por exemplo, atender às seguintes finalidades: · responder, processar e nos comunicar com você sobre suas solicitações, dúvidas e comentários;
· enviar atualizações de notícias, materiais promocionais e outras comunicações;
· enviar atualizações de notícias, materiais promocionais e outras comunicações;
· operar, avaliar e melhorar nossos negócios (incluindo aprimorar e melhorar nossos serviços, gerenciar nossas comunicações, realizar análises de dados e executar outras funções internas);
· proteger, identificar e prevenir fraudes e outras atividades ilegais, reclamações e outras responsabilidades;
· cumprir os requisitos legais aplicáveis, os padrões do setor e nossas próprias políticas e termos;
· usar as informações de outras formas para as quais fornecemos aviso específico no momento da coleta.
Direitos dos Titulares de Dados
Garantimos ao titular de dados o exercício dos direitos previstos na lei aplicável e devidamente regulamentados. Assim, salvo impedimento legal e/ou contratual, resguardamos o direito do titular dos dados de ter acesso aos dados que lhe digam respeito, bem como, a sua retificação, eliminação, limitação do tratamento, ao direito de se opor ao tratamento, à portabilidade dos dados e à retirada do Consentimento. Note, contudo, que alguns direitos ainda precisam ser regulamentados pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Compartilhamento de Dados
Não compartilhamos, vendemos ou divulgamos informações pessoais que coletamos sobre você, exceto conforme descrito nesta Política de Privacidade.
Contudo, podemos compartilhar suas informações pessoais com fornecedores de produtos e serviços, quando necessário, para a implementação do serviço contratado por você e/ou para o exercício de nossas atividades.
Também podemos divulgar informações sobre você (i) se formos obrigados a fazê-lo por lei, regulamento ou processo legal (como uma ordem judicial ou intimação), (ii) em resposta a solicitações de agências governamentais, como autoridades policiais, ou (iii) quando acreditarmos que a divulgação é necessária ou apropriada para evitar danos físicos ou perdas financeiras, ou em conexão com uma investigação de atividade fraudulenta ou ilegal suspeita ou real. Reservamo-nos o direito de transferir qualquer informação que tenhamos sobre você no caso de vendermos ou transferirmos o todo ou parte de nossos negócios ou ativos (inclusive no caso de reorganização, dissolução ou liquidação).
Como Protegemos os Dados Pessoais
Utilizamos medidas técnicas e administrativas aptas a proteger seus dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão, com padrão de segurança usualmente adotado pelo mercado para proteção de dados pessoais.
Igualmente, as informações pessoais de clientes e visitantes são de acesso restrito apenas àqueles colaboradores ou outras partes que precisarem do dado para a execução e o desempenho de suas funções.
No entanto, a FIDENE se exime de responsabilidade por culpa exclusiva de terceiros, como em caso de ataque cibernético, ou culpa exclusiva do usuário, como no caso em que ele mesmo transfere seus dados a terceiro. A FIDENE igualmente não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos indicados em links de suas publicações e documentos e nenhuma organização está autorizada a enviar e-mails em nome da FIDENE.
Prazos de Guarda de Dados Obtidos
Manteremos seus dados pelo tempo de seu vínculo conosco. Após o encerramento deste, nós poderemos continuar mantendo seus dados em razão do cumprimento de obrigações legais ou do interesse legítimo da FIDENE, para ajudar a responder a demandas legais e/ou auditorias, e por demais causas, como combater fraude e responder a requisições de órgãos regulatórios
Cookies
A FIDENE utiliza cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita os nossos sites. Os cookies são arquivos de texto com informações que são guardados no dispositivo usado para acessar páginas dos sites da FIDENE, servindo para distinguir os tipos de acessos feitos, para salvar determinadas informações, possibilitar a autenticação nos serviços disponibilizados, entre outras.
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Atualizações da Nossa Política de Privacidade
Esta Política de Privacidade pode ser atualizada periodicamente, hipótese em que a alteração será destacada em nosso site.
Como Entrar em Contato Conosco
Se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre esta Política de Privacidade, ou se desejar exercitar seus direitos e ter acesso a mais informações sobre o tratamento de seus dados pessoais, entre em contato com nosso DPO(Encarregado) William Grégori Endl Moreira, e-mail dpo@unijui.edu.br
O que é o PDI e para que ele é utilizado?
É o Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos é um documento oficial da UNIVERSIDADE, que apresenta a filosofia de trabalho da Instituição, a Missão, Visão, Princípios, a política pedagógica institucional e os objetivos, estratégias e metas e principalmente aonde se quer chegar. A revisão do PDI é estruturada a partir dos seguintes documentos:
Qual a importância do PDI?
É o Documento exigido pelo Ministério da Educação, criado pelo decreto 9.235 de 15 de dezembro de 2017, mas, para além do decreto, o plano de desenvolvimento institucional para a UNIJUÍ é um instrumento de gestão que irá guiar os caminhos que se deve percorrer nos próximos cinco anos. A revisão do PDI é uma oportunidade, pois acontece a cada cinco anos e faz pensar qual Instituição se quer ser em 2024 e quais projetos priorizar.
Como é possível participar da elaboração do PDI?
A Instituição construiu um cronograma de atividades para que toda comunidade interna e externa participe da construção do PDI. A participação da comunidade é fundamental para que o PDI tenha as ferramentas para atender às necessidades dos diversos públicos que compõem a universidade. Participe preenchendo o formulário.
MISSÃO
Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região.
VISÃO
Consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, filantrópica referenciada pela excelência de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região em que atua.
PRINCÍPIOS
POLÍTICAS ACADÊMICAS
PROCESSUALIDADE DE ELABORAÇÃO E DE APROVAÇÃO
PERÍODO |
ATIVIDADE |
RESPONSÁVEL/PALESTRANTE |
LOCAL |
05 de abril de 2019 (Formação Geral) |
1º Seminário PDI: Conjuntura Econômica e Cenários para os próximos cinco anos. (Comportamento Econômico, Cenários da Economia Regional e as perspectivas com o novo Governo) |
Painel: - prof. Dr. Argemiro Brum - panorama global da economia e as perspectivas com o novo governo; - Prof. Oto Roberto Moerschbaecher - Comportamento Econômico das Universidades Comunitárias e Fontes Alternativas de Receita; - Prof. Dieter Siedenberg - Cenário da UNIJUÍ. |
Salão de Atos |
15 de abril de 2019 |
Socialização das Políticas Institucionais Inciso II. do PDI |
Reitoria e as Assessorias |
Sala de reuniões da Reitoria |
17 de abril de 2019 (Formação Geral) |
Seminário PDI: Conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País |
Painel: Abertura e mediação - Profª. Cátia Maria Nehring - Reitora da Unijuí 1º palestrante - Prof. Evaldo Antonio Kuiava - Reitor da UCS - panorama global sobre a atual conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País; 2º palestrante - Prof. Walter Frantz - Professor Sênior da UNIJUÍ - reflexões sobre Universidades Comunitárias. |
Salão de Atos |
25 de abril de 2019 |
COGEST Estrutura do PDI e Orientações para a próxima etapa do processo. |
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Sala dos Conselhos |
06/05 - DHE 07/05 - DCEEng 08/05 - DCVida 13/05 - DACEC 15/05 - DCJS 17/05- DEAG |
Reuniões da Reitoria com os Departamentos discussão sobre os eixos estruturantes e objetivos do PDI e esclarecer possíveis dúvidas |
Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento.
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Departamentos |
Maio até 01 de julho de 2019 |
1. Analisar Missão, Visão, objetivos e estratégias da instituição - ver se tem proposições 2. Propor objetivos e estratégias do departamento em consonância com o institucional |
Comitê Gestor do Departamento - professores e Pró-Reitores |
Em cada departamento |
20/05 a 01/07/2019 |
Manifestações da comunidade externa para a construção do PDI |
Assessoria de Planejamento |
processo online |
1º de Julho de 2019 |
Envio das Propostas à Reitoria/Assessoria de Planejamento |
Reitoria, Assessorias, Chefias, Pró-reitores e Gerentes |
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Julho e Agosto |
Trabalho de revisão e elaboração da 1ª Versão do PDI |
Reitoria/Assessoria de Planejamento |
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27/08 - DACEC 28/08 - DCJS 02/09 - DHE 03/09 - DCEEng 04/09 - DCVida 06/09- DEAG |
Retorno da Reitoria aos departamentos para socializar a versão do PDI após proposições dos departamentos, junto discussão dos cursos a serem implantados nos próximos cinco anos |
Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento. |
Em cada departamento |
24 de outubro e 01 de novembro de 2019 |
Análise do PDI no COGEST |
Reitoria, chefes de departamento e pró-reitores |
Sala dos Conselhos |
07 de novembro de 2019 |
Tramitação e aprovação no CONSU |
Câmaras e Plenária |
Sala dos Conselhos |
Fique por dentro dos Programas Acadêmicos oferecidos pela Unijuí, no calendário acadêmico e também no calendário de formaturas, informações importantes para o desenvolvimento das atividades ao longo do ano.
Nesta sessão, também confira as possibilidades de intercâmbio que a Unijuí possui através do Escritório de Relações Internacionais. É só clicar em cada um dos botões correspondentes a sessão desejada.
A Gestão Ambiental da FIDENE/UNIJUI é um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais, que buscam garantir e prover a proteção do meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas, eliminando ou minimizando impactos e danos ambientais, através do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de processos e/ou atividades.
No momento, as ações estão tendo maior ênfase no Programa de Gerenciamento de Resíduos. O Programa tem como objetivo estratégico o controle de todo e qualquer tipo de resíduo gerado dentro da Instituição, a partir da organização de três grupos de resíduos: Resíduos Comuns, Químicos e Biológicos. Os Resíduos Comuns são aqueles considerados domésticos, como papeis, plásticos e metais. Químicos e Biológicos são aqueles considerados perigosos, com potencialidade de risco à saúde pública e risco infectocontagioso. Estes são gerados principalmente pelas atividades dos diversos laboratórios de ensino e prestação de serviços que a universidade possuí. Os comuns são gerados por toda a universidade.
Em ambos os casos, a correta separação é fundamental para que todo e qualquer tipo de resíduos tenha a sua destinação adequada e assim cause o menor impacto ao meio ambiente. Para auxiliar na separação dos resíduos comuns adaptou-se o sistema de cores previsto na Resolução CONAMA nº 275 de 2004 e que melhor simboliza a coleta seletiva. A coleta seletiva é a “coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição (Lei 12.305/10, art. 3º, inc. V). Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
Você que frequenta os espaços da FIDENE/UNIJUI perceba que existem várias lixeiras distribuídas, separando cada tipo de resíduo por cores.
Outra ação desenvolvida é a demarcação das Áreas de Preservação Permanente – APPs, existentes no interior do Campus Ijuí. É considerado APP uma “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas” – Art. 3º inc. II da Lei 12651/2012.
A manutenção da vegetação nativa próxima aos cursos de água existentes no Campus, faz parte de ações para a preservação conforme prevê o código florestal. As delimitações de 30 metros no entorno destes locais seguiram a determinação prevista no artigo 4º, inciso I, alínea “a” da lei 12651/2012. Nos locais onde há instalações consolidadas e ocupam espaço onde deveria ser de APP, como arruamentos e prédios, a instituição propôs ao órgão ambiental a compensação equivalente, preservando a mata nativa e promovendo o plantio de mudas características da região.
O processo de autoavaliação da Unijuí é coordenada pela CPA que é composta por representantes dos docentes, técnico-administrativos e de apoio, estudantes e sociedade civil nomeados pelo CONSU- Conselho Universitário.
A CPA tem como objetivo coordenar e sistematizar os processos avaliativos que acontecem na Universidade e tornar público os resultados do processo de avaliação desenvolvidos junto aos estudantes, docentes, técnico-administrativos e de apoio e comunidade externa.
Em um projeto de identidade visual, o que se busca é transmitir uma série de informações através de imagens, como por exemplo conceitos de qualidade, tradição, experiência, arrojo, modernida-de, competitividade, etc. O que se propõe neste projeto é verbalizar o conjunto de significados visuais formadores da imagem corporativa da marca da UNIJUÍ.
Este manual visa coordenar a implantação e manutenção do Programa de Identidade Visual da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, estabelecendo normas e orientando a veiculação da marca, assinaturas e demais elementos gráficos.
Clique sobre o formato de arquivo desejado abaixo para fazer o download:
Download da logomarca Versão preferencial (vertical): PNG | JPG | CDR
Download do logomarca Versão auxiliar (horizontal): PNG | JPG | CDR
Download do manual de identidade visual completo: PDF
A marca da UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul foi concebida em 1986 pelo designer Vilson Maurio Mattos, a pedido do professor Adelar Francisco Baggio, presidente da FIDENE no período de 1981 a1987 e presidente e reitor de 1985 a 1987. Um ano antes da concepção da marca, a UNIJUÍ, então Universidade de Ijuí, havia sido reconhecida como tal através da Portaria Ministerial nº 497, de 28 de junho de 1985. A marca criada em 1986 privilegiava as letras "U", de Universidade, e "I", Ijuí. Estas duas letras "U" no formato de elipse maior, embaixo, e "I", elipse menor ao centro foram trabalhadas graficamente com a finalidade de representar o tronco e a cabeça de uma pessoa, com o braço erguido, numa atitude de vibração, seja na comemoração pela aprovação no vestibular, seja pela comemoração na formatura. As linhas horizontais foram utilizadas como base, equilibrando a composição gráfica e conferindo estabilidade, uma vez que as elipses conferem movimento à logomarca. |
A avaliação institucional na Unijuí é um elemento essencial na gestão da universidade, tanto acadêmica quanto administrativa e política. A Unijuí toma a avaliação e a autoavaliação de suas práticas como estratégia de construção e reconstrução de suas ações e está integrada ao SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior que promove a avaliação externa das IES brasileira.
A Unijuí tem uma longa trajetória em Avaliação Institucional, institucionalizada desde 1994, constituindo-se em elemento essencial na gestão da Universidade. Esse processo envolve os diversos segmentos que promovem a avaliação da Universidade em todas as suas dimensões, tomando como referência a natureza de Universidade Comunitária e Regional.
A Unijuí participa do PAIUNG - Programa de Avaliação das Universidades Comunitárias Gaúchas que, desde sua fundação em 1994, constitui-se em um fórum de discussão e troca de experiências sobre avaliação institucional integrada com a COMUNG - Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.
O Programa de Avaliação Institucional da Unijuí é coordenado pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) que conta com 21 membros da comunidade acadêmica e externa.
Avaliação institucional externa: conceito 4 (portaria de recredenciamento)
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