O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional se organiza a partir de programas conforme as demandas.
Programa Permaneça;
Nivelamento Acadêmico,
Orientação profissional,
Psicologia Educacional (saúde mental)
Inclusão de Pessoas com Deficiência.
O Programa Permaneça, busca identificar as causas das dificuldades de aprendizagem , orientar as dificuldades encontradas e criar estratégias de melhor aprendizagem a partir do atendimento educacional especializado e/ou acompanhamento psicológico quando necessário. Além disso, aposta também na possibilidade de orientação profissional aos acadêmicos que estão em dúvidas ou que não encontraram respostas sobre sua trajetória profissional analisando o baixo aproveitamento das disciplinas e cursos. Analisa situações de reingresso, transferência e/ou (reopção) de curso no sentido de orientar sua escolha.
O Programa Permaneça caracteriza-se, inicialmente, por ações que visam monitorar o rendimento e assiduidade discente, entendendo que estes são fatores que interferem e podem justificar a evasão da Instituição. Tal identificação permite-nos orientar e acompanhar estes discentes a fim de que permaneçam e acompanhem a graduação pretendida.
O programa de Inclusão das pessoas com deficiência, em relação aos estudantes é oferecido orientação aos professores, acessibilidade a sala de aula, intérprete de Libras e/ou guia vidente adaptações ao material conforme a necessidade do estudante, construção do plano de atendimento individualizado, intérpretes em sala de aula e atendimento educacional especializado em turno inverso.
O programa de psicologia educacional ( saúde mental) apoia os estudantes com serviços de acolhimento, orientação e acompanhamento psicológico e pedagógico, desenvolvendo estratégias de prevenção e promoção da saúde mental considerando casos de estudantes em sofrimento psíquico. Oferece escuta, acolhimento e compreensão desse sofrimento. O atendimento ocorre na forma de acolhimento, em um processo breve e focal, que se configura em um espaço seguro, pautado no respeito, na confidencialidade e no compromisso social da profissão.
A preocupação com a saúde mental dos acadêmicos incentiva o desenvolvimento de ações que promovam o bem-estar e a qualidade de vida desses sujeitos. A vida universitária desencadeia pressões emocionais consideráveis que impactam no processo de ensino e aprendizagem. Ocorre em um ambiente ético e empático, proporcionando momentos reflexivos sobre os vários aspectos em relação à aprendizagem, às dificuldades de adaptação ao contexto universitário, de convivência, de relacionamentos e estratégias de estudo, ansiedades, medos e inseguranças.
O programa de Nivelamento ou Monitoria Acadêmica oferece oportunidade ao estudante para retomar conteúdos, rever conceitos estruturantes das disciplinas, desenvolvendo atividades de forma orientada por docentes no “programa aluno voluntário” (PROAV) e também através das disciplinas que possuem estudantes monitores, os quais acompanham os colegas que possuem dificuldades. Para os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, oriundas de deficiência ou não, são desenvolvidas oficinas de acompanhamento e reforço pedagógico e de sensibilização sobre temas do cotidiano.
Com o aumento da demanda por esse serviço, novos projetos estão sendo pensados com o objetivo de ampliar as possibilidades de intervenção e acompanhamento que favoreçam a formação pessoal/profissional e fortaleçam o sentimento de pertencimento institucional.