O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – SAAI tem como principal objetivo desenvolver ações para a inclusão e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, sejam eles os discentes, docentes e técnicos administrativos, a fim de elaborar e articular práticas capazes de promover a interação dos mesmos no espaço do ensino superior.
As ações pedagógicas voltadas aos discentes buscam identificar, atender e orientar as necessidades de maneira que lhes seja possível o ingresso, acesso, permanência e formação profissional. Tornando-se possível, desta maneira, minimizar ou eliminar as dificuldades acadêmicas referentes ao processo de ensino/aprendizagem, avaliação, barreiras atitudinais, de locomoção, curricular e de comunicação.
Estas ações também visam alcançar os docentes envolvidos no processo, de forma a orientá-los acerca das possíveis especificidades apresentadas pelos discentes e acompanhá-los no processo de adaptações e/ou reorganizações curriculares e avaliativas.
No que se refere aos colaboradores, o acompanhamento se dá no sentido de tornar o espaço Institucional acessível, especialmente nas esferas arquitetônicas, atitudinais e de comunicação.
Dentre as necessidades que o Setor se propõe a acompanhar, estão os sujeitos que apresentam: deficiências, transtornos do espectro do autismo; altas habilidades; surdez; dificuldades e/ou distúrbios da aprendizagem; doenças incapacitantes; estudantes que apresentam indecisões quanto à sua escolha profissional e que necessitam de escuta psicológica pontual sobre seu desempenho acadêmico e/ou problemas acadêmicos.
O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional se organiza a partir de programas conforme as demandas. Programa Permaneça; Nivelamento Acadêmico, Orientação profissional, Psicologia educacional (saúde mental) e Inclusão de Pessoas com Deficiência que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas para a atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem.
A intenção é que estas estratégias tragam benefícios para a instituição, trazendo como consequência, a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria de qualidade e do ensino da Universidade.
Clique aqui e saiba mais sobre os programas do SAAI.
A FIDENE apresenta sua Política Institucional de Acessibilidade atendendo o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade como compromisso com a justiça social, os valores democráticos e o desenvolvimento sustentável de seus espaços em todos campi de atuação, quer seja a Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Museu, Rádio UNIJUÍ FM e a Escola de Educação Básica - EFA.
As metas e ações da Política de Acessibilidade da UNIJUÍ estão voltadas para a qualificação e a ampliação de ações em relação à inclusão e a acessibilidade dos estudantes, docentes e colaboradores.
As ações estão estruturadas em eixos como acessibilidade do Meio Físico e Arquitetônica, Atitudinal, Pedagógica e Curricular, tecnológicas, de comunicação e informação;
Com o objetivo de oferecer condições de acessibilidade e permanência aos estudantes, docentes e colaboradores da UNIJUÍ foi criado o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – SAAI.
Neste espaço você encontrará esclarecimentos e orientações sobre as solenidades de colação de grau além do Banco de Informações de Registro de Diplomas de Graduação registrados pela UNIJUÍ a partir de agosto de 2019, de acordo com a Portaria nº 1.095, de 25/10/2018, publicada no DOU em 26/10/2018.
Presta serviço de assistência jurídica gratuita à comunidade carente. Este serviço é realizado por acadêmicos e estagiários do curso de Direito, com acompanhamento de professores, além de estudantes do curso de Serviço Social. O objetivo é ampliar o acesso aos direitos sociais e individuais, proporcionando um atendimento aos segmentos sociais vulnerabilizados e/ou excluídos. Acesse o site para obter mais informações.
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Informe aos Usuários da “Ouvidoria On Line”
A Ouvidoria é um canal de comunicação da FIDENE com a comunidade interna e externa, ligada diretamente à Presidência da Fundação, e tem o objetivo de escutar os diferentes públicos que interagem com a Instituição, constituindo-se numa instância administrativa que ouve todos os envolvidos, acolhendo e encaminhando reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos demandantes dos serviços da FIDENE, e de sua mantidas UNIJUÍ, EFA, MADP e Rádio Educativa UNIJUÍ.
As manifestações postadas no site da Ouvidoria também são acessíveis à coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que interage com a ouvidoria sempre que necessário. As tramitações da Ouvidoria, tanto de recebimento como de retorno, ficam armazenadas em uma aplicação do SIE (Sistema de Informações para o Ensino), com acesso restrito a essas duas pessoas (Ouvidora institucional e Coordenadora CPA). O contato pessoal pode ser feito, de acordo com a vontade do autor(a).
Após a apuração da manifestação, é fornecido o retorno ao autor ou autora da mesma, por e-mail (quando há identificação), e no portal da Ouvidoria, a partir do código do protocolo de atendimento gerado no momento do envio da manifestação via site da UNIJUÍ. O prazo para esse retorno é de até 5 (cinco) dias úteis, podendo ser solicitadas mais informações para a consecução do processo.
São aceitas denúncias e reclamações anônimas (sem identificação do autor ou autora), as quais serão consideradas como um indício de irregularidade. Assim, sendo constatada a procedência do fato denunciado ou reclamado, mas havendo a necessidade de acréscimo de provas, depoimentos ou detalhes, os registros anônimos NÃO PODERÃO COMPOR UM PROCESSO COMO PROVAS, em conformidade ao disposto no art. 5º, IV da Constituição Federal.
Após a devida apuração da denúncia ou reclamação pelos órgãos encarregados para tal, será verificada a procedência (fato verdadeiro/real) ou a não procedência da mesma com o devido retorno ao autor ou autora. Os fatos constatados como procedentes constituirão de um processo administrativo segundo as normas internas da FIDENE/UNIJUÍ e os não-procedentes serão arquivados.
Os procedimentos ora apresentados estão em harmonia com a legislação em vigor, que dispõe sobre a atuação das ouvidorias no Brasil.
Nome da ouvidora: Laura Scheren Dalpiaz
Nome da Ouvidora Substituta e Coordenadora da CPA: Magna Stella Cargnelutti Dalla Rosa
Horário de atendimento presencial na Ouvidoria: por agendamento.
Fone para contato: 55 3332 0200 – ramal 2100
E-mail: ouvidoria@unijui.edu.br
São três agentes básicos: O Professor Autor, o Professor Regente e o Tutor:
A EaD da UNIJUI definiu como ponto de qualidade a interação entre professor e estudante e deste com seus colegas. Funciona assim:
Primeiro momento: estudante estuda o seu livro texto sob orientação do professor e tira eventuais dúvidas com ele.
Segundo momento: professor promove debate interativo para aprofundamento por fóruns, chats ou outros meios, ou ainda acompanha outras atividades, como pesquisa, trabalhos em grupo ou individuais, etc.
Terceiro momento: em especial nos cursos de tecnologia o professor provoca os estudantes a produzirem alternativas para a solução de desafios relacionados ao tema estudado, estes produzem atividades acadêmicas correspondentes.
Observação: (1) Pela interação os estudantes, além de dominarem o conhecimento, aprendem a como utilizá-lo em situações práticas e desafiantes. (2) A interação é a maneira como os cientistas trocam descobertas e conhecimento científico entre si, por meio de artigos, encontros, e diversas publicações. A EaD da UNIJUÍ enfatiza um recurso que é uma das alavancas da ciência.
A EaD já está chegando a 4ª geração. As gerações são as seguintes:
1ª) EaD por correspondência com material impresso
2ª) EaD via rádio e televisão
3ª) EaD com aulas tele-transmitidas (portanto, um modelo semipresencial, exigindo presencialidade do estudante em um local e tempo determinado)
4ª) EaD baseada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com aulas virtuais e total flexibilidade para a escolha de dias e horários de estudo, como a EaD da UNIJUÍ. Soma-se a isso, na UNIJUÍ, o material impresso de alta qualidade, produzido pelos próprios professores da Instituição, sem custo adicional ao estudante.
Obs: A EaD segue o seu rumo em direção a qualidade, flexibilidade ao estudante e crescente interação acadêmica; essa é a tendência global.
Nos cursos presenciais as aulas são apresentadas diretamente pelos professores. Em EaD elas são escritas em livros especiais, com linguagem facilitada para que os estudantes entendam sem dificuldades. Na UNIJUÍ esses livros são revisados por equipe qualificada para que os estudantes possam estudar sem perderem tempo na procura do entendimento dos conceitos.
Esses livros são fornecidos sem custo adicional a todo estudante EaD. Eles são o ponto de partida de ingresso na respectiva ciência de cada disciplina.
A UNIJUÍ desenvolveu e aperfeiçoa constantemente o seu próprio AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, que se chama Conecta UNIJUÍ. Ele foi concebido com as características necessárias para a EaD de quarta geração, tais como a interação constante com base na formação de comunidades de aprendizagem, produção textual remota e formação de grupos especiais de estudo.
A UNIJUÍ pauta seus esforços na formação de inteligência em seus acadêmicos, na libertação intelectual, na autonomia para a busca de novos conhecimentos, na capacitação para a aplicação dos conhecimentos a situações práticas, não apenas na assimilação de conhecimento teórico.
Justamente por isso nossa EaD não é Ensino, é Educação.
Quer saber a diferença?
Ensino traz em si uma concepção de treinamento, instrução, transmissão de informações.
Educação traz implícita a idéia de formação humana, isto é, aprender a aprender, criar, inovar, construir conhecimento, participar... Ou ainda: educação tecnológica, artística, política...
A UNIJUÍ possui experiência acumulada em EaD há mais de três décadas, por meio dos cursos de férias (Regime Especial). Além disso, em 2009 foi reconhecida pelo MEC como a 10ª melhor universidade privada do país.
A UNIJUÍ é reconhecida pela busca constante de qualidade e inovação na educação superior. Especificamente na EaD inovou criando os cursos de férias e tornando-os um sucesso no Brasil; inovou lançando o primeiro curso de Educação Física com 52% do tempo de algumas disciplinas a distância e inovou lançando cursos de tecnologia com disciplinas em comum (que facilita aos estudantes realizarem mais de um curso).
Clique para acessar:
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local.
A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.
Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.
A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.
Comprometida com a inclusão social de acadêmicos no ensino superior, a Unijuí oferece um conjunto de programas de bolsas e créditos educacionais, que possuem como fontes a União e a própria Universidade.
Estes benefícios tem sua ação voltada a auxiliar o estudante, durante sua permanência na Universidade, estabelecendo o diálogo com os órgãos institucionais e sua integração à vida universitária.
Eles são divididos nas seguintes categorias:
A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.
A FIDENE desenvolve através da Assessoria e Serviços Comunitários (ASC) atividades voltadas às ações e aperfeiçoamento de órgãos de caráter público e privado, através da qualificação e capacitação de gestores públicos municipais, com a programação de cursos, oficinas, palestras, seminários entre outros a fim de implementar uma gestão eficiente e eficaz , também especializada no desenvolvimento e execução de concursos públicos e processos seletivos, com ampla experiência no segmento, tendo como princípios administrativos, a Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.
Responsável também, pela preparação de recursos humanos para atuar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em convênio com o DETRAN RS – Departamento Estadual de Trânsito do RS, denominado Instrutor de Trânsito.
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