O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – SAAI tem como principal objetivo desenvolver ações para a inclusão e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, sejam eles os discentes, docentes e técnicos administrativos, a fim de elaborar e articular práticas capazes de promover a interação dos mesmos no espaço do ensino superior.
As ações pedagógicas voltadas aos discentes buscam identificar, atender e orientar as necessidades de maneira que lhes seja possível o ingresso, acesso, permanência e formação profissional. Tornando-se possível, desta maneira, minimizar ou eliminar as dificuldades acadêmicas referentes ao processo de ensino/aprendizagem, avaliação, barreiras atitudinais, de locomoção, curricular e de comunicação.
Estas ações também visam alcançar os docentes envolvidos no processo, de forma a orientá-los acerca das possíveis especificidades apresentadas pelos discentes e acompanhá-los no processo de adaptações e/ou reorganizações curriculares e avaliativas.
No que se refere aos colaboradores, o acompanhamento se dá no sentido de tornar o espaço Institucional acessível, especialmente nas esferas arquitetônicas, atitudinais e de comunicação.
Para quem são voltadas as ações?
Dentre as necessidades que o Setor se propõe a acompanhar, estão os sujeitos que apresentam: deficiências, transtornos do espectro do autismo; altas habilidades; surdez; dificuldades e/ou distúrbios da aprendizagem; doenças incapacitantes; estudantes que apresentam indecisões quanto à sua escolha profissional e que necessitam de escuta psicológica pontual sobre seu desempenho acadêmico e/ou problemas acadêmicos.
Programas e ações
O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional se organiza a partir de programas conforme as demandas. Programa Permaneça; Nivelamento Acadêmico, Orientação profissional, Psicologia educacional (saúde mental) e Inclusão de Pessoas com Deficiência que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas para a atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem.
A intenção é que estas estratégias tragam benefícios para a instituição, trazendo como consequência, a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria de qualidade e do ensino da Universidade.
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