PROTOCOLO PARA EVENTOS - Unijuí

PROTOCOLO PARA EVENTOS

Para uma melhor organização de eventos institucionais elencamos alguns requisitos que devem ser observados para a acessibilidade.

  • O evento deve ser minuciosamente planejado pela Comissão Organizadora, de modo que todas as pessoas possam participar, sejam elas com/sem deficiência ou mobilidade reduzida.

  • Levar em consideração:

    → Estrutura do local, se possuem: rampas, corrimão, banheiro adaptado, elevador, lugares reservados , estacionamento,....).

    → Público alvo (Todo evento deve conter uma ficha de inscrição para melhor organização - No próprio formulário do evento, inserir opções para marcar se necessita ou não de auxílio, destacando sua deficiência, e expressando quais são suas demandas, caso as precise).

  • Consultar de forma antecipada o palestrante se a apresentação é acessível, provendo o necessário para tal. Solicitar os slides aos palestrantes, para que a pessoa cega possa utilizar o leitor de tela do celular;

  • Contratar um tradutor de libras, a solicitação deve ser feita com antecedência mínima de quarenta e oito horas ÚTEIS;

Para eventos online necessita-se que o mesmo tenha acesso as tecnologias assistivas. No caso dos eventos online, as mais comuns são a possibilidade de aumentar a tela, disponibilizar ícones grandes e inserção de contraste para pessoas com deficiência visual.

Uma prática que pode ser adotada desde o momento da divulgação do seu evento são as imagens descritas, ou seja, ao postar uma imagem ou um vídeo nas redes sociais coloque na legenda a descrição com a #pracegover, isso pode ser feito através da ferramenta de texto alternativo. Vale para todos os posts relacionados ao seu evento!

E em caso de vídeos, opte por contratar um tradutor de LIBRAS – a Linguagem Brasileira de Sinais – que transmita para o público o que está sendo falado pelo apresentador. Isso vale até mesmo para atrações durante o evento, pode-se ter um ou mais intérpretes para que todos tenham acesso ao conteúdo. As legendas automáticas são uma boa forma de trazer mais acessibilidade aos conteúdos. Uma outra boa prática é disponibilizar materiais em formato de PDFs ou Word, pois eles podem ser facilmente escaneados pelos leitores de tela.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.