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ELENCAMOS AQUI ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES
→ Deficiência física ou motora: As pessoas com deficiência física-motora ressentem-se de uma variedade de condições neurossensoriais que as afetam em termos de mobilidade, de coordenação motora geral ou da fala, como decorrência de lesões nervosas, neuromusculares e osteoarticulares ou, ainda, de má-formação congênita ou adquirida. Dependendo do caso, as pessoas que têm problemas de locomoção conseguem movimentar-se com a ajuda de prótese, cadeira de rodas ou outros aparelhos auxiliares.
→ Deficiência visual: pessoas cegas, pessoas com baixa visão;
→ Deficiência auditiva: Geralmente utilizam aparelho auditivo e não usam Libras para se comunicar;
→ Surdez: Aquelas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais – Libras como forma de comunicação por possuir uma deficiência profunda na audição
→ Deficiência Intelectual: Pessoa que apresenta limitações nas habilidades mentais gerais. Funcionamento intelectual significativamente inferior à média; dificuldade no funcionamento adaptativo em comparação com indivíduos pareados por idade, gênero e condição sóciocultural
→ Transtorno do espectro Autista: Pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por deficits comunicativos e sociais, comportamentos repetitivos e interesses restritos.
→ Transtorno do Déficit de Atenção: O TDA é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade associados ou não.
PARA O INÍCIO DAS AULAS:
→ Verificar no e-mail o recebimento de orientações para as aulas: adaptação de material metodologias, avaliações, encaminhamentos, presença de profissionais nas aulas (específica para cada deficiência).
→ Incluir o profissional intérprete de libras ou guia vidente nas plataformas de ensino e comunicação (Classroom, Moodle e grupo de WhatsApp);
DURANTE AS AULAS:
→ Durante as aulas, com auxílio dos profissionais capacitados garantir a acessibilidade e eliminar todas as barreiras existentes que impeçam a comodidade, locomoção e comunicação;
→ Comunicar com antecedência quando houver troca de sala, ou encaminhamento de atividades fora do espaço de rotina.
NAS AVALIAÇÕES:
→ Verificar nos e-mails orientações sobre adaptação de sistematizações ou tempo adicional para os mesmos;
→ Observar a necessidade de reserva de sala extra para a realização da prova individualmente.
DEFICIÊNCIA |
ADAPTAÇÃO |
EAD |
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PESSOA SURDA |
LEGENDA Transcrição de áudio em texto nos filmes, vídeos e novelas e programas de TV em geral. Voltada para o público surdo, a legenda aparece em geral no canto inferior da tela em branco. INTÉRPRETE DE LIBRAS: Os intérpretes de Libras, são responsáveis por facilitar a comunicação das pessoas surdas, garantindo o acesso à informação para a pessoa que se comunica por meio da Língua Brasileira de sinais. |
Ao postar vídeos na plataforma de aprendizagem, atente-se para que os mesmos sejam legendados (ou com janela em Libras) para que o aluno surdo possa acompanhar com a mesma qualidade dos demais. Ao postar um comunicado no aplicativo de comunicação Whatsapp, evite usar a ferramenta de áudio |
PESSOA CEGA |
BRAILLE: Direcionado para as pessoas com deficiência visual, o código Braille, trata-se de uma combinação de pontos dispostos em colunas e linhas, por meio da combinação destes símbolos, a pessoa com deficiência pode realizar leituras e a escrita de qualquer tipo de texto. AUDIODESCRIÇÃO: Também direcionado para cegos e pessoas com baixa visão, a audiodescrição consiste em, via áudio, traduzir em palavras o que está em uma imagem. Funciona para filmes, obras de arte, teatro, fotos, etc. AUTODESCRIÇÃO: É utilizado para que pessoas se descrevam para pessoas com deficiência visual. Ela diz respeito a características físicas: altura, cor da pele, do cabelo, roupas, entre outros. GUIA VIDENTE: É uma das estratégias mais utilizadas nos ambientes escolares em se tratando da locomoção de pessoas cegas. Essa estratégia, quando bem executada, oferece à pessoa cega segurança física e contribui para o reconhecimento e a familiarização dos ambientes |
Ao postar vídeos na plataforma de aprendizagem, atente-se para que seja dublado e que haja audiodescrição de itens importantes, como gráficos, tabelas, imagens, etc. Ao enviar e-mail, o faça sem imagem, ou com a descrição da mesma. |
Dicas para uma melhor acessibilidade comunicacional:
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Textos objetivos, com linguagem clara, sem erros de ortografia ou de gramática;
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Fontes sem serifas;
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Bons contrastes entre fonte, fundo e demais elementos do layout;
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Imagens com nitidez e alta qualidade;
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Imagens com descrição adequadas para cegos, com informações claras e objetivas;
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Vídeos sempre com legenda ou janela com intérprete de Libras
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Leitores de tela para deficientes visuais: Virtual Vision, JAWS e Dosvox;
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O professor ao optar por apoio pedagógico (audiovisual) para legendar, deve solicitar inclusão de legenda (com antecedência mínima de 15 dias) junto ao SAAI, pelo e-mail saai@unijui.edu.br
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Lembrando que da mesma forma que há necessidade de interpretação da língua oral, a língua escrita também pode necessitar de auxílio.