A 2ª MoEduCiTec (Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica - O Protagonismo Estudantil em Foco), consiste num amplo espaço de interação e formação de estudantes e professores - da educação básica e superior, vinculados a todos os níveis e modalidades de ensino, em todas as áreas de conhecimento - pela socialização dos aprendizados e produções em Educação Científica e Tecnológica decorrentes do ensino vivenciado em salas de aula.
Os objetivos da Mostra se pautam em oportunizar, através das atividades de interação e socialização de conhecimentos/pesquisas, um espaço de aprendizagem de múltiplos saberes articulados com os trabalhos realizados nas escolas e nas universidades servindo de instrumentos para a qualificação da vida socioambiental e para a avaliação realimentadora das ações da Educação Científica e Tecnológica. Tem como intencionalidade aproximar os cidadãos mais e menos integrados ao mundo do trabalho, proporcionando trocas de experiências e conhecimentos entre diferentes contextos socioculturais e entre as redes que buscam oferecer uma melhor qualificação da Educação no Estado do Rio Grande do Sul.
Inscrições de trabalhos: Até 20 de agosto de 2016;
a) Relato de Experiência - esta modalidade de trabalho científico está voltada a descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e extensão. Apresentados com estrutura constituída de: título; resumo; contexto do relato; detalhamento das atividades; análise e discussão do relato; considerações e referências. (Ver modelo Relato de Experiência).
b) Relatório técnico-científico - destinados à divulgação de pesquisas exploratória e experimental, apresentados com estrutura constituída de: Resumo; introdução; detalhamento metodológico; análise e discussão dos resultados; conclusões e referências. (Ver modelo Relatório Técnico-Científico).
Inscrição: Gratuita;
Período do Evento: 29 de setembro de 2016, manhã e tarde;
Formato: Mostra do Trabalho Inscrito;
Local:Unijuí - Prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques
XXII Jornada de Pesquisa
Destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas institucionais, bem como teses, dissertações e monografias, desenvolvidos por pesquisadores e por alunos de pós-graduação lato e stricto sensu, da UNIJUÍ e de outras instituições.
XVIII Jornada de Extensão
Destina-se à apresentação de trabalhos resultantes de projetos/ações de extensão institucionais, experiências ou estágios desenvolvidos por docentes e/ou alunos da UNIJUÍ e de outras instituições.
XXV Seminário de Iniciação Científica
Destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas de alunos de graduação, bolsistas de iniciação científica e egressos dos cursos de graduação da UNIJUÍ e alunos de graduação de outras instituições.
VII Seminário de Inovação e Tecnologia
Destina-se à apresentação de pesquisas com potencial de inovação, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes e associadas ou não a empresas. Também participam deste evento os bolsistas do PIBITI/UNIJUÍ, PIBITI/CNPq e PROBITI/FAPERGS.
VII Mostra de Iniciação Científica Júnior
Destina-se à apresentação de trabalhos de estudantes de ensino médio, bolsistas da modalidade PIBIC-Ensino Médio e trabalhos-destaque de feiras de ciências ou outros eventos semelhantes.
Divulgação dos Trabalhos Selecionados:
Até 31 de agosto de 2017
Até 15 de setembro de 2017
Campus Ijuí
Campus Santa Rosa
Campus Três Passos
Campus Panambi
Submissão de trabalhos:
1ª etapa:
De 24 de abril a 19 de junho de 2017: R$ 60,00
Taxa adicional para o segundo trabalho: R$ 30,00
2ª etapa:
De 20 a 26 de junho de 2017: R$ 90,00
Taxa adicional para o segundo trabalho: R$ 30,00
Bolsistas da UNIJUÍ:
De 03 a 20 de julho de 2017: R$ 60,00
Observações:
Na inscrição de trabalho está incluso certificado digital para os autores com trabalhos selecionados e apresentados, que será disponibilizado no site do evento, na semana posterior ao período do evento.
Os autores dos trabalhos que desejarem participar do evento e obter certificado com carga horária de 20 horas, deverão se inscrever como Participante.
A inscrição de trabalho no evento ainda contempla descontos especiais na Editora Unijuí e o brinde do evento (uma unidade por inscrição).
As atividades do Salão do Conhecimento são abertas e gratuitas a todos os interessados, mas os participantes que desejarem receber certificado com carga horária de 20 horas deverão realizar inscrição em uma das seguintes etapas:
1ª etapa:
De 24 de abril a 31 de agosto de 2017: R$ 30,00
2ª etapa:
De 01 a 26 de setembro: R$ 30,00
Observação: Os participantes que optarem por se inscrever na segunda etapa não receberão o brinde do evento.
As taxas de inscrição poderão ser pagas nos caixas da UNIJUÍ, pela internet, com cartão de crédito, ou em qualquer estabelecimento bancário ou agência lotérica.
Promover a socialização de temas e problemas trabalhados pelos Grupos Institucionais de Pesquisa.
O painel temático deverá ser articulado para que seja um espaço de apresentação e discussão de no mínimo 2 e no máximo 4 pesquisadores/painelistas de uma mesma área de conhecimento ou de diferentes áreas, unidos por tema de interesse comum.
Os painéis temáticos são organizados pelos painelistas em torno de uma temática e alguns subtemas.
De acordo com as normas previstas na Resolução dos Grupos de Pesquisa, em seu “Art.7º, inciso I, alínea c”, um dos critérios para manutenção do grupo de pesquisa é a sua participação anual no Salão do Conhecimento na modalidade “painel temático”. No entanto, pesquisadores que ainda não participam de grupos de pesquisa institucionais também poderão apresentar propostas de painel temático.
A organização do painel pode incluir pesquisadores externos à Instituição.
Cada painel poderá ter, no máximo, duas horas e meia de duração.
As propostas para realização de painéis temáticos de Pesquisa devem ser elaboradas conforme roteiro específico disponibilizado no site dos eventos e enviadas pelo coordenador do painel à organização do Salão através do e-mail salao@unijui.edu.br, até o dia 04 de agosto de 2013.
O cronograma de realização dos painéis temáticos será elaborado pela Comissão Organizadora do Salão do Conhecimento 2013.
Após a realização do painel temático, os pesquisadores/painelistas poderão desenvolver um ensaio teórico sobre o tema que contemple a discussão realizada. A reunião dos textos será publicada no mês de outubro/2013 nos Anais do Salão do Conhecimento. O ensaio teórico deverá ter no mínimo 5 e no máximo 15 páginas.
A modalidade de ensaio teórico visa contribuir com a pesquisa por meio de reflexões inovadoras na área. O formato diferenciado dos artigos tradicionais permite a realização de estudos aprofundados, decorrentes de um debate consistente com a comunidade científica.
O ensaio teórico consiste em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal. No ensaio há maior liberdade por parte do autor, no sentido de defender determinada posição sem que tenha que se apoiar no rigoroso e objetivo aparato de documentação empírica e bibliográfica.
O ensaio não dispensa o rigor lógico e coerência de argumentação e por isso mesmo exige grande informação cultural e muita maturidade intelectual. Daí muitos pensadores preferirem esta forma de trabalho para expor suas ideias científicas ou filosóficas.
"É uma exposição metodológica dos assuntos realizados e das conclusões originais a que se chegou após apurado exame de um assunto. O ensaio é problematizador, antidogmático e nele deve se sobressair o espírito crítico do autor e a originalidade" (Medeiros, 2000, p. 112).
Considere, ainda, as seguintes características do ensaio teórico:
Evento | Data |
Envio da proposta de Painel Temático por e-mail | Até 04 de agosto de 2013 |
Realização do painel temático | 11 a 13 de setembro de 2013 |
Submissão do ensaio teórico | Até 30 de setembro |
Revisão, editoração eletrônica e publicação | Até 31 de outubro |
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