Os municípios de Ijuí e Santa Rosa já começam a receber as atividades do Projeto de Extensão Programe o seu Futuro, da Unijuí, que é realizado em parceria com as respectivas Secretarias Municipais de Educação. O projeto tem o intuito de ampliar as capacidades da criança e do adolescente na área da tecnologia, por meio do ensino básico da programação, criação de jogos e programas para celulares.
Conforme destacou um dos coordenadores do projeto, professor Marcos Cavalheiro, em Santa Rosa, o trabalho ficará focado na linguagem de programação Scratch, para o desenvolvimento do pensamento computacional. Já em Ijuí, serão trabalhados dois módulos: inicialmente, os estudantes também vão trabalhar o Scratch e, depois, o Kodular - uma ferramenta para o desenvolvimento de aplicações para smartphones. Em ambas as cidades, também vão acontecer oficinas de programação, robótica e de empreendedorismo, com a participação da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec).
Especificamente em Ijuí, o Projeto Programe o seu Futuro é ofertado para todas as escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental nos Anos Finais, com foco principalmente nos estudantes do 8º e 9º Anos. “Cada escola selecionou dois alunos representantes. Em 2024, apenas duas escolas não vão conseguir participar do projeto devido a questões organizacionais, principalmente relacionadas ao transporte no dia das aulas. A seleção dos alunos é realizada pela equipe diretiva de cada escola participante, levando em consideração o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática”, explicou a coordenadora pedagógica em Tecnologias Educacionais na Secretaria de Educação de Ijuí, Camila Martins.
A partir deste mês, os estudantes de Ijuí passam a ter oficinas todas as terças-feiras à tarde, das 13h30 às 17h, até o mês de dezembro, junto ao Espaço + Inovação Unijuí. “O projeto é uma iniciativa promissora e está sendo bem recebida, já que oferece uma oportunidade valiosa para os alunos do 8º e 9º Ano das escolas municipais de Ijuí. A participação de quase todas as escolas com os Anos Finais indica um interesse significativo na integração da tecnologia e da programação na educação básica. A escolha dos alunos com base no desempenho em Matemática garante que os participantes estejam bem preparados e motivados para aproveitar ao máximo as oficinas”, destacou Camila.
A coordenadora completa que a expectativa, para este ano, é que o projeto continue a crescer e a se consolidar. “Com a maioria das escolas conseguindo participar, esperamos que os alunos desenvolvam habilidades essenciais em programação e tecnologia, que serão valiosas para o futuro acadêmico e profissional. Além disso, a participação contínua e o envolvimento dos professores e diretores são fundamentais para o sucesso do projeto”, completou Camila.
Há cerca de um mês o Rio Grande do Sul sofre com as inundações causadas pelas enchentes e ainda há muitas casas tomadas pela água, em que moradores aguardam a liberação para retornarem e iniciarem o resgate do que ainda se pode recuperar. Neste contexto, além de roupas, utensílios, mobiliários e eletrodomésticos danificados, também há, não menos importante, documentos pessoais de diferentes gêneros, que testificam direitos adquiridos dos cidadãos e o valor simbólico e afetivo, com memórias a serem eternizadas.
Considerando a difícil realidade, a Divisão de Documentação-Divisão de Imagem e Som do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) elencou algumas alternativas de recuperação desses materiais, com base em métodos de conservação. As dicas incluem recomendações gerais, porém, dependendo da situação, orienta-se na medida do possível, o acompanhamento de instituições e ou profissionais da área de conservação e preservação de documentos.
Triagem
Cuidados na hora da secagem
Cuidados com papel encadernado e papel avulso
Cuidados com fotografias em papel e álbum fotográfico
Cuidados com discos de vinil
Cuidados com documentos em suporte magnético (filme VHS, fita cassete/K7)
O Projeto de Extensão Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo, da Unijuí, composto por professoras e acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, iniciou seu ciclo de atividades em escolas estaduais e privadas de Ensino Médio da região de abrangência dos campi da Universidade.
Na última quinta-feira, 23 de maio, foi realizada a oficina “Empreender para Transformar” junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Padilha, em Ijuí. Segundo a professora do curso de Administração da Unijuí e responsável pela oficina, Fernanda Pasqualini, a atividade foi feita especialmente para os estudantes com o objetivo de desafiar os jovens a pensar em ideias de negócios que tragam algum benefício para a sociedade, utilizando a ferramenta Canvas.
“A partir desta ferramenta os alunos conseguem ter uma rápida noção de tudo que envolve um empreendimento. É uma oficina interessante para estimular o empreendedorismo entre os jovens, fazendo-os pensar com criatividade em oportunidades até então não identificadas”, explicou.
Para a coordenadora do Projeto de Extensão, professora Stela Maris Enderli, o envolvimento do projeto com a comunidade escolar é fundamental. “Nosso método de intervenção acontece por meio da realização de um conjunto de oficinas e palestras, articuladas através de conhecimentos das áreas da Gestão e Comunicação, previamente organizadas, que englobam temáticas distintas, a partir da necessidade de cada público atendido”, contextualizou.
O cronograma ainda está sendo montado com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O Projeto conta com palestras e oficinas que englobam disciplinas do Ensino Médio Gaúcho, abordando temas ligados ao empreendedorismo, finanças, marketing pessoal e profissional, tecnologias e comunicação.
A Unijuí promoveu, a partir de iniciativa do Escritório de Relações Internacionais (ERI) em conjunto com o curso de Letras, a quarta edição do evento comemorativo em alusão ao Dia Mundial da África, celebrado no último dia 25 de maio, - data em que, no ano de 1963, foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA) na Etiópia, com a finalidade de defender e emancipar o continente africano.
A festividade ocorreu na sexta-feira, dia 24 de maio, com a participação de intercambistas, estudantes do curso de Letras e convidados da comunidade em geral e teve o objetivo de celebrar a cultura, história e a literatura africana, tendo como proposta proporcionar uma troca de conhecimentos culturais entre intercambistas e a comunidade acadêmica, a partir do tema “Literatura e Cultura em Foco”.
A proposta foi de mostrar a cultura africana, em especial de países de origem de acadêmicos que estão estudando na Unijuí, como Benin, Angola e Senegal, a partir de apresentações culturais, como poemas, música e dança.
Conforme a assessora do ERI, Vanderléia de Andrade Haiski, a celebração tem significado único, uma vez que ressalta a importância de se realizar um evento que lembre e valorize a cultura africana na Universidade. “São, ao todo, 10 acadêmicos africanos estudando na Universidade. O objetivo desse evento foi de poder compartilhar a cultura deles e fazer com que ela seja conhecida. É um momento onde todos puderam aprender e compartilhar uma cultura tão rica, de países lindos, com toda a Instituição”, ressalta.
A coordenadora do curso de Letras, professora Taíse Neves Possani, destaca que a atividade é gratificante, pois ela coloca todos os acadêmicos do curso em movimento com outros olhares e percepções. “Essa é uma oportunidade que nos coloca em movimento de encontro, olhares. É uma chance de nos reconhecermos e buscarmos recapitularmos a nossa identidade e mostrar quanto a cultura, história e literatura africana dizem de nós como brasileiros”, relata.
O vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, se diz muito orgulhoso de ver o tamanho que o evento está se tornando, assim como o número de estudantes intercambistas crescendo. “Sei da luta e da garra, e nos alegra bastante podermos evidenciar essas culturas, pois para a Universidade é relevante e nos alegra muito ter representantes dessas culturas estudando aqui. Parabenizo a todos os nossos intercambistas e aqueles que já passaram pela conquista e desejo uma boa trajetória a todos vocês”, comenta.
O Dia Mundial da África também contou com a participação da presidente da Casa Afro de Ijuí, e integrante da OAB, Denise Zilch, além da comunidade em geral.
Na noite da última segunda-feira, 20 de maio, o curso Técnico em Enfermagem da EFA - Campus Três Passos realizou um evento comemorativo, alusivo ao Mês da Enfermagem e ao seu aniversário de 20 anos.
O evento também contou com apresentações de estudos de caso, realizados pelos formandos da turma, onde foi possível compartilhar vivências e experiências nos atendimentos com pacientes em parada cardiorrespiratória (PCR); reanimação cardiopulmonar; atendimento a pacientes graves na Unidade de Terapia Intensiva (UTI); e cuidados com paciente com dengue hemorrágica. Foi possível compartilhar orientações e primeiros cuidados aos sintomas de dengue clássica e conversar sobre a hepatite C, doença grave que acomete silenciosamente muitas pessoas. Os estudantes mostraram a importância da pesquisa para desenvolver a prática e prestar um cuidado de excelência.
A história do curso Técnico em Enfermagem teve início em 26 de agosto de 1999, quando uma comissão se reuniu para elaborar uma proposta para oferta de cursos técnicos na EFA. Participaram professores do Centro de Educação Básica Francisco de Assis, professores da Unijuí e pessoas da comunidade local. Em 2001, com pioneirismo, foi ofertado o curso Técnico em Enfermagem na cidade de Ijuí, e em 2004 na cidade de Três Passos.
Ao longo destes 20 anos de trajetória no município de Três Passos, o curso se consolidou na região celeiro por sua excelência na formação de profissionais para atuar na educação, promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde em parceria com hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico, creches, spas, home care, instituições de ressocialização, abrigos, casa de repouso, dentre outros. Um dos grandes parceiros do curso técnico é o Hospital de Caridade e a Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos, onde os estudantes realizam os estágios curriculares, etapa fundamental para a consolidação do futuro profissional.
“Quando pratico algo que só visualizava nas enciclopédias, nos livros de fisiologia e anatomia, cuidados a pacientes críticos, a gestantes, recém-nascidos e idosos, a ideia é de facilidade, correto? É só receber o paciente e, pronto, já sei o que fazer para curá-lo. Mas isso não é mágica e nem conto de fadas. Olhar no olho do outro e entender que a dor relatada por ele nem sempre é do membro fraturado, mas da dor da alma, a dor de estar longe de alguém querido, o medo do que poderá acontecer ao adentrar em um ambiente desconhecido, é a missão da Enfermagem”, destacou a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Sandra Leticia Righi Furini, lembrando que a função do profissional é acalmar, acalentar, demonstrar empatia e segurança. “Nossa missão cuidar, é respeitar o próximo, é ter a sensibilidade da escuta ativa, transmitir segurança, acalmar e entregar aos familiares seu ente querido em boas condições de saúde. Mas temos a consciência que o desfecho pode não ser tão bom assim”, completou.
Sandra faz parte do curso há 18 anos e destaca que o seu aprendizado não acaba por aqui. “Aprendi nesses anos que a vida não é feita de valores materiais, de dinheiro, mas de valores como a sensibilidade, o amor, a compaixão, a dedicação, a atenção com aquele que só quer dizer: esse procedimento não dói, né? E todo esse cuidado é pautado em teorias que acalmam a alma, que transmitem segurança. O outro às vezes só espera um ‘bom dia’ e nada mais. A doença, às vezes, é curada com o beijo da mãe na ferida do filho”.
A coordenadora destaca que é encantada por ensinar os alunos na prática e por conduzi-los com excelência à futura profissão. “Fazer parte da EFA é viver, aprender e transformar nosso conhecimento. É elaborar a nossa melhor versão a cada dia, é transformar alunos em técnicos em Enfermagem. A transformação só será possível quando acreditamos e seguimos o objetivo de cuidar, e esse cuidar vem através do conhecimento, da leitura, da teoria e dos fundamentos da Enfermagem, da ciência que estuda o ser humano. Precisamos entender a necessidade do outro e desenvolver a sensibilidade de perceber quando precisamos intervir”, finaliza.
A coordenação do campus Santa Rosa recebeu representantes da Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste (Cooperluz), na tarde desta quinta-feira, 24 de maio. O encontro teve como objetivo a aproximação entre a cooperativa e a Unijuí, a partir do curso de Engenharia Elétrica.
A reunião contou com a presença da coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle, do coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Luiz Fernando Sauthier, e dos engenheiros elétricos da Cooperluz, Alessandro Finkler e Jorge Luís da Silva Castro, além do responsável COS (Centro de Operação do Sistema), Oldair José Tizian, e do coordenador do setor técnico da cooperativa, Júlio Cezar Abreu da Luz.
Durante o encontro foram discutidos e apresentados projetos que o curso já desenvolve e tem desenvolvido na comunidade regional, e de Santa Rosa. Conforme a professora Taciana, a reunião teve o intuito, também, de visar futuras parcerias entre a Cooperativa e a Universidade.
Nos dias 20 e 22 de maio, aconteceu a socialização da Jornada de Pesquisa 2024 com a Educação Infantil e Anos Iniciais do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA. Na ocasião, a comunidade escolar teve a oportunidade de conferir os estudos realizados em cada turma. Para este ano, a Escola trouxe como tema central da Jornada as "Invenções que transformaram a humanidade".
O projeto é uma das marcas pedagógicas da EFA e visa envolver os estudantes na pesquisa científica, desenvolver a criatividade e a reflexão, além de promover aprendizagens sobre as invenções que marcaram a história da humanidade. As crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais embarcaram em uma viagem no tempo, abordando o subtema “Da Pré-história à Contemporaneidade”, em parceria com o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), que acolheu as famílias, as quais puderam visitar e apreciar o acervo.
De acordo com a especificidade de cada turma, foram abordados aspectos relacionados ao estudo de cientistas e estudiosos que embarcaram em uma jornada fascinante por meio da pesquisa, experimentos e invenções, oferecendo soluções para os problemas cotidianos.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil e Anos Iniciais que acompanhou o projeto, Greise B. S. Michael, “a Jornada de Pesquisa é uma oportunidade valiosa para os estudantes se envolverem em um ambiente de aprendizado colaborativo. Além disso, receber um feedback construtivo durante esses eventos é fundamental para o aprimoramento do trabalho acadêmico, pois são nestas interações que os pesquisadores identificam pontos fortes e áreas de melhoria em seus projetos, contribuindo assim para o desenvolvimento contínuo de suas habilidades e aprendizagens. Além disso, ao envolver as famílias nos eventos de socialização, cria-se um ambiente de apoio e incentivo que pode ser fundamental para o sucesso dos estudantes”.
Em julho, acontecerá a socialização da Jornada dos Anos Finais e Ensino Médio, abordando o subtema “Da Idade da Pedra à Inteligência Artificial”.
Na noite desta quinta-feira, 23 de maio, aconteceu no Salão de Atos da Unijuí a 1ª Jornada de Pesquisa da Unimed, que teve como objetivo a troca de experiências e a atualização profissional na área da saúde. O evento também marcou o início das atividades do Comitê de Pesquisa e Publicação Científica do Hospital Unimed/RS, que contará com a parceria da Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) e dos cursos da área da saúde, em especial, do curso de Medicina.
Conforme explicou o médico Elias Berg, que até então estava à frente do Comitê, o projeto tem o intuito de fomentar a produção científica no município, unindo o conhecimento técnico dos médicos cooperados à expertise dos pesquisadores do PPGAIS, que vão orientar e conduzir os estudos, permitindo que os estudantes do curso de Medicina tenham envolvimento direto neste trabalho, coletando dados e tendo acesso ao arquivo de casos do Hospital Unimed, além do contato com diferentes especialistas.
“Nossos médicos poderão trazer para o Comitê um assunto, um caso que gostariam de trabalhar para publicação, e nós iremos buscar estudantes interessados na área, além de ligá-los a um professor orientador no PPGAIS. Para a Unimed, é muito importante olhar para a sua carteira de clientes e entender quem são os seus pacientes. Saber, por exemplo, que em determinado período do ano aumentam os casos de determinada doença e, com isso, podem ser comprados insumos extras antecipadamente, com economia, ou mesmo contratado um novo plantonista. O trabalho científico pode gerar o uso consciente dos recursos e a economia a médio e longo prazos”, destacou o médico Elias Berg.
Tanto médicos quanto estudantes poderão ampliar sua produção científica, e os acadêmicos ainda terão a oportunidade de ter experiência na área de saúde suplementar e o contato com especialidades de interesse, o que contribui para a qualificação do currículo. O PPGAIS, por sua vez, terá a possibilidade de trazer estudos para a vida real e de promover pesquisas multidisciplinares com outras instituições de ensino, além de poder, futuramente, aumentar suas linhas de pesquisa.
Coordenadora do PPGAIS, a professora Adriane Kolankiewicz participou do evento e fez uma breve apresentação do Programa aos estudantes, que neste ano completa uma década de história. Com mais de 170 mestres formados, o PPGAIS lançou seu doutorado neste ano, contando com professores de diferentes áreas de atuação.
Quem também participou do evento foi o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, que destacou a importância de os estudantes terem acesso ao arquivo de casos e ao sistema Unimed para realização de pesquisas. “Teremos a oportunidade de aproveitar o corpo clínico para levantar casos, para entender o que está acontecendo na área da saúde, em parceria com nosso Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem a expertise de realizar pesquisas. Esse trabalho vai, com certeza, fazer a diferença e vai pesar na formação dos nossos alunos”, afirmou.
Ao fazer a apresentação da Unimed, o presidente da Unimed Noroeste/RS, Volnei Santos Malheiros, destacou o potencial do município, com três hospitais de ponta, para ser referência na área da saúde - algo que, ainda hoje, não acontece, já que muitos pacientes são encaminhados para outros lugares e muitos profissionais optam por trabalhar em outras regiões. “Se temos toda a estrutura necessária, depende da gente, de nós, profissionais, fazermos de Ijuí referência na área da saúde”.
Quem assume o Comitê, a partir de agora, é o médico Guilherme Wolf, que já convidou os estudantes de Medicina para se inscreverem no projeto.
A 1ª Jornada de Pesquisa da Unimed teve sequência com a palestra “Alta suspeição do câncer”, a cargo da médica cirurgiã oncológica da Unimed, Ana Paula Schmitt.
A Unijuí recebeu, nesta quinta-feira, 23 de maio, no campus Santa Rosa, o diretor da empresa AGCO, Alexandre Mattosinho. A visita teve o objetivo de discutir futuras parcerias e projetos entre a empresa e a Universidade. Além do gestor, também estiveram presentes no encontro o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Padoin, a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle, e os professores Sandro Sawicki e Francisco Kraemer
Em um primeiro momento, a professora Bruna Comparsi fez uma apresentação sobre como é estruturado o ensino na graduação. Comentou que a ideia da distribuição dos cursos em formato de módulos possibilita aproximar os estudantes do cotidiano, buscando ver o que pode aproximar a teoria do ambiente real. Também comentou sobre a possibilidade de parcerias e a flexibilização dos cursos na Educação Continuada para atender a demanda de ensino das empresas.
A coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle, destaca que há exemplos de empresas que detém parceria com a Unijuí, onde muitos funcionários que são estudantes já conseguiram desenvolver projetos, dentro dos Projetos Integradores, que possibilitaram ganhos para essas empresas parceiras. “Estamos muito contentes pois temos um resultado muito bacana, por isso buscamos mostrar para a AGCO a importância da graduação e formação dos colaboradores.”
O diretor da AGCO reforça que uma parceria com a Universidade não está descartada. Segundo ele, parcerias que possam ser desenvolvidas no sentido de incentivar e qualificar os recursos humanos da empresa são muito importantes. “Esse desenvolvimento é necessário para a pessoa e para a empresa. A minha intenção com essa visita é justamente para nos aproximarmos. Não é somente verificar o que se pode fazer hoje, mas começar a criar uma visão e construir juntos uma parceria ao longo do tempo. Tudo o que foi apresentado neste encontro é música, pois é justamente o que estamos buscando”, comenta Alexandre.
O gestor complementa dizendo que há intenção de uma aproximação com a Universidade, pois tem se preocupado com o fluxo do recurso humano e que a ideia é fomentar quem mora em Santa Rosa e trabalhar para que essas pessoas se qualifiquem.
Conforme o vice-reitor de Administração, professor Edson Padoin, é importante a aproximação com a AGCO, pois a Universidade está preocupada com o ensino, mestrado e doutorado, mas também com o futuro profissional dos estudantes. “Sabemos que as coisas acontecem na indústria e estabelecermos esse laço é importante. Efetuamos várias propostas na região, temos parcerias com empresas de Panambi, e oferecemos um leque de opções, que está aberto. Vamos devagar identificar as oportunidades e construir ao longo do tempo”, relata.
Ao final do encontro, o diretor da AGCO pode conhecer um pouco da estrutura do campus Santa Rosa, em especial o espaço do Smart LiveLab, instalado no local.
Na tarde desta quinta-feira, 23 de maio, o Programa Sinergia e a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí promoveram o evento “Mãe Empreendedora”, com o intuito de compartilhar experiências e despertar o interesse de outras mães pelo empreendedorismo.
Conforme destacou a analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, o empreendedorismo moderno traz novas ideias, vieses, abordagens e soluções para o mercado. “E cada mãe empreendedora tem uma experiência única, habilidades e insights que podem despertar em outras mulheres o desejo por empreender. Exatamente por isso, propusemos essa roda de conversa, para debatermos sobre os desafios e as oportunidades para as mulheres e, especialmente, mães empreendedoras”, destacou.
Quatro mulheres foram convidadas para o evento: a professora Fabiana Fachinetto, que há 23 anos atuou junto à Universidade e que hoje está à frente de duas franquias da Natura nos municípios de Ijuí e Santa Maria; e a professora do curso de Administração da Unijuí, Fernanda Pasqualini, que junto com o seu marido, o também professor Luciano Zamberlan, hoje coordena a franquia de café em Ijuí, a Go Coffe.
Também foram convidadas as incubadas na Criatec, Bruna do Amaral, que está à frente da empresa de marketing criativo Ubah; e Denize da Rosa Fraga, que é professora do curso de Medicina Veterinária da Unijuí e coordena a startup Suport D Leite, que tem incubado um produto na Incubadora, chamado SuporTest Antibiograma.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.