A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unijuí fez a entrega oficial do Relatório Integral de Autoavaliação Institucional, do ciclo avaliativo 2021-2023, ao reitor da Universidade, professor Dieter Siedenberg, e aos vice-reitores de Graduação, professora Bruna Comparsi; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio; e de Administração, professor Edson Luiz Padoin, com a participação das respectivas equipes de cada pasta.
Segundo a coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, este relatório sistematiza os processos e os resultados da autoavaliação institucional na Unijuí no ciclo de 2021-2023, realizados pelas suas diferentes unidades administrativas, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.
Neste ano, o Relatório foi reestruturado buscando aperfeiçoá-lo cada vez mais como uma ferramenta de gestão e planejamento para a constante qualificação da Universidade.
Nas palavras do reitor, professor Dieter Siedenberg, o conteúdo deste Relatório evidencia o reconhecimento da Unijuí pelo MEC/Capes, pelas comunidades interna e regional, como uma Universidade de qualidade, nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Exemplo disso é a sua forte atuação há 67 anos na Educação Superior, tendo formado em torno de 45 mil profissionais (graduados, pós-graduados, mestres e doutores) com um índice de, em torno, 85% de empregabilidade dos egressos após a formatura.
Cientes da responsabilidade com o desenvolvimento regional, os gestores e a CPA reiteram o seu compromisso no fortalecimento da autoavaliação institucional, ferramenta necessária para o fomento das constantes melhorias exigidas pelos agentes acadêmicos articulados com a avaliação externa.
Para acesso ao Relatório de 2023, clique aqui.
A Unijuí recebeu, nesta quinta-feira, 23 de maio, no campus Santa Rosa, a final do Decola. A atividade, que é promovida pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap), em parceria com a Unijuí e o Sebrae, tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a inovação entre os jovens.
Na edição deste ano, foram reunidos mais de 150 estudantes do 2º Ano do Ensino Médio de Santa Rosa, da rede pública e particular, que estudam nas escolas Instituto Sinodal da Paz, Colégio Concórdia, Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz, Colégio Salesiano Dom Bosco, Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, EEEB Professor Joaquim José Felizardo (Ciep), Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro e Escola Estadual de Ensino Medio Jose Alfredo Nedel, todas de Santa Rosa.
Ao todo, a competição foi realizada em oito módulos, desenvolvidos ao longo de oito semanas nas escolas participantes. Nesse período, os alunos aprenderam sobre temas como inovação, tecnologia e empreendedorismo, que culminou na final desta quinta-feira.
Pela manhã, os estudantes participantes receberam o challenge, onde eles deveriam pensar e desenvolver soluções para problemas da vida real. Nesta edição, o tema escolhido foi baseado nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Cada escola deveria pensar alternativas e apresentá-las à comissão julgadora, que avaliou os trabalhos com base em pré-requisitos como viabilidade técnica, coerência com a realidade, inovação e criatividade, se todos eles utilizaram as ferramentas indicadas para construir a ideia e, por fim, a apresentação.
A apresentação foi feita no formato pitch. Cada escola teve cinco minutos para apresentar seus trabalhos. A banca de jurados foi composta pelo vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, pela procuradora institucional da Unijuí, Cristiane Villa, além do presidente da Acisap, Douglas Marques, e o gestor de Políticas Públicas do Sebrae-RS, Euclides Spies.
A instituição campeã da edição de 2024 do Decola foi o Colégio Salesiano Dom Bosco, que apresentou o Greenovate, uma proposta de empresa que busca desenvolver cisternas ecológicas e fazendas urbanas com foco em promover um ambiente mais sustentável. Os estudantes receberam um troféu, que é itinerante, e medalhas como premiação. Também foram premiados com uma viagem a Porto Alegre, para conhecerem o Instituto Caldeira, a TecnoPUC e o Museu da PUC. A viagem ainda não tem data para ser feita.
Além da competição, o Decola deste ano fica marcado pelo aumento de escolar e estudantes participantes, além de recorde em arrecadação de alimentos. Foram mais de 17 toneladas de alimentos arrecadados, os quais serão destinados a entidades de Santa Rosa e às pessoas atingidas pelas enchentes no Estado. O Colégio Dom Bosco também foi a instituição que mais arrecadou alimentos. Em segundo lugar ficou o Instituto Sinodal da Paz, que também foi premiado com a viagem a Porto Alegre.
O vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, destaca que atividades como essa, onde se valoriza a inovação e o empreendedorismo, são muito importantes, ainda mais na situação em que a população do Estado se encontra.
“Todos saem dessa experiência como vencedores, pela aprendizagem e por buscar todas as soluções que entregaram para nós, que serão muito importantes e que podem ser colocadas em prática no futuro. A Unijuí está à disposição, temos cursos voltados à inovação, então espero que esses alunos deem continuidade, que pensem em inovar, empreender, pois o que saiu da cabeça de cada um aqui pode trazer coisas boas para Santa Rosa, região, e a todos nós”, ressalta.
A coordenadora do campus Santa Rosa, a professora Taciana Enderle, é uma satisfação para a Universidade todas as escolas aceitarem participar do desafio. “Agradeço a todos que puderam vir e participar. A Unijuí está aí, de portas abertas, e espero que possamos trazer mais conhecimento aos nossos estudantes e mostrar a eles que é por meio da educação que podemos mudar o mundo. Acompanhei a competição desde início e a proporção que ela tomou foi algo surpreendente”, comenta.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), em colaboração com a Associação de Artistas Visuais de Ijuí (AAVI) e o Círculo dos Escritores de Ijuí – Letra Fora da Gaveta (CEI-LFG), realizou nesta quarta-feira, 22 de maio, a Noite no Museu, um evento que combinou arte e literatura em um sarau. A atividade permitiu aos visitantes conhecer o trabalho das entidades por meio da Exposição Temporária Arte & Literatura, que este ano teve como tema “Memória, Cidade e Identidade”.
Iselda Sausen Feil, diretora do Madp, deu as boas-vindas aos presentes, destacando a importância das comemorações recentes e a significativa relação entre os grupos, o museu e a temática expositiva. Ela ressaltou como esses eventos contribuem para fortalecer os laços culturais na comunidade.
Rosana Berwanger, representante da AAVI, explicou que a exposição desafiou os artistas a refletirem sobre suas memórias e sensações relacionadas à cidade. "Vocês têm aqui desenhos, pinturas, colagens, montagens, escrituras e fotografias. Acho que é uma diversidade que mostra uma parcela da AAVI conversando com a comunidade," comentou. Ela enfatizou que a exposição oferece um fragmento das memórias e identidades ligadas à cidade de Ijuí.
Representando o presidente do CEI-LFG, Juarez Folletto, Liziane Agostini reforçou a ideia de que todos somos parte do museu por possuirmos memórias e identidades únicas. "Escritores tentaram representar o impacto coletivo de Ijuí, trazendo à tona memórias individuais e significativas," disse Loreni. Ela destacou que o desafio foi provocar as memórias pessoais dos escritores, conectando-as à identidade e à história da cidade.
Ao final da solenidade de abertura, cada artista e escritor teve a oportunidade de falar sobre seu trabalho e suas intervenções na exposição, estabelecendo uma comunicação direta e enriquecedora com o público presente.
Este evento não só destacou a rica diversidade cultural de Ijuí, mas também reforçou a importância de preservar e compartilhar memórias e identidades através da arte e da literatura.
A Exposição Temporária “Arte & Literatura - Memória, Cidade e Identidade” permanece no espaço do Museu até o dia 31 de maio.
O Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o curso de Letras da Unijuí promovem na sexta-feira, 24 de maio, às 19h30, o quarto evento comemorativo ao Dia Mundial da África. A atividade será realizada na Sala 242 A, no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, a partir do tema “Literatura e Cultura em Foco”.
Tendo como objetivo proporcionar uma troca de conhecimentos culturais entre intercambistas e a comunidade acadêmica, o evento marca o Dia da África, comemorado no sábado, dia 25 de maio - data em que, no ano de 1963, foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA) na Etiópia, com a finalidade de defender e emancipar o continente africano.
Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu este dia como o Dia da África ou Dia da Libertação da África. E mesmo havendo a substituição da OUA pela União Africana, em 2002, as celebrações continuaram sendo realizadas.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) abrirá suas portas nesta quarta-feira, dia 22 de maio, para uma noite especial de arte e literatura, a partir da promoção do evento "Noite no Museu: Sarau Artístico Literário". A partir das 19h, os visitantes poderão apreciar a Exposição Temporária Arte & Literatura, cujo tema deste ano é “Memória, Cidade e Identidade”.
O evento é uma parceria entre o Madp, a Associação de Artistas Visuais de Ijuí (AAVI) e o Círculo dos Escritores de Ijuí – Letra Fora da Gaveta (CEI-LFG). Esta colaboração permitirá ao público conhecer o trabalho desenvolvido por essas entidades a partir da experiência cultural e artística, prestigiando intervenções realizadas no espaço pelos grupos.
Encerram-se nesta sexta-feira, 24 de maio, as inscrições para o Módulo 2 do Vestibular EaD da Unijuí. O Vestibular é feito de forma on-line e compreende uma redação dissertativa-argumentativa que deve ser desenvolvida em ambiente on-line específico, cujo tema é divulgado no momento em que a prova é realizada. Os interessados inscritos, se aprovados, garantem desconto de 50% em suas quatro primeiras mensalidades.
Ao todo, são 14 cursos de nível superior com vagas ofertadas, que inclui as formações em Administração, Ciências Contábeis, Educação Física (Bacharelado ou Licenciatura), Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão em Recursos Humanos, História, Letras:Português, Logística, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Os candidatos interessados também podem optar por concorrer a uma vaga a partir do aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ou a partir do uso da nota de redação do Vestibular da Unijuí. Para estas formas de ingresso, as inscrições se estendem até o dia 27 de maio.
O resultado do processo seletivo será divulgado com a relação nominal dos classificados e a respectiva ordem de classificação no site unijui.edu.br/ead, no dia 31 de maio, às 17h. Mais informações sobre inscrições e o edital podem ser obtidas por meio do site do EaD da Unijuí.
Se você deseja submeter um trabalho, ou mesmo participar como ouvinte do Salão do Conhecimento 2024, fique atento: a Unijuí abriu nesta segunda-feira, dia 20 de maio, o prazo para inscrições. Um dos mais tradicionais eventos de divulgação da produção em pesquisa e extensão acontecerá entre os dias 23 e 27 de setembro, no formato híbrido, com atividades on-line e também presenciais nos quatro campi da Instituição.
Assim como nos anos anteriores, o tema do Salão do Conhecimento estará em sintonia com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano é "Biomas do Brasil, diversidade, saberes e tecnologias sociais". Além disso, pelo quarto ano consecutivo, o Salão também tematiza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando que os participantes socializem os resultados de suas pesquisas e trabalhos com foco nos ODS.
Paralelo ao Salão do Conhecimento, acontecem cinco eventos: o XXXII Seminário de Iniciação Científica; XXV Jornada de Extensão; XIV Seminário de Inovação e Tecnologia e a X Mostra de Iniciação Científica Júnior, onde podem ser submetidos resumos expandidos. Acontece, também, a XXIX Jornada de Pesquisa, onde os participantes podem submeter trabalhos completos.
No momento da submissão, o participante deverá indicar a área de conhecimento e também o ODS. Com isso, as sessões de apresentação são organizadas a partir da convergência dos temas, enriquecendo o debate e oportunizando a socialização do conhecimento produzido.
Além das apresentações de trabalhos, o evento contará com palestras e outras atividades organizadas pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu.
Interessados em submeter trabalhos devem acessar a página unijui.edu.br/eventos, onde estão disponíveis as normas gerais de submissão e o link para inscrições. O evento recebe trabalhos até o dia 31 de julho. Vale destacar que os bolsistas - PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI, PROBIC, PIBEX e PET, terão um prazo diferenciado para submissão, entre os dias 1º e 12 de agosto.
Inscrições sem submissão de trabalhos podem ser realizadas, pelo mesmo link, até o dia 24 de setembro.
Na quinta-feira, 9 de abril, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu estudantes do curso de Educação Física da Unijuí, vinculados à disciplina de Introdução à História do Esporte, para o desenvolvimento de uma pesquisa no acervo fotográfico preservado. O objetivo da pesquisa é aprofundar o conhecimento sobre a trajetória da Educação Física no Brasil e na América Latina, abrangendo diferentes períodos históricos, práticas corporais e seu contexto na educação física escolar.
O professor responsável pela disciplina, Paulo Carlan, ressaltou a importância da visita ao Museu e ao seu acervo, e especialmente o contato que os estudantes tiveram com os documentos fotográficos, permitindo visualizar como eram as práticas corporais, esportivas e de lazer do passado. Ele enfatizou que essa compreensão é fundamental para entender como essas práticas influenciam a Educação Física contemporânea.
Nesse sentido, a disciplina tem utilizado a fotografia como ferramenta didática e pedagógica, explorando-a como um artefato e uma linguagem estética para compreender melhor a história e a evolução da Educação Física.
Ainda dá tempo de realizar a sua inscrição para o curso de Análise de Sementes ofertado pela Unijuí em parceria com a Germinar Consultoria. A qualificação, voltada para responsáveis técnicos, professores, analistas e auxiliares de laboratórios, estudantes e demais interessados na área de sementes, é composta por aulas teóricas e práticas onde serão analisadas espécies de soja (Glycine max), feijão (Phaseolus vulgaris), trigo (Triticum aestivum) e aveia preta (Avena strigosa).
As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de maio, neste link. As aulas serão realizadas presencialmente, no campus Ijuí, entre os dias 17 e 21 de junho, nos turnos da manhã e tarde, das 8h30 às 17h30.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
A segunda edição do Campus Experience vem aí! Com o objetivo de promover as práticas esportivas e integrar as diversas faixas etárias, o evento traz música, gastronomia, motocross, expositores de vinil, brinquedos infláveis e muito mais.
O evento, que teve sua primeira edição no ano passado, é promovido pela Rádio Unijuí FM e acontecerá no dia 26 de maio, a partir das 14h30, no Campus da Universidade. Nesta edição, o evento será solidário, em prol aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O Campus Experience receberá doações de água, fraldas infantis e geriátricas, e ração, que poderão ser entregues em formato drive-thru.
Em decorrência das mudanças climáticas, o evento pode ser transferido para o dia 2 de junho. Acompanhe mais informações nas redes sociais @radiounijuifm.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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