Projeto de Extensão Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo inicia oficinas em escolas - Unijuí

O Projeto de Extensão Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo, da Unijuí, composto por professoras e acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, iniciou seu ciclo de atividades em escolas estaduais e privadas de Ensino Médio da região de abrangência dos campi da Universidade.

Na última quinta-feira, 23 de maio, foi realizada a oficina “Empreender para Transformar” junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Padilha, em Ijuí. Segundo a professora do curso de Administração da Unijuí e responsável pela oficina, Fernanda Pasqualini, a atividade foi feita especialmente para os estudantes com o objetivo de desafiar os jovens a pensar em ideias de negócios que tragam algum benefício para a sociedade, utilizando a ferramenta Canvas.

“A partir desta ferramenta os alunos conseguem ter uma rápida noção de tudo que envolve um empreendimento. É uma oficina interessante para estimular o empreendedorismo entre os jovens, fazendo-os pensar com criatividade em oportunidades até então não identificadas”, explicou.

Para a coordenadora do Projeto de Extensão, professora Stela Maris Enderli, o envolvimento do projeto com a comunidade escolar é fundamental. “Nosso método de intervenção acontece por meio da realização de um conjunto de oficinas e palestras, articuladas através de conhecimentos das áreas da Gestão e Comunicação, previamente organizadas, que englobam temáticas distintas, a partir da necessidade de cada  público atendido”, contextualizou.

O cronograma ainda está sendo montado com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O Projeto conta com palestras e oficinas que englobam disciplinas do Ensino Médio Gaúcho, abordando temas ligados ao empreendedorismo, finanças, marketing pessoal e profissional, tecnologias e comunicação.