Unijuí celebra Dia Mundial da África com atividade cultural - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Unijuí promoveu, a partir de iniciativa do Escritório de Relações Internacionais (ERI) em conjunto com o curso de Letras, a quarta edição do evento comemorativo em alusão ao Dia Mundial da África, celebrado no último dia 25 de maio, - data em que, no ano de 1963, foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA) na Etiópia, com a finalidade de defender e emancipar o continente africano.

A festividade ocorreu na sexta-feira, dia 24 de maio, com a participação de intercambistas, estudantes do curso de Letras e convidados da comunidade em geral e teve o objetivo de celebrar a cultura, história e a literatura africana, tendo como proposta proporcionar uma troca de conhecimentos culturais entre intercambistas e a comunidade acadêmica, a partir do tema “Literatura e Cultura em Foco”.

A proposta foi de mostrar a cultura africana, em especial de países de origem de acadêmicos que estão estudando na Unijuí, como Benin, Angola e Senegal, a partir de apresentações culturais, como poemas, música e dança. 

Conforme a assessora do ERI, Vanderléia de Andrade Haiski, a celebração tem significado único, uma vez que ressalta a importância de se realizar um evento que lembre e valorize a cultura africana na Universidade. “São, ao todo, 10 acadêmicos africanos estudando na Universidade. O objetivo desse evento foi de poder compartilhar a cultura deles e fazer com que ela seja conhecida. É um momento onde todos puderam aprender e compartilhar uma cultura tão rica, de países lindos, com toda a Instituição”, ressalta. 

A coordenadora do curso de Letras, professora Taíse Neves Possani, destaca que a atividade é gratificante, pois ela coloca todos os acadêmicos do curso em movimento com outros olhares e percepções. “Essa é uma oportunidade que nos coloca em movimento de encontro, olhares. É uma chance de nos reconhecermos e buscarmos recapitularmos a nossa identidade e mostrar quanto a cultura, história e literatura africana dizem de nós como brasileiros”, relata. 

O vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, se diz muito orgulhoso de ver o tamanho que o evento está se tornando, assim como o número de estudantes intercambistas crescendo. “Sei da luta e da garra, e nos alegra bastante podermos evidenciar essas culturas, pois para a Universidade é relevante e nos alegra muito ter representantes dessas culturas estudando aqui. Parabenizo a todos os nossos intercambistas e aqueles que já passaram pela conquista e desejo uma boa trajetória a todos vocês”, comenta. 

O Dia Mundial da África também contou com a participação da presidente da Casa Afro de Ijuí, e integrante da OAB, Denise Zilch, além da comunidade em geral. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.