Na noite desta sexta-feira, 8 de abril, teve início o Desafio de Inovação Socioambiental, promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec e pela Agência de Inovação Tecnológica - Agit da Unijuí. A maratona acontece até o final da tarde deste sábado, quando serão apresentadas as soluções propostas pelos participantes.
“O Desafio de Inovação busca desenvolver habilidades empreendedoras, incentivando os participantes a pensar em soluções de mercado para os grandes desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e por duas empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento, a 3 Tentos e a Elementar”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.
Conforme adianta a analista da Criatec, Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva, a 3 Tentos lançou o desafio de encontrar soluções para as cinzas que são geradas pela queima das caldeiras da empresa. Já a empresa Elementar busca soluções para o descarte correto de resíduos da construção civil. “Tivemos a inscrição de 35 pessoas, entre acadêmicos, egressos e membros da comunidade, que vão receber mentorias e o apoio da Viggas Co.Lab, cuja participação foi viabilizada pelo Sebrae, patrocinador do desafio”, reforçou Elizandra.
A Viggas Co.Lab é uma empresa do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Rio Grande do Sul, localizada no Vale dos Sinos. Ela atua no apoio a empreendedores, novos negócios, negócios estabelecidos e organizações em geral, que visam o desenvolvimento sustentável. “Nestes dois dias, vamos mobilizar as equipes olhando para a Agenda 2030 e para os dois problemas lançados por empresas locais”, explicou a sócia, cofundadora da Viggas Co.Lab e diretora de Pesquisa e Inovação, doutora Aurélia Mello, lembrando que, para encontrar soluções inovadoras, é necessário se apaixonar pelo problema proposto. “É precisa mergulhar no problema e identificar a oportunidade que está por trás dele. Quanto mais você analisa, mais criativa é a sua solução”, destacou.
Conforme reforçou a professora Giovana Macedo dos Santos, diretora de pessoas da Viggas Co.Lab, pensar nos ODS é não apenas um desafio, mas uma necessidade. “A Agenda 2030 precisa ser cada vez mais trabalhada e a ideia, durante a maratona, é que os participantes possam estar fazendo vinculações com ela".