No dia 30 de abril, a Unijuí dará início ao projeto “Escolas Inteligentes: explorando possibilidades de inovação no processo pedagógico em contexto híbrido”. A iniciativa foi selecionada no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em parceria com o Sebrae/RS, dentro do Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica – PROEdu.
Conforme explica a coordenadora, professora Fabiana Diniz Kurtz da Silva, o projeto consiste em uma pesquisa-ação participativa junto a professores e gestores da Educação Básica da região Noroeste do Estado, com o objetivo duplo de contribuir na busca de aprofundamento teórico e metodológico em torno da relação entre Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em processos educacionais; e de auxiliar na construção coletiva e colaborativa de parâmetros metodológicos inovadores que orientem o ensino em um contexto híbrido, ou seja, com e sem a presença efetiva e presencial do professor.
“A ideia é dar mais sentido ao processo pedagógico de modo integrado às TICs. Dessa forma, o projeto ocorre na forma de um curso de formação continuada junto aos participantes, de forma remota, com encontros síncronos mensais - sempre no último sábado de cada mês, de abril a dezembro deste ano; e com atividades assíncronas - tarefas a serem realizadas pelos participantes de modo flexível, em seu tempo e no local que desejarem”, explica a coordenadora, lembrando que os participantes poderão assistir a vídeos tutoriais elaborados pelos pesquisadores e equipe do projeto, que irão auxiliá-los em seus esforços de uso efetivo de determinados recursos tecnológicos.
“Os vídeos compõem a dimensão instrumental/tecnológica do projeto, e as interações síncronas ou encontros mensais de formação continuada compõem a dimensão conceitual e teórica sobre o processo pedagógico em contexto híbrido, envolvendo conceitos e teorias mundialmente discutidos, como multimodalidade, TPACK, pensamento computacional, gamificação, Inteligência Artificial na educação, dentre outros propostos pelos participantes e que poderão ser integrados ao longo do ano”, completou.
De acordo com a professora Fabiana, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Ijuí, Santa Rosa e Santo Ângelo já foram contatadas e estão auxiliando na divulgação junto às escolas. Além dos encontros, os participantes serão convidados a produzir objetos de aprendizagem - materiais didáticos que envolvam, de alguma forma, os elementos e tecnologias discutidos ao longo dos meses, para no final socializarem no encontro de encerramento. Também serão realizadas entrevistas com docentes e gestores para mapear o olhar sobre o processo. Ao término do projeto, em 2023, será criado um canal no Youtube em que todos os vídeos serão disponibilizados.
O projeto envolverá uma equipe multidisciplinar e interinstitucional composta pelos professores da Unijuí Bárbara Mendonça, de Design; Edson Luiz Padoin, de Ciência da Computação; e Taíse Possani, do curso de Letras; além do professor Denilson Rodrigues da Silva, do curso de Ciência da Computação da URI-Santo Ângelo.
Inscrições e abertura
O primeiro encontro está previsto para dia 30 de abril, das 9h às 11h30, pelo Google Meet. As inscrições estão abertas até a primeira semana de maio, no link https://forms.gle/e9CRYqjt5uWhN8SJ6. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail escolasinteligentes@unijui.edu.br.
“Na manhã do dia 30, faremos a tão esperada e planejada abertura do projeto junto à comunidade escolar. Ações já vêm sendo realizadas desde novembro de 2021. Entre os meses de abril e dezembro de 2022, os participantes serão parceiros da caminhada de formação continuada, materializando um processo de pesquisa-ação em que faremos um movimento muito rico de escuta e troca de experiências, especialmente em um contexto pandêmico que interferiu - e segue interferindo - nos processos de ensino e aprendizagem ao redor do mundo”, explicou a professora Fabiana.
No curso, a ideia é explorar os cenários de limitações e de potencialidades, para que sejam verificadas diferentes e inovadoras perspectivas que auxiliem os estudantes a serem protagonistas em sua formação e atuação no contexto com o qual interagem. Podem se inscrever professores e gestores de escolas públicas e privadas que desejam participar, independentemente de sua área de atuação ou localização geográfica, já que o curso é totalmente a distância.