Estudantes, professores e técnicos administrativos avaliam a infraestrutura da Unijuí - Unijuí

Até o dia 8 de maio, a infraestrutura da Unijuí será avaliada pelos estudantes, professores e técnicos administrativos dos quatro campi: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. A avaliação será realizada por meio do Google Forms e disponibilizada no e-mail de cada segmento.

Esta pesquisa tem o objetivo de coletar as impressões da comunidade acadêmica sobre as condições dos espaços físicos da Universidade, em relação às salas de aula, laboratórios, biblioteca, setores e espaços de convivência e alimentação, dentre outros.

De acordo com Magna Stella Cargnelutti Dalla Rosa, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA, os dados coletados vão gerar relatórios que serão disponibilizados aos gestores e CPA e servirão para contribuir com o planejamento da Instituição. "Essa pesquisa objetiva obter parâmetros para identificar aquilo que está bom e aquilo que precisa melhorar em termos de infraestrutura, buscando auxiliar os gestores na tomada de decisões, com vistas à constante qualificação dos processos acadêmicos e administrativos”, comenta.

O professor Dieter Rugard Siedenberg, vice-reitor de Administração da Unijuí, comenta sobre a importância da participação de toda comunidade acadêmica neste processo avaliativo. “Não há nenhuma dúvida que temos, sim, tanto em Ijuí como nos campi de Panambi, Três Passos e Santa Rosa, espaços extremamente qualificados subsidiando os processos de ensino/aprendizagem. Mas há uma necessidade constante de manutenção e de aprimoramento destes espaços. Então, num contexto de restrições orçamentárias, é fundamental avaliar com responsabilidade e bom senso as reais necessidades de melhorias. Muitas vezes é necessário encontrar um equilíbrio entre o ‘ótimo ideal’ e o ‘necessário suficiente’. Neste sentido, o processo de avaliação da infraestrutura, ora desencadeado pela CPA, se configura como uma boa amostra e subsídio para os desafios que temos pela frente”.

Este processo de avaliação é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio da Vice-Reitoria de Administração (VRA). O período para responder à pesquisa é de 24 de abril a 8 de maio de 2023. Caberá aos gestores e à CPA a análise dos dados institucionais.

A avaliação da infraestrutura acontece a cada dois anos e faz parte do Programa de Avaliação Institucional Unijuí, alinhada às políticas públicas de educação superior e de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

No Portal da Unijuí, na página da CPA, é possível ter acesso ao Relatório de Autoavaliação Institucional da Universidade, enviado ao MEC, a cada dia 31 de março, em que podem ser conferidos os processos e resultados avaliativos de cada ano. Confira no link Relatórios de Autoavaliação Institucional.