Interessados em concorrer às bolsas devem contatar o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí
Encerram-se no dia 25 de julho as inscrições para o programa de bolsas de estudos parciais em New York, nos Estados Unidos, ofertado pela State University of New York em New Paltz e Albany. Podem participar estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, professores, técnicos-administrativos e egressos da Unijuí, que tenham concluído o curso em, no máximo, um ano.
A oportunidade surge por meio de uma parceria entre a Unijuí e a International Business School (IBS), que visa ofertar cursos que aliam formação acadêmica com experiência executiva no exterior, para alunos que buscam desenvolver o idioma inglês com foco em negócios. Para isso, os estudantes receberão uma bolsa de estudos parcial que cobre 70% do investimento do programa escolhido. Os selecionados também terão acesso a preços subsidiados na hospedagem, teste gratuito de proficiência em inglês e outras orientações.
O objetivo do programa é oferecer a oportunidade para os estudantes aprofundarem seus conhecimentos na área de administração e desenvolverem o idioma inglês. Com duração de três semanas, em janeiro ou julho de 2024 ou 2025, os cursos contam com aulas e atividades em período integral, ministradas em inglês, exigindo proficiência de nível a partir do intermediário. Confira os cursos ofertados:
- Business English;
- Strategic Thinking;
- Marketing & Value Management;
- Corporate Financial Management;
- Competitive Project Management;
- Business Sustainability for Leaders.
Além disso, o programa oferece um módulo de inglês para negócios gratuitamente, com dupla certificação. Para os estudantes que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês, há a possibilidade de fazer o Business English.
Interessados devem entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, página do escritório no instagram ou ainda presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.
Realizar uma segunda graduação é uma escolha que abre novas possibilidades. Por meio dessa decisão, o estudante pode ampliar seu conhecimento em uma área complementar ou até mesmo explorar um campo totalmente novo, agregando habilidades e competências adicionais. Se você deseja viver essa experiência, a Unijuí está com inscrições abertas para o Extravestibular que prevê o ingresso de portadores de diploma de curso superior.
O Extravestibular oferece mais de 20 opções de cursos presenciais nos quatro campi da Unijuí - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de agosto, no site www.unijui.edu.br/formas-de-ingresso.
Para além dessa opção, o Extravestibular da Unijuí possibilita também o ingresso por meio de transferência externa de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior; transferência interna de acadêmicos regularmente matriculados que desejam trocar de curso, modalidade ou de campus; reingresso de estudantes que interromperam o curso e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade; e reingresso com transferência interna de acadêmicos que interromperam seus estudos na Unijuí e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento ao Estudante pelo e-mail estude@unijui.edu.br, whatsApp (55) 3332-0200 ou ainda pelos telefones 0800 646 7100 ou (55) 3332-0557.
Representantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict/RS) estiveram no campus da Unijuí Santa Rosa, nesta sexta-feira, 16, para a assinatura dos termos de cooperação com as empresas parceiras do projeto Smart LiveLab. A comitiva da Sict/RS e representantes da Unijuí, também participaram de uma reunião com a Administração Municipal e Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa, para apresentar os avanços do Living Lab.
O Smart LiveLab, ou Living Lab como também é conhecido o espaço, é um projeto da Unijuí, realizado por meio de edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, com apoio da Administração Municipal, e tem como objetivo criar e desenvolver soluções em Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes na região Noroeste e Missões.
O Smart LiveLab está instalado no campus da Unijuí em Santa Rosa, sendo composto por laboratórios de ideação, prototipagem e testes, além de sala de reuniões e central de armazenamento de dados.
A implementação completa do Living Lab tem como prazo final o mês de dezembro de 2023, mas, de acordo com o professor doutor Sandro Sawicki, coordenador do projeto, Santa Rosa já possui 22 torres de telecomunicação e mais de 300 sensores em funcionamento, que estão gerando dados para auxiliar em decisões sobre segurança pública, mobilidade urbana, saúde e meio ambiente, com a pretensão de melhorar a qualidade de vida da comunidade e a economia do município.
O diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict/RS, Diego Moraes, falou sobre o próximo edital de Living Lab que deve ser lançado em até três meses, e destacou o bom andamento do projeto em Santa Rosa. “Está sendo muito bem operacionalizado e implementado o projeto. A implementação do Living Lab em Santa Rosa está sendo bem sucedida, estamos contentes com os primeiros resultados, acreditamos que pode servir como referência para novas implementações que pretendemos realizar em outras cidades. Bons negócios e soluções vão sair daqui”, afirmou Diego.
Participaram da primeira assinatura do termo de colaboração as empresas: Tecnicon Sistemas Gerenciais, Celeyro e Quasat Engenharia. A partir de agora, eles poderão utilizar o espaço montado pela Unijuí para desenvolver seus protótipos e soluções, para problemas da sua área de atuação, clientes e comunidade.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, agradeceu a confiança da Sict/Rs, e o apoio da Administração Municipal e empresas que assinaram o termo de cooperação, e destacou os principais objetivos para o trabalho que será realizado no Smart LiveLab. “Queremos que Santa Rosa se transforme em um polo para a inovação no interior do Estado, trazendo mais empresas, startups e talentos, para que os estudantes se formem e continuem na região, movimentando, assim, a economia”, finalizou.
O Smart LiveLab está focado principalmente nas áreas que se destacam na Macrorregião Noroeste e Missões: agronegócio, eletrometalmecânica, geração de energia e atenção integral à saúde.
Segundo o professor Sandro, as empresas que desejam participar do Living Lab não terão custo algum neste momento. Entretanto, ele frisa que, após o período de implementação, com o auxílio de recursos do Governo do Estado, o que irá mover o laboratório serão as parcerias com empresas que tenham interesse em desenvolver soluções. “A partir de 2024, os colaboradores do Living Lab terão custo apenas com os materiais que desejam utilizar em suas pesquisas”, explicou Sandro.
Empresas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Agência de Inovação e Tecnologia, pelo telefone (55) 3332- 0368 ou e-mail agit@unijui.edu.br.
Aconteceu na Unijuí, campus Três Passos, entre os dias 14 e 16 de junho, a 1ª edição do “No curso certo para o seu futuro”. Foram três dias de workshops gratuitos para estudantes do Ensino Médio, com temáticas pensadas para que os jovens pudessem aprender técnicas para gerenciar os desafios futuros na vida profissional e acadêmica.
O primeiro dia de curso foi realizado na quarta-feira, 14, com a jornalista e coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Cindrowski Mazzola, que abordou o tema comunicação corporal e pessoal com dicas para inserção no mercado de trabalho.
Na quinta-feira, 15, os estudantes participaram de uma conversa importante sobre redação com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, com a professora e coordenadora dos Cursos de Graduação em História, Letras e Pedagogia da Unijuí, Taíse Neves Possani.
O último dia de workshop foi nesta sexta-feira, 16, com o encontro “Viver, aprender, transformar: por que cursar ensino superior?”, ministrado pelo professor do curso de Direito e coordenador do campus Três Passos, André Giovane de Castro.
Segundo o coordenador do campus Três Passos, André Giovane de Castro, o curso foi bem recebido pelos estudantes de Ensino Médio, devido ao número expressivo de inscrições e na participação dos jovens nos três encontros. “Nós temos ciência de que esta é uma fase de transição; logo, enseja dúvidas e demanda escolhas. Por isso, optamos trabalhar com questões relacionadas, contemplando comunicação, redação e Ensino Superior, para contribuir com a formação pessoal e profissional dos estudantes”, explica André.
A Unijuí está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas para projetos de pesquisa, entre iniciação científica e tecnológica, com vigência para 2023/2024. Os estudantes podem manifestar interesse através do formulário forms.gle/M4ydfPRrUPrtgXcD9. A seleção dos acadêmicos será feita pelos professores até 30 de junho. Caso não seja selecionado neste momento, ele permanecerá fazendo parte do banco de interessados para oportunidades em bolsas de projetos que surgirem futuramente.
Serão disponibilizadas 40 bolsas pela Unijuí, sendo 35 para a iniciação científica e cinco para a iniciação tecnológica. Por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão sendo ofertadas 43 bolsas de iniciação científica, 10 de iniciação tecnológica e seis de iniciação científica júnior para o Ensino Médio. A seleção também prevê 15 bolsas de iniciação científica através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
A iniciação científica é o primeiro contato do estudante com a pesquisa acadêmica. Nesta modalidade, os estudantes desenvolvem pesquisas aprofundadas sobre os temas do seu curso. Já a iniciação tecnológica conta com possibilita o envolvimento de estudantes em conhecimentos, práticas e metodologias atrelados ao desenvolvimento do pensar tecnológico.
A lista dos professores contemplados com bolsas para a atuação em projetos de pesquisa pode ser conferida neste link, no item 4 - Iniciação Científica e Tecnológica. Já os projetos de pesquisa podem ser conferidos aqui. Para mais informações acerca dos projetos e para tirar dúvidas sobre o processo de seleção, cada interessado pode contatar diretamente o professor coordenador da linha de pesquisa de interesse, ou então a assessoria da vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão pelo e-mail vrpgpe@unijui.edu.br.
Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de junho, será realizado o III Seminário Regional de Justiça Restaurativa de Ijuí, junto ao Salão de Atos da Unijuí. O evento é uma realização da Universidade, Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Programa Municipal de Justiça Restaurativa de Ijuí, e conta com apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e Ministério Público do RS.
A solenidade de abertura do seminário será realizada às 19h do dia 20, havendo, na sequência, a palestra “Comunicação não violenta: uma jornada da empatia à compaixão”, a cargo de Jeferson Cappellari.
No dia 21, o evento terá início pela manhã, às 8h30, com oficinas. No palco do Salão de Atos será realizada a oficina “Relacionamento saudável e escuta ativa no ambiente escolar”, com Eloisa Argerich e Noemi Huth; no primeiro andar do Centro de Eventos, a atividade acontece a partir do tema “Gestão de Conflitos e Comunicação Não Violenta”, com Cristiane Barasuol e Ester Hauser; no Prédio 15 - sala 03, será realizada a oficina “Diversidade e respeito: círculo de construção de paz como possibilidade de gestão de conflitos na escola”, com Beate Ristow e Marcelo Loeblein dos Santos; e o tema “Conversando sobre Bullying” estará em discussão no prédio 15, sala 06, com as facilitadoras Cristina Ferreira e Elenir Schulz.
Mais quatro oficinas serão realizadas no turno da tarde, a partir das 13h30: no Prédio 15 - sala 03, acontecerá a oficina “Autoestima: essencial para o equilíbrio emocional”, com as facilitadoras Giane Dambros e Patrícia Perondi; no palco do Salão de Atos estará em discussão o tema “Relacionamento saudável e escuta ativa no ambiente escolar”, com Eloisa Argerich e Josi Anne Fagundes; no primeiro andar do Centro de Eventos, ocorrerá a oficina “Gestão de Conflitos e Comunicação Não Violenta”, com Cristiane Barasuol e Ester Hauser; e no prédio 15 - sala 6, a atividade gira em torno do tema “Minha vida, minhas escolhas”, com Liane Bencke e Ângela de Jesus Linck.
Na noite do dia 21, serão realizadas duas palestras: a primeira, às 19h, terá como temática “Círculos de Construção de Paz em Movimento: construindo o coração da esperança”, com Cristiane Holanda. Mais tarde, às 21h, será realizada a palestra “Para além dos círculos: práticas restaurativas como instrumento pedagógico”, a cargo de Carla de Sampaio Grahl.
Interessados podem realizar a inscrição neste link.
PI Marketing e Relação com o Mercado
Teve início nesta terça-feira, 13 de junho, a Mostra de Projetos Integradores (PIs) da Unijuí. Até o mês de julho, estudantes dos quatro campi da Universidade - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, terão a oportunidade de socializar os resultados dos trabalhos que desenvolveram ao longo do semestre.
Os Projetos Integradores são componentes curriculares da Graduação Mais. Os PIs foram implantados no início de 2021, desafiando os acadêmicos a encontrarem soluções para problemas reais, encaminhados pela comunidade.
Desde o início da Graduação Mais, já foram concluídos 591 Projetos Integradores. Neste semestre, estão em andamento 294, nas mais diversas áreas: Gestão, Saúde, Ciência da Computação, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e Design, Medicina Veterinária e Agronomia, Direito e Engenharias.
Nesta semana, na terça-feira, foram apresentadas as propostas dos PIs Psicologia e Saúde e Psicologia do Trabalho e das Organizações, no campus Ijuí, que têm como coordenadora a professora Amanda Sehn. Também foram apresentadas as propostas do PI Marketing e Relação com o Mercado, a cargo do professor Ariosto Sparemberger, no campus Santa Rosa.
Conforme explica a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, neste ano está sendo implementado o 5º módulo da Graduação Mais, com Projetos Integradores sendo realizados em todos os cursos de graduação. “Acredito que estamos num momento de amadurecimento na construção dos PIs, seja por parte dos estudantes, seja por parte dos nossos professores. A comunidade compreendeu a proposta, apresentando problemas reais que são trabalhados pelos nossos acadêmicos, e contamos com a contribuição dos mentores, sendo que muitos são nossos egressos, já atuantes no mercado de trabalho, e que estão auxiliando nossos estudantes na compreensão das situações que são trazidas e na construção da melhor solução”, destacou a vice-reitora.
Para a professora Fabiana Fachinetto, ter essa vivência da vida profissional, desde o início do curso, é sem dúvida um grande ganho para os estudantes e especialmente para comunidade. “Os PIs promovem a curricularização da extensão, propiciando que todos os nossos estudantes conheçam e intervenham na comunidade, indo ao encontro das diretrizes do Ministério da Educação e mostrando o papel da Unijuí na nossa região”, reforçou.
PIs Psicologia e Saúde e Psicologia do Trabalho e das Organizações
Foto de arquivo
Com o objetivo de auxiliar os candidatos inscritos no Vestibular de Inverno e Vestibular Medicina 2º/2022 da Unijuí, a integrante da Comissão de Vestibulares Laura Scheren Dalpiaz e a integrante da Banca de Corretores de Redação da Unijuí e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Luana Rodrigues, explicam aos vestibulandos sobre as principais mudanças nas provas de redação dos vestibulares de inverno e Medicina da Unijuí, além de exemplificarem as expectativas da banca ao corrigir uma redação, além de dar dicas sobre como deve ser a construção de uma redação destaque nos processos seletivos de vestibular.
A partir desta edição, o Vestibular Medicina Unijuí tem delimitação mínima e máxima de linhas. Redações com menos de 10 linhas não serão corrigidas, sendo assim zeradas. O candidato tem como limite 30 linhas para escrever seu texto dissertativo-argumentativo. Além disso, o título também passa a fazer parte dos critérios. “Sempre consideramos o título, mas nunca era citado no edital, agora ele é um critério também de correção, embora não zere se deixar de fazer”, ressalta Laura Scheren Dalpiaz.
As provas de redação do Vestibular de Inverno e do Vestibular de Medicina têm a pontuação máxima de 1000 pontos. A avaliação é dividida nos seguintes critérios e valores: tema 200 pontos; conteúdo 360 pontos; qualidade da abordagem 200 pontos; e uso da linguagem formal 240 pontos.
De acordo com Luana Rodrigues, o candidato precisa lembrar que o texto é dissertativo-argumentativo, sendo assim, deve defender uma tese e um ponto de vista. O primeiro critério avaliado é o tema, através da menção dos termos centrais do assunto norteador da redação na introdução.
Também no aspecto tema, é avaliado o repertório sociocultural, ou seja, o vestibulando precisa ter conhecimento sobre diversos assuntos para que a argumentação seja efetiva e legítima. “Aconselho evitar ao máximo utilizar dados dos textos motivadores, porque pode acabar perdendo pontos ou não pontuar na ideia de autoria e originalidade, além de poder configurar cópia”, enfatiza.
A segunda competência avaliada é a com maior pontuação: o conteúdo. Neste momento da correção é analisado se o candidato conseguiu transcrever suas ideias de forma clara e articulada, e se possui aprofundamento. “O aprofundamento é quando se traz um argumento. Por exemplo, os alunos gostam de dizer que os problemas são causados por negligência governamental. A banca, no momento da correção, quer saber onde essa negligência acontece. É na falta de recursos? É na falta de vagas? É uma demanda muito grande? É preciso exemplificar, materializar o seu argumento, não só trazer aquele repertório solto”, esclarece Luana.
O terceiro critério é a qualidade da abordagem. “Os estudantes costumam gostar e utilizar um modelo pronto, mas é melhor apostar na originalidade para alcançar uma nota acima da média. Neste critério também é analisada a articulação do título com o conteúdo do texto. Muitas vezes surge a dúvida de colocar o título primeiro ou deixar para o fim. Aconselhamos que ele seja colocado por último, assim é mais simples observar qual foi a principal abordagem durante o texto. Sugerimos sempre, um título criativo e que não seja longo”, completa a corretora.
As corretoras ainda ressaltam que no momento da correção é analisado o uso da linguagem formal, e a utilização da ortografia correta, tais como: pronomes, anáfora, sinônimos e tudo o que auxilia no entendimento do texto para que a leitura seja fluida.
A Unijuí segue com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina até domingo, 18 de junho, e para o Vestibular de Inverno até o dia 31 de julho. Mais informações estão disponíveis no site.
Ocorreu nesta terça-feira, 13 de junho, em Porto Alegre, a primeira reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação Básica (Forprofe), órgão pertencente à Secretaria Estadual de Educação que visa discutir políticas públicas em nível estadual e municipal e articular discussões sobre a formação de professores.
Na ocasião, foi realizada a posse dos novos integrantes do Fórum, que é composto por instituições ligadas à educação, entre elas a Unijuí, que está sendo representada pela reitora da Universidade, professora Cátia Maria Nehring e pela professora e coordenadora dos cursos de Língua Portuguesa e Pedagogia Taíse Neves Possani.
O Fórum, que estava desativado desde 2019, foi novamente articulado sob a coordenação da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, com objetivo de retomar as discussões sobre a formação de docentes da Educação Básica. Entre os principais pontos que devem ser trabalhados pelo Forprofe estão o “apagão” dos professores em diferentes áreas, o incentivo aos jovens à docência e a valorização dos professores.
Segundo a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, considerando a história da Universidade - que começou suas atividades a partir da formação de professores, a Unijuí não poderia deixar de estar presente. “Para nós, enquanto instituição formadora e também tendo uma escola de Educação Básica - a EFA, é fundamental que estejamos nos debates públicos, a exemplo do Fórum, tentando colaborar com a história que a instituição tem de formação de professores, mas, principalmente, pensando no futuro”, frisou.
A reitora destaca ainda que é necessário que haja uma mudança na sociedade, na forma de ver o papel do professor. “Para termos novos professores, precisamos ter jovens que considerem isso como uma possível profissão. Dessa forma, é necessário que trabalhemos para isso”, enfatiza.
Após a posse, os trabalhos do grupo devem iniciar em julho. “A partir da recomposição do Fórum, realizaremos agendas mensais. Já temos encontro marcado para julho, onde será feita a revisão do estatuto do Forprofe e o planejamento do ano”, finalizou a reitora.
É cada vez maior o número de pessoas optando por realizar um curso de graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD). De acordo com o Censo da Educação Superior 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), entre 2011 e 2021 o número de ingressantes em cursos superiores de graduação, na modalidade EaD, aumentou 474%.
E são diversos os fatores que têm colaborado para essa procura. Primeiro, a flexibilidade de horários. Na Unijuí, por exemplo, os estudantes podem acompanhar as aulas onde e quando quiserem, encaixando os estudos à sua rotina.
Essa flexibilidade de horários contribui para que os acadêmicos tenham mais autonomia. Eles têm liberdade para organizar uma rotina de estudos de acordo com o seu ritmo de aprendizado. O senso de organização e disciplina acaba estimulado neste processo, ajudando o estudante a desenvolver novas habilidades, que podem ser aplicadas no mercado de trabalho.
A Educação a Distância também torna-se uma alternativa viável àqueles que residem em locais distantes de universidades e que não querem ou não têm como se deslocar, todos os dias, para cursar a graduação na modalidade presencial. A Unijuí, mais uma vez, possui um diferencial neste ponto, contando com polos EaD em diversas cidades do Estado. Os estudantes só precisam ir até as unidades para a realização das provas finais.
Os cursos EaD da Unijuí ainda contam com corpo docente qualificado, plataforma e material didático desenvolvidos especificamente para o Ensino a Distância. A plataforma é interativa e conta com materiais escritos, podcasts, vídeos, atividades planejadas e materiais que remetem a leituras complementares. Para fechar, o diploma EaD tem o mesmo peso que o diploma de um curso presencial.
Para saber mais sobre os cursos ofertados pela Universidade, acesse unijui.edu.br/ead. Até o dia 26 de maio, estão abertas as inscrições para o 2º módulo do ano.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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