Sict/RS visitam instalações do Smart LiveLab desenvolvido pela Unijuí no campus Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Representantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict/RS) estiveram no campus da Unijuí Santa Rosa, nesta sexta-feira, 16, para a assinatura dos termos de cooperação com as empresas parceiras do projeto Smart LiveLab. A comitiva da Sict/RS e representantes da Unijuí, também participaram de uma reunião com a Administração Municipal e Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa, para apresentar os avanços do Living Lab

O Smart LiveLab, ou Living Lab como também é conhecido o espaço, é um projeto da Unijuí, realizado por meio de edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, com apoio da Administração Municipal, e tem como objetivo criar e desenvolver  soluções em Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes na região Noroeste e Missões.

O Smart LiveLab está instalado no campus da Unijuí em Santa Rosa, sendo composto por laboratórios de ideação, prototipagem e testes, além de sala de reuniões e central de armazenamento de dados. 

A implementação completa do Living Lab tem como prazo final o mês de dezembro de 2023, mas, de acordo com o professor doutor Sandro Sawicki, coordenador do projeto, Santa Rosa já possui 22 torres de telecomunicação e mais de 300 sensores em funcionamento, que estão gerando dados para auxiliar em decisões sobre segurança pública, mobilidade urbana, saúde e meio ambiente, com a pretensão de melhorar a qualidade de vida da comunidade e a economia do município. 

O diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict/RS, Diego Moraes, falou sobre o próximo edital de Living Lab que deve ser lançado em até três meses, e destacou o bom andamento do projeto em Santa Rosa. “Está sendo muito bem operacionalizado e implementado o projeto. A implementação do Living Lab em Santa Rosa está sendo bem sucedida, estamos contentes com os primeiros resultados, acreditamos que pode servir como referência para novas implementações que pretendemos realizar em outras cidades. Bons negócios e soluções vão sair daqui”, afirmou Diego. 

Participaram da primeira assinatura do termo de colaboração as empresas: Tecnicon Sistemas Gerenciais, Celeyro e Quasat Engenharia. A partir de agora, eles poderão utilizar o espaço montado pela Unijuí para desenvolver seus protótipos e soluções, para problemas da sua área de atuação, clientes e comunidade. 

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, agradeceu a confiança da Sict/Rs, e o apoio da Administração Municipal e empresas que assinaram o termo de cooperação, e destacou os principais objetivos para o trabalho que será realizado no Smart LiveLab. “Queremos que Santa Rosa se transforme em um polo para a inovação no interior do Estado, trazendo mais empresas, startups e talentos, para que os estudantes se formem e continuem na região, movimentando, assim,  a economia”, finalizou.  

O Smart LiveLab está focado principalmente nas áreas que se destacam na Macrorregião Noroeste e Missões: agronegócio, eletrometalmecânica, geração de energia e atenção integral à saúde. 

Segundo o professor Sandro, as empresas que desejam participar do Living Lab não terão custo algum neste momento. Entretanto, ele frisa que, após o período de implementação, com o auxílio de recursos do Governo do Estado, o que irá mover o laboratório serão as parcerias com empresas que tenham interesse em desenvolver soluções. “A partir de 2024, os colaboradores do Living Lab terão custo apenas com os materiais que desejam utilizar em suas pesquisas”, explicou Sandro. 

Empresas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Agência de Inovação e Tecnologia, pelo telefone (55) 3332- 0368 ou e-mail agit@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.