Unijuí sediará o III Seminário Regional de Justiça Restaurativa de Ijuí - Unijuí

Unijuí sediará o III Seminário Regional de Justiça Restaurativa de Ijuí

Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de junho, será realizado o III Seminário Regional de Justiça Restaurativa de Ijuí, junto ao Salão de Atos da Unijuí. O evento é uma realização da Universidade, Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Programa Municipal de Justiça Restaurativa de Ijuí, e conta com apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e Ministério Público do RS.

A solenidade de abertura do seminário será realizada às 19h do dia 20, havendo, na sequência, a palestra “Comunicação não violenta: uma jornada da empatia à compaixão”, a cargo de Jeferson Cappellari.

No dia 21, o evento terá início pela manhã, às 8h30, com oficinas. No palco do Salão de Atos será realizada a oficina “Relacionamento saudável e escuta ativa no ambiente escolar”, com Eloisa Argerich e Noemi Huth; no primeiro andar do Centro de Eventos, a atividade acontece a partir do tema “Gestão de Conflitos e Comunicação Não Violenta”, com Cristiane Barasuol e Ester Hauser; no Prédio 15 - sala 03, será realizada a oficina “Diversidade e respeito: círculo de construção de paz como possibilidade de gestão de conflitos na escola”, com Beate Ristow e Marcelo Loeblein dos Santos; e o tema “Conversando sobre Bullying” estará em discussão no prédio 15, sala 06, com as facilitadoras Cristina Ferreira e Elenir Schulz.

Mais quatro oficinas serão realizadas no turno da tarde, a partir das 13h30: no Prédio 15 - sala 03, acontecerá a oficina “Autoestima: essencial para o equilíbrio emocional”, com as facilitadoras Giane Dambros e Patrícia Perondi; no palco do Salão de Atos estará em discussão o tema “Relacionamento saudável e escuta ativa no ambiente escolar”, com Eloisa Argerich e Josi Anne Fagundes; no primeiro andar do Centro de Eventos, ocorrerá a oficina “Gestão de Conflitos e Comunicação Não Violenta”, com Cristiane Barasuol e Ester Hauser; e no prédio 15 - sala 6, a atividade gira em torno do tema “Minha vida, minhas escolhas”, com Liane Bencke e  Ângela de Jesus Linck.

Na noite do dia 21, serão realizadas duas palestras: a primeira, às 19h, terá como temática “Círculos de Construção de Paz em Movimento: construindo o coração da esperança”, com Cristiane Holanda. Mais tarde, às 21h, será realizada a palestra “Para além dos círculos: práticas restaurativas como instrumento pedagógico”, a cargo de Carla de Sampaio Grahl.

Interessados podem realizar a inscrição neste link