Na terça-feira, 13, aconteceu o encerramento das atividades do projeto “Três Passos: Conhecendo a Nossa História”, realizado pela Unijuí, por meio da Biblioteca Mario Osorio Marques, e pela Secretaria Municipal de Educação, através da Biblioteca Pública. No terceiro e último encontro proposto pelo projeto, os estudantes visitaram os marcos das vertentes que deram origem ao nome de Três Passos.
A 2ª edição do projeto “Três Passos: Conhecendo a Nossa História” iniciou em abril e contemplou mais de 60 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino. Os estudantes das Escolas Municipais Ildo Meneghetti, 25 de Julho e José de Anchieta, participaram de três encontros para conhecer a história da cidade através de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem.
No primeiro encontro, as crianças visitaram as bibliotecas e conheceram o acervo histórico disponível no local; o segundo encontro contou com a participação do autor e professor de história, Luís Gustavo Graffitti, que conversou com os estudantes sobre Três Passos; no terceiro e último encontro, eles participaram de visita guiada e do encerramento com a pintura de um painel nas bibliotecas.
O coordenador do campus da Unijuí Três Passos, professor André Giovane de Castro, ressalta o compromisso da Universidade com a educação no município. “Os projetos desenvolvidos com estudantes de Ensino Fundamental são importantes porque contribuem com a formação das crianças, oferecem um ambiente diferenciado de conhecimento e permitem o acesso à metodologias múltiplas de ensino-aprendizagem, assim como evidenciam a presença da nossa Universidade junto à comunidade trespassense, além do nosso compromisso com a educação superior, mas também com a educação básica, e a nossa confiança na educação como o principal instrumento para o desenvolvimento da nossa região”, destaca o professor.
Para a professora da Escola Ildo Meneghetti, Mariane Caciamani, o projeto é fundamental para os estudantes desta faixa etária. “Para a turma do 4º ano que está estudando sobre o município é importante, pois eles conseguiram ver o conteúdo estudado em sala de aula, e ainda puderam conversar com o professor Luís Gustavo Graffitti, para conhecer mais sobre a história de Três Passos”, ressaltou.