Ainda dá tempo de você garantir a sua vaga para a Pós-Graduação Lato Sensu em Urgência, Emergência e Trauma da Unijuí. As inscrições foram prorrogadas até o dia 28 de agosto, e podem ser feitas neste link. O curso tem a duração de 360 horas/aula e conta com aulas quinzenais, no campus Ijuí, a partir do dia 15 de setembro.
A especialização tem o objetivo de preparar os profissionais para atuar desde a prevenção até o atendimento e reabilitação de pessoas acometidas por situações de urgência e emergência. Durante o curso, os estudantes serão habilitados a prestarem assistência às vítimas de acidentes e agravos à saúde, que necessitem cuidados em caráter de urgência e emergência, na rede básica de atenção à saúde e na área hospitalar. Além disso, prepara os profissionais da saúde a prestarem assistência, articulada e em equipe, otimizando a resolutividade das ações.
Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Inicia nesta terça-feira, 27 de junho, o prazo para candidatos concorrerem às bolsas de estudo via Programa Universidade para Todos (ProUni). Conforme consta no Edital nº9, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), os candidatos terão até o dia 30 de junho, próxima sexta-feira, para garantir a inscrição. O processo seletivo referente ao segundo semestre de 2023 será efetuado em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do ProUni, no site acessounico.mec.gov.br/prouni.
A Unijuí disponibilizará, por meio do ProUni, 66 bolsas de estudos integrais, de 100%, entre seus quatro campi, nos cursos das modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD). No campus Ijuí há 35 bolsas para os cursos presenciais de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Direito, Enfermagem, Engenharia de Software, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Psicologia.
No campus Ijuí, há também oito bolsas para os cursos EaD de Administração, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Gestão de Pequenas e Micro Empresas e Gestão de Recursos Humanos.
No campus Santa Rosa, estão disponíveis cinco bolsas para os cursos presenciais de Ciência da Computação, Educação Física (Bacharelado) e Psicologia. Também há oito bolsas para os cursos EaD de Administração, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Gestão Comercial, Gestão de Qualidade e Gestão de Recursos Humanos.
Já no campus Panambi, há três bolsas para o curso presencial de Engenharia Mecânica e três bolsas para os cursos EaD de Administração e Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).
O campus Três Passos conta com três bolsas de estudo, sendo duas para o curso presencial de Direito e uma para o curso EaD de Administração. E finalizando, o polo EaD de Horizontina conta com uma bolsa para o curso de Administração.
Como participar
Pode se inscrever no processo seletivo do ProUni o candidato que tenha participado da edição de 2021 ou de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem e nota acima de zero na prova de redação. Além disso, o candidato não pode ter participado como treineiro destas edições.
No momento da inscrição o estudante deve efetuar o seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br - meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o primeiro acesso nessa plataforma. Ou inserir o CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br.
No caso da Unijuí, onde são ofertadas bolsas de estudos integrais, a renda per capita do candidato não poderá exceder 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 1.980,00.
A primeira chamada será divulgada no dia 4 de julho de 2023 e a comprovação da documentação será entre os dias 4 e 14 de julho. Já a segunda chamada será no dia 24 de julho e a comprovação da documentação de 24 de julho a 3 de agosto.
O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino ao qual foi pré-selecionado.
O candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição. Os documentos necessários podem ser acessados na página da Unijuí, sendo os mais importantes o documento de conclusão do Ensino Médio, comprovantes de renda e documentos de identificação.
Lista de espera
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestar interesse na lista será nos dias 14 e 15 de agosto. A entrega da documentação ocorrerá de 21 a 28 de agosto.
Informações complementares sobre o processo seletivo podem ser obtidas junto à
Central de Atendimento ao Estudante (CAE) da Unijuí, pelo fone 55.3332.0444, ou ainda no site do Prouni.
Teve sequência nesta semana a apresentação de trabalhos da Mostra de Projetos Integradores (PIs) da Unijuí, nos quatro campi da Universidade. Implantados em 2021, os Projetos integradores são componentes curriculares que tem como objetivo desafiar os estudantes a encontrarem soluções para problemas reais encaminhados pela comunidade, oportunizando que eles tenham experiências profissionais durante a graduação.
Na terça-feira, 20 de junho, no campus Ijuí, foram apresentadas as propostas dos PIs de Projetos de Engenharia, que tem como coordenadoras as professoras Lia Sala e Daiana Boherer; Psicologia e Saúde, com a professora Amanda Sehn; Processo Saúde e Doença, com as professoras Cristiane Girotto Reips e Cátia Dezordi; e Sistema Solo-Planta-Atmosfera, sob a coordenação da professora Gerusa Conceição. No campus Santa Rosa, ocorreu a apresentação dos projetos de Estado, Sociedade e Constituição, com o professor André de Castro e A Psicologia na Sociedade Contemporânea, com a professora Simoni Antunes.
Quarta-feira, 21 de junho, no campus Santa Rosa, foi a vez dos PIs de Fundamentos da Contabilidade: teoria e prática, coordenado pelo professor André Hoffmann; Modelagem Matemática Aplicada, com a professora Márcia Binelo; e Ciência de Dados e Analytics, com o professor Gerson Battisti; e no campus Ijuí, Psicologia do trabalho nas organizações, com a professora Amanda Sehn.
Fechando a programação da semana, na quinta-feira, 22 de junho, o campus Panambi contou com a apresentação dos PIs de Marketing e Relação com o Mercado, a cargo do professor Luciano Zamberlan; em Santa Rosa, Psicologia do Trabalho e das Organizações, com o professor Gustavo Brun; e em Ijuí, os projetos de Avaliação, Diagnóstico e Recursos Terapêuticos em Fisioterapia, com a professora Daniela Zeni; Processo Saúde e Doença, com a professora Cristiane Girotto Reips; e Sistema de Criação, com os professores Denize Fraga e Emerson André Pereira.
Para o acadêmico do 1º semestre do curso de Direito do campus Santa Rosa, Diogo Teixeira da Silva, participar do Projeto Integrador foi uma experiência inovadora. “Por meio do PI, consegui levar os conhecimentos obtidos em sala de aula para a comunidade, mostrando às pessoas os benefícios do exercício da cidadania”, disse.
Stéfani Arnold Camargo, é acadêmica do 3º semestre do curso de Engenharia Química do campus Ijuí. Para ela, esse componente curricular é um diferencial para a sua formação. “Tive a oportunidade de participar pela primeira vez do PI. Acredito que ele proporciona uma grande integração entre as áreas do conhecimento ao trabalharmos com todas as engenharias, proporcionando experiências diferenciadas. Além disso, acho super interessante também termos essa vivência na Universidade pela questão profissional”, destacou.
As apresentações seguem até o mês de julho onde no total devem ser apresentados 294 trabalhos.
Com o objetivo de fortalecer a parceria e estabelecer ações de cooperação e internacionalização, a Unijuí recebeu nesta quinta-feira, dia 22 de junho, a visita do reitor da Universidad Católica de Santa Fe (UCSF), Eugenio Martín de Palma; do secretário de Ciência, Técnica e Extensão, Max Grether; e do diretor do campus Santos Mártires da UCSF, localizado em Posadas, Juan Manuel Diaz.
A comitiva foi recepcionada pela reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; e pelo professor dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Daniel Cenci.
No turno da manhã, a reitoria da Unijuí apresentou a Universidade e à tarde, eles puderam conhecer a estrutura dos cursos de graduação e pós-graduação da Unijuí, a exemplo dos Complexos de Saúde e do Espaço Mais Inovação Unijuí.
O reitor da Universidad Católica de Santa Fe, Eugenio Martín de Palma, disse que a equipe ficou bastante surpresa com o desenvolvimento da Unijuí. Gostamos do perfil da Universidade, sua concepção de humanismo e por ser uma instituição que pensa na comunidade. Também ficamos gratamente surpresos com o desenvolvimento acadêmico e a estrutura dos Complexos de Saúde e do campus em geral. É um interessante caminho para o intercâmbio de estudantes e docentes tanto dos cursos de graduação e pós-graduação”, avaliou.
Segundo a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a intenção é ampliar as possibilidades de intercâmbio. “A Universidad de Santa Fé possui cinco núcleos de atuação, sendo bem próximos aqui do Rio Grande do Sul, o que representa uma grande possibilidade para os nossos estudantes da graduação e pós-graduação realizarem intercâmbio, a partir de diferentes áreas do conhecimento. Saímos bastante otimistas da reunião e com o planejamento de realizarmos uma visita à Universidade, e aproximar, efetivamente, nossos cursos Stricto Sensu em Direito e de Educação nas Ciências. Além disso, há a possibilidade de estabelecermos no próximo ano uma parceria para os cursos de graduação”, frisou.
Júlia, Sirlei e Juliana
Três doutoras formadas pela Unijuí nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Educação nas Ciências e Desenvolvimento Regional, foram indicadas e estão concorrendo ao Prêmio Capes de Tese 2023. A seleção, que terá seu resultado preliminar divulgado no mês de agosto, vai reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em 2022, uma em cada área do conhecimento reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Até 49 trabalhos serão escolhidos na primeira etapa da seleção. Desses, três receberão o Grande Prêmio Capes de Tese relacionado a cada grande área: Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.
Júlia Monfardini Menuci foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí por sua tese “Trabalhos reprodutivos e de cuidado: mudanças e permanências na invisibilização e precarização das vidas de mulheres migrantes em Ijuí/RS e as violações de direitos humanos”. A pesquisa, orientada pelo professor doutor Ivo dos Santos Canabarro e coorientada pela professora doutora Jóice Graciele Nielsson, objetivou pesquisar sobre as migrações em Ijuí, em razão de o município contar com diversas etnias em sua composição, analisando dois grupos: mulheres que migraram para Ijuí no século XX e no século XXI.
“Foram investigados os trabalhos que as mulheres imigrantes realizam, sejam eles remunerados ou não, a exemplo dos trabalhos domésticos desenvolvidos dentro das residências. Os resultados da pesquisa foram obtidos através de entrevistas com mulheres pertencentes aos dois grupos”, destacou a doutora, explicando que o primeiro grupo era de mulheres europeias e o segundo grupo de venezuelanas. “Um obstáculo da pesquisa foi que as mulheres que migraram para Ijuí no século XX eram idosas já, e algumas já tinham falecido. Então, para investigar as histórias destas imigrantes, para complementar o grupo de análise, contamos com o apoio do Museu da cidade, buscando a história de três mulheres de famílias conhecidas em Ijuí: Alberta Glitz, Clotilde Beck e Julia Löw”, completou.
Indicada pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen pesquisou acerca da “Gestão Humanizada e Desempenho Sustentável: estudo de caso na cooperativa Sicredi das Culturas RS/MG”. O objetivo principal da tese, orientada pelo professor doutor Daniel Knebel Baggio e coorientada pelo professor doutor Luis Felipe Dias Lopes, foi compreender como a gestão humanizada contribui para o desempenho sustentável do cooperativismo de crédito.
“Como resultados, evidenciou-se que a gestão humanizada não apenas contribui para o desempenho sustentável da cooperativa analisada, de seu entorno e do cooperativismo de crédito, como contribui e impacta significativamente e positivamente, alcançando todos os seus stakeholders e contextos. É neste âmbito integral e sistêmico que a gestão humanizada se configura. Como estratégia de resultado e desempenho organizacional, e como artefato genuíno e de sustentabilidade, potencializando recursos e identidades organizacionais, alcançando a sociedade e visando o bem comum e um sentido maior a todos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional”, explicou.
Com o tema “A educação, a formação humana e as tecnologias digitais: um diálogo necessário”, Sirlei Rigodanzo foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências. Sua tese, orientada pelo professor doutor José Pedro Boufleuer, teve o objetivo de investigar como as tecnologias digitais operam e como elas invadem o universo da subjetividade do humano, em especial a formação das crianças da nova geração, além de buscar compreender como a escola se posiciona nesse sentido. “Como resultado, a pesquisa traz a necessidade da inclusão da Educação Tecnológica nos cursos de formação de professores e a importância do diálogo sobre temas que envolvem as tecnologias digitais no universo da escola”, disse.
Expectativa
Embora o resultado preliminar seja divulgado em agosto, somente em novembro serão divulgados os vencedores do Prêmio Capes de Teses, e somente em dezembro ocorrerá a premiação. Até lá, a expectativa é grande por parte das indicadas.
Júlia diz que se sente lisonjeada pela indicação porque sabe da qualidade dos trabalhos que são produzidos na Unijuí. “Os resultados preliminares serão divulgados em breve e, para ser sincera, já me sinto reconhecida só pelo trabalho ter sido indicado. Se eu ganhar, será de fato uma grande felicidade. Mas, só por ter confeccionado esse trabalho, com o auxílio dos meus orientadores queridos, já me sinto uma vencedora”, destacou.
Quem também está feliz pelo reconhecimento é Juliana, que recorda que a tese é fruto de quatro estudos realizados, com uma abordagem de multimétodos. “Essa tese foi resultado de quatro anos e meio de pesquisa, contando com a colaboração de muitas mãos. E sob diversos aspectos, ela é considerada pioneira. Foi a primeira tese a realizar um estudo bibliométrico sobre gestão humanizada, permitindo investigar as principais abordagens teórico-científicas estudadas até então neste campo. Foi também a primeira tese a analisar a atuação integral e sistêmica da gestão humanizada, considerando indicadores de desempenho específicos do cooperativismo de crédito, desenvolvendo, ainda, o primeiro instrumento quantitativo para medir a gestão humanizada e o desempenho sustentável no cenário analisado”, reforçou Juliana, destacando estar realizada pela oportunidade de poder representar o PPGDR no prêmio.
A doutora em Educação nas Ciências, Sirlei destaca que já é um prêmio perceber que, ao final, a pesquisa desenvolvida tem o potencial de gerar a diferença na educação das novas gerações que surfam no tsunami da web. “Receber a indicação para concorrer pela banca de defesa, banca essa de uma potência intelectual incalculável, é um misto de alegria e de entendimento de que o trabalho continua. Ele não se encerra com a defesa final. Sem dúvida nenhuma, a indicação gera potência e relevância para diálogos acerca do futuro da educação em um mundo volátil, artificial e incompreensível. A expectativa com a indicação é ter a possibilidade de levar ao mundo os temas urgentes e potentes sobre a educação contemporânea que estão sendo dialogados no PPGEC da Unijuí”, finalizou.
Premiação
Além do reconhecimento o Prêmio Capes de Tese 2023 terá uma grande premiação. Serão concedidas passagem aérea e diária para o autor e orientador da tese premiada, para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá em Brasília – DF; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; prêmio ao orientador no valor de R$ 3 mil; e bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional, por até 12 meses para o autor da tese.
Entidades parceiras também concederão prêmios: a Fundação Carlos Chagas, cobrindo as áreas de Educação e de Ensino, concederá prêmio para o autor da tese vencedora no valor de R$ 25 mil em cada uma das duas áreas, e quatro prêmios na categoria Menção Honrosa no valor de R$ 10 mil cada. Já a Dimensions Sciences entregará um prêmio para a autora de tese da área de Biotecnologia, cujo trabalho tenha relação com a temática de inovação e SEI/CAPES no valor de 2 mil dólares americanos.
O Grande Prêmio Capes de Tese engloba certificado de premiação e troféu para o autor; certificação de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador e ao Programa; prêmio ao orientador para participação em congresso nacional, no valor de R$ 9 mil; e bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional por até 12 meses para o autor da tese.
Novas tendências surgem em cada área a todo momento. Nas áreas responsáveis pelos controles financeiros ou por administrar empresas essas mudanças tendem a ser mais dinâmicas e emergentes. Dessa forma, novos caminhos dentro da profissão são abertos, permitindo a introdução de novos profissionais a todo instante.
Presente cada vez mais na gestão de empresas pequenas e médias, a análise de dados é um componente essencial para as estratégias de Marketing. Ferramentas que auxiliam em estratégias para saber onde está o público potencial do negócio é fundamental, principalmente no ambiente virtual. Colaboradores que auxiliam nas tomadas de decisões a partir da análise desses dados tem um alto índice de inserção dentro das empresas e essa é uma nova oportunidade de carreira que surge para a área.
A inteligência artificial é outra ferramenta que está cada vez mais presente dentro das corporações. As próprias ferramentas que utilizam algoritmos para gerar resultados produzem uma série de dados que podem ser utilizados pelos gestores, tais como o Chat GPT. Isso não significa que as pessoas serão substituídas pelas máquinas, mas que os profissionais que souberem fazer o melhor uso das ferramentas disponíveis terão mais espaço de crescimento no mercado de trabalho.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Em comemoração aos seus 22 anos, a Unijuí FM promoverá uma programação especial dedicada ao rock. Com o mote “O tempo não para”, a rádio universitária promoverá no dia 13 de julho, às 20h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, o show Tributo ao Cazuza, com Marcos Delfino e banda, cantando os clássicos do artista, como forma de homenagear um dos maiores compositores da música brasileira.
Os ingressos para o show já estão disponíveis para venda com valores a partir de R$40,00. A compra pode ser feita de forma online na plataforma Sympla, neste link, ou de forma presencial nos caixas da Unijuí, no Sindicato dos Professores do Ensino Privado de Ijuí (Sinpro Noroeste), Literatus Xôk’s e Pano Leve. A Unijuí FM disponibilizará ainda um lote especial com diversos benefícios que será divulgado em breve.
A programação de aniversário da rádio Unijuí FM conta com o apoio do Sinpro Noroeste e Pega e Vaza Burger.
Aconteceu na noite desta terça-feira, 20 de junho, a abertura do III Seminário Regional de Justiça Restaurativa de Ijuí, junto ao Salão de Atos da Unijuí. O evento, que segue nesta quarta-feira, é uma realização da Universidade, Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Programa Municipal de Justiça Restaurativa de Ijuí, e conta com apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e Ministério Público do RS.
Antes da palestra da noite, foi realizada a solenidade de abertura, que contou com a presença da coordenadora do Programa Municipal de Justiça Restaurativa, Josiane Fagundes; da juíza de Direito, Maria Luiza Pollo Gaspary; da vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; e do secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza, que no evento esteve representando o prefeito, Andrei Cossetin.
A coordenadora Josiane Fagundes destacou que a Justiça Restaurativa já é uma realidade no município, sendo, inclusive, uma política pública, instituída por meio da Lei Municipal nº 6.887 de 27 de dezembro de 2019, que tem como objetivo tornar a comunidade, e principalmente as escolas, restaurativas. “Algo que acontecerá por meio de uma mudança cultural e social. Com a Justiça Restaurativa, buscamos implementar a cultura da paz nas relações sociais, transformando a sociedade por meio do uso de práticas restaurativas”, destacou, lembrando que o conselho de gestão do Programa Municipal conta com diversas instituições, a exemplo da Unijuí.
Juíza de Direito, Maria Luiza Pollo Gaspary reforçou que não há lugar mais democrático que o ambiente escolar, nem mais propício para mudanças. “A escola é um espelho da sociedade em que vivemos, e os desafios, as demandas que surgem da convivência não diferem daqueles encontrados fora da escola. Por isso, precisamos pensar em formas de prevenir, de ressignificar os conflitos, e a Justiça Restaurativa tem um importante papel nesse enfrentamento”, comentou.
A vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrou que as discussões acerca da Justiça Restaurativa nasceram na Unijuí, por volta do ano de 2013, quando o primeiro curso voltado à temática foi ofertado. “A Justiça Restaurativa começou a ser trabalhada a partir de um projeto de extensão realizado nas escolas, onde percebemos a dificuldade de diálogo entre estudantes e entre alunos e professores. Foi então que começamos a buscar parcerias para fortalecer essa alternativa à resolução de conflitos. Felizmente, vemos que Justiça Restaurativa ganhou uma grande dimensão no Município, se transformando numa política pública que necessita de momentos de formação, como este seminário, para que possa ser praticada”, afirmou.
Para fechar, o secretário Cláudio de Souza falou sobre os desafios da implementação da Justiça Restaurativa. Falou da necessidade de a comunidade querer esse projeto, essa mudança nas relações, e da necessidade de se estabelecer parcerias para que haja avanços. “É importante também falarmos da importância da Justiça Restaurativa para a educação, especialmente no pós-pandemia. Nós reencontramos o ambiente escolar com situações adversas e, num primeiro momento, focamos em fortalecer a aprendizagem. No entanto, de nada adianta a aprendizagem se não pensarmos num ambiente propício para ela. E a Justiça Restaurativa, neste sentido, tem um papel fundamental ao oferecer espaços diferenciados, dentro das escolas, através de práticas restaurativas, de círculos de paz, para a resolução de conflitos”, completou.
A palestra, realizada na sequência, teve como tema a “Comunicação não violenta: uma jornada da empatia à compaixão” e foi ministrada pelo escritor e facilitador Jeferson Cappellari.
Hoje, o evento teve início pela manhã, com oficinas, que tiveram sequência à tarde. Durante a noite, serão realizadas duas palestras: a primeira, às 19h, terá como temática “Círculos de Construção de Paz em Movimento: construindo o coração da esperança”, com Cristiane Holanda. Mais tarde, às 21h, será realizada a palestra “Para além dos círculos: práticas restaurativas como instrumento pedagógico”, a cargo de Carla de Sampaio Grahl.
Encerra-se nesta sexta-feira, dia 23 de junho, o prazo para estudantes dos cursos presenciais da Unijuí realizarem a sua rematrícula, sem taxa. O processo iniciou no dia 15 de junho e ocorre em etapa única.
Para realizar a rematrícula, é necessário acessar o Portal do Estudante e a aba Matrículas e Ajustes. O preenchimento das vagas será por ordem de solicitação. Ou seja, assim que finalizada a solicitação, a matrícula será processada.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), pelo telefone 3332-0444, WhatsApp 9 9102 8336 ou pelo e-mail atendimento@unijui.edu.br.
De 7 a 11 de agosto, a Unijuí ofertará a oitava edição do curso de Atualização de Examinador de Trânsito, de forma online. A qualificação é direcionada a instrutores de trânsito, diretores e examinadores que concluíram a formação há cinco anos ou mais, sendo um critério para a renovação do credenciamento do profissional junto ao órgão de trânsito.
Com inscrições abertas até o dia 30 de julho, o curso visa qualificar e aperfeiçoar profissionais já habilitados, proporcionando troca de experiências e atualização de conteúdos. A qualificação vai atualizar os examinadores de trânsito de acordo com as exigências dos cursos previstos nas Resoluções do Contran 410/12, 358/10 e 425/12, através de uma abordagem multidisciplinar.
O curso apresenta um espaço de formação de caráter técnico e reflexivo, articulando os temas do papel do examinador no processo de habilitação, assim como os fundamentos do processo de avaliação. Ele oportuniza aos profissionais examinadores a qualificação de excelência em avaliação, adequando princípios éticos, normas, métodos, técnicas e competências no exercício profissional.
Um dos principais objetivos do curso é qualificar recursos humanos para atuação como examinadores de trânsito. Para isso, são aprimoradas as aptidões intelectuais e o desenvolvimento da personalidade, indispensáveis àqueles que se dedicam à formação do condutor de veículo automotor, com condições de avaliar o desempenho prático dos futuros candidatos à Carteira Nacional de Habilitação.
Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada. Mais informações podem ser obtidas na página do curso, pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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