Mostra de Projetos Integradores: estudantes apresentam soluções aos demandantes - Unijuí

Mostra de Projetos Integradores: estudantes apresentam soluções aos demandantes

Teve sequência nesta semana a apresentação de trabalhos da Mostra de Projetos Integradores (PIs) da Unijuí, nos quatro campi da Universidade. Implantados em 2021, os Projetos integradores são componentes curriculares que tem como objetivo desafiar os estudantes a encontrarem soluções para problemas reais encaminhados pela comunidade, oportunizando que eles tenham experiências profissionais durante a graduação.

Na terça-feira, 20 de junho, no campus Ijuí, foram apresentadas as propostas dos PIs de Projetos de Engenharia, que tem como coordenadoras as professoras Lia Sala e Daiana Boherer; Psicologia e Saúde, com a professora Amanda Sehn; Processo Saúde e Doença, com as professoras Cristiane Girotto Reips e Cátia Dezordi; e Sistema Solo-Planta-Atmosfera, sob a coordenação da professora Gerusa Conceição. No campus Santa Rosa, ocorreu a apresentação dos projetos de Estado, Sociedade e Constituição, com o professor André de Castro e A Psicologia na Sociedade Contemporânea, com a professora Simoni Antunes.

Quarta-feira, 21 de junho, no campus Santa Rosa, foi a vez dos PIs de Fundamentos da Contabilidade: teoria e prática, coordenado pelo professor André Hoffmann; Modelagem Matemática Aplicada, com a professora Márcia Binelo; e Ciência de Dados e Analytics, com o professor Gerson Battisti; e no campus Ijuí, Psicologia do trabalho nas organizações, com a professora Amanda Sehn.

Fechando a programação da semana, na quinta-feira, 22 de junho, o campus Panambi contou com a apresentação dos PIs de Marketing e Relação com o Mercado, a cargo do professor Luciano Zamberlan; em Santa Rosa, Psicologia do Trabalho e das Organizações, com o professor Gustavo Brun; e em Ijuí, os projetos de Avaliação, Diagnóstico e Recursos Terapêuticos em Fisioterapia, com a professora Daniela Zeni; Processo Saúde e Doença, com a professora Cristiane Girotto Reips; e Sistema de Criação, com os professores Denize Fraga e Emerson André Pereira.

Para o  acadêmico do 1º semestre do curso de Direito do campus Santa Rosa, Diogo Teixeira da Silva, participar do Projeto Integrador foi uma experiência inovadora. “Por meio do PI, consegui levar os conhecimentos obtidos em sala de aula para a comunidade, mostrando às pessoas os benefícios do exercício da cidadania”, disse.

Stéfani Arnold Camargo, é acadêmica do 3º semestre do curso de Engenharia Química do campus Ijuí. Para ela, esse componente curricular é um diferencial para a sua formação. “Tive a oportunidade de participar pela primeira vez do PI. Acredito que ele proporciona uma grande integração entre as áreas do conhecimento ao trabalharmos com todas as engenharias, proporcionando experiências diferenciadas. Além disso, acho super interessante também termos essa vivência na Universidade pela questão profissional”, destacou.

As apresentações seguem até o mês de julho onde no total devem ser apresentados 294 trabalhos.