A Unijuí recebeu nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de julho, a visita técnica de uma comitiva da Universidad Nacional de Misiones (Unam), da Argentina, com o objetivo estreitar as relações de cooperação entre ambas as universidades. Desde 2018, a Unijuí possui um acordo de cooperação acadêmica com a Unam que possibilita que estudantes, professores e técnicos administrativos realizem intercâmbio para a realização de atividades de ensino, pesquisa, administração universitária e capacitação de recursos humanos.
A comitiva foi composta por 16 representantes, de diversas áreas do conhecimento, incluindo o vice-reitor Sergio Edgardo Katogui. Na quinta-feira, 6 de julho, eles foram recepcionados no Centro de Eventos pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que realizou uma apresentação sobre a estrutura da Fidene/Unijuí. Também estiveram presentes professores dos cursos de graduação e pós-graduação e o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí.
Na sequência, a comitiva conheceu o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir); a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec); o Espaço + Inovação Unijuí e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional e o Grupo de Automação e Controle (Gaic).
Já nesta sexta-feira, dia 7 de julho, o grupo esteve visitando o Hospital Veterinário; o Unijuí Saúde - complexo 2; o Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab); a Biblioteca Mario Osorio Marques; os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, em Educação nas Ciências e em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade; e o ERI.
Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a visita reforça o compromisso da Unijuí com a internacionalização de suas atividades, em especial, com instituições da região transfronteiriça. “A Universidad Nacional de Misiones é uma universidade importante para a região e abre a oportunidade para o intercâmbio e fortalecimento da pesquisa, extensão e ensino”, disse.
Os dias 04 e 05 de julho foram marcados por um programa de formação preparado para os novos coordenadores de curso da Unijuí, que assumiram suas funções oficialmente no dia 03 deste mesmo mês. As atividades, denominadas “Imersão dos coordenadores de curso: a coordenação e a gestão universitária”, foram realizadas em ambiente externo à Universidade,
Abrindo a programação, o professor doutor José Sausen realizou uma sensibilização sobre governança a partir da abordagem “O processo decisório na Universidade e os desafios dos coordenadores de curso”. Ele explicou a organização burocrática funcional e racional do processo de governança em uma Universidade, acrescentando que “há três tipos de desafios para os coordenadores. Os desafios pedagógicos, que envolvem: Assegurar a execução qualificada do PPC e sua permanente adequação; Zelar para que no fazer das atividades acadêmicas ligadas ao curso o princípio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão; Construir canais permanentes de diálogo entre professores, estudantes e a comunidade externa. Os desafios administrativos, que envolvem: Compreender a dinâmica do processo decisório da Universidade e ter capacidade de conviver com as contradições que são inerentes a esse tipo de organização; Utilizar o planejamento do curso como um instrumento de gestão; Assumir a função de coordenação com profissionalismo, responsabilidade, comprometimento e sensibilidade. E os desafios estratégicos, que envolve: Garantir a sobrevivência do Curso; Fazer do Curso uma resposta resolutiva à sociedade e/ou ao mercado de trabalho; Desenvolver a consciência junto ao grupo de trabalho que o curso é uma parte de um Projeto Institucional, em que a Universidade não é apenas a soma do conjunto dos cursos existentes, mas o resultado das relações e contribuições das partes”.
Ainda pela manhã, a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, realizou uma apresentação da atual estrutura da Universidade, apresentando aos novos coordenadores o Estatuto e Regimento da instituição e como as ações dos coordenadores estão intrinsecamente ligadas a esse processo de desenvolvimento e continuidade da Universidade. À tarde foi realizada uma sensibilização com as profissionais Leonice Parnoff e Patrícia Sala sobre “Coordenação de curso: identidade e protagonismo na função”.
A quarta-feira foi marcada pela apresentação dos setores com maior envolvimento com os coordenadores durante a gestão, tais como a Central de Atendimento ao Funcionário, Coordenadoria de Gestão Acadêmica, Central de Atendimento ao Estudante, além de uma apresentação da estrutura orçamentária dos cursos realizada pelas assessoras da vice-reitora de Administração. Na parte da tarde, a Assessoria de Marketing e Núcleo de Captação e Prospecção Estudantil conversaram com os coordenadores sobre as estratégias vigentes e os processos seletivos nos quais eles se envolvem.
Para encerrar a imersão, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, realizou uma breve apresentação das articulações entre a vice-reitoria e os coordenadores de curso, deixando uma missão para ser pensada e produzida por eles para os próximos encontros da Câmara de Graduação, da qual todos fazem parte. “Quero que todos vocês olhem para os planos de ação que produziram para suas gestões de coordenação e, a partir de tudo que falamos aqui hoje, possam fazer o exercício de readequação dos processos, pensando de maneira prática, o que de fato é possível implementarmos, como faremos isso e com quem vamos contar e o tempo que vai levar para colocarmos em prática”, explicou.
A vice-reitora encerrou a programação agradecendo a participação e empenho de todos nos dias de formação, destacando a importância de momentos como esses para oxigenar os cursos e a própria instituição.
Na manhã desta quinta-feira, 6 de julho, aconteceu, na Praça da Bandeira, a abertura da 18ª Feira do Livro de Santa Rosa, que tem como tema “Transformando Vidas”. O evento segue até a próxima terça-feira, dia 11, a partir de uma promoção da Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. E para esta edição, a Unijuí - Campus Santa Rosa preparou uma série de atividades em seu estande para todos os públicos.
Neste primeiro dia de Feira, no turno da tarde, o curso de Educação Física da Unijuí e as normalistas do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu promoveram uma acolhida com ginástica laboral no palco da Feira do Livro. Na sequência, no estande da Unijuí, o curso de Educação Física também promoveu o desafio “Acerte o alvo”, que contou com a distribuição de brindes exclusivos aos participantes.
Também no estande da Universidade, acadêmicos do curso de Psicologia da Unijuí, sob a coordenação da professora Betina Beltrame, realizaram uma roda de conversa com o tema “Literatura e subjetividade nos contos de fadas”.
Alunos e professores da Educação Básica, que participaram da roda de conversa, acompanharam a leitura e discussão de capítulos do livro “Uma ideia toda azul”, de Marina Colasanti. A autora escreve, nesta obra, contos sobre fadas, reis e unicórnios, criando um diálogo sensível entre sua imaginação, os medos e as fantasias da realidade interior de todos os seres humanos.
A programação teve sequência à noite, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, com o painel “Inteligência Artificial Hoje e Amanhã: sociedade, educação e o mundo do trabalho”.
O painel foi aberto pelo coordenador do curso de Ciência da Computação da Unijuí, professor doutor Gerson Battisti, que falou sobre “Conceito, contextualização e aplicações existentes”. O docente explicou o que é Inteligência Artificial que, numa definição simples, refere-se a um conjunto de sistemas capaz de executar tarefas que somente nós, seres humanos, conseguiríamos executar. Esses sistemas se aprimoram constantemente, a partir das informações coletadas.
Entre os diversos pontos trabalhados na palestra, o professor apontou os três tipos de Inteligência Artificial, classificados de acordo com a capacidade e funcionalidade. O primeiro deles seria a Inteligência Artificial Limitada, que tem como único objetivo realizar as atividades para as quais foi programada, armazenando uma grande quantidade de dados e fazendo cálculos complexos com rapidez. Esse tipo de inteligência é encontrado, por exemplo, nos serviços de streaming, que indicam os filmes de acordo com nossas preferências.
O segundo tipo seria a Inteligência Artificial Geral, cujos sistemas são capazes de igualar habilidades cognitivas e solucionar problemas para os quais não foram programados, em pé de igualdade com os humanos. É nesta fase, segundo o professor, que nos encontramos.
Por fim, o último e temido tipo refere-se à Superinteligência Artificial, que por enquanto existe apenas no campo teórico, mas que se refere a um sistema que demonstra poderes intelectuais sobre-humanos em quase toda a área do conhecimento.
Na sequência, contribuíram com as discussões o doutor em Desenvolvimento Regional pela Unijuí, Nedisoon Gessi, que destacou os “Impactos, desafios e oportunidades no campo da aprendizagem”; com a mestre em Administração e professora do professora do Instituto Federal Farroupilha (Iffar), Camila Scherdien, que abordou os “Impactos, desafios e oportunidades no campo do trabalho”; e o professor Henrique Weiler, que falou sobre “Impactos na perspectiva ética, social e filosófica”.
Nesta quarta-feira, 5 de julho, finalizaram as apresentações da Mostra de Projetos Integradores (PIs) da Unijuí. Ao longo de quatro semanas, foram apresentados 294 PIs, nas áreas de Gestão, Saúde, Ciência da Computação, Psicologia, Direito, Engenharias, Medicina Veterinária e Agronomia, Design e Arquitetura e Urbanismo.
Os Projetos Integradores são componentes da Graduação Mais, onde os acadêmicos recebem desafios encaminhados pela comunidade e têm a missão de encontrar alternativas para as demandas, a partir do auxílio de professores e de mentores.
“Neste semestre, observamos que os PIs tiveram um ganho qualitativo muito importante, principalmente em relação à integração da Universidade com a sociedade”, destacou a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Martins. “Os estudantes demonstraram um amadurecimento no desenvolvimento dos projetos, apresentando soluções eficientes para os problemas que as entidades encaminharam. O resultado disso é uma implicação direta do ensino com a extensão, demonstrando, portanto, que os estudantes já estão diretamente envolvidos com a comunidade externa, a partir da sua área de formação, apresentando soluções para problemas reais”, completou.
Na segunda-feira, 3, as apresentações iniciaram à tarde, no campus Ijuí, com o PI Funcionamento do Organismo Animal, do curso de Medicina Veterinária, coordenado pelas professoras Marcella Linhares e Cristiane Beck; e com o PI Agroecossistemas, dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas, a cargo dos professores Osório Lucchese e Vidica Bianchi.
As demais apresentações seguiram à noite, com o PI Grandes Desafios da Engenharia, dos cursos de Engenharias, orientado pelos professores Mauricio de Campos e Lucas Fernando Krug; com o PI A Computação e a Resolução de Problemas, do curso de Ciência da Computação, a cargo do professor Paulo Sausen; com o PI A Profissão, dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, sob responsabilidade da professora Diane Johann; e o PI A Psicologia na Sociedade Contemporânea, do curso de Psicologia, coordenado pela professora Elisiane Schonardie Costantin.
O PI Estado, sociedade e constituição, do curso de Direito, sob responsabilidade dos professores Marcelo Loeblein e Jóice Nielsson, contou com apresentações na segunda, terça e quarta-feira. Já na terça-feira, também ocorreram as apresentações do PI Crime, Sociedade e Poder Punitivo: os fundamentos e os limites da proibição, da persecução penal e da punição, do curso de Direito, no campus Ijuí, sob responsabilidade dos professores Patrícia Borges Moura e Thiago dos Santos da Silva; e do PI Grandes Desafios da Engenharia, da professora Patrícia Pedrali, no campus Panambi.
Os Projetos Integradores foram implantados no início de 2021 e, até agora, têm apresentado um progresso significativo, segundo Mariane. Para ela, este desenvolvimento está diretamente relacionado à capacidade dos cursos, a partir dos professores, coordenadores e NDEs (Núcleos Docentes Estruturantes), de avaliar e melhorar o processo de ensino. “O resultado disso é o desenvolvimento da capacidade dos estudantes de enfrentar desafios do mundo real, aplicar o conhecimento acadêmico e gerar impacto positivo na sociedade. A integração entre a Universidade e a comunidade externa, bem como o suporte contínuo dos professores e mentores que atuam no processo de ensino, fornecendo suporte teórico, mediação e experiência profissional, foram elementos essenciais nessa trajetória de crescimento e amadurecimento dos PIs”, afirmou.
Mariana Ribas, acadêmica do primeiro módulo do curso de Psicologia, no campus Ijuí, avaliou como “extraordinária” a participação no seu primeiro Projeto Integrador. “Foi rico conhecer profissionais da região e carregar mais este conhecimento em nossa bagagem, válido não só para a vida profissional, mas também pessoal”, disse.
Neste domingo, 09, das 14h às 17h, acontece mais uma edição do “Domingo no Museu” com atividades gratuitas para a comunidade. A programação planejada é composta pelas exposições presentes no Museu Antropológico Diretor Pestana - Madp e por manifestações de artistas e escritores.
O Madp está recebendo exposições sobre diversas temáticas e formas. Na Exposição de Longa Duração é evidenciada a trajetória humana em Ijuí e região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da materialidade preservada pelo Museu.
Na sala de Exposições Temporárias o Museu recebe a mostra “Usina Velha (1923-2023): História Energética e Ambiental. A Exposição conta os 100 anos da fundação da Usina Velha, por meio do projeto “Conhecer para Preservar”.
No Espaço Ijuí Hoje, está a Exposição “Arte e Literatura” que estabelece um diálogo inspirador entre os mundos da arte e da escrita, oferecendo ao público uma fusão de expressões criativas.
O Palco Alberto, no hall de entrada do Museu, recebe às 15h30, a manifestação de artistas e escritores da Associação de Artistas Visuais de Ijuí e Círculo de Escritores Letra Fora da Gaveta para falarem sobre seus trabalhos presentes na Exposição “Arte e Poesia”.
Para mais informações sobre o Domingo no Museu entre em contato pelo telefone (55) 3332-0257 ou madp@unijui.edu.br.
Na Unijuí, acadêmicos que interromperam seus estudos, por diferentes motivos, encontram oportunidades para retomar e seguir adiante com seus sonhos ainda em 2023. A Universidade está com inscrições abertas para o Extravestibular para o segundo semestre deste ano, que prevê o reingresso de estudantes que interromperam o curso e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade; e reingresso com transferência interna de acadêmicos que interromperam seus estudos na Unijuí e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.
Há vagas disponíveis para os quatro campi da Unijuí - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. No campus Ijuí são ofertadas vagas para os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física (Bacharelado ou Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Psicologia.
No campus Santa Rosa há vagas para Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado ou Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica e Psicologia. Em Panambi, são ofertadas vagas para Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica, e no campus Três Passos para o curso de Direito.
Além disso, o Extravestibular também prevê o ingresso de portadores de diploma de curso superior; transferência externa de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior e transferência interna de acadêmicos regularmente matriculados que desejam trocar de curso, modalidade ou de campus. As inscrições podem ser feitas no site www.unijui.edu.br/formas-de-ingresso até o dia 11 de agosto.
Em caso de dúvidas, o candidato pode contatar a Central de Atendimento ao Estudante pelo e-mail estude@unijui.edu.br, whatsApp (55) 3332-0200 ou ainda pelos telefones 0800 646 7100 ou (55) 3332-0557.
Encerram-se neste domingo, dia 9 de julho, as inscrições para a qualificação profissional em Examinador de Trânsito ofertadas pela Unijuí, disponível neste link. O curso, destinado a instrutores de trânsito, maiores de 21 anos e com formação acadêmica de nível superior, tem como objetivo capacitar examinadores conforme as exigências dos cursos previstos nas resoluções 410/12, 358/10 e 425/12 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A qualificação apresenta um espaço de formação de caráter técnico e reflexivo, articulando temas como ética, educação para o trânsito, segurança e engenharia do trânsito envolvida na circulação humana. Além disso, oportuniza aos examinadores a qualificação de excelência em avaliação, adequando princípios éticos, normas, técnicas e competências do exercício profissional.
As aulas serão online e estão previstas para iniciar no dia 25 de julho. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
No último domingo, 02, mais de três mil pessoas prestigiaram o Domingo no Campus, que marcou o início das comemorações de aniversário de 22 anos da Rádio Unijuí FM, com diversas atividades para a comunidade.
Com a temática “o tempo não para”, a campanha de aniversário da Rádio homenageia Cazuza, um dos maiores cantores e compositores brasileiros, sendo assim, a programação do Domingo no Campus trouxe a nostalgia dos anos 80, 90 e 2000.
A comunidade prestigiou a exposição de eletrônicos da década de 1950 até os anos 2000, do Instituto Reserva. A banda Carta Alta trouxe um repertório com releituras de clássicos dos anos 1980 até os 2000, entusiasmando o público presente.
Além disso, a comunidade conferiu exposições de carros antigos do grupo Clássicos de Ijuí, carrinhos de rolimã do grupo Rolimãs Noroeste e discos de vinil. O espaço gourmet contou com food trucks do Pega e Vaza Burger e Pipo Truck Cine Globo.
O Domingo no Campus contou com o apoio de Yázigi Ijuí, Especiarias do Mate, Totem Vestibulares, CCAA, Ópticas Davanti, Mecautor, Doctor Pré-Vestibular, Pizzaria Sabor da Serra, CD Lândia Som e Luz, Sinpro Noroeste, Pega & Vaza Burger, Net Copy, Sinteep Noroeste, Champs Élysées (Peugeot), Hotel e Restaurante D'Nápoles, Sesc, Senac, Sicredi das Culturas RS/MG, Mercado Uffa, Pipo Truck Cine Globo, Eletrosol Energia Solar, Aiqfome e Unijuí.
Tributo ao Cazuza
Na quinta-feira, 13, dia do Rock, a Unijuí FM promove, no Salão de Atos da Unijuí, às 20h, o show Tributo ao Cazuza, com Marcos Delfino e banda. A apresentação rica em detalhes para reviver o “estilo” Cazuza no palco, traz os grandes clássicos do ícone da música brasileira e integra a programação de 22 anos da emissora.
Os ingressos estão disponíveis para venda com valores a partir de R$ 40,00. A compra pode ser feita de forma online na plataforma Sympla, neste link, ou de forma presencial nos caixas da Unijuí, no Sindicato dos Professores do Ensino Privado de Ijuí (Sinpro Noroeste), Literatus Xôk’s e Pano Leve. Para o show de aniversário a Rádio vai disponibilizar, ainda, um lote especial de ingressos, com outros benefícios além do Tributo ao Cazuza.
Profissionais graduados na área da saúde têm uma nova opção de especialização na Unijuí: a Pós-Graduação Lato Sensu em Urgência, Emergência e Trauma. Com duração de 360h, o curso será ofertado no campus Ijuí a partir do dia 15 de setembro. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/pos até o dia 27 de agosto.
Como existem diversas formas de atuação em urgências e emergências, os serviços de saúde necessitam de profissionais responsáveis e qualificados para atuar em diferentes condições, inclusive na promoção da saúde, evitando acidentes. A atuação de uma equipe treinada e qualificada, associada ao uso eficaz de tecnologias de ponta, tanto em nível pré-hospitalar como hospitalar, resulta na diminuição dos índices de morbimortalidade e de sequelas, contribuindo, consequentemente, para a qualidade de vida da população.
O principal objetivo da especialização é qualificar os profissionais da área da saúde para atuarem na prevenção, no atendimento e na reabilitação de indivíduos acometidos por situações de urgência, emergência e trauma.
Entre os objetivos específicos do curso estão habilitar profissionais de saúde a prestarem assistência às vítimas de acidentes e agravos à saúde, que necessitem de cuidados em caráter de urgência e emergência na rede básica de atenção à saúde e na área hospitalar; preparar os profissionais a prestarem assistência, articulada e em equipe, otimizando a resolutividade das ações, desde o atendimento pré-hospitalar até a reabilitação; e preparar os profissionais para a atuação na promoção da saúde e na prevenção de acidentes.
Também fazem parte dos objetivos específicos a instrumentalização dos profissionais para atuação na prevenção, preservação e potencialização da integridade físico funcional dos indivíduos acometidos por uma condição de urgência, emergência e trauma; a fundamentação teórico-prática para a estruturação de serviços de atendimento pré-hospitalar e hospitalar; e a reflexão sobre o modelo de atenção à urgência, emergência e trauma existentes nos serviços de saúde.
As aulas serão quinzenais, sempre nas sextas-feiras (das 14h às 18h e das 18h30 às 22h30) e aos sábados (das 8h às 12h).
Para conferir a estrutura curricular e realizar a inscrição, acesse este link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
A Unijuí está com inscrições abertas para a 1ª edição da qualificação profissional em “Análise Técnica de Investimentos”. O curso é destinado às pessoas com e sem experiência no mercado financeiro, e que pretendem conhecer, aprofundar ou mesmo dar os primeiros passos na análise técnica de ações.
A qualificação abordará conhecimentos sobre os principais modelos de análise técnica de investimentos, proporcionando conhecimento sobre estratégias de investimentos no mercado acionário, de curto, médio e longo prazo, com ênfase em estratégias e indicadores grafistas, desenvolvendo assim a sua capacidade de análise e gerenciamento de investimentos.
As aulas ocorrerão no formato online, a partir do dia 21 de julho. As inscrições podem ser realizadas até este domingo, dia 9 de julho, neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.