A Unijuí está com uma oferta especial para os candidatos que ingressarem por meio do Vestibular de Inverno em um dos cursos ofertados pelos campi de Santa Rosa, Três Passos e Panambi. Trata-se de um desconto de 40% sobre o valor líquido das mensalidades do segundo semestre de 2024, condicionado ao pagamento em dia.
Para receber o benefício, é necessário participar do Vestibular de Inverno, se inscrevendo por meio do endereço unijui.edu.br/vestibularpresencial, até o dia 29 de julho. O desconto passa a valer para os estudantes aprovados, matriculados e cursando as disciplinas.
O Vestibular conta com três formas de ingresso: a primeira, é composta por uma prova de redação, que pode ser realizada entre os dias 14 de maio e 5 de agosto, de forma online, na página do vestibular. O tema da redação será revelado no momento em que o vestibulando iniciar o processo seletivo. Lembrando que após o acesso, haverá 2h para desenvolver a redação.
Além disso, o candidato poderá optar pelo aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2023; ou da nota de redação de um vestibular realizado na Unijuí, a partir de 2010.
No campus Santa Rosa, há vagas para os cursos de Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica e Psicologia. Já no campus Panambi, para os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica e, no campus Três Passos, para o curso de Direito.
Os editais com todas as informações estão disponíveis neste link. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
A coordenação do campus Santa Rosa da Unijuí participou, nesta segunda-feira, 3 de junho, da abertura da segunda edição do Seminário Ambiental da Escola Felizardo (Saef), promovido pela EEEB Joaquim José Felizardo (CIEP). A atividade acontecerá até a próxima sexta-feira, 7 de junho, com atividades voltadas ao tema do Dia do Meio Ambiente.
Durante os cinco dias de atividades serão tratados temas e subtemas como energia sustentável e mudanças climáticas, agricultura alternativa e sustentabilidade, cuidados com animais, saúde pública, meio ambiente e os riscos climáticos, entre outros.
Quem participou da abertura foi a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, que ministrou uma palestra aos estudantes da escola sobre o tema Sustentabilidade.
Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do curso de Análise de Sementes ofertado pela Unijuí em parceria com a Germinar Consultoria. A qualificação profissional abordará de forma teórica e prática as espécies de soja (Glycine max), feijão (Phaseolus vulgaris), trigo (Triticum aestivum) e aveia preta (Avena strigosa).
O curso é voltado para técnicos, professores, analistas e auxiliares de laboratórios, estudantes e demais interessados na área de sementes. As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de junho, neste link. As aulas serão realizadas presencialmente, no campus Ijuí, entre os dias 17 e 21 de junho, nos turnos da manhã e tarde, das 8h30 às 17h30.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Alunos do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA estão tendo uma oportunidade única de vivenciar os diferentes cursos de graduação da Unijuí, além de suas áreas de atuação, por meio de estágios voluntários. A iniciativa faz parte do Projeto Conexões, que é realizado há quatro anos na EFA e que, neste ano, conta com a parceria da Universidade.
“Nós iniciamos com este projeto há quatro anos, quando não tínhamos a obrigatoriedade do Novo Ensino Médio. E o nosso objetivo sempre foi possibilitar que os estudantes tivessem práticas formativas e experiências em diferentes áreas do saber, a fim de conhecerem as diversas possibilidades profissionais. Neste ano, temos a primeira turma dentro da proposta do Novo Ensino Médio e buscamos intensificar ainda mais a participação dos estudantes em oficinas e palestras com diferentes profissionais, por exemplo”, explicou a professora e orientadora do Ensino Médio, Sandra Janice Nunes.
Neste sentido, como explicou a professora Sandra, foi fortalecida a parceria com a Universidade. Agora, além de terem acesso aos laboratórios, os estudantes também podem vivenciar as aulas dos cursos de graduação de interesse, além de terem a oportunidade de realizar estágios voluntários - caso da estudante da EFA, Maria Eduarda Leonarczk Bonfim, que reforçou seu interesse pelo curso de Jornalismo em seu estágio na Rádio Unijuí FM.
Conforme explicou a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, o Projeto Conexões vai ao encontro de outras atividades já desenvolvidas pela Universidade, e que aproximam os estudantes do Ensino Médio do mundo universitário e das diferentes profissões - caso do projeto Passaporte para o Futuro, Trilha das Profissões e Profissional do Futuro. “Fomos, então, provocados pela EFA para constituirmos esse ambiente de experiência aos estudantes, tanto do mundo do trabalho quanto do ambiente universitário. A partir disso, organizamos diversas ações aos alunos, começando pelas atividades coletivas, que envolvem desde a sua inserção na universidade até a apresentação das oportunidades disponíveis, como a internacionalização”, explicou a vice-reitora.
A partir da organização dos cursos, os estudantes podem vivenciar atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro das profissões de interesse. Eles podem, também, se candidatar para atuação como estagiário voluntário, a fim de conferir como é o dia a dia de um profissional da área. A Maria Eduarda, por exemplo, já conheceu toda a estrutura da Rádio Unijuí FM e já foi desafiada a escrever e apresentar pequenos boletins. “Eu presto muita atenção nas minhas características, e elas me levam ao curso de Jornalismo. Eu gosto de conversar sobre coisas que me interessam, como futebol, política e linguagem, além de ter fluência em inglês e espanhol. Antes de ser estagiária, eu já tinha certeza de que queria seguir nesta área, e essa experiência só reforçou a minha escolha”, comentou.
A reitoria da Unijuí esteve, na última semana, realizando uma série de visitas a empresas instaladas em Panambi. A proposta das visitas visou ampliar o diálogo e estreitar as relações entre a Universidade e as empresas do município, em especial com o Instituto Agregar, que reúne, além de empresas, o poder público, cooperativas e agentes de inovação.
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, ressalta que a aproximação com as empresas vem ao encontro com a proposta da Universidades em estar mais atuante nos campi, desencadeando diversas atividades onde estão instalados para desenvolvê-los.
“É natural que um município da importância e do potencial de Panambi tenha demandas acadêmicas em questão de cursos, qualificação profissional. Na reunião debatemos a possibilidade de oferta de cursos, seja de qualificação, pós-graduação, ou na modalidade de Ensino a Distância (EaD), que venham atender às necessidades que as empresas têm. Elas nos expressaram de maneira muito forte e para nós será um desafio enquanto Universidade atender às demandas”, destaca o reitor da Unijuí.
Além do professor Dieter e representantes das empresas locais, prefeitura e da Associação Comercial e Industrial de Panambi (ACI), estiveram presentes o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Padoin, a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, e o diretor do campus Panambi, professor Paulo Cesar Mayer.
A Unijuí, e especialmente a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, já estão trabalhando na organização do Salão do Conhecimento 2024. O evento acontecerá de forma híbrida, entre os dias 23 e 27 de setembro, nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. E para os estudantes que desejam submeter trabalhos, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/eventos.
Assim como em anos anteriores, a temática do Salão do Conhecimento estará em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, trazendo para discussão os "Biomas do Brasil, diversidade, saberes e tecnologias sociais". “É extremamente importante trazermos essa temática para discussão, especialmente após a tragédia que acabamos de vivenciar no Estado. Teremos esse tema vinculado a palestras e estudos, muitos realizados pelos nossos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, e que se aproximam da nossa realidade, da nossa região”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio.
Como lembra o vice-reitor, hoje, mais do que nunca, a Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que avalia os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, orienta que pesquisas sejam realizadas, mas que, sobretudo, seja possível refletir quanto ao seu impacto na sociedade. “Vale lembrar que, pelo quarto ano consecutivo, o Salão do Conhecimento tematiza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Logo, todas as apresentações de trabalhos passam a ser vinculadas aos ODS e às problemáticas que necessitam de soluções, como o meio ambiente, a água e a renda”, completou o professor.
Paralelo ao Salão do Conhecimento, acontecem cinco eventos: o XXXII Seminário de Iniciação Científica; XXV Jornada de Extensão; XIV Seminário de Inovação e Tecnologia e a X Mostra de Iniciação Científica Júnior, onde podem ser submetidos resumos expandidos. Acontece, também, a XXIX Jornada de Pesquisa, onde os participantes podem submeter trabalhos completos. Na quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de setembro, também será realizada a 6ª MoEduCiTec - Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica. O evento é realizado pela Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
“A cada ano que passa, temos um número maior de trabalhos inscritos, não só da Unijuí, mas de outras universidades da região, do Estado e do País. Mas, mais do que quantidade, nos orgulhamos da qualidade e dos impactos positivos que essas pesquisas trazem”, completou o vice-reitor, Daniel Knebel Baggio.
Interessados em submeter trabalhos devem acessar a página unijui.edu.br/eventos, onde estão disponíveis as normas gerais de submissão e o link para inscrições. O evento recebe trabalhos até o dia 31 de julho. Vale destacar que os bolsistas - PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI, PROBIC, PIBEX e PET, terão um prazo diferenciado para submissão, entre os dias 1º e 12 de agosto.
Inscrições sem submissão de trabalhos podem ser realizadas, pelo mesmo link, até o dia 24 de setembro.
O curso de Engenharia Elétrica e o Projeto de Extensão Energia Amiga, da Unijuí, estão realizando a campanha “Reconstruindo Lares” com o objetivo de arrecadar materiais elétricos e equipamentos elétricos novos e seminovos para as vítimas das enchentes.
Segundo a coordenadora do Projeto de Extensão Energia Amiga, professora Caroline Radüns, para potencializar a campanha, parcerias foram firmadas com empresas da região. “ Contatamos os egressos do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, que são proprietários de lojas e fechamos uma parceria para que materiais fossem comprados por um valor simbólico, abaixo do custo. Isso fará com que consigamos adquirir mais materiais e auxiliar um maior número de famílias”, explicou.
A doação pode ser feita através de PIX, para a chave (e-mail) energiaamiga@unijui.edu.br, onde o valor arrecadado será convertido na compra destes itens nas empresas parceiras. “Com a doação de R$12,90 você estará contribuindo para a compra de um pacote com 6 lâmpadas LED e com apenas R$6,50, um disjuntor”, pontuou a professora lembrando que pode ser doado qualquer valor.
Também podem ser doados eletroeletrônicos e eletrodomésticos novos e usados em bom estado e funcionando, como, por exemplo, televisão, cafeteira, batedeira, liquidificador, chaleira elétrica, rádio e lanterna. Para fazer a destinação, envie um e-mail para energiaamiga@unijui.edu.br com a relação daquilo que deseja doar. Em Ijuí, a coleta é realizada de forma gratuita. Em outras cidades, a logística do transporte será combinada individualmente.
A coordenadora do Projeto de Extensão Energia Amiga enfatiza ainda que a enchente é uma situação muito complexa, pois as instalações elétricas não foram projetadas para ficarem submersas, o que reforça a necessidade de muitos materiais para que as casas atingidas possam ser reconstruídas.
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí está com inscrições abertas para a 2ª edição do Programa Decolar 2024. A iniciativa é voltada às pessoas que têm uma ideia, querem empreender e não sabem por onde começar.
O programa Decolar traz uma trilha de conhecimento com 12 módulos/qualificações que irão auxiliar o empreendedor a planejar, validar, prototipar e testar seu modelo de negócio. As qualificações são coletivas, seguidas de mentorias individuais.
Ao finalizar a trilha, o empreendedor sai com seu pitch elaborado para ser apresentado à banca de seleção, para o próximo nível do negócio, que é a incubação, também realizada pela Criatec.
O programa tem início previsto para 13 de junho. Inscrições podem ser realizadas pelo site criatecunijui.com.br/programas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332 0212 ou pelo e-mail criatecimpacto@unijui.edu.br.
A Unijuí teve avanços em sua busca por ofertar o curso de Medicina no município de Santa Rosa nesta semana. A prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou o termo de adesão ao chamamento público para o edital que visa a seleção de propostas para abertura de novos cursos de Medicina no Rio Grande do Sul. Neste sentido, o Executivo de Santa Rosa manifesta, junto ao Ministério da Educação (MEC), a concordância para a instalação do curso na região.
Conforme o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, a mobilização de diversos setores e instituições da comunidade em apoio à implantação do curso é uma etapa imprescindível para o êxito da proposta, pois evidencia o resultado de um desejo compartilhado por toda comunidade com os potenciais existentes na Universidade e na cidade de Santa Rosa em relação a este projeto.
“Além de Santa Rosa, a direção da Fidene/Unijuí necessita buscar, ainda, a adesão de outros municípios para complementar a proposta, uma vez que será necessário comprovar a existência de, no mínimo, 300 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) na região para garantir a oferta de 60 vagas no curso. Este movimento será desencadeado por nós, nos próximos dias, em visita a todos os municípios da região onde funcionam hospitais que possam vir a servir de espaços de atuação e qualificação dos profissionais que serão formados", destaca o reitor da Unijuí.
A iniciativa da Unijuí em buscar se credenciar para ofertar o curso de Medicina em Santa Rosa vem de encontro à publicação do edital de seleção de propostas, que foi lançado em outubro de 2023. No Estado, estão pré-selecionadas 11 regiões de saúde aptas a receber propostas, das quais somente quatro serão aprovadas. O credenciamento da Unijuí visa atender a região de Saúde de Santa Rosa, que compreende o município e outras 21 cidades.
Essa iniciativa, conforme o professor Dieter Rugard Siedenberg, remete a uma trajetória de mais de 66 anos da instituição na consolidação e oferta de Ensino Superior de qualidade na região Noroeste do Estado. “A reiterada responsabilidade institucional para com o desenvolvimento regional se expressa nesse projeto de qualificação da formação de médicos na região, bem como no compromisso e promoção de melhorias na qualidade da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS), suprindo carências de atendimento integral da população”, ressalta.
O reitor da Unijuí reitera, ainda, que o principal diferencial de uma proposta apresentada por uma instituição que está instalada na própria região é a contrapartida que ela pode oferecer, seja em termos de bolsas de estudo para qualificação de profissionais de saúde, em equipamentos que qualificarão os espaços de atendimento ao público, em investimentos ou em residências médicas. ”Os recursos são daqui e ficam aqui, o que é muito diferente quando uma proposta dessa natureza é realizada por uma instituição regida por uma lógica de mercado, sem maiores compromissos com seu entorno”, finaliza Dieter.
A circulação de desinformação, popularmente conhecida como “fake news”, é um fenômeno comum na internet. Segundo dados de uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva e obtida pela Agência Brasil, quase 90% da população brasileira admite já ter acreditado em algum tipo de conteúdo falso. Esses episódios ficam mais recorrentes, especialmente, durante momentos em que a sociedade está enfrentando algum desafio ou está preocupada com o bem coletivo, como durante a pandemia da Covid-19 e em períodos eleitorais, por exemplo.
Neste momento em que o Rio Grande do Sul enfrenta sua maior tragédia com 469 municípios afetados pelas enchentes e 2,3 milhões de pessoas diretamente afetadas, não está sendo diferente. Muitas informações falsas foram divulgadas confundindo a população e aumentando a sensação de insegurança.
De acordo com a professora do curso de Jornalismo da Unijuí, Danieli Hartmann Antonello, a falta de ética na produção visa escandalizar o público. “Quem produz fake news não tem o menor cuidado com a ética ou com o impacto que conteúdos que espalham desinformação podem ter na vida das pessoas, especialmente, em momentos delicados como o que estamos vivenciando no Estado”, destacou pontuando que o trabalho dos jornalistas difere do que é mostrado em notícias falsas. “Nós trabalhamos com a apuração dos fatos e buscamos identificar acontecimentos que são importantes e relevantes para serem transmitidos para o público”.
Neste sentido, existem alguns métodos jornalísticos que auxiliam na identificação de notícias falsas. Primeiramente, é importante se questionar sua origem, se foi encaminhada por algum amigo, parente/conhecido ou se é de um veículo confiável ou fonte oficial. Além disso, a professora Danieli, contribui com outras dicas que estão relacionadas a produção e a qualidade desse conteúdo, em elementos que apresentam baixa qualidade e são um sinal de alerta de fake news.
“Analise a relação do título com o restante do material. Fique atento a qualquer discrepância entre texto e manchete, imagens e legendas. O cuidado com a escrita, com a edição de som e qualidade de imagem é algo presente na rotina de quem produz uma notícia. Se a matéria que você está consumindo tem muitos problemas gramaticais, a imagem aparece borrada ou distorcida, pode ser falsa”, explicou.
Outro passo para essa verificação é colocar o título da matéria no buscador do Google e olhar se os resultados de veículos confiáveis são os mesmos da informação recebida. A professora do curso de Jornalismo da Unijuí, Gisele Noll indica o trabalho de agências de checagem para auxiliar nessa verificação. “Você pode utilizar ainda agências que trabalham somente checando fatos como a "Aos Fatos" e a "Agência Lupa" e deixar que outros profissionais façam a checagem por você. Provavelmente alguém já notou a desinformação em uma notícia e divulgou isso na internet”, finalizou.
Por: Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.
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