A professora Fabiana Diniz Kurtz, colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e docente do curso de Letras da Unijuí, está participando de atividades de ensino e cooperação internacional junto à Universidade da Letônia.
Ao longo de sua estada, as atividades incluem uma gama de reuniões de trabalho junto ao setor de relações internacionais da Universidade, sob coordenação de Erika Lauberga, que já esteve na Unijuí em outubro de 2022, além de reuniões acadêmicas com a reitoria, coordenação e docentes dos programas de mestrado e doutorado em Estudos Sociais e Pedagogia, bem como com a prefeitura da cidade de Liepaja, escolas e demais representações locais.
Além disso, a professora realizará palestras sobre temas ligados à formação de professores e inovação em educação a estudantes de graduação, mestrado e doutorado.
Segundo a professora, além de única, a experiência é indescritível em função da peculiaridade histórica e cultural dos países bálticos e da Letônia em especial, dada sua presença no grupo de etnias representados junto à União das Etnias - Ueti em Ijuí. Características geográficas e climáticas também fazem desse contexto um tanto peculiar, assim como no meio acadêmico, a partir do papel da Universidade de Liepaja no campo da formação de professores, tecnologia e no estudo de línguas estrangeiras.
“Buscamos aprofundar nossas relações e cooperação internacional com a Letônia e Liepaja, também ampliando o escopo temático, algo que pode contribuir com os esforços de internacionalização da Unijuí e potencializar atividades de ensino, pesquisa e extensão”, destacou a professora, lembrando que as atividades sob orientação do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí foram essenciais nesse processo.
“Meu intercâmbio de mobilidade Teaching Mobility Erasmus+ envolveu palestras a alunos de graduação, mestrado e doutorado em Pedagogia e Ciências da Educação na Universidade de Liepaja, além de diversos encontros e reuniões com dirigentes e gestores da cidade e da universidade. A universidade, regional como a nossa, possui diversos aspectos que a situam como uma interessante parceira de estudos e pesquisas”, comentou a professora, destacando que estar na Letônia no inverno foi, sem dúvidas, um desafio enorme, que demandou planejamento de muito tempo. Ela comenta que a mobilidade foi planejada de forma a socializar resultados de estudos e pesquisas e também verificar de que forma a Unijuí e a Universidade de Liepaja podem aprofundar cooperações internacionais de ensino, pesquisa e extensão. “Foi exatamente isso o que encontrei por lá: um grupo de professores muito envolvido com atividades de internacionalização, especialmente no Instituto de Ciências da Educação e no Doutorado em Pedagogia”.
A visita in loco a uma das escolas da cidade, a conversa com o vice-prefeito e a participação em reuniões com a reitoria e diretoria do Instituto fizeram com que a professora Fabiana percebesse que a Unijuí tem elementos potenciais de articulação envolvendo a formação de sujeitos, tanto por meio dos projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos junto às escolas de educação básica, como também pelos inúmeros projetos de formação continuada que são a marca da Unijuí e que também chamaram atenção de professores e acadêmicos em Liepaja.
“Os gestores buscam articular ainda mais ações Brasil-Letônia com efetiva mobilidade de sujeitos entre os dois países. Além de Liepaja, pude estar na capital do país, Riga, onde tive contato com a ex-reitora da Universidade de Liepaja e demais sujeitos envolvidos na aproximação Brasil-Letônia. Penso que os contatos feitos, tanto em reuniões oficiais como nas palestras, podem auxiliar os esforços de ambas as instituições para a construção de novos projetos e acordos de cooperação, seguindo e consolidando ainda mais a Unijuí e o PPGEC no cenário internacional”, finalizou.
Os professores da Unijuí, Thiago dos Santos, do curso de Direito; Mirna Stela Ludwig, do curso de Medicina; e Edson Luiz Padoin, vice-reitor de Administração, participaram, na manhã desta sexta-feira, 16 de fevereiro, da Aula Inaugural do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, de Ijuí. A atividade ocorreu na sede da União das Etnias de Ijuí (Ueti).
Com o tema “Perspectivas para o futuro acadêmico e profissional” a aula inaugural teve o objetivo de dar uma orientação aos estudantes quanto ao seu futuro profissional, informações sobre formas de ingresso no ensino superior e dialogar sobre o panorama atual de áreas distintas, como as de Tecnologia, Sociais Aplicadas e Saúde. Foi apresentado o caminho que os estudantes podem trilhar e as oportunidades que se tem na Unijuí.
“Para nós é um orgulho grande ser convidado para participar e compartilhar a nossa experiência. Nós da Unijuí, que trabalhamos em diferentes áreas do conhecimento, estamos vivendo um período incerto devido à Inteligência Artificial, que vem ganhando espaço e ameaçando uma série de escolhas profissionais. Por esse motivo, momentos como este são cada vez mais importantes”, destaca o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin. O docente também salienta que a escolha profissional é importante e se tem que estar atento ao que está acontecendo neste momento, principalmente no impacto gerado pelas tecnologias.
Já a professora Mirna Stela Ludwig ressalta que neste momento no qual os estudantes estão passando da escolha profissional é de grande incerteza, mas que também é uma oportunidade. “Temos muitas opções de curso hoje em dia, o que gera muita incerteza por qual caminho trilhar. Antigamente a graduação era o fim, agora mudou. Entendo que a graduação não é mais o fim, mas sim o começo e isso faz com que se tenha uma condição muito melhor de se escolher o que fazer. Essas opções ajudam a abrir caminhos que antes não se imaginava e é esse o desafio dos novos estudantes”, comenta.
A professora também relata que hoje em dia, cada área permite a interlocução com outras. “Por isso digo que é interessante buscar algo que se gosta e que dê autonomia. Penso que o mundo é uma página em branco a partir de qualquer graduação e que o estudante deve optar por aquilo que mais ele se atrai quanto área, depois buscar a interação com outros cursos, para se conseguir chegar onde imagina, no nosso lugar de realização”, complementa.
O docente do curso de Direito, Thiago dos Santos da Silva, argumenta que é possível desviar do caminho profissional. Segundo ele, a sua carreira sempre foi direcionada para a advocacia, mas buscou novas oportunidades para a sua vida e que isso é possível de acontecer também para quem decidir agora qual caminho trilhar. O docente também relata que mesmo que algumas profissões sejam ameaçadas em razão do advento da Inteligência Artificial, é possível que novas surjam e outras que estavam em decadência voltem a crescer e ter espaço.
A Unijuí, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e da Agência de Inovação Tecnológica (Agit), promoveu na tarde desta quinta-feira, 15 de fevereiro, o fechamento da 8ª edição da Ação Dia do Bem de Volta às Aulas. A iniciativa teve o intuito de arrecadar kits escolares aos filhos dos catadores associados à Associação de Catadores de Ijuí (Acata) e Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL-6).
Com o apoio das empresas 3 Tentos, NovaTech Agro, Incógnita, Pré-Moldados Dreffs e Radiolar, foram arrecadados 22 kits escolares, entregues a crianças e adolescentes da Pré-Escola ao Ensino Médio.
“Estamos muito felizes em, mais uma vez, estar promovendo este momento. Enquanto Unijuí, nós acreditamos que a educação é o caminho para a transformação. E vendo estas crianças, estes jovens se dedicando na escola, temos a certeza de que eles podem ir longe. Nós acreditamos no potencial de todos”, destacou a analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva.
Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o professor Daniel Knebel Baggio deu um recado aos estudantes: que para conquistar a profissão que tanto desejam no futuro, é necessário se dedicar aos estudos desde pequenos. “Estejam presentes e vivam o presente. Estudem ao máximo. Nós, enquanto Instituição, estamos aqui para contribuir, para possibilitar que vocês tenham as condições necessárias para dar andamento aos estudos”, reforçou o vice-reitor.
A ação contou com a presença do proprietário da NovaTech Agro, Carlos Scapini, que já vê o projeto sendo ampliado, com a concessão de uma bolsa de estudos ao melhor estudante, e da colaboradora da 3 Tentos, Vitória Cazalli, que reforçou aos pequenos a importância de aproveitarem essa oportunidade, já que a partir dela novas oportunidades vão surgir no futuro.
Também esteve presente o gerente de operações da NovaTech, Matias Rafael Boton, e a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini. Após a entrega dos kits escolares foi realizada uma dinâmica com os alunos, conduzida pela consultora da Criatec, Leonice Parnoff.
Depois de promover um evento especial de recepção aos técnicos, a Unijuí recebeu na noite desta quarta-feira, 14 de fevereiro, os professores que atuam em seus quatro campi: Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. Os eventos de Volta às Aulas são tradicionais na Instituição e, neste ano, além de marcarem o recomeço de um novo ano de trabalho, também representam o primeiro contato da nova gestão superior da Universidade e também da Fidene, a mantenedora da Unijuí.
Conforme destacou a nova reitoria, da qual fazem parte os professores Dieter Rugard Siedenberg, reitor; Bruna Comparsi, vice-reitora de Graduação; Daniel Knebel Baggio, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; e Edson Luiz Padoin, vice-reitor de Administração, o evento foi um momento de integração, socialização e recepção, onde se promoveram interações sociais em busca do fortalecimento da equipe de professores. Ainda, foi um momento de alinhamento de expectativas, de reconhecimento e valorização das pessoas que fazem o dia a dia da Unijuí.
“Todos somos Unijuí e construímos esta Instituição. Por isso, pensamos em um evento diferente, em que não entrassem em pauta números, dados ou expectativas, mas que pudéssemos nos conectar e fortalecer nosso sentimento de pertencimento à Universidade. Isso vai ao encontro da nossa proposta de campanha, que é trabalhar a partir de quatro palavras: conectar, pertencer, inovar e desenvolver”, destacou o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg.
No início da noite, os docentes foram recebidos com a apresentação do professor doutor Joaquim Gatto. Após a abertura oficial, foi realizada a palestra “Construindo um 2024 excelente: eu faço parte desta história”, conduzida pela professora doutora Adriane Fabrício. A palestrante é pesquisadora, professora, facilitadora, idealizadora de cursos e treinamentos sobre temas ligados à Felicidade e Bem Viver. Possui foco no Florescimento do Indivíduo no Ambiente de Trabalho.
O curso de Formação de Instrutor de Trânsito ofertado pela Unijuí está com inscrições abertas. A qualificação busca formar instrutores para a atuação em Centros de Formação de Condutores (CFCs), com qualidade para formar e educar futuros motoristas para uma direção defensiva.
Como objetivos, o curso busca capacitar profissionais para atuar no processo de avaliação, formação, atualização, qualificação e reciclagem de candidatos/condutores de veículos automotores e elétricos; dar ao profissional o devido entendimento da CNH; e conscientizar sobre a importância do respeito ao trânsito e sua legislação. A formação também busca desenvolver habilidades e conhecimentos para que os estudantes possam ministrar aulas práticas de direção veicular, acompanhando e avaliando o desempenho dos candidatos e condutores, entre outros.
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro, no site da Unijuí. O curso é aberto ao público geral interessado e tem como pré-requisitos que o estudante seja maior de 21 anos, tenha Ensino Médio completo, esteja habilitado há no mínimo dois anos, e que seja aprovado na avaliação psicológica para fins pedagógicos, que ocorrerão nos dias 8 e 9 de março, em Ijuí e Santa Rosa, respectivamente.
As aulas começam no dia 21 de março e são no formato online, pelo Google Meet, com exceção das práticas, que acontecem nas sextas e aos sábados. Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Na última semana, a Rádio Unijuí FM recebeu a gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Startup Lab - região Noroeste e Missões para uma conversa sobre o programa.
Promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Sul - SICT/RS e financiado pela Fapergs, o Startup Lab tem como finalidade promover a inovação aberta e facilitar conexões entre startups e empresas locais e regionais, contribuindo para o empreendedorismo e o desenvolvimento.
A adesão ao programa ocorre de forma gratuita, durante todo o mês de março, via preenchimento de formulário. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato pelo telefone 3332-0212 - Criatec da Unijuí - ou pelo e-mail startuplab@unijui.edu.br.
Com a proposta de evoluir e dar maior estrutura aos estudantes, técnicos e docentes, a Unijuí deu início, durante o período de férias, às obras de construção do estacionamento junto ao Complexo 2 da Saúde. Neste período, a primeira etapa do projeto foi executada. Ela ocorreu após liberação ambiental da área onde será construído o estacionamento.
Conforme explica o coordenador patrimonial da Unijuí, Felipe Renah Schmidt, foram feitas a supressão de árvores, instalação de rede pluvial, ajustes de terreno e outras ações. A sequência da obra, bem como a sua finalização não tem data prevista para serem concluídas. “Fizemos o encaminhamento de toda a parte ambiental, assim que foi liberada pelos órgãos. Agora falta executarmos a segunda parte do projeto, que é a de construção”, comenta.
Na execução da segunda etapa estão previstos a colocação de brita, intertravados e recuo para instalação de parada de ônibus. Ao todo, o estacionamento vai abranger 35 vagas para veículos tanto para o uso do Complexo 2 quanto para o Hospital Veterinário. A obra faz parte do projeto completo de construção e instalação previsto para o Complexo 2.
Na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a coordenação e gestão do Programa Startup Lab - região Noroeste e Missões, apresentou os objetivos e etapas do programa à equipe do ecossistema de inovação Impulsa Ijuí.
A apresentação integrou uma das pautas da reunião do Impulsa, buscando destacar a importância das conexões entre as empresas locais e as startups do Estado do Rio Grande do Sul.
A reunião ocorreu nas dependências da escola de inglês TopWay, em Ijuí, celebrando a parceria entre o Startup Lab e o Impulsa Ijuí, em prol da inovação aberta e do desenvolvimento.
A Unijuí teve as suas duas propostas para a implantação do programa Professor do Amanhã aprovadas pelo Governo do Rio Grande do Sul. O resultado preliminar foi divulgado na última sexta-feira, 9 de fevereiro, em edição extra do Diário Oficial do Estado. A Universidade busca implantar o programa nos cursos de Matemática e de Letras: Português e Inglês. Os resultados finais, conforme o edital, estão previstos para serem divulgados até o dia 27 de fevereiro.
A proposta do programa Professor do Amanhã é inédita no País e concederá bolsas mensais de permanência de R$ 800 aos estudantes, além de outros R$ 800 para a instituição comunitária de Ensino Superior como forma de custeio da vaga, durante quatro anos.
Neste primeiro edital, serão ofertadas até 1 mil bolsas de estudos para cursos de licenciatura presencial em instituições comunitárias. O objetivo é formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação Básica do Estado.
Após a divulgação dos resultados finais, haverá o processo seletivo para as vagas. Para ter direito à bolsa, o aluno deve atender a alguns critérios, como ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação; e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, obtendo média mínima de 400 pontos.
Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual.
Interessados devem ficar atentos às redes sociais da Unijuí, onde serão divulgadas todas as informações e passos para ingresso e processo de seleção para as bolsas ofertadas.
Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos “Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP)”. As bolsas são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação que têm interesse em estudar em universidades do Canadá. O programa é promovido pelo governo canadense, em parceria com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que inclui a Unijuí, e o Canadá and Latin America Research and Exchange Opportunities (Caraleo).
Pelo programa ELAP, o aluno selecionado pode desenvolver pesquisas, participar de projetos da instituição de destino, realizar atividades práticas e ter uma experiência intercultural. Para se inscrever, os estudantes interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição. As inscrições podem ser feitas somente até o dia 19 de fevereiro.
A segunda etapa do processo seletivo consiste no envio de e-mail para comung@comung.org.br, com o assunto “Candidatura ELAP, mais nome completo do aluno, sigla da instituição onde estuda e o nome da instituição canadense de interesse”. No email deve constar um único arquivo em PDF com Carta de Motivação em inglês (máximo de uma página); cópia do passaporte válido, com validade de seis meses após o retorno ao Brasil; cópia da Carteira de Identidade; Privacy Notice Statement assinado; comprovação de Proficiência em Língua Inglesa; carta convite de supervisor canadense (apenas para candidatos de Mestrado ou Doutorado).
A etapa inicial de seleção ocorrerá por meio de comissão de representantes das Instituições associadas ao Comung, que avaliará todas as candidaturas recebidas. A seleção final ocorre no Canadá e os critérios de seleção ficam a cargo da universidade e do governo canadense. O resultado final pode demorar entre 60 e 90 dias para ser divulgado. O retorno de aprovação é dado por e-mail diretamente ao candidato.
Mais informações sobre as vagas, edital e universidades com oferta de bolsas podem ser buscadas por meio do site do Comung. Dúvidas podem ser tiradas com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, ou ainda presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.