Em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Salão do Conhecimento terá como tema os Biomas do Brasil - Unijuí

A Unijuí, e especialmente a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, já estão trabalhando na organização do Salão do Conhecimento 2024. O evento acontecerá de forma híbrida, entre os dias 23 e 27 de setembro, nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. E para os estudantes que desejam submeter trabalhos, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/eventos

Assim como em anos anteriores, a temática do Salão do Conhecimento estará em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, trazendo para discussão os "Biomas do Brasil, diversidade, saberes e tecnologias sociais". “É extremamente importante trazermos essa temática para discussão, especialmente após a tragédia que acabamos de vivenciar no Estado. Teremos esse tema vinculado a palestras e estudos, muitos realizados pelos nossos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, e que se aproximam da nossa realidade, da nossa região”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio.

Como lembra o vice-reitor, hoje, mais do que nunca, a Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que avalia os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, orienta que pesquisas sejam realizadas, mas que, sobretudo, seja possível refletir quanto ao seu impacto na sociedade. “Vale lembrar que, pelo quarto ano consecutivo, o Salão do Conhecimento tematiza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Logo, todas as apresentações de trabalhos passam a ser vinculadas aos ODS e às problemáticas que necessitam de soluções, como o meio ambiente, a água e a renda”, completou o professor.

Paralelo ao Salão do Conhecimento, acontecem cinco eventos: o XXXII Seminário de Iniciação Científica; XXV Jornada de Extensão; XIV Seminário de Inovação e Tecnologia e a X Mostra de Iniciação Científica Júnior, onde podem ser submetidos resumos expandidos. Acontece, também, a XXIX Jornada de Pesquisa, onde os participantes podem submeter trabalhos completos. Na quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de setembro, também será realizada a 6ª MoEduCiTec - Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica. O evento é realizado pela Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

“A cada ano que passa, temos um número maior de trabalhos inscritos, não só da Unijuí, mas de outras universidades da região, do Estado e do País. Mas, mais do que quantidade, nos orgulhamos da qualidade e dos impactos positivos que essas pesquisas trazem”, completou o vice-reitor, Daniel Knebel Baggio.

Interessados em submeter trabalhos devem acessar a página unijui.edu.br/eventos, onde estão disponíveis as normas gerais de submissão e o link para inscrições. O evento recebe trabalhos até o dia 31 de julho. Vale destacar que os bolsistas - PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI, PROBIC, PIBEX e PET, terão um prazo diferenciado para submissão, entre os dias 1º e 12 de agosto.

Inscrições sem submissão de trabalhos podem ser realizadas, pelo mesmo link, até o dia 24 de setembro.