Projeto Conexões aproxima estudantes da EFA da prática acadêmica e profissional de diferentes cursos - Unijuí

Alunos do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA estão tendo uma oportunidade única de vivenciar os diferentes cursos de graduação da Unijuí, além de suas áreas de atuação, por meio de estágios voluntários. A iniciativa faz parte do Projeto Conexões, que é realizado há quatro anos na EFA e que, neste ano, conta com a parceria da Universidade.

“Nós iniciamos com este projeto há quatro anos, quando não tínhamos a obrigatoriedade do Novo Ensino Médio. E o nosso objetivo sempre foi possibilitar que os estudantes tivessem práticas formativas e experiências em diferentes áreas do saber, a fim de conhecerem as diversas possibilidades profissionais. Neste ano, temos a primeira turma dentro da proposta do Novo Ensino Médio e buscamos intensificar ainda mais a participação dos estudantes em oficinas e palestras com diferentes profissionais, por exemplo”, explicou a professora e orientadora do Ensino Médio, Sandra Janice Nunes.

Neste sentido, como explicou a professora Sandra, foi fortalecida a parceria com a Universidade. Agora, além de terem acesso aos laboratórios, os estudantes também podem vivenciar as aulas dos cursos de graduação de interesse, além de terem a oportunidade de realizar estágios voluntários - caso da estudante da EFA, Maria Eduarda Leonarczk Bonfim, que reforçou seu interesse pelo curso de Jornalismo em seu estágio na Rádio Unijuí FM.

Conforme explicou a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, o Projeto Conexões vai ao encontro de outras atividades já desenvolvidas pela Universidade, e que aproximam os estudantes do Ensino Médio do mundo universitário e das diferentes profissões - caso do projeto Passaporte para o Futuro, Trilha das Profissões e Profissional do Futuro. “Fomos, então, provocados pela EFA para constituirmos esse ambiente de experiência aos estudantes, tanto do mundo do trabalho quanto do ambiente universitário. A partir disso, organizamos diversas ações aos alunos, começando pelas atividades coletivas, que envolvem desde a sua inserção na universidade até a apresentação das oportunidades disponíveis, como a internacionalização”, explicou a vice-reitora.

A partir da organização dos cursos, os estudantes podem vivenciar atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro das profissões de interesse. Eles podem, também, se candidatar para atuação como estagiário voluntário, a fim de conferir como é o dia a dia de um profissional da área. A Maria Eduarda, por exemplo, já conheceu toda a estrutura da Rádio Unijuí FM e já foi desafiada a escrever e apresentar pequenos boletins. “Eu presto muita atenção nas minhas características, e elas me levam ao curso de Jornalismo. Eu gosto de conversar sobre coisas que me interessam, como futebol, política e linguagem, além de ter fluência em inglês e espanhol. Antes de ser estagiária, eu já tinha certeza de que queria seguir nesta área, e essa experiência só reforçou a minha escolha”, comentou.