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CrediUnijuí: programa de financiamento que te ajuda a conquistar o sonho de uma graduação

Cursar o Ensino Superior é um sonho para muitas pessoas. No entanto, a qualificação e o trajeto da formação profissional, o tão esperado momento da formatura e de receber o diploma não é a uma realidade para todos. Pensando nisso, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí oferece para os ingressantes de todos os cursos presenciais do Vestibular Verão 2024, exceto Medicina, o Programa de Financiamento de Crédito Educativo Unijuí – CrediUnijuí.

O CrediUnijuí tem como tem como finalidade a concessão de financiamento de 50% do valor semestral de matrícula. O saldo devedor será corrigido anualmente pelo mesmo indicador de reajuste das mensalidades de graduação, acrescido de taxa de administração definida no edital. Para participar é necessário ingressar pelo processo seletivo de Vestibular Verão Unijuí 2024, ser aprovado e realizar a matrícula em um dos cursos de graduação presencial ofertados pelo edital.

É requisito possuir renda bruta do grupo familiar per capita de até cinco salários mínimos, preencher todas as informações requeridas no Formulário de Inscrição, comprovando-as com a apresentação de documentação; e não ter vínculo empregatício com a Fidene e suas mantidas. Não é possível ser beneficiário de outro financiamento estudantil ou bolsa de estudos, de outro tipo de desconto estudantil e/ou benefício disponibilizado pela Fidene/Unijuí.

Para mais informações, acesse o edital ou entre em contato com a CAE, pelo telefone 3332-0444.

Inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular Verão Unijuí 2024 podem ser realizadas até o dia 20 de novembro. Para quem optar pela seleção presencial, a prova, que é composta por uma redação, acontece no domingo, dia 26 de novembro, em um dos quatro campi da Universidade. Já para quem optar pela prova online, poderá realizá-la no site do vestibular Unijuí, de 24 a 26 de novembro.


Unijuí recebe visita de cônsul adjunto da Argentina para discutir questões migratórias

A Unijuí recebeu nesta segunda-feira, 6 de novembro, a visita do cônsul adjunto do Consulado da Argentina em Uruguaiana, Fernando Flores. O cônsul esteve no campus Ijuí para uma reunião juntamente com os professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e em Desenvolvimento Regional e do curso de Graduação de Direito do campus Santa Rosa. 

A reunião teve como objetivo debater questões migratórias detectadas a partir do Escritório Modelo do campus Santa Rosa, e que agora estão sendo convertida em uma linha de pesquisa interprogramas, envolvendo os PPGs em Direito com ênfase em Direitos Humanos e Desenvolvimento Regional e o curso de Direito (campus Santa Rosa), conforme explica o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González.

“Devido a grande procura dos migrantes pelos serviços do Escritório Modelo da Unijuí para regularizar sua situação de permanência no Brasil, principalmente, trabalhadores vindos da Argentina e que desenvolvem suas atividades em Santa Rosa, propusemos o início de uma linha de trabalho que tem como foco migração e fronteira, entendendo que esse é um fenômeno que aumentou nos últimos anos e a Unijuí, por meio do campus Santa Rosa, está nesse contexto geográfico. Então, colocamos isso em discussão vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explicou. 

Segundo o professor Fernando, o objetivo é trazer a discussão para dentro da Universidade “para aliar a produção de pesquisa e conhecimento para auxiliar a região e, por um lado, proteger os Direitos Humanos das pessoas envolvidas nesse processo  de migração e por outro, buscar entender isso como um fator de desenvolvimento regional”, pontuou.

A partir da reunião, ficaram acordadas ações que devem ser desenvolvidas de forma mais imediata. Será realizado um seminário em Santa Rosa com a presença da Organização Internacional para as Migrações (IOM) com o foco no tema de imigração. A expectativa é de que o evento ocorra ainda em 2023. Além disso, foi apontada a possibilidade de, a partir de 2024, a Unijuí apoiar o Consulado Argentino a desenvolver o "Consulado Itinerante", onde eles terão a possibilidade de trabalhar nas instalações da Universidade durante um dia ou mais, prestando assistência aos estrangeiros, tanto brasileiros que tenham vínculo com a Argentina e vice-versa, nos campi de Santa Rosa e Ijuí. 


EFA realiza 2º Desafio Gastro Empreendedor

Com o objetivo de desenvolver habilidades empreendedoras, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) promoveu a segunda edição do Desafio Gastro Empreendedor com alunos do 1º ano do Ensino Médio. A atividade foi realizada por meio do Projeto de Vida e Projeto Investigativo, que une duas disciplinas e faz parte do planejamento do Novo Ensino Médio.

O desafio deste ano consistia na elaboração de um produto alimentício contendo o processo de fermentação. Para isso, os estudantes contaram com o apoio dos cursos de graduação da Unijuí. Foi realizada uma oficina com o curso de Gastronomia onde eles aprenderam a desenvolver preparações a partir do tema fermentação, desde as técnicas, processos criativos e a elaboração de pratos.

Também foi feita uma oficina com o curso de Ciências Contábeis, onde os alunos foram instigados a pensar sobre o custo operacional de uma empresa; com o curso de Jornalismo, sobre fotos e vídeos e, com o curso de Administração, onde foi feita uma palestra sobre marketing e mercado de trabalho.

Os produtos foram apresentados no dia 26 de outubro, no auditório do Espaço + Inovação da Unijuí para a banca avaliadora composta pela diretora da EFA, Maristela Cristiane Heck; coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição Unijuí, professora Karina Ribeiro Rios; pelas professoras da EFA, Emanueli Bandeira Avi e Eliana Roig Biolchi; e pela aluna representante do 2º ano do Ensino Médio, Andressa Luísa Zwick Wottrich. 

Segundo um dos professores responsáveis pela atividade, Jader da Silveira, o 2º Desafio Gastro Empreendedor representou um processo de grandes aprendizagens. “Não é fácil empreender, ainda mais para os jovens que estão agora aprendendo sobre isso e tendo contato com coisas que são novas para eles. Acredito que os alunos se envolveram bastante e estão felizes com o resultado dos seus próprios trabalhos. A parceria entre Unijuí e EFA foi um ótimo suporte, pois conseguimos contar com o auxílio de professores das áreas específicas do conhecimento para o desenvolvimento dos produtos”, destacou. 

Confira as equipes vencedoras do 2º Desafio Gastro Empreendedor:

1º Lugar: Bazinza´s - Palitos Franceses

Alunos: Samuel Arnold Dalla Rosa, Pedro Batista Costa, Renan Krolow da Cunha, Eduardo Sperling Bombardieri;

2º Lugar: Dorayaki - Panqueca japonesa

Alunos: Marina Rosa dos Santos e Gustavo Enderli do Nascimento;

3º Lugar: Cannelle

Alunas: Marina Teixeira Zaupa, Emanuelle Batezini Friederichs, Laura do Amarante de Oliveira, Melissa Brigo Renner.





Festival Espaço + Inovação - Edição Zona Criativa Unijuí será realizado na próxima semana

Nos dias 17 e 18 de novembro, a comunidade de Ijuí terá a possibilidade de participar de um evento que estimulará a cultura, a criatividade, a inovação e a tecnologia como motores do desenvolvimento econômico, social e criativo. O Festival Espaço + Inovação – Edição Zona Criativa Unijuí será promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Unijuí, Espaço + Inovação e Projeto Zona Criativa Unijuí, junto ao Espaço + Inovação – localizado na Rua Lulu Ilgenfritz, 480, bairro São Geraldo.

O festival é uma celebração de artes integradas que se entrelaçam com diversas formas de expressão da cultura brasileira. A programação terá início na manhã do dia 17, quando serão realizados o Treinamento de Robótica com o NAO: Aprendendo e Brincando, com Andrei Renan Albrecht, na Sala de Coworking; oficina sobre a Jornada do Empreendedor, com a Criatec, na sala 306; a jornada Construindo Utopias – Morrostock a História sem Recortes, com Paulo Zé Barcellos, na Sala de Ideação; e a oficina Criando um Protótipo de Baixa Fidelidade, com Ítalo Furtado, via Google Meet. 

À tarde, as atividades seguem com a Realidade Virtual para Iniciantes: Workshop de Descobertas, com Matheus Girardi e Eduardo Fockink, na Sala de Coworking; Oficina de Storytelling e Criação de Narrativas, com Rúbia Beatriz Schwanke, no auditório do Espaço + Inovação; Oficina Criando Meu Próprio Jogo, com Peterson Cleyton Avi, no Laboratório 204; e Crie Apresentações WOW em 2 Horas, com Patrícia Lazzarotti Garcia, na Sala de Ideação.

No dia 18 de novembro, as atividades seguem à tarde, com Powerskills Criative Duck LEGO®, com Nedisson Luis Gessi, na Sala de Ideação; workshop Corpos Livres – Natureza Criativa em Si, com Lara Bittencourt, na Sala de Ideação; workshop Criando seu Primeiro Modelo no Blender, com Gabriel Miranda Costa e Silva, na Sala de Ideação e transmissão pelo Google Meet; e o workshop Arte em Realidade Aumentada: Criando experiências interativas com Artivive, com Maria Fernanda de Araújo Lopes, via Google Meet. A tarde fecha com o Vocal Querência cantando Lauri Bussler no Bosque dos Capuchinhos.

Algumas atividades acontecem nos dias 17 e 18 de novembro, como o workshop online Corpo Criativo, com Luise Scherer; a Experiência de Realidade Mista no Chafariz da Unijuí, com Mateus Avila da Silveira; a exposição A Evolução da Internet – Dos primórdios aos tempos atuais, com NFT Brasil; e o Experimento 5: “Me traziam a lembrança daqui, de…”, com Luana Onha da Cruz de Souza.

Para conferir os horários e saber mais sobre as atividades, acesse este link. Neste mesmo endereço, é possível se inscrever para as ações de forma gratuita.


Unijuí oferta desconto para pessoas do mesmo grupo familiar em cursos de Graduação

Com o objetivo de ampliar o acesso ao Ensino Superior, a Unijuí preparou diversas facilidades para quem deseja iniciar seus estudos em 2024. Uma delas é o desconto para pessoas do mesmo grupo familiar. A Universidade está ofertando 5% de desconto para as pessoas do mesmo grupo familiar matriculadas simultaneamente em um curso de graduação na modalidade presencial ou Ensino a Distância (EaD).

Para ganhar o desconto, é necessário que os estudantes sejam matriculados na mesma modalidade - presencial ou EaD. O desconto pode ser solicitado no ato da matrícula, mediante a comprovação do vínculo familiar. 

Além disso, a Unijuí oferta outras facilidades como, por exemplo, a concessão de seis bolsas de estudos de 50% de desconto, pelo período de um ano, para os ingressantes no 1º semestre de 2024, na graduação presencial, com exceção dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Tecnologia em Design Digital, Design Gráfico e Design de Ambientes. Também há o desconto progressivo empresarial e bolsas de atividades de pesquisa e extensão. Para saber mais sobre cada um desses benefícios, basta entrar em contato com a equipe de relacionamento e prospecção da Unijuí pelo e-mail estude@unijui.edu.br ou pelo whatsapp 3332-0200, opção “vestibular”.

Inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular Verão Unijuí 2024 podem ser realizadas até o dia 20 de novembro. Para quem optar pela seleção presencial, a prova, que é composta por uma redação, acontece no domingo, dia 26 de novembro, em um dos quatro campi da Universidade. Já para quem optar pela prova online, poderá realizá-la no site do vestibular Unijuí, de 24 a 26 de novembro. 

Para Vestibular Medicina Unijuí 1º/2024, as inscrições podem ser feitas até o dia 27 de novembro, com prova presencial no dia 3 de dezembro, no campus Ijuí. Para os candidatos que fizerem a opção por um dos cursos EaD, o prazo se estende até 16 de fevereiro, com a realização da prova online até o dia 18 de fevereiro. As inscrições para os três processos seletivos podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.


Madp recebe a comunidade regional em mais uma edição do Domingo no Museu

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu neste dia 5 de novembro, mais uma edição do Domingo no Museu. Com entrada gratuita, o evento contou com uma programação expositiva e intervenções artísticas. 

Além da exposição de  Longa Duração presente de forma fixa no Madp, também estiveram disponíveis ao público e as mostras temporárias “1, 2, 3, e já… o lúdico na diversidade étnica sul-rio-grandense”, que abordou a história de brincadeiras e brinquedos que marcaram gerações, onde o público infantil pode interagir com a exposição por meio de um  jogo de tabuleiro, e a “Saberes e sabores: erva-mate”, que conta um pouco sobre a história dessa bebida tão tradicional aqui no Estado.

A aposentada Sirlei Buchanelli, veio de São Martinho para visitar familiares em Ijuí e aproveitou para conhecer o Museu. “Gostei muito das exposições. Pude voltar no tempo e ver coisas que me remeteram à juventude. Poder vir aqui no domingo foi uma oportunidade muito boa já que não consigo vir durante a semana", destacou.

Já Diogo Cigana é morador de Ijuí e aproveitou para apresentar o museu para os seus filhos. “Acho muito interessante a gente reviver um pouco da cultura dos nossos antepassados. As exposições mostram também coisas que existiam antigamente e que agora estão voltando de uma forma mais digital. Trouxe meus filhos para que eles possam ver e acompanhar esse processo de evolução. Por mais que eles ainda sejam crianças, é importante para que eles criem essa memória de como era antigamente e como é agora", pontuou.

Os visitantes tiveram também a oportunidade de participar de uma roda de conversa com membros da Comunidade Quilombola Passo do Araçá, de Catuípe, que compartilharam suas vivências e comercializaram produtos feitos na própria comunidade. Finalizando a edição de novembro, foram realizadas intervenções artísticas do Grupo de Dança “Charme da Liberdade”, do Grupo Cultural Herdeiros de Zumbi. 

Para a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, o Domingo no Museu foi bastante interessante. “Contamos com a participação da comunidade que interagiu com as atividades. Tivemos a oportunidade de falar sobre representatividade, sobre a história da comunidade quilombola em uma roda de conversa singela e, ao mesmo tempo, profunda. Além disso, pudemos assistir a apresentação do grupo afro, movimento importante. Então, foi uma tarde de conhecimento e culturas compartilhadas”, avaliou.


Hospital Veterinário da Unijuí inaugura Setor de Quimioterapia para cães e gatos

Com o objetivo de oferecer um serviço completo aos pacientes, o Hospital Veterinário da Unijuí inaugura, neste mês de novembro, o Setor de Quimioterapia, com atendimento voltado a cães e gatos. 

Segundo a diretora clínica do Hospital Veterinário da Unijuí, professora Gabriele Callegaro Serafini, a busca pela construção do setor surgiu por meio da necessidade de dar sequência ao tratamento de animais diagnosticados com câncer atendidos pelo Hospital. “Muitos pacientes necessitavam de quimioterapia após a remoção do câncer e, nesses casos, era necessário encaminhar para outras cidades. Dessa forma, buscamos oferecer um serviço completo para acolher os nossos pacientes e também poder acolher e tratar os pacientes encaminhados de outros locais da cidade e região”, explica. 

Diferenciado e moderno, o setor é altamente moderno e inovador, seguindo as normas da legislação vigente sobre quimioterapia regidas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária - resolução RDC nº220 de 21 de setembro de 2004, desde a sua infraestrutura, com cabine de segurança biológica certificada que protege tanto o operador, quanto o meio ambiente,  até a manipulação do quimioterápico, feita por um farmacêutico especializado em Oncologia, resultando em um ganho exitoso à comunidade regional.

O HV oferece segurança para o tratamento oncológico dos pets, contando com profissionais capacitados para a manipulação e administração do medicamento. Além disso, o paciente recebe um tratamento único, conforme o seu caso. “É importante salientar que o diagnóstico da neoplasia e o tratamento é feito pelo médico veterinário do HV, o qual saberá indicar quais casos é necessária a quimioterapia, assim como o melhor protocolo quimioterápico. Com esse serviço, o Hospital Veterinário passa a ganhar mais um diferencial. Priorizamos não apenas oferecer um serviço, mas oferecê-lo com qualidade”, frisa a professora Gabriele.

A diretora clínica destaca ainda que o novo setor também traz benefícios aos acadêmicos de Medicina Veterinária. “Os estudantes se beneficiarão com esse serviço, pois é mais uma área dentro da Medicina Veterinária que eles poderão ter contato, ganhar conhecimento e experiência através de estágio no hospital”, comenta. 

Os serviços do Setor de Quimioterapia já estão disponíveis para a comunidade. Para fazer o seu agendamento, entre em contato com o Hospital Veterinário pelo telefone (55) 3332-0653 ou pelo whatsApp (55) 99157-9228. O HV da Unijuí atende de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 16h.


Unijuí recebe professores da Europa para discutir possibilidades de intercâmbio

A Unijuí recebeu nesta terça-feira, 31 de outubro, a visita dos professores doutores Martin Coy da Universitat Innsbruck, da Áustria, e Dieter Anhuf, da Universitat Passau, da Alemanha. Eles foram recepcionados pelos professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí.

Os docentes são parceiros do PPGDR, onde já participaram de atividades do programa em outras ocasiões e, agora, aproveitam a vinda ao Brasil onde estão coletando informações para a produção de um livro sobre o País, para visitar a Unijuí. O encontro teve como objetivo debater possibilidades de internacionalização.

O vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg falou sobre a importância da Universidade em manter relações internacionais. “O fato de mantermos relações com instituições de outros países proporciona o intercâmbio de estudantes. Conversamos durante a reunião sobre como poderemos vencer certas barreiras como, por exemplo, o idioma. Temos feito esforços neste sentido aqui na Unijuí e estamos analisando novas possibilidades”, explicou.


Unijuí certifica mais de 40 trabalhos destaques no Salão do Conhecimento

A Unijuí realizou entre os dias 23 e 27 de outubro, nos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, mais uma edição do Salão do Conhecimento,  evento tradicional da Universidade voltado à divulgação da produção em pesquisa e extensão. Uma das atividades realizadas durante a programação, foi a certificação dos Trabalhos Destaque do Salão do Conhecimento do ano de 2022.

As produções foram selecionadas a partir de critérios de classificação, que foram as notas dos trabalhos e das apresentações, em ordem decrescente, e a indicação como Trabalho Destaque. No total, 44 trabalhos de diferentes áreas foram premiados. Confira:

Ciências Agrárias

  • MANEJO TECNOLÓGICO DE AJUSTE DA DENSIDADE DE SEMEADURA À MAIOR PRODUTIVIDADE EM SISTEMA MILHO/AVEIA - Autor: Cristhian Milbradt Babeski. Participantes do trabalho: Willyan Júnior Adorian Bandeira, Natália Guiotto Zardin, Lisa Brönstrup Heusner, Cibele Luisa Peter e José Antonio Gonzalez Da Silva.
  • HARPEJAMENTO EM ÉGUA DA RAÇA CRIOULA: RELATO DE CASO - Autora: Júlia Enderli do Nascimento. Participantes do trabalho: Carolina Corrêa, Bianca Michele Benvenutti da Rosa, Bruna Rossotti, Tamiris Menin e Flávio Rybu.
  • O NITROGÊNIO NA SEMEADURA E COBERTURA COM ÉPOCA DE FORNECIMENTO SOBRE OS INDICADORES - Autor: Lara Laís Schünemann. Participantes do trabalho: Cristhian Milbradt Babeski, Willyan Júnior Adorian Bandeira, Natália Guiotto Zardin, Lisa Brönstrup Heusner e José Antonio Gonzalez Da Silva.
  • PRODUTIVIDADE DE TOMATE EM ANOS CONSECUTIVOS EM SISTEMA SEMI-HIDROPÔNICO COM DISTINTOS SUBSTRATOS EM BASE AGROECOLÓGICA - Autora: Suelen Helena Adiers. Participantes do trabalho: Cleusa Adriane Menegassi Bianchi Teixeira, Osório Antônio Lucchese e Jordana Schiavo.

Ciências Biológicas

  • EFEITOS DA DOSE DE INGESTÃO DIÁRIA ACEITÁVEL DE HERBICIDA À BASE DE GLIFOSATO SOB O PERFIL OXIDATIVO - Autora: Diovana Gelati de Batista. Participantes do trabalho: Juliana Furlanetto Pinheiro, Letícia Mariá Cassol Görck, Rafaela Quintana Probst, Maira Simoni Brigo e Thiago Gomes Heck.

Ciências da Saúde

  • EFEITOS DA TERAPIA TÉRMICA DE CALOR NA PREVENÇÃO DE DIABETES TIPO 2 EM MODELO EXPERIMENTAL DE DIETA - Autora: Amanda Gularte Gomes. Participantes do trabalho: Eduarda Marques De Brum, Letícia Compagnon, Ana Lucia Belmonte Caetano e Thiago Gomes Heck.
  • USO DE BETA-GLUCANA EM PACIENTE COM SÍNDROME METABÓLICA: RELATO DE CASO - Autora: Andressa Jungbeck. Participantes do trabalho: Laira Dutra, Viviane Ferreira de Melo, Paula Lorenzoni Nunes, Júlia Pess dos Santos e Christiane de Fátima Colet.
  • DESFECHO CARDIOLÓGICO DE PACIENTES COM CALCIFICAÇÃO ARTÉRIA CORONÁRIA APÓS UM ANO DA REALIZAÇÃO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE TÓRAX - Autora: Bibiana Natália Porto Maicá. Participantes do trabalho: Karen Rafaela Okaseski Scopel, Evelise Moraes Berlezi, Guilherme Galante Heuser, Eliane Roseli Winkelmann e Tássia Medeiros Feldens. 
  • LANCHE INCLUSIVO: AÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM ALUNOS E PROFESSORES DA APAE - Autora: Brenda Franco Alves. Participantes do trabalho: Moane Marchesan Krug e Karina Ribeiro Rios. 
  • GRUPO DE APOIO À CESSAÇÃO DO TABAGISMO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE - Autor: Gilberto Nogara Silva Júnior. Participantes do trabalho: Thaís Karen Sauthier e Elisiane Bisognin.

  • VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO EXPERIMENTAL DE EXPOSIÇÃO DE RATOS WISTAR À DOSE DE INGESTÃO DIÁRIA - Autora: Isadora Sulzbacher Ourique. Participantes do trabalho: Diovana Gelati De Batista, Rafaela Quintana Probst, Juliana Furlanetto Pinheiro, Letícia Mariá Cassol Görck e Thiago Gomes Heck.
  • HORTA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - Autores: Jean Gabriel Regis e Eva Teresinha De Oliveira Boff
  • MEDIDA DE FREQUÊNCIA DA TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE - Autora: Juline Manica Desordi. Participantes do trabalho: Bruno Mateus Forneck Copetti, Carolina Machado Carvalho, Evelise Moraes Berlezi, Claudeli Mistura e Marinez Koller Pettenon.
  • O CUIDADO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SOB PERSPECTIVA DO SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR - Autora: Luísa Azzolin Avila. Participantes do trabalho: Gleicimary Borges da Silva Albrecht, Aline Isabel Steinke, Giulia Rodrigues Stormowski, Karina Ribeiro Rios e Moane Marchesan Krug. 
  • O USO EXACERBADO DE JOGOS ELETRÔNICOS E SEUS EFEITOS NA SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES - Autora: Luísa Azzolin Avila. Participantes do trabalho: Nathallie Appel Dos Santos, Giulia Rodrigues Stormowski e Camila Brudna Eickhoff. 
  • ALEITAMENTO MATERNO, SAÚDE INFANTIL E EXPOSIÇÃO A AGROTÓXICOS: ALGUMAS REFLEXÕES CONSIDERANDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE - Autora: Maristela Borin Busnello. Participantes do trabalho: Iara Denise Endruweit Battisti.


Ciências Humanas

  • PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: UMA BREVE ANÁLISE DO SINTOMA SOCIAL E POSSIBILIDADES DE TRABALHO - Autora: Alexa Fagundes Dos Santos. Participantes do trabalho: Daiane Luiza Lopes, Larissa Franco Vogt e Carolina Baldissera Gross. 

  • A HISTORIOGRAFIA E OS PARADIGMAS DO CONHECIMENTO: ENTRE APROXIMAÇÕES E CONFLUÊNCIAS - Autor: Alexandre Dos Santos. 
  • ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO FRENTE AO CENÁRIO ATUAL DO LEITE NA FRONTEIRA NOROESTE DO RS - Autora: Deise Anelise Froelich. Participantes do trabalho: Airton Adelar Mueller, Nelson José Thesing e Pedro Luís Büttenbender.
  • A EDUCAÇÃO PARA O BEM VIVER COMO MEDIADORA DA INSERÇÃO DO PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO - Autora: Fabiane Da Silva Prestes Schneider e Paulo Evaldo Fensterseifer.

  • ¿SE NACE O SE HACE? ESTEREOTIPOS DE GÉNERO PRESENTES EN LAS PRÁCTICAS CORPORALES - Autores: Gastón Achaval, Eliana Abigail Ochoa e Carina Bologna Liprandi.

  • A CAMPANHA NÃO SE CALE!: EDUCAR AS CRIANÇAS PARA A AUTOPROTEÇÃO DIANTE DAS DIFERENTES VIOLÊNCIAS - Autora: Júlia Amanda Herter Schneider. Participantes do trabalho: Maria Simone Vione Schwengber e Joice Andressa Fritz Drefs.
  • APRENDENDO A INCLUIR - Autora: Laisa Raquel Leichtweis. Participantes do trabalho: Ezequiel Kauã Rosso Bortolin, João Pedro Gohlke, Eliézer Cristiano Krause e Marta Estela Borgmann.

  • ESTADO DA ARTE: PSICANÁLISE E VIOLÊNCIA - Autora: Laura Andréa De Morais Alves. Participantes do trabalho: Iris Fátima Alves Campos.
  • CONCEPÇÃO BIDIMENSIONAL DA JUSTIÇA SOCIAL PARA AS MULHERES NEGRAS: ANÁLISE DAS TEORIAS DE REDISTRIBUIÇÃO E RECONHECIMENTO DE NANCY FRASER - Autora: Nathalia Das Neves Teixeira. Participantes do trabalho: Luiza Mello Fruet, Rômulo José Barboza Dos Santos, Adeyemi Maafouz Alabi e Anna Paula Bagetti Zeifert.
  • FEIRAS DE MATEMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL: UM PROCESSO EDUCATIVO DE CUNHO CIENTÍFICO E SOCIAL MEDIADO - Autor: Peterson Cleyton Avi. Participantes do trabalho: Isabel Koltermann Battisti, Claudia Piva e Angela Patricia Grajales Spilimbergo.

Ciências Sociais Aplicadas

  • A IMPORTÂNCIA DAS CIDADES PARA O ENFRENTAMENTO DA MUDANÇA CLIMÁTICA: UMA ABORDAGEM SOCIOPOLÍTICA - Autora: Bruna Medeiros Bolzani. Participantes do trabalho: Elenise Felzke Schonardie e Gabrieli De Camargo.

  • ESTUDO DA CAPACIDADE DE CONTÊINERES DESTINADOS À COLETA DE LIXO: UMA ANÁLISE EM PANAMBI/RS - Autora: Mirian Aline Gräff. Participantes do trabalho: Daniel Luiz Germano De Oliveira, Marcos Vinicios Corrêa, Tarcisio Dorn De Oliveira, Daniel Hedlund Soares Das Chagas e Gabriel Oshida Coelho.
  • SOU MENOS PUPPY MILLS + AMOR - Autora: Karin Alessandra Müller. Participantes do trabalho: Kalani Vargas Santos, Luiza Gabriela Immich e Ana Carolina Bazana.

  • INKLINGS: HISTÓRIAS QUE UNEM - Autora: Krislaine Angonese Baiotto. Participantes do trabalho: Luiza Aparecida Ribeiro Da Rosa e Nicole Kieling Zadorozny Lage.
  • A TEORIA DE REDES DE MARK GRANOVETTER E O DEBATE SOBRE O FENÔMENO MIGRATÓRIO - Autora: Larissa Zanela Mendes. Participantes do trabalho: Adriane Fátima De Boni e Airton Adelar Mueller.
  • SEGURANÇA PÚBLICA E BANCOS DE PERFIS GENÉTICOS PARA FINS DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS - Autora: Laura De Lima Paulata. Participantes do trabalho: Bruna Da Silva Hahn e Jóice Graciele Nielsson.

  • ESTRATÉGIAS VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A SUA CONEXÃO COM OS ODS: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE TRÊS DE MAIO / RS - Autora: Maria Eduarda Ludwig Pinto. Participantes do trabalho: Euselia Paveglio Vieira, Airton Adelar Mueller E Sergio Luis Allebrandt.

  • OS PERFIS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO MUNICÍPIO DE IJUÍ - Autora: Mérian Padilha Alves. Participantes do trabalho: Laura De Lima Paulata E Jóice Graciele Nielsson.
  • SEGURANÇA PÚBLICA NA ATUAL SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO UTÓPICA DE GEORGE ORWELL EM 1984 - Autoras: Mérian Padilha Alves e Jóice Graciele Nielsson.

  • O PAR CONCEITUAL FORMADO PELO APÁTRIDA EM HANNA ARENDT E O CIDADÃO SACRIFICIAL DO NEOLIBERALISMO: UMA ANÁLISE DA CIDADANIA EM FACE AOS DIREITOS HUMANOS - Autores: Micheli Pilau De Oliveira e Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth.
  • PROJETO INTEGRADOR: AS ETAPAS PARA A CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA - Autora: Vanessa Zamberlan Bonfada. Participantes do trabalho: Gabriele Da Rosa Nowicki, Euselia Paveglio Vieira e Jorge Oneide Sausen.

Ciências Exatas  da Terra

  • MODELAGEM MATEMÁTICA E ESCALA DE NORMALIZAÇÃO: PRECISÃO DA CURVA DE CARGA DAS FAIXAS DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA RESIDENCIAL - Autora: Emilia Damásia De Sousa Xavier. Participantes do trabalho: Leonardo Minelli, Eduardo De Paula Alencar, Maurício De Campos E Airam Teresa Zago Romcy Sausen.

Engenharias

  • ANALISIS DE LA SITUACION ACTUAL DE LOS PROCESOS DE PICKING Y CERTIFICACION DE PEDIDOS DE LA EMPRESA ABARCA S.R.L - Autores: Ivan Leonel e Nora Adriana E Juan Carlos Michalus.
  • FÍSICA PARA TODOS: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE RELÓGIO DO SOL - Autora: Juliana Meincke Eickhoff. Participantes do trabalho:  Igor Norbert Soares, Nelson Adelar Toniazzo, Luiz Roberto Contri Hanke e Ygor Duarte Pereira.

Linguística, Letras e Artes

  • CORPO, VOZ E MOVIMENTO: A EXPRESSÃO CÊNICA NO CANTO CORAL - Autora: Francis Helena Mendonça Rodrigues.

  • A IMPORTÂNCIA DE INCLUIR ASPECTOS CULTURAIS DENTRO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO - Autora: Schayana Suelin Schreiber. Participantes do trabalho: Fernanda Trein e Taíse Neves Possani.
  • ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS NA PRÁTICA - Autor: Thiago Nasi Da Silva. Participantes do trabalho: Fernanda Trein e Taíse Neves Possani.
  • PROCESSOS FONOLÓGICOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: ESTUDO DE UM COMERCIAL - Autores: Thiago Nasi da Silva e Maristela Righi Lang.

 




Madp abre neste fim de semana para mais uma edição do Domingo no Museu

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promove no dia 5 de novembro, a partir das 14h, mais uma edição do Domingo no Museu. Com entrada gratuita, o evento é aberto a toda comunidade e conta com uma programação expositiva e intervenções artísticas.

A edição de novembro do Domingo no Museu contará com a exposição de  Longa Duração presente de forma fixa no Madp e as mostras temporárias “1, 2, 3, e já… o lúdico na diversidade étnica sul-rio-grandense” e  “Saberes e sabores: erva-mate”. Além disso, acontecerão intervenções artísticas do Grupo de Dança “Charme da Liberdade”, do Grupo Cultural Herdeiros de Zumbi. Os visitantes ainda poderão participar de uma roda de conversa com membros da Comunidade Quilombola Passo do Araçá, de Catuípe, os quais irão expor produtos feitos na comunidade quilombola que estarão disponíveis para comercialização. 

Para a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, o evento é importante visto que o Museu busca alternativas de integração com a comunidade que mostrem trabalhos culturais interessantes. "O Domingo no Museu é uma das oportunidades que integra todas as gerações, dentro de um encontro educativo e lúdico", pontua.


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