Um intercâmbio acadêmico/cultural é um sonho para muitos estudantes e, também, um diferencial para a formação acadêmica. Atualmente, a Unijuí conta com a parceria de 40 instituições no exterior, em especial na América Latina e Europa, que possibilitam, tanto para os acadêmicos de graduação quanto de pós-graduação, uma oportunidade de realizar parte de seus estudos, pesquisas e estágios no exterior.
Conforme explica a Assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, a mobilidade internacional funciona como uma complementação acadêmica, na qual o estudante tem a oportunidade de desenvolver habilidades distintas e adquirir novos conhecimentos.
Segundo ela, dentre os conhecimentos e habilidades, destacam-se a aquisição de fluência em uma língua estrangeira, a convivência com diferentes culturas, valores e estilos de vida, networking e novas oportunidades profissionais, além da descoberta de novas perspectivas de atuação na sua área de estudos. “Através do intercâmbio internacional o estudante também tem a oportunidade de conhecer o sistema educacional de uma instituição de ensino no exterior, como o seu campo de estudo é abordado e as pesquisas que são desenvolvidas”.
Ainda, de acordo com Vanderleia, os estudantes voltam do intercâmbio com mais autonomia, tolerância, capacidade de comunicação e confiança para realizar interlocuções em outro idioma, bem como uma visão mais ampla do mundo e da realidade do seu próprio país. “É muito positivo ouvir dos estudantes o relato de como o intercâmbio contribui para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional”, destaca.
Para realizar um intercâmbio é importante ter um bom desempenho acadêmico, conhecimento de uma língua estrangeira e coragem para enfrentar o desafio de estudar em um contexto totalmente novo. Os estudantes de graduação da Unijuí podem cursar um ou dois semestres do seu curso no exterior em uma universidade parceira . Há também intercâmbios de curta duração, de três semanas, com bolsa parcial de estudos, nos meses de janeiro e junho, para estudantes de todos os níveis, professores e técnicos administrativos, através da cooperação com a International Business School – IBS Américas.
Além disso, oportunidades com bolsas de estudos são publicadas na página de Relações Internacionais e nas redes sociais. Mais informações sobre intercâmbios podem ser buscadas no site do Escritório de Relações Internacionais (ERI), pelo e-mail eri@unijui.edu.br, ou pelo instagram: @eriunijui.
A Unijuí promoveu, nesta quarta-feira, 8 de maio, a 4ª edição do Dia das Línguas Estrangeiras. A atividade ocorreu nos campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, e contou com uma programação especial, tanto em sala de aula quanto em eventos especiais, como palestras, seminários e oficinas. O objetivo do Dia das Línguas foi de incentivar o estudo das línguas estrangeiras e desenvolver competências a fim de mostrar a importância de se aprender uma língua estrangeira.
Em Ijuí, quatro atividades foram ministradas por intercambistas de outros países. Os cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo puderam acompanhar a fala do estudante do mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Amath Ndao, de Senegal, que apresentou a palestra “Desmistificação” em francês e em português para os acadêmicos.
Além dele, o estudante angolano do curso de Enfermagem, João José Gomes, apresentou a palestra “Saúde pública na Angola” aos estudantes dos cursos da área da Saúde; e os acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) Jack Molina, da Inglaterra, e Theo Blaise, do Senegal, estiveram participando de um seminário multicultural sobre práticas multi/transculturais em inglês e francês, destinado aos estudantes dos cursos de licenciatura.
Já o mestrando em Desenvolvimento Regional, Jean-Bosco Sagbo, de Benin, apresentou aos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis, um pouco da realidade de seu país e a proximidade com a cultura brasileira. Ele apresentou a palestra “Os Agoudas do Benin: A história dos brasileiros que voltaram para a África”.
“Foi uma ótima oportunidade para mostrar a minha cultura e um desafio grande por falar em uma língua diferente (português) para a turma, com uma cultura diferente. Gostei bastante por ser uma experiência nova. Tenho muito a agradecer à Unijuí por me dar essa oportunidade, me acolher e por todas as pessoas que estão me dando apoio nos sete meses que estou aqui”, comenta Jean
No campus Santa Rosa, o Dia das Línguas Estrangeiras foi marcado pela palestra “Os diferentes idiomas estrangeiros estudados no Senegal e o porquê dessa variedade linguística”, que foi apresentada pelo estudante do curso de Administração, Ibrahim Cissé, de Senegal, aos acadêmicos de Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica. Enquanto que nos campi de Panambi e Três Passos, atividades em sala de aula, como leituras de artigos e discussões sobre termos específicos de algumas áreas foram realizadas.
O Dia das Línguas Estrangeiras também foi marcado pela oficina de “Escrita Acadêmica: Produção de Abstract”, pelo Altissia Day, com o tema “Os quatro elementos da comunicação: “fala, escuta, leitura, escrita” - Dicas práticas para melhorar essas habilidades”, e um quiz interativo com sorteio de brindes.
A reitoria da Unijuí, representada pelo reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, recebeu nesta semana a diretoria do Esporte Clube São Luiz. O encontro teve como objetivo reforçar a parceria entre as duas instituições e contou com a participação do presidente do clube, Vilson Hepp, o qual apresentou a taça da Recopa Gaúcha, conquistada contra o Grêmio de Porto Alegre, em fevereiro, ao reitor.
“Para nós nos orgulha muito ter o São Luiz representando Ijuí e a região, carregando o nome da Unijuí ao longo da sua história no Rio Grande do Sul e agora também em outros locais do País, o que é importante. Imagino que é muito difícil e conseguimos ver que a direção é muito alinhada para superar as adversidades. Penso que é muito bom para toda a cidade, para a nossa juventude”, destaca o professor Dieter.
O presidente do São Luiz agradeceu a parceria dos últimos anos com a Unijuí e ressalta a importância da união para as últimas conquistas. “Quando renovamos a parceria, falamos que queríamos coisas maiores e conseguimos. O maior símbolo é a taça que conquistamos, a classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro, por isso agradecemos as instituições que estiveram ao nosso lado, como a Unijuí, onde conseguimos conquistar nossos objetivos”, comenta.
Acompanhando os últimos acontecimentos do Estado, por meio da maior catástrofe climática de sua história, que revela o retrato de uma crise socioambiental devastadora, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) pesquisou em seu acervo e localizou mais informações e registros sobre eventos anteriores que também impactaram em Ijuí.
Em 1941, o Rio Grande do Sul foi atingido por chuvas intensas que elevaram os níveis de água nos rios Caí, Gravataí, Jacuí e Sinos – todos deságuam no Guaíba, marcando uma calamidade que atingiu todo o Estado. Enchentes deixaram sua marca na passagem, alterando a paisagem e a infraestrutura urbana, invadindo ruas, casas e estabelecimentos comerciais.
Através de pesquisas em notícias publicadas pelo Jornal Correio Serrano da cidade, percebemos registros de mais de uma catástrofe envolvendo enchentes em Ijuí, desencadeadas por fortes chuvas que causaram o transbordamento de rios e arroios que margeavam ou cortavam a cidade.
Em uma das notícias do referido jornal, publicada em 07 de maio, são detalhadas as consequências das chuvas em 1941, que afetaram o tráfego ferroviário e rodoviário, além de causar prejuízos às lavouras. A nível local, a notícia relata o impacto sofrido pela comunidade de Ijuí, onde moradores do Rio da Pedreira foram atingidos pelo volume de águas.
Na chamada da edição que circulou em 10 de maio de 1941, destaca-se “A dolorosa notícia da inundação”, apresentando algumas transcrições publicadas por veículos nacionais que noticiaram as consequências da precipitação em Porto Alegre, trazendo em seu texto o relato de como a própria cidade de Ijuí se mobilizou para prestar auxílio à capital.
Tais acontecimentos deixam uma marca duradoura na memória coletiva de Ijuí. Revisitar registros do passado também serve para repensar a vulnerabilidade das comunidades frente às forças da natureza, ressaltando a importância da preparação e planejamento para o enfrentamento de desastres naturais, assim como da solidariedade para superar estas catástrofes.
Texto por Fabricio de Souza, colaborador do Museu. Pesquisa por Belair Stefanello, educadora do Museu.
Imagem: Títulos de notícias publicadas pelo Jornal Correio Serrano, maio de 1941. Fragmento das notícias. Para acesso completo, solicite ao Museu.
Estão abertas até o dia 12 de maio as inscrições para a primeira edição do curso “Habilitação em sutura simples para enfermeiros” ofertado pela Unijuí em parceria com a Ilumy Consultoria em Saúde, Health Institute Alexander Quadros e Enfermeira Daisy dos Santos.
O curso tem como objetivo habilitar enfermeiros e acadêmicos de Enfermagem para a prática segura da sutura simples, conforme resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 731, que autoriza o enfermeiro a realizar sutura simples, em pequenas lesões em ferimentos superficiais de pele, anexos e mucosas e a aplicação de anestésico local injetável.
Com abordagem teórica e prática, a qualificação profissional conta com 8 horas/aula, habilitando os participantes a aplicar seus conhecimentos com confiança e precisão. As aulas estão previstas para ocorrer no dia 25 de maio, no campus Ijuí, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para realizar a sua inscrição, clique aqui.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Até o dia 15 de maio, é possível submeter resumos no 11º Congresso Internacional em Saúde, que neste ano ocorrerá em Braga - Portugal, junto ao Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), entre os dias 17 e 19 de julho. O Congresso é um evento científico que reúne profissionais, estudantes e investigadores da área da saúde, organizado por meio de uma parceria entre a Unijuí e o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do UMinho.
Tendo como tema “Capacitação, Consciencialização e Educação para Ganhos em Saúde desde a Infância", o evento teve início na Unijuí em 2011, sendo realizado pela primeira vez na UMinho em 2018. O Congresso ocorre anualmente, de forma alternada entre as duas instituições, trabalhando temas que têm procurado dar respostas às questões emergentes da área da saúde.
Interessados em submeter trabalhos podem acessar este link. A comunicação de aceitação dos resumos será realizada no dia 20 de maio. Para mais informações, acesse www.cis2024.org.
Na próxima semana, a partir do dia 13 de maio, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) se insere na programação nacional da Semana dos Museus, que acontece de forma anual, em conjunto com instituições culturais do Brasil, com uma série de atividades planejadas dentro da temática lançada pelo Icom (Conselho Internacional de Museus). Para o ano de 2024, a temática destacada é "Museus, Educação e Pesquisa", onde se propõe apresentar reflexões importantes sobre a relação entre os museus e esses temas fundamentais para a sociedade.
A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e, de forma local, se interliga com a Semana de Aniversário do Madp, que ocorre a partir do dia 19 de maio. Para o presente ano, o Museu Antropológico Diretor Pestana apresenta eventos integrados com a comunidade, trazendo atividades que iniciam no dia 13 de maio, encerrando no dia 24.
Confira a programação
- Programação Expositiva
Visita de grupos mediante agendamento. Visitas de grupos R$ 3,00.
- Desafio de Tradução: Tradução colaborativa de documentos do acervo em idioma alemão
Desafio direcionado para escola e/ou comunidade em geral, mediada por Ulrich Dressel, de forma on-line ou presencial na Sala de Pesquisa do Museu.
Oficina desenvolvida mediante preenchimento do formulário: https://forms.gle/HTFjcZwwretGUWQT8.
- “Você se conecta com a nossa história”
Atividade de interação com o acervo em exposição por meio da Realidade Aumentada.
Realizado durante as visitas mediadas.
- “Conhecer é preciso” - Exposição Sobre a Produção Intelectual Preservada no Acervo
Mostra de catálogos e amostragem de títulos que contextualizam o legado da produção do conhecimento que, quando acessado, viabiliza novos conhecimentos.
Atividade integrada entre a Biblioteca Mário Osorio Marques e a Editora Unijuí.
Realizado durante as visitas e oficinas no Museu.
- Círculo de Memórias - 13 a 24 de maio
Projeto direcionado a grupos de pessoas idosas com o objetivo de conversar sobre os objetos e fotografias em exposição, gerando diálogos, revisitas a memórias, saberes e fazeres. A atividade pretende fortalecer a relação do MADP com a população idosa de Ijuí e registrar informações que irão alimentar a documentação museológica dos objetos salvaguardados e instrumentos de pesquisa das fotografias preservadas no acervo documental.
Atividade direcionada a grupos de idosos em visitas mediadas mediante agendamento.
- Domingo no Museu - 19 de maio, a partir das 14h30
- Hora do Recreio no Museu - 22 de maio, 10h
Integração entre Museu e Rádio Unijuí FM para o desenvolvimento da Hora do Recreio no Museu, com escolas visitantes. Quiz envolvendo a história do Museu para celebrar os 63 anos do Madp.
- Noite no Museu - 22 de maio, 19h
Visitação ao Museu e Sarau promovido pelo Círculo de Escritores Letras Fora da Gaveta de Ijuí e Associação dos Artistas Visuais de Ijuí, sendo complementar à Exposição Temporária Artística-Literária “Arte & Literatura - Memória, cidade e identidade".
Entrada gratuita.
Compreendendo o momento delicado, por conta da tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul, em conjunto com as atividades que acontecerão de forma local, durante os próximos dias o Museu organizará uma ação solidária de recebimento de doações durante as visitações, como itens de higiene pessoal, produtos de limpeza ou 1 kg de alimento não perecível. Participe!
Para dúvidas e mais informações, entre em contato pelo telefone 55 3332-0257 ou por e-mail em madp@unijui.edu.br.
Com foco em incentivar o estudo das línguas estrangeiras e desenvolver competências a fim de mostrar a importância de se aprender uma língua estrangeira, a Unijuí realiza, nesta quarta-feira, 8 de maio, o Dia das Línguas Estrangeiras. A atividade será promovida em todos os campi da Universidade, e contará com ampla programação, que inclui oficinas, palestras e ações especiais desenvolvidas em sala de aula.
Entre as atividades, destaca-se o Different Class, o qual se baseia em atividades diferenciadas preparadas pelos professores da Instituição e que conta com participação dos estudantes intercambistas que visitarão as aulas para contar um pouco de suas experiências no intercâmbio e farão palestras aos demais acadêmicos. Essa atividade vai acontecer em todos os campi da Unijuí.
Além desta atividade, haverá a realização de oficinas. Uma delas é a de “Escrita Acadêmica: Produção de Abstract”, a qual vai ocorrer durante o período da tarde, no campus Ijuí, tendo como público alvo estudantes de mestrado e doutorado, e bolsistas. As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário, neste link.
Outra ação de destaque será o Altissia Day, que será feito de forma on-line, e tem como tema abordar “Os quatro elementos da comunicação: “fala, escuta, leitura, escrita” - Dicas práticas para melhorar essas habilidades”. As inscrições podem ser feitas pelo link do Altsisia Day.
Por fim, também será feito um quiz, que dá aos participantes o direito a concorrer a brindes exclusivos e licenças gratuitas para começar a estudar um novo idioma na Plataforma Altissia.
O Rio Grande do Sul está enfrentando a maior enchente da sua história, onde mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas. Com a prioridade de salvar vidas, alguns cuidados podem ser esquecidos, como, por exemplo, ações preventivas contra doenças causadas através do contato com a água, lama ou alimentos contaminados pelas enchentes, além de animais peçonhentos.
Entre as principais doenças estão: leptospirose, tétano, hepatite A, doenças diarreicas, acidentes com animais peçonhentos. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul está divulgando um guia para a população e profissionais de saúde sobre os riscos e cuidados em situação de enchentes. Confira informações sobre estas doenças:
Leptospirose: Doença bacteriana encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana quando há contato com a água contaminada, como no caso das enchentes, onde a bactéria pode entrar no corpo através de cortes ou arranhões ou através dos olhos, nariz ou boca. Por isso, cubra os cortes ou arranhões com bandagens à prova d’água, não ande descalço, use luvas e sapatos impermeáveis.
Observe os sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular, principalmente nas panturrilhas, falta de apetite, náuseas/vômitos. A Secretaria Estadual da Saúde recomendou o tratamento preventivo para situação de alto risco. Ou seja, para os voluntários e equipes de resgate que estão entrando nas regiões de cheia.
Hepatite A: Doença causada por um vírus que pode ser transmitido pela ingestão de água ou alimentos contaminados com esgoto/dejetos humanos, o que ocorre durante as enchentes. Por isso, fique atento ao período médio de incubação, que é de 4 semanas, e aos sintomas, que podem aparecer entre 15 e 45 dias após o contato. Muitas pessoas podem não apresentar sintomas, sendo mais frequente à medida que aumenta a faixa etária.
Observe os sintomas da doença como mal-estar, prostração, febre, mialgia, náuseas, vômitos e icterícia (pele e olhos amarelados). Vale lembrar que a vacina Hepatite A está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Acidentes com animais peçonhentos: Durante eventos com excesso de chuvas, pode haver o desalojamento de alguns animais, como aranhas, serpentes, escorpiões e lacraias que irão buscar locais secos. Fique atento aos ambientes usados como esconderijo para estes animais, como: locais com entulhos, empilhamento de madeira, tijolos, telhas e na remoção da lama.
Lave o local da ferida com água e sabão, e mantenha a vítima sentada ou deitada. Se a ferida for na perna ou no braço, mantenha-os em posição mais elevada. Leve a vítima ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber atendimento. Não amarre e não corte o local da ferida.
Tétano acidental: Pode ocorrer pela contaminação de ferimentos de pele ou em mucosas, com terra, poeira, fezes de animais ou humanas que contenham esporos da bactéria que ocasiona a doença. O contato com entulhos e destroços durante os desastres podem provocar lesões na pele e, consequentemente, o adoecimento por tétano acidental. Então, fique atento ao período de incubação, que varia em média de 3 a 21 dias, não ande descalço, use luvas e sapatos impermeáveis.
Também observe os sintomas como febre baixa, dificuldade de deglutição, hipertonia muscular, hiperreflexia, espasmos e contraturas musculares generalizadas, com o paciente lúcido.
Doenças diarreicas: São causadas por bactérias, vírus e parasitas encontrados nos microrganismos presentes nos esgotos e nas fezes de animais. Durante as enchentes e inundações, os microrganismos presentes em esgotos podem se misturar à água e à lama das enxurradas, além de contaminar alimentos, utensílios e louças.
A orientação é para manter a hidratação e evitar o consumo de água de fontes não confiáveis. Observe os sintomas como a presença de diarreia (aquosa, com muco ou sangue), mal-estar geral, dor abdominal, náusea, vômito e febre.
Clique aqui e acesse o guia completo com todas as informações.
Learning and studying a new language, especially English, provides a range of possibilities, whether professional, academic, or cultural. At Unijuí, there is a professional qualification course aimed at those who seek to learn the language and improve their skills at it, both for academic productions and to advance their speaking abilities in a qualified way, with ample assistance from teachers.
Inglês no Campus, as it is called, offers courses at levels A1, A2, B1, B2, and C1, all of them with the support from Altissia language platform. In total, the courses have 12 one-hour synchronous class meetings, they offer certification, and study time is registered on the platform. The course is aimed at undergraduate and postgraduate students, professors, administrative and support staff, Unijuí alumni, and the general community.
“Today we have a much greater number of non-native speakers than native speakers of English in the world. It is a global language, it is the language of science, culture, and music. In any research that is carried out, we will be able to locate a much larger base in English than other languages, so it allows for greater possibilities, hence the importance of this course, to encourage and cultivate the study of English”, comments the professor Carlos Montano, who also highlights the exchange programs that Unijuí offers in different countries, which require the use of English, both in classes and in everyday life.
Regarding the importance of the learning opportunities offered by Unijuí, professor Lucas Prauchner highlights that the partnership with Altissia provides a range of alternatives, both for the learning of English and other languages. “Altissia offers 25 language options, and they can be accessed and studied simultaneously”, he highlights
According to the teachers, learning is not set in stone, that is, you can seek alternatives and more study sources, such as documentaries, articles, news, anything that allows for better understanding and a greater possibility of expanding your studies. “Everything that is done extra can, indeed, help with learning. Experiencing the language and consuming it is fundamental”, adds Lucas.
Foreign Languages Day takes place next Wednesday, May 8th, and it will feature a broad schedule. The objective is to make students develop skills beyond their native language, with the aim of showing the importance of learning a foreign language and encouraging this learning.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.