Um café da manhã, realizado nesta terça-feira, 9 de abril, marcou oficialmente o início das aulas do programa Professor do Amanhã nas 11 Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICEs) contempladas pela iniciativa do governo gaúcho. Com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, da titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, e da secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, os reitores e representantes das Ices debateram o programa e atualizaram dados sobre os matriculados nos cursos de licenciatura. Do encontro, participou o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg.
O programa Professor do Amanhã é coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao Gabinete do Vice-governador, e executado pela Sict. Em seu primeiro edital, inédito no país, o programa concede mil bolsas mensais de permanência de R$ 800 aos alunos e de R$ 800 para a ICE, como forma de custeio da vaga, durante quatro anos nos cursos de Letras, Matemática, Biologia, História e Geografia.
O governador Eduardo Leite celebrou o encontro com os reitores e parabenizou a mobilização das instituições. “Estamos convencidos da importância desse programa na formação de professores para enfrentarmos o apagão que vem acontecendo nas licenciaturas. Hoje, o Estado tem capacidade de fazer esses investimentos e não podemos dar nenhum passo para trás", afirmou.
"Sabemos do vínculo profundo que as instituições de ensino têm nas regiões, com relevância em pesquisa, projetos e formação qualificada. Agora, formamos um compromisso conjunto pela educação do Estado. Sou muito feliz por ser governador de um Estado que possui uma mobilização comunitária tão forte”, salientou Leite.
Durante a manhã, o vice-governador Gabriel Souza apresentou números atualizados e frisou a importância do programa. “O Professor do Amanhã tem dois grandes objetivos: o primeiro é formar novos professores para o Estado e o segundo é fortalecer as instituições comunitárias para realizarem a formação desses novos profissionais com qualidade. Queremos seguir trabalhando juntos, pois a educação é a estratégia central do governo”, disse.
As 11 instituições contempladas pelo programa são: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Feevale, Universidade Franciscana (UFN), Universidade La Salle (Unilasalle), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade do Vale do Taquari (Univates). O recorde de inscrições aconteceu na UPF, com 1.192 candidatos para 100 vagas.
Para Simone, a grande procura pelas vagas indica o interesse das pessoas nos cursos de licenciatura, potencializada por políticas públicas eficientes. “Esse tem sido um dos momentos relacionados à educação superior mais emocionante dos últimos tempos. Temos notado muita empolgação nos alunos e nos professores com a iniciativa. Sabemos que a questão da bolsa-auxílio é um diferencial, o que comprova que realizamos uma política pública bem construída e eficiente”, comemorou.
A crise na educação superior foi destacada pelo presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitor da Unisc, Rafael Henn, que endossou a necessidade de o governo trabalhar em conjunto com as instituições para entregar melhores profissionais à sociedade. “Estamos muito felizes de ver que a educação realmente é um dos pilares desse governo. A educação superior, desde 2015, passa por dificuldades em encontrar políticas públicas eficientes no que diz respeito ao acesso e à permanência. Esse programa é um primeiro passo: queremos ajudar a sociedade através das nossas estruturas e vamos fazer isso com o Professor do Amanhã. Nossas Ices nasceram formando professores e podemos garantir que a sociedade vai receber mil profissionais muito bem capacitados”, declarou.
A construção do programa e a definição das áreas prioritárias foi relembrada por Stefanie. “Levamos em conta a baixa formação de profissionais em algumas áreas, somada ao alto número de aposentadorias. Chegamos nessas cinco áreas priorizando português e matemática, por exemplo, em função da pandemia de covid-19, que afetou o aprendizado dos nossos estudantes. A nossa estratégia passou pela priorização do que ia faltar primeiro. Mas nos comprometemos a revisar essas prioridades a cada ciclo”, detalhou.
Teve início nesta segunda-feira, 8 de abril, de forma online, a Semana Acadêmica das Engenharias e Tecnologias da Unijuí, envolvendo os cursos de Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Ciência da Computação. A abertura também marcou o início da V Aud Week - Semana da Arquitetura e Urbanismo, Design e Design Digital da Universidade.
Embora cada Semana Acadêmica conte com uma programação específica, nesta segunda-feira, as atividades foram compartilhadas por todos os cursos. Conforme destacou o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, professor Gerson Battisti, esta abertura começou a ser pensada durante uma reunião com os coordenadores de cursos. “Nós sabíamos da importância de um evento em conjunto e precisávamos de um tema para unir todos os cursos. Foi então que pensamos na inovação e buscamos junto à Criatec, ou melhor, junto à coordenadora, Maria Odete Palharini, ajuda para a escolha dos painelistas”, explicou o docente, lembrando que a Universidade vem colocando a inovação como destaque em todas as suas ações.
Neste primeiro dia, foi realizado o painel “Empreendendo o Futuro”, que teve como objetivo abordar a temática da inovação de forma colaborativa, a partir de diferentes visões, explorando fronteiras do conhecimento técnico para empreender e inovar.
O tema se desdobrou em outros subtemas, como “Empreender e Inovar”, trabalhado por Guilherme Silva de Oliveira, engenheiro com mais de 16 anos de experiência na área de inovação e tecnologia aplicada no ramo de pesquisa, desenvolvimento e inovação de novos produtos, e cofundador do Juntos Coworking.
Outro assunto debatido foi “Inovação além das fronteiras do Brasil”, que esteve a cargo de Eduarda Schneider, fundadora e CEO da Agricon Business. Eduarda é publicitária, pós-graduada em Gestão do Agronegócio, com MBA em Marketing Estratégico (ESPM-Sul).
Por fim, também foi debatido o tema “Aprendendo com quem já fez”, a partir de dois palestrantes: Roberto Hass, engenheiro civil (UFPel) com experiência internacional em Topografia e Infraestrutura, pós-graduado em Georreferenciamento de Imóveis e gestor da empresa AERO Topografia; e Serginho Finger, cofundador e CEO da Trashin, coordenador da área de Parcerias Estratégicas. Ele é mentor de startups em programas e eventos de repercussão nacional e internacional, como InovAtiva Brasil, sendo reconhecido como Mentor Destaque em 2022.
Para conferir o evento na íntegra, acesse:
O Desafio de Inovação Socioambiental, organizado pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, em parceria com as empresas Novatech Agro e 3 Tentos, encerra nesta quinta-feira, dia 11 de abril, seu período de inscrições. O evento ocorrerá nos dias 15 e 22 de abril, nos turnos da tarde, no Espaço + Inovação Unijuí.
O Desafio de Inovação Socioambiental é um evento multidisciplinar que se propõe a buscar soluções de mercado para os grandes desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para os desafios de empresas que serão apresentados no dia da abertura do evento. O objetivo da iniciativa é fomentar a proposição de possíveis soluções que possam causar impacto socioambiental, além de proporcionar a experiência de desenvolvimento de um negócio. O evento propicia, ainda, que características empreendedoras sejam despertadas junto aos participantes, que podem exercitar a capacidade de criar, resolver problemas e encontrar soluções.
Qualquer pessoa, com 16 anos ou mais, pode participar do evento e vivenciar esta experiência enriquecedora, aprendendo uma metodologia que poderá ser utilizada em outras áreas da vida.
Interessados podem se inscrever neste link. Os participantes terão todo o suporte de um grupo de mentores, que vão auxiliar na estruturação das ideias, sendo que, ao final do evento, será concedido um certificado de participação de 20h.
A premiação será de R$ 1 mil para o primeiro lugar e de R$ 800 para o segundo colocado. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelos telefones 55 3332 0212 ou 99128 - 6961.
Na busca global por soluções sustentáveis na agricultura, o controle biológico emerge como um dos tópicos mais debatidos. O Brasil, já destacado como líder na agricultura, possui potencial para conquistar o protagonismo também no âmbito do controle biológico em regiões tropicais. Neste sentido, a Unijuí oferta o curso “Controle Biológico de Pragas - Entomófagos”.
O curso, destinado a estudantes e profissionais de Agronomia, técnicos em Agropecuária e público em geral, abordará os fundamentos do controle biológico por meio de predadores e parasitóides, explorando as ordens de insetos predadores e parasitóides, suas características distintivas e principais famílias. Além disso, serão trabalhados os grupos animais com formas predatórias e examinada a diversidade de tipos de parasitismo.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 29 de abril, neste link. A qualificação ocorrerá de forma presencial no campus Ijuí no dia 10 de maio, das 18h30 às 22h30 e 11 de maio das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, deu início, na última semana, à Jornada de Pesquisa 2024. A atividade, que acontece todos os anos, vai se estender até o fim de maio e envolve as turmas de Educação Infantil até o Ensino Médio, com o objetivo de incentivar com que os estudantes façam pesquisas científicas desde o início dos seus estudos e promover o conhecimento.
Neste ano, o tema será "Invenções que transformaram a humanidade". A primeira etapa de pesquisa ocorreu no Museu Antropológico Diretor Pestana - Madp, onde os estudantes participaram de um circuito visual e mapearam informações sobre as invenções que moldaram a sociedade ao longo do tempo. Foram feitas atividades interativas, as quais proporcionaram uma experiência de aprendizado.
“Não poderíamos deixar de começar a nossa Jornada de Pesquisa senão no Museu, que é nosso lugar de pesquisa especial, pelo acervo completo que possui e por retratar todas as transformações e evoluções das invenções que transformaram a humanidade, o que vem de encontro com o tema deste ano da Jornada de Pesquisa”, ressalta a professora Joice Lemanski.
A docente Mariane Bach comenta que os estudantes estavam ansiosos por começar a atividade e que têm curiosidade por descobrir e saber mais. São cerca de 140 estudantes participando da Jornada. “Todos vão passar por fases de leitura, pesquisa e sistematização para apresentarem. Vamos fazer estudos a partir de fotos, visitas ao Museu, pesquisa em livros e na internet. Tudo isso para que possamos mostrar às crianças que eles também podem ser pesquisadores”, relata.
A museóloga Aline Mota destaca que as atividades de pesquisa e reconhecimento do Museu são importantes. Também reforça que a EFA é uma parceira de longa data e que as crianças aprenderam com a visita. “Algumas delas estão tendo o primeiro contato. Conhecem o espaço, apontam os elementos que acham interessantes e levam até a sala de aula para ter uma discussão mais aprofundada”, finaliza.
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí promoveu na noite da última quarta-feira, 3 de abril, um Pitch Day para a apresentação dos nove projetos que participaram da jornada de qualificação do programa de pré-incubação Decolar da Criatec. Ao todo, foram 36 empreendedores que participaram dessa jornada.
Na ocasião, os empreendedores tiveram a oportunidade de tirar suas ideias do papel, durante uma jornada de 11 módulos que possibilitaram aos participantes desenvolver, testar e validar suas ideias. Como mentores, participaram Carina Mello Reichert, Raíssa Schorn, Leonice Parnoff, Patrícia Lazzarotti Garcia, Carlos Linassi Regasson, Bibiane Ricco, Thais Teixeira Pinto, Marcia Almeida, Marcos Almeida e Plinio Gomes.
Conforme Bibiane Ricco, que foi uma das facilitadoras do programa, poder contribuir na Trilha Decolar foi muito gratificante. “Conseguimos interagir com os futuros empresários e transmitir leveza para a gestão financeira”.
Segundo Márcia Almeida, facilitadora do módulo sobre marketing, “participar da edição do Decolar da Criatec com uma qualificação coletiva sobre marketing foi uma experiência de muito aprendizado. A aplicação eficaz do marketing é fundamental para o sucesso dos novos negócios em um mercado competitivo. A partir das trocas com a turma, entendemos que o cenário atual envolve uma concorrência cada vez mais acirrada, em que a atenção dos consumidores é disputada. Dessa forma, o marketing desempenha um papel crucial na construção de uma marca forte, na geração de demanda e na conquista de clientes”, disse.
Neste primeiro ciclo do programa - edição de 2024, participaram empreendedores de Ijuí e integrantes das equipes vencedoras do Startup Weekend, realizado em Panambi, em 2023. “Acompanho a execução dessa jornada e, em todas elas, há pessoas com diferentes perfis, diferentes negócios, sendo a trilha enriquecedora e significativa para cada participante", frisou Elizandra Pinheiro da Silva, analista de Planejamento da Criatec, responsável pelo programa.
A banca contou com a participação de Luana Mozzaquatro, contadora pela UFSM, especializada em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUCRS. A convidada já atuou na Incubadora Tecnológica da UFSM, aceleradora de startups e na indústria. Ela acredita no poder transformador do empreendedorismo e atualmente atua como CEO na Vórtex Aceleradora. Também participou Lucas Escher, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão e Negócios, que atua como gestor na Criatec - campus Santa Rosa. Ele é sócio da empresa Elede, integrante da comissão de Inovação e Tecnologia da Fenasoja e do Hortigranjeiros, voluntário do programa Decola da Acisap, avaliador do Innovativa Brasil, coordenador nacional do Rally Latinoamericano de Innovación, mentor em Hackathons, desafios empreendedores e projetos integradores e professor de programa de qualificação profissional para jovens.
A abertura do Pitch Day foi realizada pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Daniel Knebel Baggio, e contou com a participação da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, e da gestora do Instituto Agregar de Panambi, Patrícia Lazzarotti Garcia.
A Unijuí está entre as melhores universidades do Brasil, conforme resultado do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), um indicador de qualidade da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Este indicador, que integra o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), mostra que a Unijuí é a 1ª Universidade Comunitária com maior IGC nas regiões Noroeste, Missões e Celeiro; 8ª Universidade Comunitária com maior IGC no Rio Grande do Sul; a 6ª Universidade Comunitária com maior proporção de professores doutores no Estado e a 19ª universidade não pública com maior IGC do Brasil.
O resultado está relacionado ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, cujos resultados foram divulgados em abril de 2024.
O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), numa escala de 1 a 5, em relação a todas as Instituições de Ensino Superior do País. A Unijuí atingiu o IGC 4, considerado um conceito de excelência.
Conforme explica o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, o último Censo da Educação Superior, publicado em 2022, revelou que há quase 2.600 Instituições de Ensino Superior atuando no Brasil. Nesse universo, há instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que oferecem uma quantidade enorme de cursos de qualificação profissional. E é lógico, portanto, que nesse conjunto todo (de mais de 24.000 cursos sendo oferecidos), alguns cursos sejam mais e menos qualificados.
“É nesse sentido que o Ministério da Educação - MEC realiza o levantamento do IGC - Índice Geral de Cursos, que visa analisar o desempenho das Instituições de Ensino Superior do País, através desse indicador que mede a qualidade dos cursos oferecidos”, explica o reitor, lembrando, porém, que esses dados, estatísticas e rankings precisam ser analisados em seu devido contexto para não sucumbirmos à armadilha de resumir tudo em análises comparativas do tipo “somos melhores que estes” ou “estamos entre as melhores do RS/Brasil”.
“Sem dúvida, conseguir apresentar uma boa colocação é essencial. Em termos de IGC médio no Brasil, a Unijuí alcançou um destaque absolutamente invejável: entre as mais de 2.000 instituições avaliadas pelo MEC no País, a nossa universidade se posicionou entre as 100 melhores IES do Brasil (84ª posição). Isto significa que a Unijuí faz parte da elite nacional, do conjunto de 5% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, o que precisa ser registrado e comemorado, pois é uma conquista de todos que aqui trabalham e se dedicam”, destacou o professor Dieter, ressaltando que mais importante do que os rankings, são o desejo e a iniciativa de seguir melhorando.
“Creio que mais importante do que isso, é o fato de que nós estamos continuamente melhorando em relação a nós mesmos e numa velocidade ligeiramente superior à média nacional. E isso é fruto da competência e seriedade com que encaramos os nossos desafios, visando oferecer um nível de qualidade altíssimo a toda sociedade regional. Estamos todos de parabéns!”, finalizou o reitor.
Na segunda-feira, 8 de abril, terá início a Semana Acadêmica das Engenharias e Tecnologias da Unijuí, envolvendo os cursos de Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Ciência da Computação. A abertura também marca o início da V Aud Week - Semana da Arquitetura e Urbanismo, Design e Design Digital.da Unijuí.
Todos os cursos terão programações específicas ao longo da semana, porém, no primeiro dia, as atividades serão compartilhadas pelos acadêmicos, de forma online.
Tendo como tema geral “Empreendendo o Futuro”, a programação do primeiro dia inicia-se com o painel “Empreender e Inovar”, às 19h15, a cargo de Guilherme Silva de Oliveira, engenheiro com mais de 16 anos de experiência na área de inovação e tecnologia aplicada no ramo de pesquisa, desenvolvimento e inovação de novos produtos, e cofundador do Juntos Coworking.
Uma atividade de interação acontecerá às 19h50, antecedendo o painel “Inovação além das fronteiras do Brasil”, que estará a cargo de Eduarda Schneider, fundadora e CEO da Agricon Business. Eduarda é publicitária, pós-graduada em Gestão do Agronegócio, com MBA em Marketing Estratégico (ESPM-Sul).
Por fim, às 20h25, será realizado o painel “Aprendendo com quem já fez”, a cargo de dois palestrantes: Roberto Hass, engenheiro civil (UFPel) com experiência internacional em Topografia e Infraestrutura, pós-graduado em Georreferenciamento de Imóveis e gestor da empresa AERO Topografia; e Serginho Finger, cofundador e CEO da Trashin, coordenador da área de Parcerias Estratégicas. Ele é mentor de startups em programas e eventos de repercussão nacional e internacional, como InovAtiva Brasil, sendo reconhecido como Mentor Destaque em 2022.
Para conferir as programações de cada curso e realizar a inscrição, acesse:
Semana Acadêmica da Engenharia Química
Semana Acadêmica da Engenharia Civil
Semana dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção
Semana Acadêmica da Engenharia Elétrica
Semana Acadêmica dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software
V AUD Week - Semana de Arquitetura e Urbanismo, Design e Design Digital
O Consultório Escola de Nutrição da Unijuí tem como objetivo proporcionar campo para a prática profissional dos acadêmicos da Universidade ao oferecer a toda a comunidade acesso à assistência nutricional e possibilidade de encaminhamentos aos diversos serviços de saúde que a Instituição disponibiliza. Neste espaço, são realizados atendimentos para o acompanhamento nutricional individual e coletivo, como a avaliação, diagnóstico nutricional, prescrição dietética, planejamento alimentar, entre outros.
Segundo a coordenadora do Consultório de Nutrição, professora Karina Rios, conforme o balanço realizado, em 2023 o Consultório contou com um aumento de 220% no número de atendimentos em comparação com o ano anterior. “Foi um ano muito promissor. Contamos com a atuação de estagiários de Nutrição muito comprometidos com o espaço e com sua formação. O Consultório também acolheu estudantes do curso de Psicologia, numa integração entre áreas. Essa troca de saberes permitiu a interconsulta e o atendimento compartilhado entre estudantes dos dois cursos, para contribuir no diagnóstico de nutrição e conduta alimentar a ser prescrita”, explicou a professora.
Para Karina, esta integração entre as áreas fortalece o serviço e permite a reavaliação do processo. “O Consultório de Nutrição tem se consolidado como campo de formação profissional, sendo reconhecido pela comunidade externa. A atuação com a Psicologia permite-nos conhecer outra área da saúde, a saúde mental, e discutir casos de modo ético, respeitoso e comprometido. Dessa forma, reconhecer que a interdisciplinaridade na assistência integral à saúde do indivíduo deve estar presente”, pontuou.
O Consultório de Nutrição fica localizado no Complexo 3 - Unijuí Saúde, juntamente com a Clínica de Fisioterapia e o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir). Os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (55) 3332-0204.
Na noite da última terça-feira, 2 de abril, aconteceu a abertura do programa “Startup RS Start: acelere seu negócio desde a primeira ideia”, realizado pelo SebraeX em parceria com a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí.
A aula inaugural, realizada nas dependências da Criatec, marca o início da segunda edição do programa, destinada às startups e empresas tecnológicas em estágio inicial, além de potenciais empreendedores que buscam estruturação e validação do seu modelo de negócios.
Nesta edição, há 12 projetos inscritos, de diferentes áreas, tornando a experiência rica pelas trocas de experiências e conexões que acontecerão durante o programa. Segundo a analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, o programa conta com dois meses de atividades, onde serão realizados workshops e consultorias com profissionais capacitados e especialistas no desenvolvimento de startups.
Para a facilitadora da Semente Negócios, Jessica Matos, responsável em rodar a trilha do Start nesta edição, este será um programa recheado de muito conhecimento. “Estou aqui, em Ijuí, para darmos o pontapé no programa Start, onde ajudaremos a impulsionar 12 novos negócios no mercado, unindo a teoria de desenvolvimento do modelo de negócios, de startups, aos negócios que conseguiremos alavancar, tendo escalabilidade com muita mão na massa. Teremos aulas com empresários para que os participantes possam ver na prática como funcionam esses aprendizados. Serão semanas onde iremos desenvolver e fomentar muito o empreendedorismo por aqui”, afirmou.
Para a advogada Isabela Dahmer, que está se desafiando a realizar a jornada, a expectativa com o Start é clarear as ideias e conseguir colocar o seu projeto de empresa num plano de negócios rentável e sustentável. “Eu acredito que o projeto vai me ajudar nesse sentido. A expectativa é eu realmente me tornar uma empreendedora, conseguindo obter realização pessoal e profissional, atingindo essa questão social da geração de empregos, com oportunidade de crescimento para a cidade e para a região onde eu estou inserida. Também acredito muito nas conexões que esse projeto pode proporcionar. Seja nessa edição ou em outra que possa vir a surgir, acredito que teremos um período de bastante aprendizado e amadurecimento”.
O Startup RS Start inicia a programação no mês de abril e segue até o mês de junho. Os encontros acontecerão de forma online com as temáticas: Masterclass Mentalidade Empreendedora, Roda de Aprendizagem Explorar, Roda de Aprendizagem Engajar, Roda de Aprendizagem Entregar, além de quatro workshops assíncronos, possibilitando aos participantes a ampliação de seus conhecimentos e o acesso a uma rede de contatos. A última aula, que marcará o encerramento do programa, acontecerá na Criatec.
Interessados em ingressar nessa jornada têm até o dia 9 de abril, às 18h, para entrar em contato com a Criatec pelo e-mail criatecimpacto@unijui.edu.br ou telefone 3332 0212.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.