Unijuí firma parceria com a Cotrirosa para o desenvolvimento de pesquisa na área higroscópica de grãos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com o objetivo de qualificar o desenvolvimento da agricultura na região, a Unijuí assinou nesta terça-feira, 9 de abril, um termo de parceria com a Cooperativa Tritícola Santa Rosa (Cotrirosa). A parceria prevê a cedência, em forma de comodato, de uma câmara climática e uma balança determinadora de umidade para a realização do estudo “Modelagem Matemática e Computacional de Equilíbrio Higroscópico de Soja”. 

Representando a Unijuí, estiveram presentes o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio;  o coordenador da pesquisa, professor Manuel Binelo, o coordenador do Mestrado em Sistemas Ambientais, professor José Antônio Gonzalez, a coordenadora da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) da Unijuí, Fabiana Simon, o coordenador da área de Logística e Laboratórios, João Lucas e o técnico do Laboratório de Solos, Sementes e Bromatologia, Diovane Antonow.

A entrega dos equipamentos foi feita pelo presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin; o gerente da área de Grãos, Marcos Bogler; e o gestor de Inovação da Cooperativa, Nelinho Graef. O projeto está ligado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí e deve ter início nos próximos dias. Para o coordenador da pesquisa, professor Manuel Binelo, os equipamentos são fundamentais para o desenvolvimento deste estudo.

"Iremos utilizá-los para pesquisar a umidade de equilíbrio higroscópico de grãos. Isso porque quando os grãos são armazenados, as condições de temperatura e umidade influenciam diretamente na qualidade desse produto e, para evitar perdas devido a fungos e insetos que podem atacar o grão enquanto ele está armazenado, saber o comportamento do grão, ou seja, qual o conteúdo de umidade conforme as condições ambientais onde ele está armazenado é uma questão científica muito importante”, explicou o professor. 

Segundo o presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin, a Cooperativa busca a evolução do setor. “Queremos progredir e essa parceria com a Unijuí é muito importante pois através da pesquisa desenvolvida pela Universidade poderemos qualificar o fazer diário dos nossos cooperados”, destacou. 

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio, pontuou que a parceria é benéfica tanto para a Universidade quanto para a Cooperativa. “Assim poderemos envolver a pesquisa e a Pós-Graduação com o olhar da Cooperativa, proporcionando o desenvolvimento da região. Além disso, essa iniciativa pode servir  de exemplo para outras instituições”, frisou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.