O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, deu início, na última semana, à Jornada de Pesquisa 2024. A atividade, que acontece todos os anos, vai se estender até o fim de maio e envolve as turmas de Educação Infantil até o Ensino Médio, com o objetivo de incentivar com que os estudantes façam pesquisas científicas desde o início dos seus estudos e promover o conhecimento.
Neste ano, o tema será "Invenções que transformaram a humanidade". A primeira etapa de pesquisa ocorreu no Museu Antropológico Diretor Pestana - Madp, onde os estudantes participaram de um circuito visual e mapearam informações sobre as invenções que moldaram a sociedade ao longo do tempo. Foram feitas atividades interativas, as quais proporcionaram uma experiência de aprendizado.
“Não poderíamos deixar de começar a nossa Jornada de Pesquisa senão no Museu, que é nosso lugar de pesquisa especial, pelo acervo completo que possui e por retratar todas as transformações e evoluções das invenções que transformaram a humanidade, o que vem de encontro com o tema deste ano da Jornada de Pesquisa”, ressalta a professora Joice Lemanski.
A docente Mariane Bach comenta que os estudantes estavam ansiosos por começar a atividade e que têm curiosidade por descobrir e saber mais. São cerca de 140 estudantes participando da Jornada. “Todos vão passar por fases de leitura, pesquisa e sistematização para apresentarem. Vamos fazer estudos a partir de fotos, visitas ao Museu, pesquisa em livros e na internet. Tudo isso para que possamos mostrar às crianças que eles também podem ser pesquisadores”, relata.
A museóloga Aline Mota destaca que as atividades de pesquisa e reconhecimento do Museu são importantes. Também reforça que a EFA é uma parceira de longa data e que as crianças aprenderam com a visita. “Algumas delas estão tendo o primeiro contato. Conhecem o espaço, apontam os elementos que acham interessantes e levam até a sala de aula para ter uma discussão mais aprofundada”, finaliza.