Com a proposta de aproximar, integrar e recepcionar os estudantes estrangeiros, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, promoveu, na noite dessa segunda-feira, 8 de abril, o Café Internacional. A atividade buscou dar as boas-vindas aos estudantes e proporcionar uma recepção aos acadêmicos que ingressaram neste semestre na Universidade, bem como celebrar a conquista daqueles que alcançaram seus objetivos no meio acadêmico no último semestre.
O Café Internacional contou com a participação de cerca de 15 estudantes internacionais, assim como de egressos da Universidade, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, a assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, e os professores Roberto Carbonera e Angélica Cristiane Moreira.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, destaca que o encontro é uma oportunidade para que todos possam se aproximar. Reforça, também, que é importante que todos possam se ajudar e que aproveitem o tempo de estudos na Unijuí.
“É uma alegria compartilhar este momento, que é de integrar. Quero lembrar que estar aqui é uma grande oportunidade, pois a Unijuí conta com uma série de possibilidades e espero que todos possam aproveitar ao máximo. Temos alunos que estão indo para o doutorado em outras instituições pois aproveitaram as oportunidades que tiveram, saíram do seu país e estão conquistando o seu espaço, o que é uma grande satisfação para todos nós da Instituição”, ressalta
A assessora do ERI, Vanderléia Haiski comenta que o Escritório está à disposição de todos os estudantes internacionais e que em qualquer circunstância ou dificuldade pode ser procurado. “Estamos todos aqui para auxiliar os acadêmicos estrangeiros no que precisarem. Queremos que todos vistam a camisa da Unijuí como sua nova casa de estudo e que busquem seus objetivos, em especial, a formação. Não percam o foco”, disse.
Atualmente, a Unijuí conta com cerca de 20 estudantes estrangeiros, vindos de países como Argentina, Angola, Benin, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Reino Unido e Senegal. Os estudantes, em sua maioria, ingressam em cursos de mestrado e doutorado na Unijuí, mas também há estudantes regulares de graduação e uma ETA (English Teaching Assistant).
Na pós-graduação, a Unijuí tem um edital anual que oferta vagas nos cursos de mestrado e doutorado com gratuidade, como forma de fomentar a internacionalização. Os estudantes estrangeiros encaram o desafio de aprender a Língua Portuguesa e se integrar na comunidade em um curto espaço de tempo. “Para a Unijuí, é uma alegria contar com a presença de estudantes de diversos países, enriquecendo a troca de conhecimentos, de idiomas e cultura, bem como fortalecendo conexões com universidades e instituições parceiras no exterior”, complementa Vanderléia.