A CER III - Unir tem programação especial na primeira semana do mês de abril, relacionada ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é comemorado no dia 2. A campanha deste ano vem com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!”
A terapeuta ocupacional da CER III - Unir, Liege Ramos Alflen, conta que a data surgiu em 2007, através de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de diminuir o preconceito e os diagnósticos tardios, levando informação à população.
“O Transtorno do Espectro Autista (TEA), que pertence ao grupo dos transtornos do neurodesenvolvimento, gera prejuízos na comunicação, interação social, no comportamento e alterações sensoriais”. A profissional informa que alterações e desafios são perceptíveis no desempenho funcional, na forma como o indivíduo percebe o mundo ao seu redor e como interage com outros.
Durante a semana, bate-papos foram realizados na sala de espera do Centro de Reabilitação com integrantes da equipe multidisciplinar. Essas conversas visam divulgar informações e esclarecer as dúvidas das famílias, seguindo o cronograma: na segunda, 1º, as fisioterapeutas Larissa Bohn da Silva Poncio e Rúbia Henicka, a educadora física Patricia Goulart e a psicóloga Franciele Cenário discutiram o "Autismo e as dificuldades". Na terça-feira, dia 2, o tema foi “Autismo: construindo pontes de compreensão", com as terapeutas ocupacionais Lidiane Majolo e Liege Alflen.
A caminhada Azul aconteceu na quarta-feira, dia 3, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, COMPED e integrantes da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor) e demais parceiros. Contou com a presença de profissionais e pacientes do CER III - Unir. A caminhada teve saída às 9h na Estação Cultura e Lazer Sady Strapazom em direção à Praça da República.
Hoje, quinta-feira, a psicopedagoga Andrieli Tiecher Bueno e a psicóloga Fernanda Fernandes compartilharam informações sobre “Inclusão escolar de crianças com transtorno do Espectro Autista”. Já o tema “Autismo e Legislação” foi a pauta da conversa das assistentes sociais, Aline Lütke e Anita Lacorte de Lara.
A coordenadora do CER III - Unir, professora Edina Coelho, reforça a importância das atividades relacionadas à causa, destacando a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de cada pessoa, promovendo um ambiente cada vez mais inclusivo, acessível e acolhedor. “Nesta semana, estamos trabalhando com palestras no início de cada turno de atendimento, com o intuito de semear mais informações para comunidade, cuidadores e pais”, disse.
O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista é clínico e tem orientação de ser realizado por um médico especialista, baseado na análise e avaliação de uma equipe multidisciplinar. “A efetividade das terapias será crucial para a vida dessas pessoas, assim como a diminuição das limitações no nosso ambiente social, através da garantia ao acesso com qualidade aos direitos de saúde e da educação”, explicou a terapeuta ocupacional, Liege.
Com o objetivo capacitar profissionais do agronegócio para atuação em Unidades de Beneficiamento e Armazenamento de Sementes, a Unijuí oferta em parceria com a Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apasul), o Programa de Treinamento para Operadores de UBS de Espécies Forrageiras.
A qualificação profissional é composta por aulas teóricas e práticas englobando as diferentes etapas do recebimento, beneficiamento, armazenamento, tratamento Industrial e aspectos importantes relacionados aos princípios de qualidade e legislação no pós-colheita de sementes de espécies forrageiras. Além disso, serão abordados tópicos relacionados à segurança do trabalho em unidades de beneficiamento e armazenamento de sementes e grãos.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 28 de abril, neste link, com início das aulas previsto para 16 de maio. A capacitação é voltada para responsáveis técnicos, operadores de UBS, professores, estudantes e demais interessados na área de sementes.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Na noite desta terça-feira, 2 de abril, foi realizada a aula magna dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e a aula inaugural do Programa Professor do Amanhã, oficializando a abertura do semestre para as novas turmas de Matemática e Letras: Português e Inglês da Unijuí. A atividade aconteceu no Centro de Eventos e contou com a presença da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp.
Conforme destacou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, esse foi um momento especial, já que marca o início das aulas para duas novas turmas de licenciatura, oportunizadas graças ao Programa Professor do Amanhã, mediado pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. “Esse momento mostra o quanto a nossa Universidade segue dialogando e atendendo às atuais demandas de formação”.
Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o professor Daniel Knebel Baggio aproveitou para saudar professores e estudantes da Pós-Graduação Stricto Sensu, ressaltando que os seis programas de Mestrado e Doutorado da Unijuí estão mais fortes do que nunca. Além da conquista do Doutorado em Atenção Integral à Saúde, novas turmas de Minter e Dinter - Mestrado e Doutorado Institucional serão abertas em outros Estados. “Isso não só garante a saúde financeira da nossa Pós-Graduação, como ajuda a nos inserirmos em outras regiões, potencializando a pesquisa e novas parcerias”, destacou.
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, agradeceu a presença da secretária, Simone Stülp, e já lançou dois desafios: para que o Programa Professor do Amanhã tenha continuidade e para que o Governo do Estado dê atenção à pauta das universidades comunitárias, que cobram a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios do Estado para o ensino superior público e comunitário, conforme previsto no artigo 201, parágrafo 3º da Constituição Estadual.
Em resposta, a secretária estadual, Simone Stülp, concordou que o Programa Professor do Amanhã deve continuar e gerar frutos, tornando-se um programa de Estado, e não somente um programa de governo. “Me sinto honrada em participar desta noite na Unijuí, onde pude estabelecer uma relação mais próxima tanto com os estudantes quanto com os professores. Um momento em que foi possível abordar diversos programas da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, que tocam não só a pós-graduação, a pesquisa, mas também a graduação, o ensino, vinculado especialmente às licenciaturas”, comentou a convidada, que fez sua fala a partir do tema “Novas tecnologias, pesquisas e inovação: perspectivas para a Graduação e a Pós-Graduação Stricto Sensu”.
A Unijuí participou, no dia 27 de março, de um encontro internacional online com o objetivo de apresentar os resultados parciais do Projeto e-kakashi desenvolvido pelo Brasil e Japão. Estiveram reunidos representantes do Ministério de Tecnologia e Comunicação do Japão, do Ministério das Comunicações e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Brasil, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT), do Centro Internacional de Agricultura Tropical, da Colômbia, da Unijuí, e das empresa Crops Team, Ihara e Fockink.
O dispositivo e-kakashi está sendo utilizado em um projeto colaborativo entre o Japão e o Brasil, que visa a utilização da tecnologia da Internet of Things (IoT) para solucionar problemas existentes nos sistemas de produção. Através da parceria do SoftBank, do Japão, e a Crops Team, do Brasil, o projeto busca aumentar a produtividade da soja com base em dois fatores: manejo sustentável da irrigação e manejo sustentável da ferrugem da soja.
A Unijuí integra o corpo técnico a partir do Programa Inova-RS, em projetos que têm a empresa Fockink como parceira. A Crops Team foi a empresa contratada pela Universidade para instalação de sensores de umidade do solo com a tecnologia e-kakashi, em propriedades do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, como atividades previstas nos projetos Rede de Sensores Inteligentes para o Monitoramento de Sistemas de Irrigação por Pivô Central e Plataforma Digital de Monitoramento de Sistemas de Irrigação, financiados pela SICT-RS, no programa Inova-RS.
Os sensores já estão coletando dados desde janeiro deste ano, com atualização diária e leituras efetuadas a cada 15 minutos, que são acompanhadas pela equipe por meio da plataforma e-kakashi. Os primeiros resultados serão publicados pela Unijuí em Boletins Informativos, a partir deste mês. Os testes do protótipo, além dos campos experimentais coordenados pela Unijuí, estão sendo desenvolvidos em regiões de fronteira com a Argentina e Uruguai, no norte e no centro do Estado, e em alguns outros pontos do Brasil.
Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, "o projeto destaca a importante relação que a Universidade tem com empresas, setores públicos e sociedade como um todo. Os dados coletados aqui poderão impactar projetos internacionais, o que é extremamente positivo". O projeto está previsto para encerrar em dezembro de 2024. No entanto, dada a importância desta colaboração internacional e com o objetivo de construir uma série histórica de dados nas regiões em que a tecnologia está instalada, o vice-reitor pontua que o desejo da Universidade e do Ministério da Agricultura e Pecuária é de continuar, pelo menos, por mais dois anos com esta parceria.
O Laboratório de Análise de Sementes da Unijuí, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desempenha um papel fundamental ao conduzir avaliações abrangentes da qualidade fisiológica e física de sementes, contemplando uma ampla gama de espécies. O local é responsável por emitir boletins de análise, conferindo aos produtores de sementes confiança na qualidade de seus produtos durante transações comerciais.
Atualmente, o Laboratório de Análise de Sementes está equipado com uma infraestrutura moderna e tecnologicamente avançada, que garante análises precisas e assegura que as sementes atendam aos padrões comerciais estabelecidos. Os serviços ofertados incluem análises de germinação, pureza, vigor, tetrazólio, peso de mil sementes, umidade e determinação de outras espécies, atendendo não apenas às demandas do mercado, mas também contribuindo para o avanço do ensino e da pesquisa.
Entre as principais demandas atendidas estão as análises de germinação e vigor para as culturas de trigo e soja. Um destaque foi o crescimento em 10 vezes no número de boletins de análises de sementes emitidos, que é um dos tipos de relatórios enviados para os clientes, o qual é atrelado ao Ministério da Agricultura e é usado para a comercialização de sementes. De acordo com o responsável técnico pelo Laboratório de Análise de Sementes, Diovane Antonow, o espaço desempenha um papel fundamental, que impacta positivamente tanto na comunidade local quanto na regional.
“Suas atividades e serviços são fundamentais para que os produtores rurais e empresas da região tenham confiança na qualidade das sementes que comercializam e que fazem cultivo. Localmente, atendemos uma diversidade de produtores e empresas em Ijuí e em mais 12 municípios de toda a região Noroeste do Estado. Desta forma, o laboratório se consolida como referência na análise de sementes para a região”, destaca, reforçando a parceria com a certificadora Semente Forte, que ampliou o escopo do laboratório, permitindo ser oferecidos serviços de certificação de sementes para diversas empresas parceiras.
Além de sua importância na região para as análises de sementes, o Laboratório exerce uma função fundamental para os estudantes em sua formação, não apenas na questão do ensino, mas também no apoio à pesquisa acadêmica. Estagiários do curso de Agronomia recebem treinamento e supervisão prática no laboratório, contribuindo para a formação profissional e a condução de pesquisas que resultam em trabalhos de conclusão de cursos e artigos científicos na área de sementes.
Outra questão é que o laboratório é uma peça chave na preparação de materiais que subsidiam aulas práticas para cursos de graduação em Agronomia, bem como para cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado, além de diversos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Universidade.
Para este ano, o responsável técnico relata que foram estabelecidas metas ambiciosas, que incluem o aumento no número de serviços prestados, bem como a formação de parcerias estratégicas com mais empresas produtoras de sementes e a ampliação do escopo de serviços, buscando, assim, aproveitar a estrutura e o pessoal que atua no Laboratório. “O processo de implementação dos critérios da ISO 17025 está em andamento e prevê consolidar-se em 2024, fortalecendo ainda mais a credibilidade e segurança nas análises realizadas pelo laboratório, assim reafirmando o compromisso com a excelência e inovação, mantendo-se como referência regional na análise de sementes.”
O Espaço + Inovação Unijuí, por meio do Projeto Cidades Inteligentes e financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, promove neste mês de abril mais uma série de oficinas gratuitas na área da tecnologia para toda a comunidade.
Ao longo do mês ocorrerão oficinas de “Realidade Virtual para iniciantes: workshop de descobertas”, onde serão abordados os conceitos básicos da RV, aplicativos práticos e experiências imersivas; “Treinamento Robótica com NAO: Aprendendo e Brincando”, com introdução às tecnologias, conceitos essenciais da automação e interação com o robô; e “Introdução à IoT para Cidades Inteligentes”, onde os participantes aprenderão sobre a Internet das Coisas (IoT) de forma teórica e prática para implementação de dispositivos eletrônicos (Hardware) para serem conectados à internet.
A programação de abril iniciou nesta segunda-feira, 1º, e segue até o dia 18. Interessados em participar das oficinas podem realizar a inscrição neste link. Confira a agenda:
Apresentação do Startup Lab para a direção da Novatech Agro
O Programa Startup Lab, promovido pelo Governo do Estado e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs, está aceitando inscrições até o dia 10 de abril. Interessados podem se inscrever preenchendo o formulário neste link.
O Startup Lab tem como objetivo promover a inovação aberta e facilitar conexões entre startups e empresas locais e regionais, contribuindo para o empreendedorismo e o desenvolvimento.
O programa auxilia as empresas locais - também chamadas de empresas âncoras - na percepção de suas demandas internas. A partir desta reflexão, desafios são gerados e lançados em busca de soluções inovadoras propostas pelas startups, articulando novas parcerias, cooperações e formações de novos negócios, a partir de rodadas de negócios.
A adesão ao programa é gratuita, podendo participar qualquer empresa da região Noroeste e Missões. Entre as empresas inscritas até o momento, estão: Bruning Tecnometal, Epos Soluções Tecnológicas, Fockink, Grupo Alquimia, Grupo Fricke, Novatech Agro, Rad + Radiologia, Sapiens Gestão com Pessoas e Schmalz Videografia.
Os casos de dengue têm crescido de forma alarmante em toda a região e no Estado. A doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tem se espalhado rapidamente e causado vítimas fatais. Preocupada com a saúde dos colaboradores, técnicos administrativos e estudantes, a Fidene/Unijuí divulgou uma série de informações e recomendações a respeito de medidas de proteção.
Uma das medidas é a eliminação de possíveis locais de reprodução do mosquito. O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso é importante que todos se certifiquem de eliminar recipientes que possam acumular água, como garrafas vazias ou vasos de plantas. Outra medida de proteção que pode ser adotada é o uso de repelente, principalmente ao sair de casa, em especial nos horários da manhã ou ao anoitecer.
Proteger a casa também é uma medida que pode ser importante. Pode-se fazer a instalação de telas em portas e janelas que impedem a entrada dos mosquitos. Manter a casa limpa e livre de acúmulo de lixo também auxilia. Além disso, cuidar da água armazenada em recipientes é imprescindível. É necessário que se mantenham sempre fechados e limpos. A troca regular da água de recipientes de animais de estimação também é essencial.
Uma quinta medida é colaborar com as autoridades sanitárias e de saúde, uma vez que elas promovem campanhas de prevenção. Informar-se sobre ações de combate à dengue nas comunidades e seguir as orientações das autoridades de saúde locais também é importante.
A direção da Fidene/Unijuí lembra aos professores, técnicos administrativos e estudantes que diariamente se deslocam entre municípios sede dos quatro campi (Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos), ou quaisquer outras atividades externas, que reforcem os cuidados e façam a aplicação de repelente, bem como a reaplicação, de acordo com o tempo de duração indicado no rótulo do produto.
Na tarde da última quinta-feira, 28 de março, ocorreu mais uma edição do projeto Dia do Bem, promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí. A ação teve como objetivo proporcionar momentos de alegria para os filhos dos catadores de materiais recicláveis que integram a Associação de Catadores de Ijuí (Acata) e a Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL6), assessoradas pela Criatec.
Na ocasião, foram entregues 24 kits contendo bolachas, confeccionadas em parceria com Rejane Antunes Hubert, balas e bombons, recebidos do proprietário da Rede Clip, Vitor Brum. Além dos kits, foram entregues brinquedos da ação “Brincar é coisa séria - seja um doador campeão”, realizada pelo Sesc.
Para a analista de planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, o maior propósito da ação é o gesto de valorização das crianças. “Lembrar destas crianças em datas especiais, por mais simples que essa ação seja, faz toda a diferença, afinal, quem não gosta de receber um mimo e ser lembrado?”, destaca.
Participaram do ato de entrega a presidente da Acata, Aline Fontoura dos Santos, e a secretária da ARL6, Roseli Carpes dos Santos. Neste ano, os kits foram entregues aos responsáveis, já que as crianças estavam em sala de aula.
Na última terça-feira, 26 de março, estudantes dos cursos de Pedagogia e de Educação Física (presencial e EaD) da Unijuí realizaram, por meio da disciplina de Bases da Motricidade Humana, uma atividade teórico-prática no Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir, no campus de Ijuí.
Conforme explica a professora Fabiana Ritter, a partir das atividades de metodologias ativas utilizadas na Graduação Mais - o modelo de Graduação da Unijuí, foram criados estudos de caso em entidades relacionadas com a temática da disciplina. Neste primeiro momento, o estudo abordou o caso de uma paciente que tem atrasos motores e que é atendida junto ao CER III/Unir.
“A partir do caso, os estudantes precisam pensar e analisar teoricamente a situação, para depois elaborar um programa, com atividades práticas, a fim de atender o problema. Pensando em trabalhar diferentes públicos, promovemos inicialmente esta atividade no CER III/Unir, mas depois iremos para outras entidades que trabalham com idosos, crianças e deficientes visuais. Tudo para que os estudantes consigam ter essa experiência da aprendizagem motora dentro de uma linha de psicomotricidade”, explicou a professora.
Esta primeira atividade contou com o apoio da profissional de Educação Física, egressa da Unijuí, Patrícia Maiara Goulart da Silva, que trabalha no CER III/Unir. “Estas vivências proporcionadas em articulação com a comunidade confirmam o compromisso e a competência da Unijuí com os processos de ensino e aprendizagem, que se alinham às habilidades e competências necessárias aos acadêmicos para o futuro campo profissional”, completou Fabiana.
As próximas atividades acontecerão no Serviço de Amparo e Bem-Estar da Velhice (Sabeve) de Ijuí, no dia 9 de abril; no Programa Integrado para a Terceira Idade (Piti) da Unijuí, no dia 14 de maio; no CER III/Unir, quando será avaliado outro caso, no dia 28 de maio; e na Unijuí, quando os estudantes vão receber a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ijuí (Apadevi) e a Associação dos Deficientes Visuais de Cruz Alta (Adevica). Ainda no dia 30 de abril, os acadêmicos farão uma viagem à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para conhecer o laboratório de desenvolvimento humano.
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