Um dos modos de compreender uma cultura e poder se adaptar a um novo local é se comunicar com as pessoas que ali residem. Pensando nisso, a Unijuí oferta a qualificação profissional “Português para Estrangeiros - nível iniciante”, que visa possibilitar aos visitantes o primeiro contato com a língua portuguesa, de forma online, a partir do estudo da língua para fins comunicativos específicos aplicados nos mais variados contextos e usos reais da fala e da escrita.
Para facilitar a aprendizagem, o método de ensino considera as situações comunicativas e posteriormente os gêneros do discurso como ponto de partida para o ensino da língua contextualizada. Além disso, o curso é baseado nos conhecimentos necessários para a introdução à língua portuguesa, considerando as habilidades de ler, escrever, falar e ouvir, além de conhecimentos gerais introdutórios de elementos gramaticais.
O curso é destinado a estrangeiros que queiram aprender língua portuguesa, estudantes intercambistas da Unijuí, professores convidados de instituições estrangeiras e público externo. As inscrições podem ser realizadas pela página da Qualificação Profissional até o dia 17 de abril. O curso possui 40 horas/aula e inicia-se no dia 27 de abril.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
A conclusão da 11ª turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família marca o compromisso da Unijuí, na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho e, acima de tudo, preparados para atuarem em benefício das necessidades da comunidade. A solenidade de formatura foi realizada na noite da sexta-feira, dia 4, no auditório do campus Santa Rosa. O programa é uma parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).
Familiares e amigos dos, agora, especialistas em Saúde da Família, puderam acompanhar e celebrar com os formandos. A solenidade contou com a participação de autoridades acadêmicas da Unijuí: o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Fernando Jaime Gonzales; o coordenador do campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer; representando a coordenação do curso, a professora Simoni Antunes Fernandes. Também estiveram presentes o diretor de Gestão Estratégica da Fumssar, José Fernando Borella; o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luís Carlos Martins e a representante do colegiado da Residência, Luciana Alves Legg.
Uma iniciativa que já dura 12 anos e que, para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, precisa permanecer. “Santa Rosa e região recebem muitos benefícios com o Programa de Residência, são inúmeros profissionais que trabalham intensamente, colocam todo o seu conhecimento a serviço da comunidade. Ao mesmo tempo, os estudantes recebem uma formação fortemente alinhada com os princípios do Sistema Único de Saúde. É um projeto que distribui muitos benefícios, para as instituições, estudantes e comunidade”, destacou o professor Fernando.
Ao todo, sete novos especialistas em Saúde da Família, nas áreas de Enfermagem, Educação Física, Odontologia, Nutrição e Serviço Social.
A Unijuí iniciou nesta quarta-feira, dia 2, as atividades da Pós-Graduação Lato Sensu em duas modalidades de Residência. A Residência Multiprofissional em Saúde da Família - 13ª turma, é uma parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) e selecionou 10 profissionais das áreas de Educação Física - bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Já na Residência em Medicina da Família e Comunidade - 16ª turma, parceria com a Fumssar e Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, dois médicos ingressaram.
Os residentes foram recepcionados na Fumssar, para uma ambientação, e também na Unijuí - campus Santa Rosa. Os tutores, preceptores e estudantes das turmas em andamento promoveram um momento de integração e aprofundamento sobre as atividades das Residências. Uma das residentes em Medicina da Família e Comunidade foi recebida no campus Ijuí para ambientação e orientações em relação às suas atividades junto à Secretaria de Saúde de Ijuí.
Os Programas de Residência da Unijuí capacitam os profissionais para demandas e problemas reais da comunidade regional, sendo que todas as atividades práticas são ligadas a essas necessidades. Nas práticas de ensino em serviço, os residentes acompanham as atividades de sua área de atuação, realizam atendimentos, visitas domiciliares, entre outras demandas. Contam sempre com a orientação dos preceptores, profissionais que estão à disposição para qualquer dúvida ou necessidade.
Nas aulas práticas, o aprendizado vai além dos conteúdos orientados pelos tutores. O momento é também de diálogo e construção de propostas que podem ser utilizadas em cada campo de intervenção.
Hospital Veterinário e curso de Medicina foram pautas de reunião realizada nesta sexta-feira
A reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, receberam na tarde desta sexta-feira, 4 de março, a visita do deputado federal Pedro Westphalen. Ele esteve acompanhado do vereador Rodrigo Noronha; do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, Francisco Noronha; e da assessora Denise Oliveira.
Recentemente, o parlamentar fez a doação de exemplares da Constituição Federal à Unijuí, que foram distribuídos aos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Direito, nos três campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. Reitora e vice-reitora agradeceram a doação, ressaltando que os estudantes já estão utilizando a edição.
Durante a reunião, a professora Cátia Maria Nehring solicitou auxílio do parlamentar para a conquista de duas demandas: primeiro, para que o Hospital Veterinário da Unijuí, que hoje atende pequenos animais, receba a estrutura necessária para o atendimento de grandes animais, beneficiando, assim, produtores de toda a região.
O segundo pedido refere-se à autorização de 30 novas vagas para o curso de Medicina. No último ano, Município e Universidade receberam a visita de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), momento em que foi solicitada a ampliação de vagas. O processo, no entanto, aguarda aprovação do ministro da Educação, Milton Ribeiro. “Nós contamos com 200 estudantes no curso de Medicina e com mais de mil inscritos em cada processo seletivo, que disputam 50 vagas anuais. Nosso objetivo é ampliar 30 vagas e ter dois processos seletivos ao longo do ano, cada um com 40 vagas”, explicou a reitora.
Conforme detalhou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, como há apenas um ingresso por ano, não é possível manter um fluxo regular de estudantes em atuação na rede pública de saúde, prejudicando o atendimento à população, já que os acadêmicos auxiliam os médicos preceptores. “Essa é uma demanda urgente, porque, para termos um processo seletivo na metade deste ano, precisamos ter a autorização no mês de abril ou, no máximo, no mês de maio”, completou a vice-reitora.
As duas demandas foram bem recebidas pelo parlamentar, que deverá discuti-las com o ministro da Educação.
A oncologia é uma das áreas que mais demanda profissionais qualificados. Isso porque a incidência de câncer no mundo cresce em ritmo alarmante. Somente o Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), deverá registrar 625 mil novos casos para cada ano do triênio 2020/2022. Diante deste cenário, há a necessidade de profissionais qualificados para o atendimento do paciente e de sua família.
A Unijuí conta com a Pós-Graduação Lato Sensu em Oncologia, que visa a formação de profissionais de saúde com base em conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o desenvolvimento técnico-científico, capacidade crítico-reflexiva e identificação dos impactos políticos, sociais e culturais do câncer.
Com inscrições abertas em unijui.edu.br/educacaocontinuada até o dia 1º de maio, o curso leva em conta a incidência, prevalência de câncer e a complexidade que envolve o cuidar o paciente. O país, apesar das elevadas taxas, ainda carece de profissionais com formação em oncologia clínica e são raras as opções de cursos na região macromissioneira do Estado.
Com 360 horas, a especialização prevê uma abordagem focada na promoção, prevenção, detecção precoce, assistência, informação e cuidados paliativos na área de oncologia, na perspectiva multidisciplinar, englobando a equipe e a família, tendo em vista que o tratamento da pessoa com câncer não está delimitado à esfera biológica do cuidar.
O curso tem previsão de início em 13 de maio, com a realização das aulas nas sextas-feiras à noite, das 19h às 22h30; e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
Para mais informações, acesse unijui.edu.br ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
A proximidade com a comunidade e atividades que buscam o desenvolvimento local e regional sempre estão em pauta na Unijuí. O Laboratório de Gestão e Negócios, do campus Santa Rosa, disponibiliza serviços de assistência contábil gratuita para entidades sem fins lucrativos. Nesta quinta-feira, dia 3, foi firmado um convênio com a Associação dos Moradores do Loteamento Vargas. O presidente da Associação, Márcio Darci Dresch Klein, foi recebido pela contadora responsável pelo Laboratório, Thaís Teixeira Pinto e pela professora do curso de Ciências Contábeis, Stela Maris Enderli.
As atividades serão realizadas por estudantes bolsistas e voluntários do laboratório, monitorados pela contadora responsável. São disponibilizados serviços, como: escrituração de atos e fatos; elaboração das demonstrações contábeis; emissão de certidões negativas junto às Fazendas Estaduais, Municipais e da União; obrigações acessórias (como sped ECF, ECD, DCTF, Rais, Dirf, E-social e DEISS); auxílio na prestação de contas anuais; e regularização e atualização do CNPJ.
Márcio explica que hoje, a Associação não possui receitas, ou seja, não consegue custear as despesas contábeis e, por isso, buscaram a parceria. “Para nós, é de extrema importância contarmos com os serviços da Unijuí. Teremos o atendimento que precisamos, sem que os moradores precisem arcar com as despesas, além de contar com orientação profissional nesta área”, destaca o presidente Associação dos Moradores do Loteamento Vargas.
O Laboratório de Gestão e Negócios já possui convênio com 21 entidades sem fins lucrativos, atualmente atendidas pelo campus Ijuí. Agora, também disponibiliza o serviço para o Laboratório do campus Santa Rosa.
Quando as escolas receberam a liberação do Governo do Estado para retornarem às suas atividades, mesmo que de forma remota, ficou escancarada a dificuldade que os alunos teriam para aprender, seja pela falta de interação professor-aluno ou pela falta de uma interface adequada para o aprendizado. Esse período ficou marcado pela dificuldade dos jovens em absorver o conhecimento que lhes foi transmitido.
Para debater o tema “Déficit no ensino: desafio das escolas pós-pandemia”, o Rizoma Temático desta quinta-feira, 3 de março, convidou a professora e psicóloga, Simoni Antunes Fernandes; o professor e diretor do Totem Vestibulares de Ijuí, Warner Fagundes Audino; o professor e doutorando do PPG em Educação nas Ciências, Gian Ruschel; e a professora e coordenadora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosane Menezes.
De acordo com Warner, as dificuldades foram percebidas a partir de conversas com os estudantes que saíam do Ensino Médio e que buscavam os cursinhos pré-vestibulares. "Ouvimos que os jovens sentiram o déficit na sua formação média e a gente, como uma ferramenta complementar de estudo, pensou em como poderíamos lidar com isso”, comentou.
Essa diferença é mais perceptível agora, porque a pandemia acentuou a já existente desigualdade, conforme reforça a coordenadora pedagógica da 36ª CRE, Rosane Menezes, lembrando que em alguns casos foi possível otimizar a qualidade de ensino. “Tivemos alunos que tiveram acesso a tecnologias e puderam acompanhar as aulas, mas também tivemos estudantes que não tiveram acesso algum. Em alguns casos, estudantes chegaram ao início dos Anos Finais do Ensino Fundamental sem estarem realmente alfabetizados”, afirmou.
Segundo o professor Gian Ruschel, essa problemática é muito trabalhada e debatida no meio acadêmico. “De diferentes formas e perspectivas, os pesquisadores da área da educação estão focando nesse déficit. Já é possível ter uma noção do impacto e do que representou o aprendizado online durante a pandemia”, salientou.
Outro aspecto que impactou também no aprendizado dos jovens foi a questão psicológica, sendo possível perceber reações ocasionadas pela falta de interação com os colegas e os professores. “Estamos notando muitas demandas causadas pelas inibições intelectuais. Essa expressão é bem bacana para nos fazer pensar o que faz um sujeito não conseguir alcançar suas habilidades cognitivas”, acrescentou a professora Simoni Antunes Fernandes.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Confira o Rizoma na sua íntegra:
Professores da Unijuí estarão entre os palestrantes da Conferência de Educação e Desenvolvimento - em inglês, Education and Development Conference (EDC2022), que tem o intuito de promover o diálogo entre as esferas acadêmica, profissional e governamental sobre o desenvolvimento educacional, técnicas de ensino e aprendizagem e inovações em sistemas educacionais.
A 17ª edição, que ocorre entre os dias 5 e 7 de março, contará com a participação, como palestrantes, dos professores dos cursos de Letras - Português e Inglês e de História da Unijuí, Anderson Amaral de Oliveira, Fabiana Diniz Kurtz da Silva e Josei Fernandes Pereira, além da participação dos estudantes destes cursos.
A edição deste ano ocorrerá de forma online, centralizada na temática “A educação da próxima geração através de novas lentes”, inspirado nas diversas necessidades dos alunos do século XXI. Os docentes da Universidade vão palestrar sobre a “Cibercultura na formação de professores: uma experiência sul-brasileira na integração da cultura digital através e além do currículo” no sábado, dia 5, às 13h10 - horário de Brasília, pela página Education and Development Conference - EDC no Facebook. No domingo, a professora Fabiana Kurtz participará de um painel internacional, com outros palestrantes, sobre “O poder da tecnologia e formas impactantes de usá-la”. O debate acontece às 11h - horário de Brasília, com transmissão pela mesma página.
Ao longo de 2021, os docentes de áreas relacionadas ao ensino da língua inglesa da Unijuí realizaram cursos, após a aprovação de projetos pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Regional English Language Office (RELO) e pela Comissão Fulbright. “Viemos realizando projetos com estes parceiros e estamos conseguindo aprová-los”, comenta a professora Fabiana.
Em um dos momentos destes cursos, surgiu a oportunidade de participar da EDC2022, que tem como um dos ramos da conferência as tecnologias educacionais. Dessa forma, possibilitou-se que os professores apresentassem a sua pesquisa sobre a cibercultura em nossa região.
“Todas as ações realizadas, como projetos de pesquisa e outras atividades, favorecem para que possamos contar a experiência de como aqui, na Unijuí, desdobra-se a cibercultura. É mais uma oportunidade de estreitarmos os laços com vários pesquisadores de outros países”, explica a professora Fabiana.
Em função da pandemia de covid-19, essa é a segunda edição que ocorre virtualmente - a primeira aconteceu em 2021. O evento é organizado pela Organization Tomorrow People, ONG que busca, através da educação, ajudar os indivíduos a se tornarem profissionais comprometidos com uma uma mudança positiva no mundo.
“É um evento grande, que será transmitido para milhares pessoas ao redor do planeta. Por isso, é importante reconhecer também o papel da Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, que sempre teve um olhar atento e com grandes perspectivas futuras”, finaliza Fabiana.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
A Planatech Sistemas é uma das empresas que fazem parte da Criatec Santa Rosa, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí. A incubada oferece soluções como sistemas e aplicativos de relacionamento, que foram desenvolvidos pensando nas necessidades de cooperativas, cerealistas e profissionais autônomos que comercializam insumos e trabalham com o recebimento de grãos.
O foco principal dos serviços oferecidos pela Planatech é disponibilizar uma plataforma que integre informações do sistema ERP da empresa, com coletas de campo e dados estatísticos. Com isso, a oferta de produtos e serviços é focada nas necessidades dos produtores, gerando melhor relacionamento e maior fidelização desse público.
Idealizada pelos empreendedores Sandra Maristela Loff e Volmir Ferrari Pasch, a empresa santa-rosense foi fundada em outubro de 2020 e atende o estado do Rio Grande do Sul. A experiência dos empreendedores em consultorias para empresas do agronegócio, fez perceber a necessidade de soluções mais focadas em situações reais. "Precisávamos de sistemas adaptados à realidade da empresa, na negociação com o produtor rural e nas particularidades de cada ciclo agrícola. Da necessidade dos nossos clientes, surgiu a Planatech, uma plataforma aberta que desenvolve soluções em sistemas específicos”, explica Sandra.
A empresa ingressou na Criatec em fevereiro de 2021 e, neste um ano de atividades junto à incubadora, foram inúmeras oportunidades de crescimento. “Na incubadora temos acesso a toda infraestrutura que necessitamos para manter um escritório ativo, com suporte técnico e atendimento de profissionais de diversas áreas. Além disso, contamos com oportunidades de parcerias, captação de recursos e o mais legal de tudo, estamos cercados de excelentes ideias de negócios, de empreendedores que assim como nós, estão desenvolvendo suas ideias. É muita energia boa no mesmo lugar!”, acrescenta Sandra.
Na próxima sexta-feira, 4 de março, acontece de forma online o Seminário Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) Unijuí/Capes. O evento acontece às 19h30, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, neste link.
O encontro, que marca a aula inaugural dos cursos de licenciatura da Unijuí, terá como tema “Formação de professores: corresponsabilidade de Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas na preservação e recriação cultural junto às novas gerações”. A cargo do tema estará o professor doutor Otavio Aloisio Maldaner, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí.
O evento é uma promoção da Unijuí, Pibid, PRP e Capes, em parceria com a 36ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa.
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