Unijuí recebe o deputado federal Pedro Westphalen e encaminha demandas - Unijuí

Unijuí recebe o deputado federal Pedro Westphalen e encaminha demandas

Hospital Veterinário e curso de Medicina foram pautas de reunião realizada nesta sexta-feira

A reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, receberam na tarde desta sexta-feira, 4 de março, a visita do deputado federal Pedro Westphalen. Ele esteve acompanhado do vereador Rodrigo Noronha; do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, Francisco Noronha; e da assessora Denise Oliveira.

Recentemente, o parlamentar fez a doação de exemplares da Constituição Federal à Unijuí, que foram distribuídos aos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Direito, nos três campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. Reitora e vice-reitora agradeceram a doação, ressaltando que os estudantes já estão utilizando a edição.

Durante a reunião, a professora Cátia Maria Nehring solicitou auxílio do parlamentar para a conquista de duas demandas: primeiro, para que o Hospital Veterinário da Unijuí, que hoje atende pequenos animais, receba a estrutura necessária para o atendimento de grandes animais, beneficiando, assim, produtores de toda a região.

O segundo pedido refere-se à autorização de 30 novas vagas para o curso de Medicina. No último ano, Município e Universidade receberam a visita de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), momento em que foi solicitada a ampliação de vagas. O processo, no entanto, aguarda aprovação do ministro da Educação, Milton Ribeiro. “Nós contamos com 200 estudantes no curso de Medicina e com mais de mil inscritos em cada processo seletivo, que disputam 50 vagas anuais. Nosso objetivo é ampliar 30 vagas e ter dois processos seletivos ao longo do ano, cada um com 40 vagas”, explicou a reitora.

Conforme detalhou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, como há apenas um ingresso por ano, não é possível manter um fluxo regular de estudantes em atuação na rede pública de saúde, prejudicando o atendimento à população, já que os acadêmicos auxiliam os médicos preceptores. “Essa é uma demanda urgente, porque, para termos um processo seletivo na metade deste ano, precisamos ter a autorização no mês de abril ou, no máximo, no mês de maio”, completou a vice-reitora.

As duas demandas foram bem recebidas pelo parlamentar, que deverá discuti-las com o ministro da Educação.