Evento mundial de desenvolvimento educacional contará com a participação de professores da Unijuí - Unijuí

Professores da Unijuí estarão entre os palestrantes da Conferência de Educação e Desenvolvimento - em inglês, Education and Development Conference (EDC2022), que tem o intuito de promover o diálogo entre as esferas acadêmica, profissional e governamental sobre o desenvolvimento educacional, técnicas de ensino e aprendizagem e inovações em sistemas educacionais.

A 17ª edição, que ocorre entre os dias 5 e 7 de março, contará com a participação, como palestrantes, dos professores dos cursos de Letras - Português e Inglês e de História da Unijuí, Anderson Amaral de Oliveira, Fabiana Diniz Kurtz da Silva e Josei Fernandes Pereira, além da participação dos estudantes destes cursos.

A edição deste ano ocorrerá de forma online, centralizada na temática “A educação da próxima geração através de novas lentes”, inspirado nas diversas necessidades dos alunos do século XXI. Os docentes da Universidade vão palestrar sobre a “Cibercultura na formação de professores: uma experiência sul-brasileira na integração da cultura digital através e além do currículo” no sábado, dia 5, às 13h10 - horário de Brasília, pela página Education and Development Conference - EDC no Facebook. No domingo, a professora Fabiana Kurtz participará de um painel internacional, com outros palestrantes, sobre “O poder da tecnologia e formas impactantes de usá-la”. O debate acontece às 11h - horário de Brasília, com transmissão pela mesma página.

Ao longo de 2021, os docentes de áreas relacionadas ao ensino da língua inglesa da Unijuí realizaram cursos, após a aprovação de projetos pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Regional English Language Office (RELO) e pela Comissão Fulbright. “Viemos realizando projetos com estes parceiros e estamos conseguindo aprová-los”, comenta a professora Fabiana.

Em um dos momentos destes cursos, surgiu a oportunidade de participar da EDC2022, que tem como um dos ramos da conferência as tecnologias educacionais. Dessa forma, possibilitou-se que os professores apresentassem a sua pesquisa sobre a cibercultura em nossa região.

“Todas as ações realizadas, como projetos de pesquisa e outras atividades, favorecem para que possamos contar a experiência de como aqui, na Unijuí, desdobra-se a cibercultura. É mais uma oportunidade de estreitarmos os laços com vários pesquisadores de outros países”, explica a professora Fabiana.

Em função da pandemia de covid-19, essa é a segunda edição que ocorre virtualmente - a primeira aconteceu em 2021. O evento é organizado pela Organization Tomorrow People, ONG que busca, através da educação, ajudar os indivíduos a se tornarem profissionais comprometidos com uma uma mudança positiva no mundo.

“É um evento grande, que será transmitido para milhares pessoas ao redor do planeta. Por isso, é importante reconhecer também o papel da Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, que sempre teve um olhar atento e com grandes perspectivas futuras”, finaliza Fabiana.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí