Domingo no Museu encerra 2024 com cultura, jogos e espírito natalino - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) promoveu, no dia 15 de dezembro, a edição final de 2024 do Domingo no Museu, evento que reuniu a comunidade em uma programação diversificada de cultura, arte e memória. Com entrada gratuita, o evento contou com exposições, apresentações musicais, lançamento de um novo projeto educativo e uma Feira de Natal com produtos artesanais locais.

Além disso, o público também teve a oportunidade de explorar diferentes espaços do Museu com a  Exposição Temporária "Presépios: Oito Séculos de Religiosidade e Cultura", que encantou os visitantes com uma série de presépios que retratam a diversidade de tradições e expressões artísticas ao longo da história. Também foi possível visitar a Exposição de Longa Duração e a Exposição Fotográfica "Transformação Urbana de Ijuí através da Fotografia", fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante do curso de Jornalismo da Unijuí, Giordano Toniazzo, sob a orientação da professora Dra. Gisele Corrêa Noll.

Um dos destaques da tarde foi o lançamento do projeto "Valorização da Cultura Fotográfica através de Jogos com a Comunidade no Madp/Fidene". A iniciativa, financiada pelo Programa Empreender para Transformar da Sicredi das Culturas RS/MG, une a cultura fotográfica analógica com a interatividade dos jogos educativos. Durante o lançamento, o público pôde participar de demonstrações práticas e atividades interativas, promovendo uma experiência única.

Outro momento especial foi a apresentação do Espaço Musical Professora Helena Sala, que trouxe ao palco o Trio de Ukulele, formado por Isadora, Marina e Manuele, e o Trio de Canto, com Andreia, Larissa e Luciana. As performances destacaram o talento local e celebraram a diversidade cultural. Para encerrar o evento, a Feira de Natal proporcionou ao público a chance de adquirir produtos de artesãos locais, valorizando a produção artesanal e incentivando a economia criativa, através de uma variedade de produtos exclusivos.

O presidente da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do RS (Fidene) e reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, ressaltou a relevância do evento para a comunidade e o papel do Museu. 

"Estamos finalizando mais uma etapa de um Domingo no Museu. É uma das muitas ações que realizamos em 2024 para trazer à comunidade diversos aspectos que podem ser evidenciados por todo o trabalho realizado pelo Madp, que serve à comunidade com muito carinho e ênfase". O presidente destacou o compromisso em fortalecer as atividades culturais e agradeceu o apoio do público ao longo do ano. "Gostaríamos de agradecer a todos que nos prestigiaram este ano e convidá-los a continuar nos apoiando em 2025, fortalecendo esse trabalho para que ele siga crescendo", pontuou.

Conforme a diretora do Museu, Iselda Sausen Feil, o Domingo no Museu marcou a história por sua variedade, diversidade, alegria e riqueza cultural. Para ela, o Museu se mostrou "vivo", com exposições sensíveis e encantadoras, além de contar com apresentações musicais que evidenciaram o talento e a importância das pessoas de Ijuí. "Reafirmamos que, efetivamente, é possível viver cultura, alegria, música, entretenimento e história no mesmo lugar: o nosso Museu", concluiu.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.