Volta às aulas: NIP promove formação para os professores sobre o processo avaliativo - Unijuí

Dando continuidade à preparação dos professores para o ano letivo de 2023, o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí promoveu nesta terça-feira, 14 de fevereiro, mais uma formação com os docentes da Universidade. Nesta semana, os encontros, que têm sequência na quinta-feira, 16, estão voltados ao novo sistema de avaliação da Universidade. Está sendo abordado o papel da avaliação no processo formativo, além da Resolução 48/2022, que traz novos elementos para o processo avaliativo.

Segundo a coordenadora do NIP, Mariane Martins, na última semana iniciou-se a discussão sobre o planejamento e agora os encontros seguem abordando este tema, mas com foco na avaliação. “O objetivo é propor a reflexão do professor sobre a avaliação a partir dos pressupostos da nova resolução que trata do sistema de avaliação, que se fundamenta em um entendimento de uma formação como parte do processo de aprendizagem e não separada deste, que pressupõe uma comunicação clara com o estudante e estabelece critérios claros como parâmetros para avaliar, dar feedbacks, etc”, explicou.

A formação com o tema  “Processos de ensino e aprendizagem: avaliação” está sendo ministrada pelo Setor de Apoio Pedagógico do NIP, composto pelos professores Luciano Zamberlan, Isabel Battisti e Ester Hauser. Em sua fala inicial, o professor Luciano Zamberlan destacou que uma das principais funções dos docentes é atuar no planejamento dos componentes curriculares e que, a avaliação é uma etapa importante do mesmo. "Nós planejamos, praticamente, o tempo todo. Quando pensamos em uma experiência de aprendizagem, uma atividade em sala de aula, em uma dinâmica, por exemplo. E nós planejamos também quando pensamos em avaliar o estudante. São desafios que farão com que pensemos de forma diferente", destacou.

Para Mariane, “o objetivo final é sempre melhorar o processo de ensino na sala de aula, proporcionando experiências de aprendizagens que possibilitem a aprendizagem através da mobilização dos conhecimentos procedimentais institucionais e conceituais”.