Já está presente no Espaço Ijuí Hoje do Museu Antropológico Diretor Pestana - Madp da Unijuí, a exposição coletiva "A arte na união das nações", exposição promovida pela Associação de Artistas Visuais de Ijuí.
A exposição busca mostrar a diversidade cultural no Brasil, existente desde o início do processo de colonização do País, sendo prova disso o fato de que não há um traço fenotípico único que caracterize o brasileiro.
Neste aspecto, o município de Ijuí pode ser considerado um microcosmo do País: composto desde a sua origem por mais de 10 grupos étnicos diferentes, não à toa recebeu o título de Capital Nacional das Etnias. Tendo como ponto de partida a ideia de que as diferenças unem, a exposição visa enaltecer e representar uma pequena partícula de um aspecto cultural de cada uma destas nações.
Com a participação de 20 artistas locais que fazem parte da AAVI - Associação de Artistas Visuais de Ijuí, foram escolhidas diferentes etnias para serem representadas sob o viés da arte e da poética visual de cada um deles. Interessados podem conhecer os trabalhos até o dia 3 de março.