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NIP promove formação sobre processos de ensino e aprendizagem para os professores

O Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) promoveu nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9 de fevereiro, a formação “Processo de ensino e aprendizagem: planejamento” para os professores da Unijuí. Realizada no Centro de Eventos da Universidade, a formação tem como objetivo discutir o processo de planejamento das aulas considerando o currículo por competências. 

“Através do exercício do planejamento de uma Unidade de Aprendizagem, queremos aprofundar o entendimento sobre a educação por competência, ou a educação por objetivos, explicitando elementos fundamentais de um planejamento de ensino, e compreendendo o papel da avaliação no processo formativo do estudante.", explicou a coordenadora do NIP, Mariane Martins. 

Iniciando o evento, a vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto, abordou a importância do encontro para se pensar na construção do currículo por competências e planejamento diferenciado que leve à efetividade do novo sistema de avaliação. “Buscamos promover esta interação para que juntos possamos pensar o nosso planejamento e elaborarmos o plano de ensino pensando em um currículo por competências, que é algo que já trabalhamos na Universidade”, destacou. 

A formação foi ministrada pelo Setor de Apoio Pedagógico que integra o NIP. No primeiro dia, no turno da manhã, foi realizada para os professores dos cursos da área da Saúde e Agronomia; à tarde, para os cursos de Ciência da Computação, Comunicação Social, Direito e Licenciaturas e Educação Física. Na quinta-feira, será a vez dos docentes dos cursos de Psicologia, Administração, Ciências Contábeis e Arquitetura e Design, pela manhã; e à tarde, de cursos de Engenharias e Medicina Veterinária.

Na próxima semana, ocorrerá a continuação das formações com encontros voltados ao novo sistema de avaliação da Universidade. Será abordado o papel da avaliação no processo formativo além de ser discutida a Resolução 48/2022, que traz novos elementos para o processo avaliativo na Unijuí. 


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