Unijuí qualifica profissionais de diferentes regiões em curso de Beneficiamento e Armazenamento de Sementes - Unijuí

Com o objetivo de capacitar profissionais do agronegócio para atuar em Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS), a Unijuí realizou nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, a segunda edição do  curso de Beneficiamento e Armazenamento de Sementes. Composta por aulas teóricas e práticas, a qualificação profissional abordou aspectos relacionados à legislação,  gestão das  diferentes etapas do beneficiamento e aspectos importantes relacionados ao armazenamento de sementes.

Segundo o instrutor do curso, Evaldo Cervieri Filho, engenheiro agrônomo e doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes, o objetivo é preparar os profissionais buscando um melhor rendimento, promovendo o aproveitamento da semente com qualidade. “Abordamos os aspectos de regulagem e inúmeras espécies de sementes desde hortaliças a grandes culturas e forrageiras, baseado, exclusivamente, nas novidades de regulagens e de alterações de equipamentos para melhoria do desempenho e na qualidade de sementes, visando a qualidade fisiológica, física e sanitária”, explicou.

O curso contou com a participação de profissionais de diferentes regiões do País. O engenheiro agrônomo e mestre em Produção Vegetal, Tiago Rodrigues de Souza, veio da cidade de Itapuranga, Goiás, para realizar o curso na Unijuí. Segundo ele, a escolha se deu pela qualidade de ensino da Universidade. “Escolhi a Unijuí por ser referência na tecnologia de sementes. A experiência foi muito boa e supriu as minhas expectativas. Aprendemos bastante tanto na parte teórica quanto na prática. Eu que trabalho com consultoria e treinamentos, pude abranger meus conhecimentos”.

Já o gerente de controle de qualidade, Eloir Mello, veio de Farroupilha, na Serra gaúcha, também em busca da qualificação. “Pra mim, esta é uma experiência nova. Trabalho com olerícolas e durante o curso, mesmo estando no meio de pessoas que atuam com grandes culturas, pude perceber que os equipamentos são muito semelhantes. Por isso, é importante sabermos qual o real funcionamento deles, quais são as suas vantagens, para que possamos extrair a maior qualidade possível dentro da nossa Unidade de Beneficiamento de Sementes”, contou.

Além das aulas no campus Ijuí, os participantes realizaram uma visita técnica à UBS da empresa Imacol, em Santo Augusto. A coordenadora da qualificação, professora doutora Gerusa Massuquini Conceição, reforçou a importância da parceria com as empresas e avaliou a segunda edição do curso.

“Enquanto coordenação, é uma satisfação muito grande ver que há uma repercussão muito boa sobre o ensino que oferecemos aqui na Universidade, onde as empresas sementeiras de todo o Brasil estão buscando qualificar seus profissionais conosco. Além de ter um retorno positivo para o desenvolvimento de diversas regiões, por meio deste curso, também estamos qualificando ainda mais nossos espaços que são destinados ao ensino, pesquisa e à prestação de serviços”, destacou Gerusa.

Nos próximos dias, serão abertas as inscrições para a terceira edição do curso de Beneficiamento e Armazenamento de Sementes, que deverá ocorrer em dezembro deste ano. Para além dos cursos de qualificação profissional na área, a Unijuí também conta com a Pós-Graduação Lato Sensu em Produção e Tecnologia de Sementes. Saiba mais sobre as possibilidades clicando aqui