Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Dá-lhe Tricolor: até Eles nos ajudam

Que fase!!! Líder e com sobras. Aliás, tem sobrado pra todo mundo, até pra Eles. Nem o nosso time reserva perde mais, mesmo jogando lá, no lugar inominável. Para ganhar só faltou forçar um recuo de bola para o Clemer. Falando nisso FICA CLEMER.

E hoje é dia de calar o Maracanã e despachar de vez o mengão. Se ganhar é uma mão Tricolor na taça. Afinal, serão oito pontos sobre o segundo colocado, o time do Capitão América. Aposto no Perea e no Souza que, mesmo jogando de ala, hoje marca o primeiro com a camisa do Imortal Grêmio.

Dá-lhe Tricolor!



Melhor ataque, melhor defesa e um craque no gol. VICTOR. Falando nisso FICA CLEMER. É só show....até o site da FIFA destaca a garra TRICOLOR. Está lá é só conferir. Além de elogiar os nossos impressionantes números no Brasileirão, faz referência aos gremistas famosos espalhados pelo mundo que é e sempre será azul.

Enfim, tudo está no seu lugar.

FICA TITE (claro que ele é gremista)

FICA EM FORMA Daniel Carvalho (na atual, bola)


E Dá-lhe TRICOLOR!!!!! RUMO AO TÍTULO


Victor está invicto há 478 minutos no gol gremista - Foto: Daniel Marenco

* Mosqueteiro Tricolor – “Com o Grêmio onde Grêmio estiver”


Saci que se preze acredita no Internacional

Desanimado. Deprimido. Abatido. Revoltado. Chateado.

Sentimentos que nunca combinaram com a torcida colorada, mas que vem contagiando um a um e nos acompanhando nos últimos jogos.

Menos pro Saci!



É um saco ser realista, mas isso tem que mudar!

Vamo lá torcida colorada!

Hoje, contra o Palmeiras, o time precisa voltar a jogar bem, encontrar o futebol e principalmente vencer.

Vencer? É, vencer!

Mas não vão ajudar Eles?

É, pois é, mas o Internacional é clube grande, pô.

Saci que se preze acredita no Internacional.

Saci que se preze acredita na força da torcida.

Saci que se preze acredita no Gigante da Beira-Rio.

Saci que se preze acredita que o Celso Roth voltará a cometer as tradicionais “CelsoRothices”.

Dá-lhe Mengo!

Dá-lhe Cruzeiro!



DÁ-LHE COLORADO!

*Saci Colorado - Representante da Nação Colorada no Tá Ligado


Vovôs criativos

Vocês já devem ter lido em colunas anteriores que defendo a idéia de que TODOS somos criativos, capazes de transformar as coisas, ter um olhar diferenciado, saber associar e combinar os elementos que estão disponíveis e disso tudo gerar uma coisa nova... pois bem, e se tudo isso puder ajudar a vida da gente, nas mais simples tarefas, não é fantástico (é fan-tás-ti-co!!!)?

Olha só, há um tempo atrás vi uma reportagem muito legal sobre como precisamos ser criativos em todas as etapas da vida, especialmente quando a idade fica avançada e as tais “simples tarefas”começam a ficar bem mais difíceis... Nessa matéria,exibida no Jornal Nacional no dia 31 de Maio,foram apresentados exemplos de pequenas adaptações que os vovôs e as vovós fazem para melhorar as tarefas diárias. Uma meia de náilon recebe o sabonete e fica pendurada na torneira (assim não cai); uma tira de borracha é colada no cabo dos talheres, dando mais firmeza; uma vassoura recebe um cabo de PVC e ganha a altura e a inclinação necessários para varrer sem se machucar...Pequenas idéias que se mostram de grande valor. Essa é a delícia da criatividade!!!

Não é só o McGyver que pode combinar coisas malucas e gerar bons resultados (para quem não tem muita referência dos anos 80, McGyver era uma agente especial que com um chicle mascado, um fio de cabelo e uma ponta de lápis fazia uma bomba!!!!)... nós temos o poder de transformar o que está ao nosso redor!

Uma semana mcgyveriana para você!!!

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa Idéia da semana: Mente sã em corpo são... você já deve ter ouvido essa máxima... então, aproveite a segunda-feira, dia mundial da realização das promessas, e inicie JÁ uma atividade física regular (eu disse regular, não só no Domingo...) e, de preferência, com o acompanhamento de um profissional de Educação Física! Você desopila, oxigena a cabeça, e abre espaço para que as idéias germinem...

* Melissa Gressler - Professora do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ


Costume ruim

Por que não consigo me acostumar? Me faço essa pergunta às vezes. Aliás, várias vezes. Talvez eu seja uma espécie rara, ou talvez não. Mas não me acostumo a ver nos noticiários de jornais, rádios e emissoras de televisão, que a polícia metralhou, sem pestanejar, um carro com crianças. Muito menos a ver pais matando, maltratando, abandonando seus filhos. Ainda me traz indignação e uma sensação de impotência ver o dinheiro do país desviado em escândalos de corrupção que pipocam por todos os lados e governos. Assim como me dói ouvir a frase de milhões de bocas “isso sempre foi assim”, porque, sinceramente, eu não queria que fosse, e nem acho que não exista outro jeito.

Sempre que penso nisso a velha questão volta a me atormentar. Por que não consigo me acostumar? A resistência da capacidade de indignação da sociedade parece estar esgotada. As tragédias, a violência, a corrupção, precisam ter proporções maiores para causar alguma reação e, mesmo assim, essa reação social é cada vez menor e dura menos. Todos parecem aceitar que realmente é isso, foi e será sempre assim. Quer dizer, todos não. Por que eu não consigo me acostumar. Talvez você também não consiga. Talvez até, se tivermos sorte, muitos não consigam. Mas aí vem outra pergunta: por que sucumbimos e silenciamos a tudo então?



Se a nossa indignação existe, ela parece ser inerte. Como pedras ficamos imóveis esperando as mudanças do mundo ao nosso redor. Até que, pela lei das probabilidades, nós somos diretamente atingidos. Eu que estava ali, parado, sem incomodar ninguém, simplesmente seguindo minha vida pacata.



Quando isso acontece, aí emerge toda a indignação. A morte, a tristeza, a dor, só nos incomoda, nos toca, quando diz respeito a nossa vida diretamente e não a do outro. O nosso pensamento ainda é individual e não coletivo. Queremos sim o melhor, mas para nós, nossa família, nossos amigos, nossa cidade, nosso Estado, nosso país...depois ...bom, depois vem os outros. Claro, incomoda, mas da para se acostumar. Nem todos. Eu ainda não consigo me acostumar. E ainda acho que muitos também não. Sei lá, acho que é costume ser inconformado.

* Douglas Dorneles da Rosa - Jornalista da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ


Criatividade apetitosa...

Se há um terreno onde a criatividade se manifesta cotidianamente, é o da culinária... o fato de você combinar diferentes ingredientes, testar, experimentar, gerar pratos novos é um exercício muito estimulante. Tá certo que às vezes o resultado é trágico, mas, vez ou outra, a gente acaba acertando...



Sempre uso o exemplo da cozinha para meus alunos quando falo em criatividade. E sempre também imagino a cena (absolutamente familiar para aqueles estudantes que moram fora de casa)... você abre a geladeira e tem uma garrafa de água, um tomate meio murcho, um pedaço do salame que o vô fez (e que perfumou toda a tua bagagem...), um tubo de catchup vencido e há 2 meses.... combine tudo isso e faça um delicioso macarrão!!!! Isso é criatividade aplicada na prática: resolver um problema (fome) utilizando os recursos disponíveis (ingredientes escassos) gerando um resultado diferente e surpreendente. Quantas vezes isso não acontece na nossa vida? Quantas empresas não encaram esse desafio diariamente? É a materialização da famosa frase “fazer de um limão uma big limonada”!

Falei sobre Criatividade em Serviços de Alimentação um tempo atrás, no curso de Nutrição aqui da Unijuí. Mostrei o exemplo de um restaurante que não apenas faz essa combinação de ingredientes de forma criativa, mas apresenta a comida de uma forma realmente surpreendente. É o restaurante berlinense Nocti Vagus Dark Restaurant. É um lugar onde se come....NO ESCURO!!!! Você nem sabe o que vai comer, ou mesmo o que está comendo. É tudo no escuro mesmo, e você é atendido por garçons cegos. Tudo para aguçar o sentido do paladar, e para transformar o ato de comer em uma experiência transcendental...Ficou curioso? Acesse http://www.noctivagus.com/home_english.htm.



Vamos trocar receitas? Espero a sua! Abraços e uma semana saborosa...

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa Idéia da semana: a boa idéia da semana envolve a “sobra” das aventuras culinárias de todos nós... se você ainda insiste em colocar o lixo seco e o lixo orgânico no mesmo saco, que tal começar a fazer esse ato de inteligência hoje mesmo? Te liga nas datas da coleta seletiva!!! E, de lambuja (como diz o vivente), que tal organizar teu condomínio, teus vizinhos, tua família, e fazer uma composteira nos fundos de casa? Adubo para a terra e para as boas idéias!!!

* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ


Uma idéia na cabeça e um teclado nas mãos

Venho acompanhando essa vida na internet há algum tempo, mas a experiência de fazer parte de um blog, juro que é a primeira vez. E é algo interessante, você tem uma idéia/objetivo e resolve comunicar/compartilhar aquilo com o mundo. Creio eu, que com estes mesmos ideais, alguns alunos da UNIJUÍ também desenvolveram os seus blog.

Um ótimo exemplo é:

Usina de Idéias
A Usina de Idéias é uma agência experimental de comunicação do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ. No blog os alunos do curso têm espaço garantido. Com um conteúdo muito criativo e de qualidade contam/criticam/noticiam o que acontece no mundo da comunicação social.
http://usinacomunica.wordpress.com/
Acessem!

E você, tem algum blog? Quer divulgar ele aqui no Tá Ligado?
O espaço está aberto para aqueles que sabem que fazer blog não é mamão com açúcar. Algo muito sério para falar a verdade, mas que ao mesmo tempo é divertido pra caramba.

Para ilustrar isso, a Revista Bula realizou uma pesquisa entre os dias 10 e 21 de março de 2008 foi perguntado a 300 estudantes universitários: 1º — se tinham o hábito de ler blogs na Internet; 2º — sendo a primeira resposta afirmativa, quais eram seus blogs favoritos. Assim como nas pesquisas anteriores, como regra, um único critério: cada participante poderia indicar um número máximo de cinco blogs. Dos 300 estudantes apenas 79 participantes disseram que não são leitores de blogs. Os três primeiros colocados foram:
1º — 78 citações
Kibe Loco – www.kibeloco.com.br
2º — 57 citações
Noblat - http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
3º — 53 citações
Sedentário e Hiperativo - http://www.sedentario.org/

No período da pesquisa o Blog Tá Ligado ainda nem existia, mas ano que vem...
DÁ-LHE TÁ LIGADO!

Adios amigos

* Maiquel Kelm - publicitário da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ


 


Uma idéia na cabeça e um teclado nas mãos

Venho acompanhando essa vida na internet há algum tempo, mas a experiência de fazer parte de um blog, juro que é a primeira vez. E é algo interessante, você tem uma idéia/objetivo e resolve comunicar/compartilhar aquilo com o mundo. Creio eu, que com estes mesmos ideais, alguns alunos da UNIJUÍ também desenvolveram os seus blog.

Um ótimo exemplo é:

Usina de Idéias
A Usina de Idéias é uma agência experimental de comunicação do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ. No blog os alunos do curso têm espaço garantido. Com um conteúdo muito criativo e de qualidade contam/criticam/noticiam o que acontece no mundo da comunicação social.
http://usinacomunica.wordpress.com/
Acessem!

E você, tem algum blog? Quer divulgar ele aqui no Tá Ligado?
O espaço está aberto para aqueles que sabem que fazer blog não é mamão com açúcar. Algo muito sério para falar a verdade, mas que ao mesmo tempo é divertido pra caramba.

Para ilustrar isso, a Revista Bula realizou uma pesquisa entre os dias 10 e 21 de março de 2008 foi perguntado a 300 estudantes universitários: 1º — se tinham o hábito de ler blogs na Internet; 2º — sendo a primeira resposta afirmativa, quais eram seus blogs favoritos. Assim como nas pesquisas anteriores, como regra, um único critério: cada participante poderia indicar um número máximo de cinco blogs. Dos 300 estudantes apenas 79 participantes disseram que não são leitores de blogs. Os três primeiros colocados foram:
1º — 78 citações
Kibe Loco – www.kibeloco.com.br
2º — 57 citações
Noblat - http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
3º — 53 citações
Sedentário e Hiperativo - http://www.sedentario.org/

No período da pesquisa o Blog Tá Ligado ainda nem existia, mas ano que vem...
DÁ-LHE TÁ LIGADO!

Adios amigos

* Maiquel Kelm - publicitário da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ


 


Ainda ela, a internet...

Na semana que passou participei de uma banca de monografia do curso de Comunicação. O trabalho, super bom, da acadêmica e colaboradora da Unijuí Larissa Schmitz, chamado NOVOS RUMOS DA PUBLICIDADE: UMA ALIANÇA COM A INTERATIVIDADE E ENTRETENIMENTO, me inspirou a continuar a comentar sobre as possibilidades que este meio de comunicação nos permite...

Olhem a campanha da Mastercard. Começou há alguns anos com aqueles comerciais com o conceito "não tem preço", e agora convida os consumidores para contar histórias que não têm preço, e inserirem no site www.naotempreco.com.br esses textos, fotos, vídeos... as histórias mais bacanas viram anúncio, comercial de TV... é o consumidor "alimentando" os criativos da propaganda, aproximando a marca, gerando lembrança e envolvimento... muito legal!!

Outro case interessante que a Larissa aborda no seu trabalho é uma outra modalidade de formato na internet: os Advergames, uma mistura de game com publicidade (Advertising) . Muito mais que um simples jogo, os advergames são anúncios interativos que visam promover um produto, marca ou o próprio anunciante enquanto o consumidor se diverte (p.45). O exemplo que a formanda apresenta é este: o advergame WeAtheR do Greenpeace . O jogo é inspirado no clássico WAR, mas sem a filosofia bélica, que ao invés de brincar de guerra e dominação mundial, todos se ajudam na tentativa de salvar o planeta das crises ambientais.

Não se faz mais propaganda como antigamente...Abraços e uma semana criativa!!!

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?


Boa Idéia da Semana: Idéias bizarras, mas por que não considerá-las? Afinal, a colunista é adepta do não ao preconceito...gente, nunca mais um penico (ou urinol, como preferir) vai ser a mesma coisa depois do que eu vi.... olha só, minha amiga que mora no rio foi num bar chamado Palaphita Kitch (www.palaphitakitch.com.br), e o balde de gelo era....

Novos usos para velhas coisas... isso é CRIATIVIDADE NA VEIA!

E que tal essa? Um piercing na língua também não vai ser somente um piercing na língua, mas um veículo de comunicação...

A ação Advertasting para Coca-Cola Zero , que perfurou e patrocinou 280 línguas que sabem que Coca-Cola Zero tem sabor de Coca-Cola, ficou entre as Top 30 Bizarre Innovations in 2008 do blog TrendHunter , o maior site do mundo dedicado a encontrar tendências. Fonte: www.espalhe.com.br

E para refletir...As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias - Johann Von Goethe

* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ




Internet, uma rede fértil de idéias...

Foi lendo o 2º caderno da Zero Hora de Sábado (dia 26) que a idéia da coluna desta semana surgiu. E tem a ver justamente com o tema de uma disciplina que vou ministrar este semestre (Tecnologias da Comunicação) e uma monografia que também estou orientando (do midiático Augusto Salla): o uso da tecnologia e a disseminação criativa da informação. Pois olha só: o cineasta Murilo Salles usou a internet e pouquíssimo recurso para o lançamento de seu longa Nome Próprio, inspirado nos textos da blogueira gaúcha Clarah Averbuck. Dez dias antes de chegar aos cinemas cariocas e paulistas (aqui no estado vai ser lançado durante o Festival de Gramado), Salles enviou 200 e-mails para amigos que, por sua vez, os repassaram para outros amigos e assim gerou uma rede de curiosos para ver o filme. O conteúdo do e-mail? Uma carta, quase desesperada, falando da dificuldade de manter uma produção em cartaz além dos 7 primeiros dias de exibição. Nas palavras do diretor: “Veja meu filme antes que ele acabe...”. O apelo trouxe resultados: nos 3 primeiros dias de exibição, o filme foi assistido por 5.359 pessoas, o que garantiu mais uma semana em cartaz. Claro que a iniciativa de Salles não foi a primeira nem a última, mas vemos o poder e as múltiplas possibilidades de uso da rede...

Em publicidade, por exemplo, tem até prêmio para este uso criativo. O Yahoo! deu início a campanha para a segunda edição do prêmio Big Idea Chair no Brasil. Assim como acontece em outros 11 países, a proposta é premiar apenas um case, a grande idéia do ano, escolhida por um júri formado por profissionais do mercado.Obviamente, essa grande idéia precisa envolver internet de alguma maneira. Outro diferencial, é que aqui todos os envolvidos com o case, agência, produtora e anunciante, levam o prêmio: uma enorme poltrona roxa. O teaser (peça publicitária que antecede a campanha, causando expectativa)do Big Idea Chair nesse ano brinca justamente com isso: duas pessoas vão a rua Teodoro Sampaio (famosa em São Paulo por suas lojas de móveis)em busca de uma poltrona roxa. Quer ver? Acesse www.bigideachair.com.br e veja que maluquice criativa...

Você conhece alguma estratégia legal usada na internet? Então manda prá gente!!! Um abraço, e uma semana cheia de boas idéias, reais, virtuais...

OBS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa Idéia da Semana: já que na semana que passou comemoramos o dia do Colono e do Motorista, minha dica aproveita a data. Acorda um pouco mais cedo e vai até a Feira do Produtor, ali na baixada da Floriano Peixoto... tem tanta coisa gostosa e nutritiva, desde o Tofu (queijo de soja) até a cuca que parece da Omã (isso sem falar no alface, brócolis, cenoura, pães..). Vale à pena. E outra: vamos tentar fazer o trânsito realmente ser melhor? Parar de reclamar da lei de Tolerância Zero ao álcool, culpar os buracos da cidade, a idade do motorista à nossa frente e começar a dirigir como gente inteligente?




Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.