Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Criatividade em exposição

Vi na TV, me impressionei, e divido com vocês... o que não inventam neste mundo de Deus? Olha só, o Senai-SP promoveu, entre os dias 2 e 5 de Outubro, uma mostra muito interessante e criativa chamada Inova Senai 2008, apresentando 86 trabalhos inéditos – 17 de docentes e 69 de alunos das escolas técnicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.



Pêlos de poodle que se transformam em lã, mortadela defumada de filés de tilápia com fibras de colágeno, sapato feminino com salto retrátil e chave de roda para pneus que retira os quatro parafusos simultaneamente são alguns trabalhos na disputa. Para além disso: mochila com alarme antifurto, sorvete de rapadura, lixeira ecológica didática e teclado de computador para pessoas com deficiência motora são algumas das invenções que integram a mostra. Coisas para Professor Pardal nenhum botar defeito!



Quer ver mais o que a criatividade pode fazer? Dá uma olhada na reportagem do Jornal Nacional postada no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=XOgzU_haP2w

Abraços e uma semana inventiva!!!

PS: e aí, qual foi sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: se você vier até o Campus da Unijuí em Ijuí, aproveite para conferir as obras participantes do IV Salão Universitário de Arte da UNIJUÍ. Estará aberto à visitação até o dia 07 de novembro, no horário das 9h às 21h, de segunda à sexta-feira, na Sala de Exposições Java Bonamigo, no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques. Novos olhares, novas fontes de informação para novas idéias!

*Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ


Negócio próprio: é um mau negócio ou um bom negócio? Parte II

Semana passada fiz a minha habitual pergunta da coluna. O tema, como você pode ler no título, é sobre negócios. TER NEGÓCIO PRÓPRIO: É UM MAU NEGÓCIO, OU UM BOM NEGÓCIO?

Para este assunto achei interessante buscar a opinião de alguém que já experimentou os dois lados da moeda e que, com certeza, falaria do assunto com propriedade. Falo de um dos proprietários da F5, Fabrício Ramos. A F5 é uma empresa cada vez mais consolidada e que promoveu recentemente a palestra de Gilberto Wiesel, na Sogi, um sucesso de público. Abaixo algumas "falas" do Fabrício.

Aí está o Fabrício ao lado do jornalista Arnaldo Jabor

Tá Ligado: Antes de abrir o seu negócio você trabalhou em outra empresa. Quais são as principais diferenças da experiência anterior com a atual?

Fabrício: Existe uma grande diferença entre ser um colaborador de uma empresa e ser empresário. Isto tudo se resume as responsabilidades, a medida que você é o "dono" do negócio, você assume riscos que, como colaborador, você não possue. Sendo colaborador, faça sol ou chuva, o seu salário no início do mês será depositado. Como empresário, é um pouco diferente, além de atender as demandas diárias, em busca de novos negócios, você é responsável por todas as pessoas que trabalham na empresa, os encargos, os salários, todas as despesas, os custos operacionais. Ou seja, como colaborador, você administra a sua atividade, e o seu salário, as suas responsabilidades pessoais apenas. Já como empresário, você administra as suas atividades, que envolve todo o restante da empresa, salário de todos os colaboradores, despesas que toda a organização gera, contratação, demissão, planejamento de tudo. Quando eu era funcionário, me preocupava com o planejamento das minhas responsabilidades que, na época, era gerenciar a área comercial de uma loja de móveis. Ou seja, eu me preocupava com a loja, com a equipe, com as vendas, com o pós vendas, mas se no final do mês não tivéssemos lucro, quem teria que resolver o problema era meu diretor. Hoje é diferente, se ao final do mês a minha empresa não der lucro, quem precisa resolver os problemas sou eu.

Tá LIgado: Quais são/foram os principais fatores que fizeram com que você torna-se o dono do próprio negócio?

Fabrício: Eu sempre digo, que para se tornar empresário, precisamos ser empreendedores, e gostar de correr riscos. Ao longo da minha trajetória, nunca tive medo, sempre encarei novos desafios, com o objetivo de obter melhores resultados. Os dois grandes fatores que me fizeram a criar a F5 Eventos Empresariais, foram primeiro realizar o sonho de trabalhar no ramo em que sempre sonhei, e segundo buscar melhores resultados. A realização do sonho e a vontade de obter novos resultados, aliados a coragem, fizeram com que a F5 deixasse de ser um sonho e tornou - se realidade.

Para trazer mais informações sobre o assunto, fui falar com outra pessoa, que também entende muito do tema "negócios". Giancarlo Bottega é administrador e presta serviço de consultoria à empresas da região. Ele tem dicas para os dois lados do tema.

CUIDADOS QUE SE DEVE TER AO ABRIR UM NEGÓCIO PRÓPRIO

- Custo operacional, tanto na parte administrativa, fiscal bem como as relações do próprio negócio. Manutenção do custo operacional.

- É ter a consciência que a responsabilidade do sucesso ou fracasso é inteiramente sua. Não é culpa dos outros.

- Conseguir manter dentro dos atuais padrões de exigência empresarial um empreendimento rentável, seguro e tecnicamente viável. Ganhar dinheiro com ele.

LADO BOM DE TER O SEU NEGOCIO

- trabalhar para um negócio que é seu.

- você toma as decisões, que certas ou erradas correspondem com a sua maneura de administrar.

- trabalha na pratica o desenvolvimento da criatividade, principalmente a empreendedora para algo que é seu.


QUERO INFROMAÇÕES, ONDE BUSCO?

Gian - Na UNIJUÍ existe o CRIATEC que é uma incubadora de idéias.

Fora, Sebrae e Senai, que oferecem orientações e acompanhamento.


NÃO QUERO ABRIR NEGÓCIO PRÓPRIO, MAS NO MEU ATUAL/FUTURO EMPREGO QUERO IR BEM. O QUE PRECISO FAZER?

Para ir bem é necessário ter, ou desenvolver algumas habilidades/características. As principais são:

- Ser um profissional pró-ativo. Buscar interação e equilíbrio em suas ações. Sempre ir alem.

- Posicionamento: capacidade de entendimento da sua aptidão individual para com a relação de mercado que ele quer estar.

- ação comportamental: mudar a sua estrutura de maneira dinâmica acompanhando variáveis de mercado e área de ação.

--------------------------------------------------------------------------

As informações estão aí. Agora a conclusão sobre o tema é sua.

Adios

* Maiquel Kelm - publicitário da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ



Sons sinistros sensacionais

Semana passada escrevi que a criatividade e a música andam de mão dadas, rosto colado, dois prá lá, dois prá cá... pois é...quantos músicos, cantores, compositores criativos, ousados e novos existem? (para um número sem fim de coisas horríveis que agridem nossos pobres ouvidos...). Bueno, mas também tem uma coisa: gosto não se discute, e, embora eu defenda a quebra da mesmice como um ato de criatividade, não posso engolir combinações como Banda Calypso e Paralamas do Sucesso...

E por falar em coisa estranha, você já ouviu falar em John Cage? Pois John Cage é um cara que encomoda..e muito. Porque não faz uma música normal. Segundo a Wikipédia, John Milton Cage (5 de setembro de 1912 - 12 de agosto de 1992) foi um compositor musical experimentalista e escritor norte-americano. É o compositor da famosa peça 4"33", pela qual ficou célebre. Composta em 1952, a peça consiste em 4 minutos e 33 segundos de música sem uma nota sequer. Foi um dos primeiros a escrever sobre o que ele chamava de música de acaso (o que outros decidiram rotular de música aleatória) - música em que alguns elementos eram deixados ao acaso. Também ficou conhecido pelo uso não convencional de instrumentos e pelo seu pioneirismo na música eletrônica.

Quer sair da rotina sonora da sua vida? Sugestão: acesse: http://www.youtube.com/watch?v=mGrhL49-YQw&feature=related, e conheça um pouco sobre esta figura rara... e veja (melhor, ouça) como sirenes, utensílios domésticos e outros objetos podem virar sensações...

Talvez você não goste do old John, como eu não gosto de Calypso com Paralamas...mas, para gostar, tem que conhecer primeiro...Aventure-se neste som, e depois, me manda um post com tuas impressões. Um abraço sonoro, uma semana com o ritmo que você mais gostar!

E antes do acorde final, uma frase célebre de Cage:

“I can"t understand why people are frightened of new ideas. I"m frightened of the old ones.”

PS: e aí, qual foi sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: não sei se vocês já viram... mas eu acho um barato quadros, relógios ou até mesmo mochilas feitos com discos de vinil antigos... a confecção de um relógio de parede , por exemplo, não é difícil (é só catar no Google o passo-a-passo), e o resultado, bem interessante, customizado, criativo. Faz um, fotografa e me manda... publico aqui (vai que vire um trabalhinho extra?)...

* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ





Negócio próprio: é um mau negócio ou um bom negócio?

Eu dou uma bolacha de água e sal se alguém me disser que ainda não escutou aquela frase: “O que você vai ser quando crescer?”.

Na maioria das vezes essa frase é dita, por algum tio meio mala, naquela festa de aniversário de 6 anos. E ao longo desse tempo já deve ter passado N respostas pela sua cabeça.

Aí chegou o momento da vida que escolheu um caminho e iniciou uma especialização (que é o que vocês devem estar fazendo, estudando em um dos 38 cursos de graduação da UNIJUÍ, ou realizando algum curso de pós).



Mas vamos voltar para a pergunta lá de cima; Negocio próprio. É um mau negócio ou um bom negócio?

Como hábito do colunista, quero antes saber a opinião de vocês e depois eu dou a minha.

Manifestem-se estudantes da UNIJUÍ que tem negócio próprio, quem trabalha e é funcionário/colaborador de outra empresa, ou quem não trabalha e já pensou sobre isso, ou até quem nunca pensou no assunto, mas está a fim de palpitar.


O aluno da UNIJUÍ acha que NEGÓCIO PRÓPRIO é um bom negócio, ou um mau negócio?

Adios

* Maiquel Kelm - Publicitário da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ

 


Música para meus ouvidos

 

Quando os dois se completam

Universidade e aluno: quando os dois se completam

Criatividade política

Hora do show

É a universidade que faz o aluno ou é o aluno que faz a universidade?

Essa semana fiquei sabendo que a UNIJUÍ está entre as 5 melhores universidades privadas do estado.

Pra ser sincero, é algo que me anima e principalmente me deixa bastante orgulhoso, pois além de trabalhar na instituição, fiz toda a minha graduação na UNIJUÍ e curso Pós-Graduação aqui.



E aí, conversando com as pessoas pipocou uma pergunta, mas antes de postar a minha opinião gostaria de saber a de vocês (estudantes, professores, funcionários, internautas, leitores do Tá Ligado).

E a pergunta é:



É a universidade que faz o aluno ou é o aluno que faz a universidade?



Bote a cabeça para funcionar e exponha todas as suas opiniões sobre este assunto.

(semana que vem eu posto a minha opinião sobre, tá tri?)

Adios amigos

* Maiquel Kelm - Publicitário da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ


Criatividade terapêutica

Os leitores do Caderno Vida (que sai aos sábados na ZH) se depararam na última edição (06/09) com uma matéria bem interessante, e que caiu como uma luva aqui nesta coluna que fala de criatividade. O título: CRIATIVIDADE QUE CURA. A matéria fala bastante da arteterapia, técnica auxiliar no tratamento de doentes psiquiátricos graves ou mesmo de pessoas que buscam alternativas para sobreviver ao stress. A Arteterapia pode ter diferentes enfoques – pintura, modelagem, colagem, dança, música, entre outros, mas todos eles têm em comum o estímulo à criatividade, a liberdade de expressão, o prazer da transformação. Na reportagem, a arteterapeuta Marilice Costi, afirma que “qualquer atividade criativa desenvolve áreas neuronais e pode estimular aquelas lesionadas”. Olha que fantástico,o processo criativo pensado como caminho para uma vida melhor: as sessões permitem o conhecimento de si e dos outros, elevam a auto-estima, permitem lidar com experiências traumáticas,e,a cima de tudo, desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico, diz Maria Helena Piccinini, voluntária do Projeto Vivendo e Reaprendendo do Centro de Prevenção e Intervenção de Psicoses de Porto Alegre. Amei tudo isso!

Uma salva de palmas para a criatividade!!!! Abraços e boa semana!

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?



Boa Idéia da semana: E para não fugir do tema de hoje, uma salva de palmas também para o Atelier de Desenho e Pintura, vinculado ao Projeto de Extensão Laboratório de Artes e Design. Coordenado pela professora do Curso de Artes Visuais da UNIJUI Rosana Berwanger Silva, e com a participação de duas acadêmicas bolsistas, Franciele Blaszak e Fabiana Kocourek – ambas vinculadas ao Curso de Artes Visuais. É a universidade se aproximando da comunidade através da arte e da criatividade!

Os desenhos realizados pelos participantes do Atelier integram uma mostra coletiva que estará à disposição do público até o dia 22 de setembro, no hall da Biblioteca Infanto-Juvenil Lucília Minssem, no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Show de bola!

* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ


É preto no branco. Ou verde no azul, amarelo no roxo...

Pois é, semana passada a minha coluna furou...foi fazer um raio-x...

Na verdade, deu BRANCO. Olhei para a tela do computador, vinham muitas idéias ao mesmo tempo, mas na hora de escrever: BRANCO. Meu cérebro se comportava como uma caixa de OMO, lavando cada vez mais BRANCO... Mas isso é natural em seres humanos, não somos máquinas programadas.

E por falar em branco, e já que as coleções primavera-verão começam a pipocar por aí exibindo paletas super democráticas, que tal comentarmos alguma coisa sobre cores? Afinal, elas são a matéria-prima das mais diferentes manifestações criativas... Arte, moda, design, arquitetura, cinema, alimentação, eventos (como a abertura e o encerramento dos jogos olímpicos), e até mesmo nas palavras (já observaram como nossa linguagem é colorida? fico roxa de raiva quando não concordam comigo...).

A cor é um efeito físico, vocês devem lembrar isso das aulas de Física. Mas para além disso, a cor é um elemento fundamental de comunicação. Carrega significados, potencializa a intenção da mensagem, gera sensações. As marcas bem criadas se aproveitam disso, e o azul da IBM vai significar tecnologia e o amarelo+vermelho do McDonald’ss vai ser fome+comida rápida... E estes significados podem ser diferentes conforme a cultura. Por exemplo, no Brasil, o preto, é sinal de luto; já no Japão, o luto é representado pelo branco.

E quais as tendências de cor?[i] “No último salão de Milão, os designers abraçaram cores como o amarelo, o azul, o vermelho e o fúcsia”, afirma Sally Lohan, do site inglês WGSN (Worth Global Style Network). Mas, para além das fronteiras da Itália, a busca é por tudo o que remeta à natureza: “a preocupação com o meio ambiente se traduz nos tons da água e da madeira, que transmitem segurança e bem-estar”, diz Sabina Deweik, do Future Concept Lab. Daí a força de azuis e marrons, seguido de perto pelos verdes, “tons que despontam na esteira das discussões sobre sustentabilidade”, reforça Elisabeth Wey, presidente do Comitê Brasileiro de Cores.



Então, que tal começar a ter um olhar diferente sobre as cores na sua vida? Contrastes, dégradés, sensações, combinações... tudo vale a pena quando a paleta de cores não é pequena..(ok,ok, trocadilho infame, eu sei...)

Uma semana multicolor para você!!!

PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?

Boa Idéia da semana: uma pitada de cor aqui, outra ali... vc pode começar a colorir sua vida aos poucos, em um objeto de decoração, uma almofada, um vaso de flores,um quadro. Revistas de decoração, sites especializados, e mesmo os catálogos dos fabricantes podem ajudar a mostrar o caminho. Depois, experimente uma cor na parede. E para as meninas, atenção...cor nos olhos..uau! Caderno Donna da Zero Hora do último Domingo fala do assunto. Bom proveito!

* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ



--------------------------------------------------------------------------------

[i] Fonte: Revista Casa Cláudia, Junho de 2008, p.66


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.