Veja estes exemplos: a agência DPZ fez há alguns anos uma campanha para uma marca de eletrodomésticos européia chamada Moulinex. O barato da campanha foi achar a resposta para a seguinte pergunta: como atingir com sucesso os potenciais consumidores do produto, especialmente em um momento em que eles não estão sendo alcançados pelos meios de comunicação tradicionais? E mais: como fazer a pessoa ter uma experiência com a marca, gerando impactos positivos que podem se transformar em vendas futuras? Pois não é que a campanha foi feita com ovos? Ovos adesivados (veja na foto), surpreendendo os consumidores na cozinha, mesmo lugar onde os eletrodomésticos (liquidificadores, batedeiras, etc) são usados...
Outro exemplo de um ovo pode ser mais que um ovo (ou melhor, neste caso, seu invólucro). Pois a Virgin Atlantic, nos EUA, tinha fama de ser uma companhia aérea que não cuidava bem da bagagem de seus usuários. O que ela fez? Enquanto os pobres viajantes aguardavam suas bagagens na esteira (ai, que hora infeliz...),caixas de ovos passavam na mesma esteira carregando a mensagem: Transportado pela Virgin Atlantic. Logo: se ovos são transportados com toda integridade, as bagagens também serão!
E para finalizar: o que a embalagem e a casca do ovo pode se transformar? A casca pode ser o suporte de velas decorativas, feitas com parafina amarela. Parecem ovos abertos de verdade... e a embalagem... olhe o exemplo abaixo[i]! É pura criatividade!!!
Abraços,uma semana fértil de idéias!!!
PS:e aí, qual foi a sua última boa idéia?
Boa idéia da semana: que tal aproveitar o final do semestre para colocar a ordem da casa em dia? Fazer aquela faxina no armário, doar o que não usa (a Campanha do agasalho continua!), limpar as gavetas (essa época do ano junta muito pó!!!) organizar as contas pagas/não pagas em pastas... Encapar umas caixas de sapato ou de camisa, guardar badulaques, fotos, lembranças. Isso ajuda horrores na hora em que o tempo volta ficar bem escasso. Renova as energias e as idéias!!!
* Melissa Gressler - Professora do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ
--------------------------------------------------------------------------------
[i] Extraído da Revista Casa Cláudia de Fevereiro de 2008