Blog tá ligado Blog tá ligado

Por que não consigo me acostumar? Me faço essa pergunta às vezes. Aliás, várias vezes. Talvez eu seja uma espécie rara, ou talvez não. Mas não me acostumo a ver nos noticiários de jornais, rádios e emissoras de televisão, que a polícia metralhou, sem pestanejar, um carro com crianças. Muito menos a ver pais matando, maltratando, abandonando seus filhos. Ainda me traz indignação e uma sensação de impotência ver o dinheiro do país desviado em escândalos de corrupção que pipocam por todos os lados e governos. Assim como me dói ouvir a frase de milhões de bocas “isso sempre foi assim”, porque, sinceramente, eu não queria que fosse, e nem acho que não exista outro jeito.

Sempre que penso nisso a velha questão volta a me atormentar. Por que não consigo me acostumar? A resistência da capacidade de indignação da sociedade parece estar esgotada. As tragédias, a violência, a corrupção, precisam ter proporções maiores para causar alguma reação e, mesmo assim, essa reação social é cada vez menor e dura menos. Todos parecem aceitar que realmente é isso, foi e será sempre assim. Quer dizer, todos não. Por que eu não consigo me acostumar. Talvez você também não consiga. Talvez até, se tivermos sorte, muitos não consigam. Mas aí vem outra pergunta: por que sucumbimos e silenciamos a tudo então?



Se a nossa indignação existe, ela parece ser inerte. Como pedras ficamos imóveis esperando as mudanças do mundo ao nosso redor. Até que, pela lei das probabilidades, nós somos diretamente atingidos. Eu que estava ali, parado, sem incomodar ninguém, simplesmente seguindo minha vida pacata.



Quando isso acontece, aí emerge toda a indignação. A morte, a tristeza, a dor, só nos incomoda, nos toca, quando diz respeito a nossa vida diretamente e não a do outro. O nosso pensamento ainda é individual e não coletivo. Queremos sim o melhor, mas para nós, nossa família, nossos amigos, nossa cidade, nosso Estado, nosso país...depois ...bom, depois vem os outros. Claro, incomoda, mas da para se acostumar. Nem todos. Eu ainda não consigo me acostumar. E ainda acho que muitos também não. Sei lá, acho que é costume ser inconformado.

* Douglas Dorneles da Rosa - Jornalista da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...